Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Jesus e as Tradições dos Fariseus

Ir para baixo

22102011

Mensagem 

jesus - Jesus e as Tradições dos Fariseus  Empty Jesus e as Tradições dos Fariseus




A oposição contra Jesus torna-se mais forte. Não somente muitos de seus discípulos se afastam, mas também judeus, na Judéia, procuram matá-lo, como tentaram fazer quando ele esteve em Jerusalém, na Páscoa de 31 EC.

É agora a Páscoa de 32 EC. Provavelmente, em harmonia com o requisito de Deus nesse sentido, Jesus vai a Jerusalém para comemorar a Páscoa. Mas faz isso cautelosamente, pois sua vida corre perigo. Depois disso, volta à Galiléia.

Jesus talvez esteja em Cafarnaum quando certos fariseus e escribas de Jerusalém se dirigem a ele. Eles procuram motivos para acusar Jesus de violar preceitos religiosos. “Por que infringem os teus discípulos a tradição dos homens dos tempos anteriores?”, perguntam. “Por exemplo, não lavam as mãos quando estão para tomar uma refeição.” Isto não é exigido por Deus, no entanto, os fariseus consideram uma transgressão séria não realizar este ritual tradicional, que incluía lavar as mãos e os braços até à altura do cotovelo.

Em vez de responder a essa acusação, Jesus aponta a iníqua e voluntária violação da Lei de Deus por parte deles. “Por que é também que vós infringis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?”, ele quer saber. “Por exemplo, Deus disse: ‘Honra a teu pai e a tua mãe’; e: ‘Quem injuriar pai ou mãe, acabe na morte.’ Mas vós dizeis: ‘Quem disser ao seu pai ou à sua mãe: “Tudo o que eu tenho, que da minha parte te poderia ser de proveito, é uma dádiva dedicada a Deus”, este absolutamente não deve mais honrar a seu pai.’”

Realmente, os fariseus ensinam que dinheiro, propriedade ou qualquer coisa dedicada como dádiva a Deus pertence ao templo, e não pode ser usado para outro objetivo. Todavia, na verdade, a dádiva dedicada é mantida pela pessoa que a dedicou. Assim, um filho, por simplesmente dizer que seu dinheiro ou sua propriedade é “corbã” — uma dádiva dedicada a Deus ou ao templo — evade-se do dever de ajudar seus pais idosos, que talvez sofram tremendas dificuldades.

Corretamente indignado diante desse iníquo torcimento da Lei de Deus, pelos fariseus, Jesus diz: “Invalidastes a palavra de Deus por causa da vossa tradição. Hipócritas! Isaías profetizou aptamente a vosso respeito, quando disse: ‘Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está muito longe de mim. É em vão que persistem em adorar-me, porque ensinam por doutrinas os mandados de homens.’”

A multidão talvez se tenha afastado para permitir que os fariseus interroguem a Jesus. Agora que os fariseus não têm como responder à forte censura que Jesus lhes dirige, ele pede que a multidão se aproxime. “Escutai-me”, diz ele, “e compreendei o significado. Não há nada de fora dum homem passando para dentro dele que possa aviltá-lo; mas as coisas que procedem do homem são as que aviltam o homem”.

Mais tarde, ao entrarem numa casa, os seus discípulos perguntam: “Sabes que os fariseus tropeçaram por ouvirem o que disseste?”

“Toda planta que meu Pai celestial não tiver plantado será desarraigada”, responde Jesus. “Deixai-os. Guias cegos é o que eles são. Se, pois, um cego guiar outro cego, ambos cairão numa cova.”

Jesus parece surpreso quando, em nome dos discípulos, Pedro pede esclarecimento quanto ao que avilta o homem. “Estais vós também ainda sem entendimento?”, pergunta Jesus. “Não percebeis que tudo o que entra pela boca passa para os intestinos e é eliminado para o esgoto? No entanto, as coisas procedentes da boca saem do coração, e estas coisas aviltam o homem. Por exemplo, do coração vêm raciocínios iníquos, assassínios, adultérios, fornicações, ladroagens, falsos testemunhos, blasfêmias. Estas são as coisas que aviltam o homem; mas tomar uma refeição sem lavar as mãos não é o que avilta o homem.”

Jesus não está desestimulando a higiene normal. Não argumenta ser desnecessário lavar as mãos antes de se preparar alimentos ou tomar uma refeição. Em vez disso, Jesus condena a hipocrisia de líderes religiosos que enganosamente tentam burlar as justas leis de Deus por insistirem em tradições não-bíblicas. Sim, o que avilta o homem são ações iníquas, e Jesus mostra que estas se originam no coração da pessoa. João 7:1; Deuteronômio 16:16; Mateus 15:1-20; Marcos 7:1-23; Êxodo 20:12; 21:17; Isaías 29:13.

Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos