Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Sab Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sab Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

Palavras chave

jonas  jesus  bíblia  dilúvio  arca  criação  Judas  alma  miguel  

SEU IP
IP

A consciência é um guia confiável ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A consciência é um guia confiável ?

Mensagem por Eduardo em Sex Set 02, 2011 8:06 pm

... bem aventurado é o varão que não se condena naquilo que aprova!
Então um assassino, um adultero, um ladrão que não se condena naquilo que aprova é uma pessoa justa ? Devemos seguir seu exemplo ?

E mais, te digo que 99% dos homossexuais não tem suas consciências os acusando em ângulo algum. Alguns, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada (1 Timóteo 4:2) e sua mente como a sua consciência estão contaminadas (Tito 1:15). Portanto nossa consciencia não é confiável:

"Porque de nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor" (1Cor 4:4).

ESTUDO SOBRE A CONSCIÊNCIA - É A CONSCIÊNCIA UM GUIA SEGURO?

O estudo da consciência, talvez, seja um dos temas mais negligenciado em psicologia Bíblica. Poucos teólogos ou mesmo pregadores se preocupam em a estudar e em a explicar. E poucos sermões tem sido pregado sobre este tema. Muitas pessoas, em nome da sua consciência, fizeram e fazem coisas terríveis.

Como está a sua consciência? Tranquila e em paz, ou pesada e culpada? A Consciência é um guia seguro? Alguns dizem: Falo mentiras, não pago os impostos devidos, não devolvo os dízimos, tenho relacionamentos sexuais com várias pessoas, tomo dinheiro emprestado e não pago; e a minha consciência não me acusa. Em algumas culturas, as pessoas ficam com a consciência pesada por matar uma vaca ou outro animal, mas não por matar pessoas. Saulo de Tarso ameaçava e perseguia os cristãos e achava que estava agindo corretamente. Na idade média, a igreja Romana autorizou a morte de muitos fiéis à Palavra. Há pessoas que desprezam os mandamentos de Deus, de forma aberta, e acham que não estão ferindo Deus.
A consciência não é um guia seguro.

Como podemos definir consciência? Psicólogos e teólogos definem a consciência da seguinte forma: 1) Forma íntima de avaliação entre o certo e o errado. 2) É o testemunho interior que julga a retidão moral de cada pessoa. 3) É o sexto sentido da alma. 4) É a bússola da vida moral. 5) É a capacidade de discernimento moral. A consciência acusa ou defende. Só o homem tem essa capacidade moral. Ver Romanos 2:15 Quando a consciência estiver pautada pela Palavra de Deus, ela fará as admoestações corretas. Em Isaias 30:21 menciona que ouvimos a voz de Deus através da nossa consciência. Em Test. p Igreja vol 5 pag 120 encontramos: “Consciência é a voz de Deus ouvida entre os conflitos da alma.” A consciência é regida por valores culturais, morais e religiosos, mas, para ser um guia seguro, deve estar regida por Deus. Daí, a necessidade de se ler a Bíblia todos os dias para termos uma boa consciência.

Quando eu era menino trabalhava na lavoura com o meu pai e irmãos, e nas horas vagas, íamos pescar de peneira, e esta ficava cheia de lodo na sua borda. Logo, limpava na água do rio para a ter limpa outra vez. Assim também, a leitura da bíblia tem a função de limpar a nossa consciência. Aquelas pessoas que não mantém relacionamento com Deus, sua consciência irá ditar as normas da sua vida. Em provérbios 16:15 encontramos: “Há caminho que parece direito aos homem, mas afinal são caminhos de morte.”

Em uma reunião de testemunhos um sr. Levanto-se e disse: “Maltratei minha mulher, discuti com meu vizinho, mas não estou arrependido, porque a minha consciência não me acusa de ter procedido assim”


A revista “Time”, certa vez, noticiou o caso de um sacerdote que foi preso por ter roubado vários automóveis, quando interpelado pelas autoridades locais, desculpou-se, declarando que tinha feito isso, porque sua igreja era muito pobre e que o prédio necessitava de reparos. O único guia seguro é Jesus através de sua Palavra. Em João 17:17 encontramos: “Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade.” Ser cristão de verdade, é seguir Jesus nos pormenores da Sua Palavra.

Dependendo da abertura que damos ao Espírito Santo, para Ele transformar a nossa vida, podemos desenvolver vários tipos de consciência:

ASPECTO POSITIVO:
1) BOA CONSCIÊNCIA - Atos 23:1 “...Varões irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.” Esse tipo de consciência caracteriza as pessoas agradáveis, e que não criticam os outros.
2) CONSCIÊNCIA LIMPA – Atos 24: 16 “Por isso sempre procuro ter uma consciência limpa, (sem ofensa) tanto para com Deus como para com os homens.” Paulo podia dormir tranquilamente porque, ele se esforçava em manter comunhão real com Deus, e estava seguro de estar sendo guiado por Deus. Ele possuía uma consciência isenta de maldades.
3) CONSCIÊNCIA PURA – I Timóteo 3:9. “Guardando o mistério da fé , numa consciência pura.” A ideia aqui é de quem cometeu pecados e teve a consciência contaminada, mas que depois de ser perdoado, voltou a ter a consciência pura. Aqui aparece a palavra catarós no original grego, que, dai foi tirada a palavra catarse, que tem o sentido de purificar.

ASPECTO NEGATIVO:
1) CONSCIÊNCIA FRACA - Romanos 8: 7 e 12. Aqui a consciência acusava alguns cristãos recém convertidos por comerem carnes sacrificadas aos ídolos. O V. 8 mostra que o problema não estava nas carnes, e sim na consciência.
2) CONSCIÊNCIA CONTAMINADA - Tito 1:15. Aqui mostra-nos que os desobedientes ao evangelho tem a consciência contaminada.
3) CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA – I Timóteo 4:2. Este é o pior tipo de consciência, pois revela alguém que já pecou contra o Espírito Santo. O pecado contra o Espírito santo é aquele que não é confessado, e por não ser confessado, o pecador já não escuta a voz de Deus e continua nos seus atos pecaminosos repetidamente. Ellen White menciona: “Todos os que sufocam as admoestações da consciência estão lançando as sementes da incredulidade, e estas produzirão uma colheita de maldições.” Caminho a Cristo.

Há outros tipos de consciência no aspecto negativo. 1) Pervertida. Ver Lucas 22:1-6 Judas Iscariotes vendeu Jesus. 2) Flexível. Lucas 23:24. Pilatos atendeu a multidão. 3) Amortecida. Lucas 23:10 Os sacerdotes e escribas acusaram Jesus com grande veemência.

Nesta altura da nossa reflexão convém perguntar: Como está a sua consciência?

“A maior necessidade do mundo é de homens. Homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos. Homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato. Homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo. Homens que permanecem pelo o que é correto, ainda que caiam os céus." Educação, 56 e 57

Faço votos que sua consciência seja sempre pautada pela palavra de Deus.


Luís Carlos Fonseca
avatar
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 47
Inscrição : 08/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum