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Mensagem por Eduardo Seg Mar 07, 2011 9:22 pm

A questão aqui tratada é sobre a TULIP e a verdade é que os calvinistas afirmam que tudo o que acontece é pela vontade de Deus, chamam a isso de "decreto de Deus", que é o propósito ou determinação em relação a acontecimentos futuros. Isto diz que as coisas acontecem de acordo com o propósito divino. A Confissão de Fé de Westminster no CAPÍTULO III - DOS ETERNOS DECRETOS DE DEUS afirma:

I. Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece...

III. Pelo decreto de Deus e para manifestação da sua glória, alguns homens e alguns anjos são predestinados para a vida eterna e outros preordenados para a morte eterna.

IV. Esses homens e esses anjos, assim predestinados e preordenados, são particular e imutavelmente designados; o seu número é tão certo e definido, que não pode ser nem aumentado nem diminuído.


Se fosse assim por que Deus criaria um anjo para se tornar seu próprio adversário?

Na soteriologia calvinista a segurança eterna sugere que os eleitos não podem cair em desgraça. Essa doutrina é baseada na suposição de que a salvação é obra de Deus do começo ao fim, que Deus é fiel às Suas promessas, e que nada nem ninguém pode impedir Seus propósitos soberanos. Satanás não estava eternametne seguro nas mãos de Deus ? Sim é verdade pois se Ele estivesse eternamente seguro, não teria caído, concorda?

Então, o próprio Deus foi o autor do pecado, foi o causador da queda de Adão e Eva, foi responsável por todo esse caos em que se encontra o mundo. Se Satanás não estava eternamente seguro, então Deus foi o autor do pecado. Por que Deus criou Satanás para se rebelar e ser essa influência maligna na vida da humanidade?

Devo crer que:

1. Deus criou um anjo originalmente bom;
2. Esse anjo se rebelou e pecou contra Deus;
3. Logo, esse anjo não estava eternamente seguro nas mãos de Deus.

Não vejo razão para Deus criar Satanás para ser seu inimigo, para gerar toda essa guerra contra sua autoridade e para se rebelar e ser essa influência maligna na vida da humanidade. Isso só faz sentido a luz da existência do livre arbitrio. A tese calvinista de que Deus criou Satanás para se rebelar, levar consigo Adão e Eva que também foram criados para se rebelar, e tudo isso, serviu para cravar Cristo na cruz torna o Deus o autor do pecado e da morte de seu próprio filho.

Como entender a eleição sob a pespectiva arminiana ?

A Onisciência de Deus não é causativa. Ou seja: as coisas acontecem não por que Deus prevê. Deus prevê por que elas vão acontecer. O fato de Deus saber o futuro não causa os acontecimentos. Por exemplo: Ele sabe quem irá se perder. Porém, a Onisciência dEle não causou a perdição do invidíduo e sim as escolhas erradas do pecador (Jr 21:8; Mt 7:3, 14). Se Deus, em Sua Onisciência, não pudesse mudar o curso da história no momento em que um pecador se arrepende, Ele não seria Onipotente. Assim, a Onipotência dEle seria limitada por causa da Oniscência. Um dos erros dos calvinistas é colocar a Onisciência e Soberania de Deus acima da Onipotência e amor dEle.

Deus sabia que o homem (Adão) iria pecar antes mesmo de criá-lo. Sendo assim, não estaria Deus ao criar Adão predestinando a humanidade à ruina do pecado? Teria Adão livre escolha se já estava previsto que ele pecaria? Adão já nasceria num rastro de póvora que quando colocado fogo (ser criado) seguiria seu trajeto?

A Onisciência de Deus não é causativa. Isso significa que, o fato de Ele saber o que acontecerá desde o início não causou tais acontecimentos. Deus sabia que Lúcifer pecaria; mas não fez com que Lúcifer pecasse. O que Ele fez foi elaborar um plano, em Sua Onisciência, para lidar com o problema que surgiria. Deus sabia que o ser humano pecaria. Mas, Sua Onisciência não levou Adão e Eva ao pecado. Gosto de uma frase que diz: “as coisas acontecem não por que Deus prevê. Deus prevê por que elas vão acontecer”.
Eduardo
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