Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40

Ir para baixo

29042011

Mensagem 

[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 Empty [Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40




[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 Slide12

A Janela 10/40: novas oportunidades para missões

Pat Gustin

Janelas sempre me intrigaram. Janelas com cortinas franjadas. Janelas com jardineiras transbordando de plantas em flor. Janelas com venezianas bem fechadas contra a tempestade. Janelas com grades para proteger do perigo. Janelas coloridas para comunicar beleza ou uma mensagem.

Janelas. Às vezes abertas dando-nos boas-vindas, outras vezes estão cerradas confinando-nos do lado de fora.
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 Slide11

Mas considere outra janela — uma janela especial por trás da qual vivem milhões de pessoas dispersas em milhares de “lares”, em vintenas de países. Essas pessoas são como nós, com lares, famílias, alegrias e tristezas. Gente como nós, que precisa do Senhor. Mas quando olham para fora de suas janelas, não podem ver a Cristo; elas não conhecem a alegria da salvação. Precisamos, então, perguntar-nos: Que podemos fazer para ajudar?

No início da última década, estrategistas de missões e planejadores das igrejas cristãs de todo mundo começaram a contemplar com mais profundidade a tarefa que os defrontava. Depois de quase 2.000 anos de “ir a todo o mundo”, que tem a igreja realizado? O que falta fazer? Onde deveria a igreja concentrar seus esforços a fim de cumprir o mandado de Cristo de “ir a todo o mundo” e pregar o evangelho a “toda nação, tribo, língua e povo” (Marcos 16:15; Apocalipse 14:6)?

Como estão os cristãos passando?

Enquanto os líderes missionários consideravam cuidadosamente as questões envolvidas em alcançar o globo para o Mestre, diversos fatos, tanto alvissareiros como preocupantes, tornaram-se aparentes. Primeiro, as boas-novas:

  1. A missão cristã tem sido extremamente bem-sucedida na maior parte do mundo. Como resultado, a igreja hoje não é mais uma instituição euro-norte-americana; mas a maior força religiosa em toda a América Central, América do Sul, em muitas ilhas do Pacífico e na África subsaárica. Os membros ativos nesses países excedem em muito àqueles dos países “paternos”.
  2. A igreja desses primeiros “campos missionários” tem agora uma força-tarefa nativa capaz de suportar maior carga evangelística, testemunhal e cultural.
  3. As igrejas dessas partes do mundo tornaram-se importantes núcleos missionários — ouvindo e obedecendo ao mandado de Jesus para “ir”. O alvo de ter missionários indo “de todos os lugares para todos os lugares” tornou-se uma realidade.
[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 Janela+10+40

Agora, os fatos que preocupam:

  1. Mais de dois bilhões de pessoas, isto é, 40% dos habitantes do mundo nunca ouviram falar do evangelho de um modo direto.
  2. A maioria deles faz parte de grupos em cujo meio não há a presença cristã. Não há ninguém que fale sua língua e/ou compreenda sua cultura ou viva próximo a eles para partilhar com eles as boas-novas. Eles são o que os missiologistas hoje chamam de “grupos não-atingidos”, os quais jamais ouvirão o evangelho a menos que alguém cruze as barreiras de cultura e língua que os cercam.
  3. Todo país no mundo tem tais grupos no seu meio. Contudo, a maioria desses grupos está concentrada em uma parte do globo. Essa área específica da Terra tem sido cognominada de janela de necessidade, janela de oportunidade e, ao mesmo tempo, uma janela parcialmente fechada. Ela é referida como “A Janela 10/40”.

[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 12_2_gustin_p_g2

O que é a Janela 10/40?

A Janela 10/40 é uma área que vai desde o norte da África, passando pelo Oriente Médio e a Ásia central e oriental, entre os paralelos 10 e 40 ao norte do equador (veja o mapa na pág. 16). Essa área apresenta várias características que os cristãos devem considerar:


  • Aí vive grande parte da população mundial. Embora essa zona represente apenas um terço da superfície da Terra, é ela habitada por quase dois terços da população mundial. As duas nações mais populosas da Terra estão dentro dela: a Índia e a China, que juntas perfazem quase que a metade da população do mundo.
  • É aí que está a gente que precisa do Senhor! Mais de 90% do povo menos evangelizado da Terra vive aí.
  • É aí onde muitos dos povos mais receptivos espiritualmente habitam. A Janela 10/40 é o lugar de nascimento das principais religiões do mundo — judaísmo, hinduísmo, budismo, cristianismo e islamismo. Com exceção do cristianismo, todas as outras religiões têm presença forte nessa área.1
  • É aí que o povo sofredor se encontra! A maioria dos povos mais pobres do mundo — cerca de 80% — acha-se nesse lugar. Mais importante ainda: além de 80% do povo no mundo com “qualidade de vida”2 mais baixa habita essa área.
  • Mas, por incrível que pareça e apesar desses fatos, o cristianismo despende lá menos de 10% de seus recursos e esforços missionários.

[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 Bigger_map_1040

Os adventistas e a Janela 10/40

A igreja adventista sempre reconheceu a necessidade de ir a “todo o mundo”. Desde meados de 1980, contudo, tem havido uma crescente ênfase na busca das áreas do mundo ainda não atingidas, enfocando-as diligentemente em termos de obra missionária.

Diversas organizações têm estado na vanguarda dessa iniciativa. A Agência Adventista de Desenvolvimento e Assistência (ADRA), com sua ênfase em projetos de assistência e desenvolvimento, vai com determinação a lugares do mundo onde outros empreendimentos missionários não seriam bem-vindos. A Universidade de Loma Linda e suas especializadas equipes de medicina e cirurgia têm conseguido levar o dom de cura a algumas áreas ainda intocadas. Missão de Vanguarda Adventista tem focalizado seus esforços nas “fronteiras” do mundo, fazendo seu trabalho em áreas antes não penetradas.

Além disso, desde 1990 o escritório de Missão Global da Associação Geral vem lançando programas para atingir não somente as nações do mundo, mas também os grupos não evangelizados dentro de cada país. Muitos deles fazem parte da Janela 10/40. Em 1998, como parte da missão global, quase 20 mil pioneiros globais penetraram novas áreas em seus próprios países, para fazer um trabalho pioneiro de evangelização sobre uma base voluntária, enfocando um grupo novo durante um ou dois anos.

[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 12_2_gustin_p_g1Que podemos fazer?

Como cristãos dedicados do século 21, que podemos fazer para enfrentar os desafios e as necessidades que a Janela 10/40 nos apresenta? Obviamente, não queremos volver as costas aos que sofrem, aos pobres e aos destituídos da alegria da salvação. Eis algo que podemos fazer:

1. Encarar seriamente a questão. Atingir os não-alcançados é um assunto sério e urgente. Jesus falou sobre ele na parábola do bom pastor; com 99 de suas ovelhas a salvo no aprisco, o pastor arrisca-se a enfrentar os perigos da noite para procurar a que estava perdida. Arriscou tudo por apenas 1%. Podemos fazer menos, quando mais de 50% das ovelhas de Cristo nem O conhecem?

2. Orar por essa área. Junte-se a milhões de cristãos ao redor do mundo em oração intercessória, em favor dos povos da Janela 10/40. Eles precisam experimentar a alegria da salvação que conhecemos. Coloque-os perante o trono de Deus cada dia. A igreja cristã primitiva consistia de gente que orava diaria e ferventemente em busca de poder e sabedoria. E através da história, o avanço missionário tem sempre estado ligado com oração diligente. Hudson Taylor, o célebre missionário, disse certa vez: “Se você quiser entrar na província de Honan (no Sul da China), você precisa avançar de joelhos”. Podemos fazer menos?

3. Envolva-se. Nosso envolvimento em nível pessoal é essencial para alcançar essa gente com as boas-novas. Nossos talentos e recursos precisam ser colocados sobre o altar de Deus. Precisamos aumentar nossos esforços para atender às necessidades físicas, materiais e espirituais do povo que habita essa área. Trabalho humanitário, educacional e assistencial faz grande diferença.

4. Procure modos criativos de partilhar a “alegria da salvação”. Uma das melhores iniciativas do Novo Testamento é ir como “fazedores de tendas”. O apóstolo Paulo entrou em territórios novos como um profissional com um ofício. Ganhou sua vida fazendo tendas, mas devotou muito de sua energia levando as boas-novas a gente que nunca as tinha ouvido. Os imitadores modernos de Paulo estão tendo alegria e obtendo sucesso exercendo atividades profissionais em países compreendidos no âmbito da Janela 10/40. Especialistas em computação, engenheiros, pessoal médico, homens de negócio, educadores e outros profissionais estão seguindo nas pisadas de Paulo, trabalhando para o avanço do reino de Deus, não como missionários patrocinados pela igreja, mas como modernos fazedores de tendas.

Estudantes cristãos podem continuar seus estudos, especialmente em níveis mais avançados, nas universidades localizadas dentro da Janela 10/40. Aí podem pôr-se em contato direto com os líderes intelectuais do futuro, enquanto obtêm uma educação válida.3

Mas antes de entrar no ministério 10/40, precisam estar bem-informados sobre uma ou mais das maiores religiões do mundo e a cultura local. Os que vão para países dessa região do mundo obviamente precisam informar-se sobre costumes, cultura, crenças religiosas e convicções de seus habitantes. Só assim podem eles apresentar as boas-novas que os cristãos têm por tão caras, de modo que sejam significativas para os ouvintes, respondendo-lhes as questões sobre a vida, satisfazendo as necessidades de seus corações, de modo significativo e culturalmente relevante para eles.

Não importa o método ou abordagem que usemos, precisamos nos identificar com o povo como Jesus fazia, vivendo entre eles, aprendendo sua língua, partilhando tanto quanto possível de sua vida e cultura. Somente então teremos o direito e as oportunidades de começar a partilhar nossas convicções e crenças.

Pratique a arte de amizade genuinamente cristã. Não amizade com um “gancho oculto”, exibido diante dos não-cristãos e que se retrai se eles não respondem favoravelmente. Não uma amizade com uma “agenda oculta”. Mas afeto genuíno que aceita com seriedade as pessoas e suas vidas. Precisamos nos envolver no dia-a-dia delas e tratá-las como amigas. Lembre-se: Podemos dar nosso amor e amizade a não-cristãos onde quer que os achemos, e o Espírito Santo poderá então usar-nos. Não precisamos produzir ou mesmo nos afligir com os resultados.

Um ponto final. Quase todo país no mundo abriga gente dos países da Janela 10/40 que aí trabalham ou estudam. Podemos alcançar alguns desses estrangeiros que vivem entre nós, e assim fazendo, dar-lhes uma amostra mais clara do que os cristãos e o Deus do cristianismo são em verdade.

A Janela 10/40 é uma janela de oportunidades — às vezes entreaberta e às vezes firmemente fechada. Cristãos consagrados não podem fechar seus olhos ao que vêem através da Janela 10/40. Vemos necessidades, sentimos dor. Tudo isso nos chama a atenção. E Deus nos chama para alcançar aqueles que vivem atrás da janela.

Pat Gustin é diretora do Instituto da Missão Mundial Adventista do Sétimo Dia. Seu endereço: Andrews University; Berrien Springs, Michigan, 49104; EUA. E-mail: gustin@andrews.edu

Notas e referências

1. População da área segundo sua religião: maometanos, 22% ou 706 milhões; hindus, 23% ou 717 milhões; budistas, 5% ou 153 milhões.

2. A qualidade de vida é definida pelos níveis da expectativa de vida, mortalidade infantil e alfabetização.

3. Para mais informação sobre “fazer tendas” e estudar em países localizados na Janela 10/40, contate as Sociedades Globais no Instituto da Missão Mundial, E-mail: partners@andrews.edu — Web site; www.andrews.edu/IWM/patners.

JANELA 10/40 é uma faixa da terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40.

[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 Povos_janela1040

Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.

Os países com as maiores populações não cristãs são: CHINA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPÃO, BANGLADESH, PAQUISTÃO, NIGÉRIA, TURQUIA e IRÃ, todos na Janela 10/40.

Devido a estes fatos, torna-se primordial para nós, cristãos, neste novo milênio, focalizar nossos recursos, sejam espirituais, financeiros ou sociais, sobre o necessitado povo que vive na Janela 10/40.

Se desejamos mudar este quadro, devemos considerar alguns fatos de muita importância:

- O significado Bíblico e histórico

- O domínio do islamismo, do hinduismo e do budismo

- A pobreza acentuada

- A diversidade de línguas e culturas

- A concentração de seitas diabólicas

[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 Janela-1040

Países que formam a Janela 10/40

ORIENTE MÉDIO – 21 PAÍSES

Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Palestina, Jordânia, Kuweit, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Síria, Sudão, Tunísia e Turquia.

ÁFRICA – 12 PAÍSES

Benin, Burkina, Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger e Senegal.

ÁSIA – 21 PAÍSES

Afeganistão, Bangladesh, Barein, Butão, Camboja, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Filipinas, Índia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan (Formosa) e Vietnã.

EURÁSIA – 3 PAÍSES

Cazaquistão, Turcomênia e Tadjiquistão.

EUROPA – 4 PAÍSES

Albânia, Chipre, Gibraltar e Grécia.

[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 Mapa1040leve
Nem todos os crentes sabem que no mundo ainda há povos completamente ignorantes da existência de Jesus Cristo e seu plano redentor. Poucos se importam em saber que hoje no oriente há cristãos presos e sendo torturados por causa de sua fé. Quantos têm um programa intensivo de oração pelos povos não alcançados pelo evangelho? Saber que há povos cometendo suicídios e guerras, por falta de esperança ou fanatismo, não é um assunto que interessa a todos os cristãos.

Os cristãos no mundo estão direcionando apenas 1,2% do seu fundo missionário e de seus missionários estrangeiros para bilhões de pessoas que vivem no mundo evangelizado.

No mundo ainda há dezenas de país com suas portas total ou parcialmente fechadas à entrada de missionários.

Há 28 países muçulmanos (sem incluir seis da antiga união soviética), 7 nações budistas, 3 Marxistas e 2 países hindus, formando o maior aglomerado de povos não alcançados.

[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 Africa

Porque evangelizar os povos da Janela 10/40

- Porque ali vive o maior número de povos não alcançados pelo evangelho. Cobre 1/3 total do planeta e representa 2/3 da população do mundo. São cerca de 3,2 bilhões de - pessoas em 61 países.

- Porque ali está a maioria dos seguidores das 3 maiores religiões do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduismo.

- Porque de cada 10 pobres na terra, 8 estão nessa região.

- Porque dos 50 países menos evangelizados do mundo 37 estão nessa área.

- Porque as maiores Capitais do mundo estão nessa região.

De acordo com os missiólogos, há diversidades no número de povos não alcançados pelo evangelho hoje. Para Ralph Winter, há 17 mil povos não alcançados e 12 mil línguas. David Barrete declara que são 11 mil o número total de povos não alcançados. Bob Waymire também arrola 11 mil povos diferentes no mundo. Patrick Johnstone avalia em 12.017 o total de povos não alcançados em todo o mundo. Subtraindo desse número os povos entre os quais há cristãos, missionários de fora e autóctones, restam apenas 1.200 povos a serem alcançados. Em sua perspectiva, 99% da população do mundo serão cobertos, inteiramente, com a mensagem do evangelho se ela for transmitida, no máximo, entre 400 e 500 línguas diferentes.

Então concluímos que missões, ainda não é um assunto sério para muitas igrejas. Enquanto templos são enfeitados e grande parte do tempo é utilizada para inúmeros programas, missões é ocasional, ainda não é assunto íntimo.

[Missões] Cristãos sob Perseguição e a Janela 10x40 WIN%2BFlag-300x153

O Mundo dos povos não alcançados

Segundo alguns estudiosos, temos aqui algumas estatísticas:

- Cada hora 10.700 crianças nascem e morrem sem escutar as Boas Novas em países da Janela 10/40;

- Cada hora de esforço missionário resulta em 9.800 pessoas escutando o evangelho pela primeira vez;

- O resultado é a redução no mundo não evangelizado de 500 pessoas a cada hora, ou pouco mais que 4 milhões de pessoas por ano.

- 9 em cada 10 países mais pobres do mundo estão na África e 8 destes são parte do mundo menos evangelizado.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos