Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo

Ir para baixo

12062011

Mensagem 

jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo Empty Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo




A declaração do apóstolo Pedro, de que o Cristo, como Cordeiro sacrificial de Deus, “era conhecido de antemão, antes da fundação [forma da palavra grega katabolé] do mundo [kósmou]”. Deus usou de tal presciência antes da criação da humanidade. (1 Ped. 1:19, 20) A palavra grega katabolé, traduzida “fundação”, significa literalmente “lançar ou deitar” e pode referir-se à ‘geração’ dum descendente, como em Hebreus 11:11, que se refere a Abraão ‘lançar’ sêmen humano para gerar um filho e a Sara conceber este filho. Embora tivesse havido a “fundação” do mundo da humanidade quando Deus criou o primeiro casal humano, conforme Hebreus 4:3, 4, aquele casal perdeu depois sua posição como filhos de Deus. (Gên. 3:22-24; Rom. 5:12) No entanto, pela benignidade imerecida de Deus, permitiu-se que ‘lançassem’ (semeassem) e concebessem descendência, tendo assim prole, sendo que a respeito de um deles a Bíblia mostra especificamente que ele obteve o favor de Deus e se colocou na situação de receber redenção e salvação, a saber, Abel. (Gên. 4:1, 2; Heb. 11:4) É digno de nota que Jesus, em Lucas 11:49-51, mencione “o sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do mundo”, e equipare isto com as palavras “desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias”. Abel é assim ligado por Jesus com a “fundação do mundo”, com aquele período geral de tempo.

O Messias ou Cristo havia de ser o Descendente prometido, por meio de quem todas as pessoas justas de todas as famílias da terra haviam de ser abençoadas. (Gál. 3:8, 14) A primeira menção de tal “descendente” ocorre após a rebelião no Éden já se ter iniciado, mas antes do nascimento de Abel. (Gên. 3:15) Isto foi mais de quatro mil anos antes de se fazer a revelação do “segredo sagrado” da administração que haveria por meio do Messias; portanto, deveras, “por tempos de longa duração tem sido guardado em silêncio”. — Rom. 16:25-27; Efé. 1:8-10; 3:4-11.

No tempo devido, Jeová Deus designou seu próprio Filho primogênito para desempenhar o papel profetizado do “descendente” e tornar-se o Messias. Não há nada para mostrar que o Filho tivesse sido “predestinado” para tal papel mesmo antes de sua criação ou antes de irromper a rebelião no Éden. A seleção que Deus finalmente fez dele como o encarregado de cumprir as profecias tampouco foi feita sem base anterior. O período de associação íntima entre Deus e seu Filho, antes de o Filho ser enviado à terra, sem dúvida resultou em Jeová ‘conhecer’ seu Filho a um ponto em que Ele podia ter a certeza de que seu Filho cumpriria fielmente as promessas e os quadros proféticos. — Veja Romanos 15:5; Filipenses 2:5-8; Mateus 11:27; João 10:14, 15.
“O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;” (I Pedro 1 : 20)
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13 : 8 )
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Efésios 1 : 4)
A bíblia nos diz que o cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo, mostrando nos que a crucificação de Jesus foi apenas uma manifestação daquilo que já havia sido feito antes da criação e portanto, do pecado em si.

O cordeiro já havia morrido no lugar do homem, afim de que o homem não precisasse morrer devido ao seu pecado essencial.

Acaba então o pensamento de que Deus tenha levado sustos com a infidelidade humana no decorrer da história e tentado diferentes formas de salvação até ter a idéia de mandar seu Filho ao mundo (muito menos a patética cena em que se pergunta a todos os seres celestiais quem iria morrer pela humanidade até que Jesus se oferece).

A única forma de salvação sempre foi através do Cordeiro imolado, o resto apenas serviu para apontar essa realidade.

A lei nunca salvou ninguém e nem mesmo poderia salvar, devido a impossibilidade humana de cumpri-la toda, apenas serviu para mostrar mais ainda como o homem era incapaz de se salvar com as suas próprias obras e apontar para a solução do Cordeiro.
“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” (Romanos 3 : 20)
De modo que a salvação do antigo testamento também foi por fé.


Última edição por Eduardo em Sáb Ago 13, 2011 1:50 pm, editado 2 vez(es)
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo :: Comentários

Eduardo

Mensagem Sáb Ago 13, 2011 12:10 pm por Eduardo

jesus - Jesus Cristo, o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo 2476680586_4d2338919f



(1 Pe 1.18-23):

“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”

Sua ênfase era o amor como expressão de santidade.

Hoje relendo esse texto me veio à lembrança os vários textos que o Caio já escreveu sobre o Cordeiro imolado antes da fundação do mundo e a ordem de Melquisedeque, e motivado pela pergunta de um amigo, decidi escrever algo a respeito, que não será novo para aqueles que caminham na mesma fé.

Para mim, que sempre tive dificuldade de conviver com o exclusivismo do cristianismo, com suas declarações de salvação condicionada, e com seus “fundamentalismos”, pregar sobre o Cordeiro imolado antes da fundação do mundo é pregar o Evangelho eterno.

Mas qual o significado disto? O que isso quer nos dizer? Quais as verdades aí reveladas?

Ora, a coisa é simples se não tivermos com a mente viciada na “teologia” da igreja. Se Deus morre antes de haver mundo, isso põe toda a criação sobre outra ótica. Ela não será mais aquela que foi criada e se perdeu, fazendo Deus desesperadamente tentar reconquistá-la, o que não conseguirá, visto que a maioria dos cristãos acredita que o número de perdidos é bem maior do que o de salvos.

A criação que nasce da morte de Deus é a criação que existe por causa da Graça. Sim! Como diz o Caio, a redenção veio antes da criação.

Assim, falar de um Cordeiro imolado antes da fundação do mundo é falar que Deus por sua Graça decidiu nos criar, e que toda história está sob o manto dessa verdade, é ela que conduz a história, e por ela que cremos no significado da reconciliação universal. É por causa dela que não nos desesperamos diante das catástrofes humanas, pois apesar de não conseguirmos encontrar sentido racional, cremos que nada está fora deste propósito eterno de Deus de conduzir a criação a Si mesmo.

É por causa do Cordeiro imolado antes que sabemos que todos os homens estão incluídos nessa ambiência de Graça. Este Cordeiro é Senhor de todos os homens, dos que sabem disso e dos que não. Seu sangue eterno é a propiciação dos pecados do mundo inteiro, conforme João.

Quando se crer de fato no Cordeiro Eterno, acabam-se as discussões em torno de temas como a eleição, predestinação, céu, inferno, condenação, salvação. Por que o Eleito é Ele mesmo, que se elegeu como Senhor e Salvador de todos os homens e deu Sua vida para criá-los, antes mesmos de salvá-los.

Pensar de uma maneira diferente é crer num deus pequeno demais!

Meu amigo na sua pergunta, quis saber por quem isso foi conhecido antes. Isso foi conhecido por Deus, pois não houve conselheiro para Ele. Ele decidiu e sua decisão foi em nosso favor.



--------



“O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;” (I Pedro 1 : 20)

“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13 : 8 )

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Efésios 1 : 4)
A bíblia nos diz que o cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo, mostrando nos que a crucificação de Jesus foi apenas uma manifestação daquilo que já havia sido feito antes da criação e portanto, do pecado em si.

O cordeiro já havia morrido no lugar do homem, afim de que o homem não precisasse morrer devido ao seu pecado essencial.

Acaba então o pensamento de que Deus tenha levado sustos com a infidelidade humana no decorrer da história e tentado diferentes formas de salvação até ter a idéia de mandar seu Filho ao mundo (muito menos a patética cena em que se pergunta a todos os seres celestiais quem iria morrer pela humanidade até que Jesus se oferece).

A única forma de salvação sempre foi através do Cordeiro imolado, o resto apenas serviu para apontar essa realidade.

A lei nunca salvou ninguém e nem mesmo poderia salvar, devido a impossibilidade humana de cumpri-la toda, apenas serviu para mostrar mais ainda como o homem era incapaz de se salvar com as suas próprias obras e apontar para a solução do Cordeiro.


“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” (Romanos 3 : 20)
De modo que a salvação do antigo testamento também foi por fé, ainda que eles pudessem pensar ser pela lei.

Não é necessário citar versículos para provar que homens descumpridores da lei ainda assim recebiam o favor de Deus em sua vida, basta que se observem as vidas de homens como Davi e Moisés e se verá que se fosse por obras nenhum deles seria salvo.Nunca.

Portanto se nem antes da manifestação do Cordeiro imolado a lei funcionou, muito menos agora adiantará que se tente salvar por obras ou por qualquer outra coisa que não seja simplesmente a fé naquele que justifica o ímpio que crê (como nosso mano Abraão).


“Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” (Romanos 4 : 5)

------

Sobre o Cordeiro Imolado Antes de Tudo, antes da fundação do mundo; ou: antes de todas as coisas – há alguns textos para você ler, os quais seguem transcritos:





  • No dia seguinte João [Batista] viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo . João 1:29 - Ora, aqui se fala de Jesus como o Cordeiro que estava manifesto na História: encarnado; e que tira, pela Sua ação de Graça na Cruz, todo o pecado do mundo. João Batista, porém, diz que Ele tira o pecado do mundo, significando: tirou, tira e tirará sempre. Portanto, João via em Jesus Alguém que vinha desde dalém do Tempo.


  • E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus . João 1:36 - é o testemunho que João Batista dá de Jesus como o Cordeiro diante dos homens.


  • E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca . Atos dos Apóstolos 8:32 - é a leitura feita pelo eunuco no caminho para a Etiópia, com a citação do que Isaías dissera sobre o Servo Sofredor, que é o Cordeiro de Deus antes falado por João Batista.


  • Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado 1 Pedro 1:19 - é a confissão de Pedro, já idoso, sobre o significado da Cruz de Jesus para ele: era a Cruz do Cordeiro imolado antes de todas as coisas.


  • E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra . Apocalipse 5:6 - é a descrição do Apocalipse acerca do Cordeiro Eterno; Esse que é, que era, e que há de vir; e que é também o Senhor da História e de todas as coisas. Os textos que seguem carregam a mesma ênfase.


  • E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. Apocalipse 5:8


  • Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. Apocalipse 5:12


  • E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. Apocalipse 5:13


  • E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. Apocalipse 6:1

Os textos acima, todos do Apocalipse, falam acerca da centralidade e do escopo do significado do Cordeiro para a criação toda, pois, somente o Cordeiro é digno de abrir o Livro das Consumações. Sim! O livro da cura da humanidade e da criação, até o fim-começo de todas as coisas.


  • E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Apocalipse 6:16

A cura dos povos que inicia na história humana e se consuma na Nova Jerusalém, é feita de processos históricos, de testemunhos de Deus e de atos soberanos, bem como de brados da criação (natureza) contra o abuso humano na Terra; clamores esses manifestos como Ira do Cordeiro na forma de catástrofes.

Agora leia esta seqüência:


  • Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; Apocalipse 7:9


  • E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. Apocalipse 7:10


  • E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Apocalipse 7:14


  • Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima . Apocalipse 7:17


  • E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Apocalipse 12:11


  • E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo . Apocalipse 13:8


  • E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos . Apocalipse 15:3


  • Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis . Apocalipse 17:14


  • Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. Apocalipse 19:7


  • E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 19:9


  • E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. Apocalipse 21:9


  • E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro . Apocalipse 21:14


  • E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. Apocalipse 21:22

E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. Apocalipse 21:23


  • E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:27


  • E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro . Apocalipse 22:1


  • E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. Apocalipse 22:3

Você viu que o Cordeiro é tudo no Processo. Ora, na revelação de Si Mesmo aos homens, o Cordeiro é Jesus. Veja o que Jesus disse de Si mesmo em relação ao Seu-Ser-Cordeiro:


  • Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo , para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo . João 17:24

Por isso, foi simples para os apóstolos, e entre eles mais definidademente por Paulo, Pedro e João (no Apocalipse e no seu evangelho), verem Jesus, o Cordeiro da Cruz, como sendo TAMBÉM o Cordeiro Imolado antes de qualquer coisa ter sido criada. Eles creram que o destino dos que amam ao Cordeiro é compartilhar da glória Dele antes de haver mundo. Mas a glória, toda glória, mesmo na eternidade, sempre é precedida pelo Padecimento. Importou que o Cristo antes padecesse, e só depois entrasse em Sua glória, tanto na História, como também antes de haver Tempo e História, quando o Cordeiro se entregou em sacrifício antes de qualquer criatura ter sido criada. Deus a tudo criou sob o signo do Cordeiro e de Sua Cruz.

Veja:


  • Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo , para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4 (Paulo)


  • O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo , mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós ; 1 Pedro 1:20 (Pedro)

Assim, o Cordeiro é Aquele que está no Sentido de tudo o que foi criado, pois, é Ele quem se entrega como quem morre para que de Sua morte proceda a própria Vida para a criação.

Leia no site ” O quem vem primeiro: a criação ou a redenção?

E mais: há muitos outros textos em Reflexões, Artigos e Cartas, e que tratam disso de modo bem mais ampliado e elucidativo em outros aspectos. Aqui, porém, dou a você umas poucas dicas, na mesma medida em estimulo você a ler a Bíblia como Palavra.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos