Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Sab Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sab Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Tikkun olam (consertando o mundo)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tikkun olam (consertando o mundo)

Mensagem por Eduardo em Sab Out 15, 2011 3:11 pm

Segundo a Wikipédia, enciclopédia livre:
Tikún olam (תיקון עולם) é uma frase em hebraico que significa "reparar o mundo". É importante na cultura judaica e frequentemente se utiliza para explicar o conceito judaico de justicia social.
No Talmud
A expressão tikún olam é usada na Mishnah na frase mip'nei tikún olam ("com propósito do tikún olam") para indicar que a prática deve ser seguida não porque é a Torah indica, se não porque ajuda a evitar consequencias sociaies negativas.
Nas preces judaicas
A frase tikun olam está incluida no Aleinu, a oração com a qual se concluem os três serviços religiosos diários que os judeus ortodoxos celebram. O Aleinu indica que compete ao povo Judeu louvar a haShem e manifesta a esperança de que um dia o mundo vai reconhecer Eterno e abandonar a idolatria. A frase tikún olam é usada na expressão Letakén olam bemalchut shadai, "aperfeiçoar e mundo sob a soberania do Shaddai". Em outras palavras, quando todos os seres humanos abandonarem os falsos deuses e reconhecerem a Hashem, o mundo estará perfeiçoado.
Na Cabalá
De acordo com o misticismo judaico, a Criação do Universo está representada de manera figurada como um recipiente que não pode conter a Luz Sagrada e se quebrou em pedaços (Shevirat Hakelim). Portanto, segundo os cabalistas, o Universo que conhecemos está literalmente quebrado e precisa de reparacão. Em consequencia, seguindo a Halachá (lei religiosa judaica) e cumprindo as mitzvot (preceptos), ajudamos a reparar o Universo. Assim, os cabalistas ensinam que a através de suas ações, cada pessoa pode participar do tikún olam, literalmente reparando e Universo e a Humanidade como parte da Criação do Sagrado.
O mundo foi quebrado em peças, e colocá-las juntas novamente é um trabalho para todos. De uma forma completamente confusa eu costumava pregar isso, hoje digo que nós somos as peças e não é nosso trabalho concertá-las, mas ajudá-las a encontrar aquele que pode concertar(Sem opinião pessoal para não prejudicar a mensagem). Lógico que precisamos reparar o mundo em que vivemos, desavenças e violência devem ser urgentemente substituídas por generosidade e compaixão, somos todos responsáveis, mas as coisas não devem acontecer do nosso jeito, caso contrário destruíremos com a mensagem do evangelho.
Confesso que tentei até viver um cristianismo conservador, uma espécie de Tikkun olan evangélico errado , aonde procurava ajudar os irmãos a encontrarem suas peças perdidas e concertá-las conforme eu pensava(uma espécie de cura interior). Bastou um pequeno problema em minha vida (um grande acidente que tive) para descobrir que tal idéia não funcionava. Descobri que certas coisas estão ao nosso alcance e podemos concertá-las, já outras não, simplesmente devemos aceitá-las, caso contrário ficaremos loucos.
Isso me levou a descobrir que a maioria dos problemas sociais que enfrentamos como Igreja hoje, foram gerados em nossos próprios ensinamentos sobre a vida. Nossa compreensão sobre santidade piorou a situação do mundo, pois o correto que muitas vezes anunciamos nos favorece mas prejudica o próximo, conhece essa história ?
O conceito de se construir uma sociedade modelo é muito antigo, e Jesus confrontou essa idéia que também foi praticada pelos fariseus de sua época, para que Deus os honrasse e concertasse a situação que viviam. Muitas denominações buscam por esse gol ainda nos dias de hoje, pregando contra tudo e todos, mas se esquecendo de explicar os por quês??? Deixando muita gente a ver navios!!!
Qual seria o motivo verdadeiro de ajudarmos as pessoas, amor, ou interesse de construirmos nossa moral diante de Deus ?
Como nós cristãos podemos afirmar que possuímos a verdade se condenamos os produtos e os resultados gerados na sociedade por nossas pregações ? Ou você não acredita que muitos viraram as costas para Deus devido as nossas ignorâncias?
O mundo deseja a Cristo, mas sua mensagem se perdeu em nossas tradições. Já passou da hora de nos humilharmos como Igreja e pregarmos ao mundo uma mensagem de amor, graça e perdão, anunciando que os nossos templos não são bons lugares para se freqüentar antes do indivíduo procurar conhecer a Deus individualmente. Devemos mostrar ao mundo que Deus está no controle e que Ele opera a todo minuto na vida de cada um com seu amor, caso contrário estaríamos todos mortos!
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Será que Deus amou somente alguns? E como crer em seu filho unigênito se nesse emaranhado de coisas o mundo secular está mais certo que nós cristãos?
Enfim, recebi essa semana um texto do Kivitz dizendo sobre a importância de se voltar as Escrituras devido a Babel que vem se tornando o movimento evangélico, acredito que ele esteja certo, mas confesso também que isso me preocupa, pois se voltarmos a Bíblia de forma errada novamente, as coisas vão piorar.
Bem, pensei no seguinte: Vou falar mais sobre a Bíblia em meu blog para participar em comunidade desta busca, acredito que muita gente não vai gostar do que vou escrever, mas se os ortodoxos e os católicos estão fazendo isso, por que não colocar a cara pra bater ? Acredito que, se buscarmos, se questionarmos, se duvidarmos e colocarmos em jogo certas verdades que afirmamos serem bíblicas, muita coisa pode mudar, e uma nova idéia para a Igreja pode surgir na cabeça daqueles que amam a Deus, seu Reino, e que anseiam em contribuir!
avatar
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 47
Inscrição : 08/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum