Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
jesus - Jesus é 100% Deus?  EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Jesus é 100% Deus?

Ir para baixo

06052011

Mensagem 

jesus - Jesus é 100% Deus?  Empty Jesus é 100% Deus?




jesus - Jesus é 100% Deus?  Jesus+%289%29


Jesus é 100% Deus?


A Lição da Escola Sabatina de alguns trimestres passados falou sobre a encarnação de Jesus (indispensável à expiação). Algumas igrejas dizem que Jesus não é igual a Deus, exatamente porque Deus não podia Se tornar carne. Como entender isso?



Há algumas denominações religiosas que não aceitam o ensino bíblico de que Jesus é tão divino quanto o Pai. Eles crêem que o Pai criou, em algum momento da eternidade, o Filho, que é uma espécie de deus menor (ou demiurgo, na concepção grega), inferior ao Pai.

Até mesmo uma nova versão da Bíblia foi escrita, na qual as referências a Jesus aparecem com um “d” minúsculo, quando Ele é chamado de “Deus” pelos discípulos.


Mas a Igreja Adventista não crê dessa forma. Os Adventistas crêem do mesmo modo que Paulo cria, ou seja, que em Jesus habita corporalmente toda a plenitude da divindade (cf. Col. 1:19; 2:9). Ou seja, para Paulo, todos os atributos divinos (eternidade, poder, caráter, etc.) habitam na Pessoa de Jesus, igualando-O ao Pai e ao Espírito.


Ademais, diversas passagens bíblicas também confirmam que Jesus possuía as prerrogativas divinas, reservadas nas Escrituras somente para Deus:

a) Jo 1:18 – Ele é chamado de “Deus Unigênito”.
b) At 2:36 – Jesus é o Senhor e Cristo.
c) Tt 2:13 – Jesus é o nosso grande Deus e Salvador.
d) Mt 1:1 cf. Is 9:6 – O Messias era o Deus Forte.
e) Rm 9:1, 5 – Jesus é o Deus Bendito.
f) Fp 2:5-7 – Jesus tinha a forma (do grego MORPHÊ, “cópia exata”) de Deus.
g) 2Co 5:19-20 – Deus estava em Cristo
h) Jo 5:18 – Os judeus entenderam quando Jesus afirmou que era igual a Deus.
i) Jo 10:30 – Jesus é um com o Pai.
j) Hb 1:1-8 – Jesus ocupa o mesmo lugar que o Pai na Majestade celeste.
l) At 3:15 – Jesus é o Autor da Vida.
m) Jo 20:28 – Tomé chamou Jesus de “Senhor” e “Deus”, e Ele não repreendeu o apóstolo, por um possível “exagero” ou "blasfêmia".
n) Ap 1:8 – Jesus chama para Si atributos pertencentes unicamente à Divindade.
o) 2Pe 1:1-2 – Jesus era reconhecido pelos apóstolos como nosso Deus e Salvador.
p) Mt 3:3 cf Is 40:3 – João Batista viria preparar o caminho de Jeová. E a Bíblia afirma expressamente que este caminho levou até Jesus.
q) Zc 11:13 cf. Mt 27:9 – a profecia diz que Deus seria vendido por 30 moedas de prata, o que aconteceu em Jesus.
r) 1Jo 5:20 – Jesus é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
s) Jd 25 – Jesus é Senhor e Deus do cristão.

Seguindo todas estas inquestionáveis verdades bíblicas, os Adventistas não poderiam deixar de crer que Jesus é tanto Deus quanto o é o Pai e o Espírito Santo.


Pena que a onda (já decrescente, graças a Deus) de questionamentos sobre a Trindade, na tentativa de deturpar a imagem pessoal e divina do Espírito Santo, acaba por atingir também a divindade de Jesus.
Não é à toa que o "pai" (Ário) dos argumentos que os antitrinitarianos utilizam hoje, iniciou suas heresias questionando a divindade de Jesus Cristo.


João 1.1 — Jesus é Deus ou apenas um deus?


A MÁ INTERPRETAÇÃO: A tradução Novo Mundo, das Testemunhas de Jeová, mostra esse verso do seguinte modo: "A Palavra [Cristo] era um deus" (a inserção foi adicionada pelos autores). A revista Torre de Via afirma que "pela ausência do artigo definido ‘o’ (hó), isso significa que Cristo é apenas um deus, e não o Deus" (Revista Torre de Vigia, 7 de dezembro de 1995, pág.4). Eles acreditam, de fato, que Jesus é apenas um ser criado, Miguel o Arcanjo (Revista Torre de Vigia de 15 de maio de 1969, pág.307).
O texto grego de João 1.1 "não está dizendo que a Palavra (Jesus) era como o Deus com quem Ele estava mas, antes, que a Palavra era semelhante a um deus, divina, um deus" (Reasoning from the Scriptures, 1989, pág.212).
CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: Não é correto traduzir esse verso como "A Palavra era um deus", e também não é correto negar a divindade de Cristo. A completa divindade de Cristo é apoiada por outras referências em João (por exemplo, 8.58; 10.30; 20.28), bem como ao longo de todo o Novo Testamento (por exemplo, Cl 1.15,16; 2.9; Tt 2.13; Hb 1.8). Além do mais, não é necessário traduzir substantivos no grego que não estejam acompanhados de artigos definidos como se estivessem acompanhados por um artigo indefinido (pois não existem artigos indefinidos no grego). Em outras palavras, theos ("Deus") sem estar acompanhado pelo artigo definido "o" (hó), não deve ser traduzido como "um deus", como as Testemunhas de Jeová fizeram quando se referiram a Cristo. É importante destacar que o termo "theos" sem o artigo definido "hó" é utilizado no Novo Testamento referindo-se ao Deus Jeová. A falta do artigo definido em Lucas 20.38, referindo-se a Jeová, não significa que Ele seja um Deus menor; assim como a falta do artigo definido em João 1.1, referindo-se a Jesus, também não significa que Ele seja um Deus menor. O fato é que a presença ou a ausência do artigo definido não alteram o significado fundamental do termo "theos". Se João tivesse a intenção de dar à frase um sentido adjetivo ("que a Palavra era semelhante a um deus, ou divina — um deus"), ele teria à disposição um adjetivo (theios) pronto, a mão, que poderia perfeitamente ter sido utilizado. Ao contrário, João diz que a Palavra é Deus (theos).
De modo contrário às alegações da Sociedade Torre de Vigia, alguns textos do Novo Testamento utilizam o artigo definido referindo-se a Cristo como "o Deus" (hó theos). Um exemplo disso é João 20.28, onde Tomé diz a Jesus: "Senhor meu, e Deus meu!" No texto grego lê-se literalmente "O Meu Senhor e o meu Deus [hó theos]" (veja também Mt 1.23 e Hb 1.8). Então não importa se João utilizou ou não o artigo definido, no capítulo 1 e verso 1 — a Bíblia claramente ensina que Jesus é Deus, e não apenas um deus.
Os eruditos gregos têm refutado completamente a tradução da Torre de Vigia. O doutor Julius Mantey, falando a respeito da tradução das Testemunhas de Jeová, referindo-se ao texto em João 1.1 diz: "99 por cento dos estudiosos do mundo que conhecem o idioma grego e ajudaram a traduzir a Bíblia estão em desacordo com as Testemunhas de Jeová" (Mantey, 3.3, 5).
Que Jesus é Jeová (Yahweh) está claro, a partir do fato de que o Novo Testamento aplica a Jesus, de modo consistente, passagens e atributos que no Antigo Testamento eram aplicáveis apenas a Jeová (compare Êx 3.14 com Jo 8.58; Is 6.1-5 com Jo 12.41; Is 44.24 com Cl 1.16; Ez 43.2 com Ap 1.15; Zc 12.10 com Ap 1.7)



Veja também de Dr. Geisler
Mateus 11.14 — Jesus disse que João Batista era Elias reencarnado?
A Batalha Pela Ressurreição
e a série "Erros de Interpretação" na seção de Princípios

Jesus é um deus menor? Mateus 24:36



Se Deus o Pai, Jesus e o Espírito Santo são um só, por que Deus - e só Ele - sabe a hora da volta de Jesus? R.B, por e-mail.

Obrigado por assistir o programa “Na Mira da Verdade”!

Realmente, a Bíblia afirma em diversos textos que Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo – a Três Pessoas – são um Deus no sentido de UNIDADE e não de personalidade. Dois dos muitos textos que distinguem as Pessoas da Divindade e as igualam na essência Divina são Mateus 28:19 e Judas 1:20,21:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome [no grego onoma – nome - este termo está igualando as Três Pessoas!] do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”

“Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.”

Apenas esses dois textos já seriam suficientes para provar que a Divindade é composta por Três Pessoas iguais em poder, caráter e propósito. Mas, com personalidades distintas.

O CONHECIMENTO DE JESUS E A SALVAÇÃO ETERNA

Nossa salvação depende do correto conhecimento que temos de Deus (João 17:3), o que torna sua pergunta muito importante. A pessoa que acredita que Quem morreu na cruz no seu lugar foi Deus mesmo, dá outro valor à salvação, diferente daquele que acredita ser Jesus uma criatura. Por isso, vamos analisar Mateus 24:36 e entender o porquê de Jesus não saber o dia da volta dEle se Cristo também é Deus.

NA BÍBLIA EXISTEM DOIS TIPOS DE TEXTOS SOBRE JESUS

A mesma Bíblia que diz que Jesus “é menor que o Pai” (João 14:28) afirma que Cristo é o “Pai da Eternidade” (Isaías 9:6). Isso prova que há nas Escrituras pelo menos dois tipos de textos referentes à Pessoa de Jesus (o que não significa uma contradição):

1) Aqueles que colocam o Salvador numa posição de inferioridade em relação ao Pai (e que se referem à Sua condição de encarnado);

2) Aqueles que colocam a Jesus numa posição de igualdade em relação ao Pai (e se referem à condição Divina dEle).

Portanto, para chegarmos à conclusão honesta a respeito da pessoa de Jesus precisamos considerar os dois tipos de textos.

A subordinação de Cristo em relação ao Pai é apenas funcional devido à encarnação dEle. Na redenção, cada Pessoa da Divindade assumiu uma função diferente. 1 Coríntios 15:24-28, por exemplo, trata da subordinação funcional de Cristo durante a eternidade, pois Ele continuará para sempre com a natureza divino-humana. A questão aqui abordada não é que a natureza de Cristo é inferior à do Pai. Isso por pelo menos dois motivos:

1) O próprio Paulo diz em Romanos 9:5 que Jesus é Deus Bendito;

2) Apocalipse 22:1 e 3 mostra que Jesus, mesmo estando subordinado ao Pai (na função) por causa de Sua encarnação, estará no comando do universo.

Cristo não poderia ser inferior ao Pai na essência divina porque aí teríamos que admitir o politeísmo, que ensina que há um “Deus maior” e outro “deus menor”.

AGORA PODEMOS ENTENDER MATEUS 24:36!

Depois dessas considerações, não fica difícil entendermos Mateus 24:36 que afirma: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.” Basta fazermos uma pergunta, com base nos textos bíblicos mais fáceis (esse é o método correto de se interpretar as Escrituras):

Esse texto se refere ao Jesus Divino, igual ao Pai em Divindade (Colossenses 2:8, 9) ou ao Cristo encarnado (João 1:14), que limitou o conhecimento dEle em Sua humanidade (Mateus 24:36) e que assumiu uma função diferente no plano de salvação?

Para ajudar na resposta a tal pergunta podemos ler Marcos 2:5-8 e ver que, mesmo em Sua humanidade, houve ocasiões em que Jesus manifestou qualidades Divinas ao (1) perdoar pecados (algo que só Deus pode fazer!) e (2) ler os pensamentos das pessoas (outra coisa que só Deus pode realizar, como afirma 1 Reis 8:39!).

CONCLUSÃO

Sendo que Cristo é tanto Divino quanto humano, não há dúvidas de que Mateus 24:36 se refere a Cristo na condição dEle de encarnado, enquanto que Colossenses 2:8, 9 ao Cristo Divino e igual ao Pai.

Hoje, depois de entronizado no Céu (Hebreus 1:1-3) e ter reassumido a Sua posição original, com certeza Cristo já sabe o dia e a hora da volta dEle.

Há outros textos usados contra a Divindade de Cristo que não foram abordados na presente resposta. Se quiser um material para que possa estudá-los poderá escrever para o programa “Na Mira da Verdade”. Rede Novo Tempo, Caixa Postal 7. CEP: 12300-970. Jacareí, SP. E-mail: namiradaverdade@novotempo.org.br

Um abraço e fique com Deus,

Leandro Quadros
Jornalista

www.novotempo.org.br/namiradaverdade
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos