Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Sab Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sab Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

Palavras chave

arca  bíblia  criação  jesus  miguel  alma  dilúvio  jonas  

SEU IP
IP

Ao deus desconhecido (theós agnostos)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

16092011

Mensagem 

Ao deus desconhecido (theós agnostos)






Neste programa o professor Rodrigo Silva, Especialista em Arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém e professor do Centro Universitário Adventista Unasp Campus II em Engenheiro Coelho, estará falando sobre a Mitologia Grega. Impressionante, porque existe um trecho da Bíblia em Tito, que fala que um dos profetas chama os Gregos para que abandonem os seus mais de 30 mil deuses e se rendam ao Deus verdadeiro, que é o Deus que Paulo menciona para os gregos como o Deus desconhecido. Afinal de contas, é possível usar a mitologia grega e poder aprender mais de Deus?

Para Assistir aos Vídeos Clique sobre os links abaixo


Parte 01 / Parte 02 / Parte 03

----
Conta-se, segundo tradição registrada como história por Diógenes Laércio, autor grego do século III a.C., numa obra clássica denominada The Lives of Eminent Philosofers (vol.1, p. 110) o seguinte:

Epimênedes, herói cretense, atendendo pedido de Atenas feito por Nícias, veio afim de aconselhar a cidade sobre a remoção de uma praga, e ao chegar, pediu um rebanho de ovelhas, pretas e brancas, em total jejum, soltando-as na relva da Colina de Marte, sendo que elas não podiam comer, e sim, jejuar, deitando-se sobre seu alimento, coisa naturalmente improvável para animais saudáveis.

Do começo...
Os atenienses acreditavam que uma praga se abatera sobre a população por conta da ira de um deus indignado com as aberrações morais e violências cometidas por seu governador.
O hobby ateniense era colecionar deuses, nacionais e importados de diversos países, e a todos estes deuses foi feita a devida oferta, o sacrifício correto ao deus correto.


A praga continuou.
Por conta disso, o sábio Epimênedes foi convocado, e foi quando teve a idéia, por conta do seguinte raciocínio:
Seria possível que, entre tantos deuses, ainda existisse um deus que não houvesse seu altar erigido na cidade, e que se isso fosse possível, ele seria poderoso o suficiente para mostrar-se, se quisesse ajudar na solução daquela situação de como sacrificar a Ele e apaziguar sua ira.

Por isso, deu ordens que as ovelhas ficasse famintas, e que se, esse deus existisse, que elas, ao serem liberadas no pasto, não comessem, servindo isso como sinal. Diante do povo, as ovelhas foram liberadas, e ao invés de comer, foram deitando-se, no total de doze ovelhas, e no local onde deitaram, foram sacrificadas, erigindo-se em cada lugar de sacrifício, altares.

Ao perguntar qual nome deveriam colocar no altar, o sábio deduziu que, se a divindade aceitou sua confissão de ignorância, não deviam agora passar por sábios, tentando saber o nome ou aparencia, e naqueles altares, por decisão consensual definiu-se “Agnosto Theo”, ou, em português “Ao Deus Desconhecido”.


Séculos se passaram, e talvez, sem que soubesse da história, um tal Paulo de Tarso, na mesma Atenas idolatra, aponta para um daqueles altares remanescentes e diz:

“É sobre este Deus desconhecido, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio.”(Atos 23:27b).

Nós, muitas vezes, acreditamos que Cristo é um Deus corporativista, que milita apenas no nosso “mundinho”, assim como os apóstolos da igreja primitiva, que se contentavam em ficar em Jerusalém.

Como neste relato - e muitos outros pela História de diversos povos – Ele deixou seus sinais, aguardando que seus discípulos os decifrem para os povos, cumprindo o IDE.




Questões relacionadas a Nomes Bíblicos são frequentemente questionadas, por exemplo no tocante a tradução ou trasliteração de Nomes, uns dizem que os nomes são passiveis de tradução outros já sã totalmente contrários, qual a verdade???

Sabemos que Yeshua mudou o Nome de SIMEÃO do hebraico para o aramaico CEFAS e que também o apóstolo SHAUL (hebraico) também era chamado pelo nome de PAULUS (Nome de cidadania romana) :

(Atos 13:9) - Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,

Mas e quanto a ZEUS e D'EUS???

Todos sabemos que a maioria dos manuscritos foram escritos no Grego, o Apóstolo Paulo ao entrar em Atenas, uma cidade Grega, encontra ali um Altar dedicado ao D'EUS DESCONHECIDO e paulo diz aos Atenienses que o seu D'eus desconhecido era anunciado por ele Paulo, é interessante ressaltar que a escrita D'EUS DESCONHECIDO estava grafado em idioma Grego " D'EUS - THEOS"

(Atos 17:16) - E, enquanto Paulo os esperava em Atenas....
(Atos 17:23) - Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito ( EM GREGO): AO D'EUS DESCONHECIDO Θεός
άγνωστος
. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.

É importante se notar que Paulo não foi contrário a inscrição da palavra THEOS.

Πράξεις 17:23) - Όπως έχω περάσει από, και είδε προσευχές σας, βρήκα βωμό πάνω στον οποίο γράφτηκε για να Άγνωστος θεός. Αυτό, λοιπόν, ότι εσείς λατρείας, δεν ξέρει, είναι ο Θεός μου διακηρύξουμε σε σας.
avatar
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 47
Inscrição : 08/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum