Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Sab Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sab Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

Palavras chave

jonas  alma  bíblia  parabola  criação  arca  virgens  dilúvio  jesus  

SEU IP
IP

Engenharia social (ciência política)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Engenharia social (ciência política)

Mensagem por Eduardo em Dom Set 18, 2011 9:36 am



Engenharia Social é uma escola de ciências políticas no qual governantes ou grupos privados influenciam a aceitação ou rejeição de certos comportamentos individuais em larga escala, através de leis ou criação de incentivos (ou não). Esforços humanos para criar um melhor, ou talvez perfeita sociedade, são chamados de utópicos. De alguma maneira, engenharia social que tenta colocar limites nos comportamentos humanos e atitudes é uma espécie de bloqueio ao livre arbítrio (veja o artigo principal).

B. F. Skinner que é mencionado no Filme de Orientação do Cisne, descreve sua visão de uma comunidade de engenheiros sociais utópicos no seu romance de 1948 Walden Two. Duas tentativas de se criar comunidades que sigam os princípios do livro são feitas em 1967 e 1973. Skinner nega que o livre arbítrio exista e que o mais perto que um indivíduo pode chegar da verdadeira liberdade é uma situação onde a pessoa não está à margem do sistema de controle da engenharia social que o envolve.

Para Karl Popper, a diferença entre 'engenharia social em estágios' e 'Engenharia Social Utópica' é: "a diferença entre um método razoável de melhora de um conjunto de homens e um método no qual, se realmente tentado, pode facilmente levar a um aumento intolerável do sofrimento humano. Essa é a diferença entre um método que pode ser aplicado a qualquer momento e um método em que as idéias podem facilmente tornar-se um significante de ação continuamente pósposta até uma data final, quando as condições são mais favoráveis. E isso é também a diferença entre o único método de melhoras que pode à longo prazo ser um sucesso, em qualquer tempo e lugar, e um método que, se for tentando, levará ao uso da violência em lugar da razão, e até ao seu próprio abandono, conturbando sua idéia original.". (Popper, 1971)

Referências


  1. Skinner, B. F. Walden Two, 1948.
  2. Popper, K. A Sociedade Aberta e Seus Inimigos Princeton, Nova Jersey: Princeton University Press, 1971.
  3. Twin Oaks: A Walden Two Experiment Kinkade, Kat William Morrow & Co (Fevereiro de 1974) ISBN 0-688-05020-4

    -------
    Popper contrapõe à engenharia utópica de Hegel e Marx uma engenharia social, capaz de analisar os problemas práticos com métodos teoréticos que seriam fundamentalmente os mesmos em todas as sociais. – Popper,39,236.
    Retirado de Respublica, JAM.

-------
Engenharia social é um conceito de ciência política que se refere a iniciativas de influência popular, atitudes e comportamento social em larga escala, tanto por governos ou grupos privados. Na arena política a contraparte à engenharia social é a engenharia política.

Na verdade, como tem sido demonstrado pelas revoltas estudantís na Europa, especialmente na Espanha, ela é a forma de "articulação" dos governos, dos bancos e dos poderosos, para dominar a classe média e as classes menos favorecidas. Cuida em aparentar ações "democráticas" que sempre favorecem os mais fortes reforçndom o poder,cada vez mais. É a maneira sorrateira do interrelacionamento entre bancos, governos e grandes indústrias, como as de armamento e de "reconstrução" de países vítimas de guerra. Começou a ser estudada na Universidade de Harvard, onde primeiramente foi estudada como fonte de domínio dos mais fracos pelos mais fortes, sempre com a falsa colocação de que são atos "democráticos", no entanto nunca emanam do povo ou da classe média mais culta.

Por várias razões, o termo foi associado a conotações negativas. Contudo, virtualmente todas as leis e políticas tem o efeito de mudar o comportamento e podem ser consideradas "engenharia social" até certo ponto. Proibições ao assassinato, estupro e suicídio são todas políticas que pretendem desencorajar comportamentos indesejados. Na jurisprudência do Reino Unido e do Canadá, mudar atitudes públicas a respeito de um comportamento é aceito como uma das funções chave de leis que as proibem. O meio mais efetivo para a "engenharia social" é através de mídia de massas e especialmente televisão. Governos também influenciam comportamento através de incentivos e desincentivos através de políticas econômicas e fiscais, e tem feito isso por séculos.

Na prática, chamar uma política de "engenharia social" é frequentemente uma questão de intenção. O termo é mais frequentemente empregado na política de direita, como uma acusação contra quem propõe usar leis, políticas fiscais e outros tipos de influência política para mudar relações de poder vigentes, como entre homens e mulheres, ou entre diferentes grupos étnicos[carece de fontes?]. Políticos conservadores norte-americanos têm acusado seus oponentes de fazer engenharia social através da promoção do politicamente correto, na medida em que isso possa mudar atitudes ao definir linguagem ou atos como "aceitáveis" ou "inaceitáveis". A mesma direita tem sido acusada de fazer engenharia social devido à promoção da abstinência de sexo, leis de sodomia, e patrocínio à oração nas escolas.
avatar
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 47
Inscrição : 08/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum