Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
A questão do Sábado EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
A questão do Sábado EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
A questão do Sábado EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
A questão do Sábado EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
A questão do Sábado EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
A questão do Sábado EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
A questão do Sábado EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
A questão do Sábado EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
A questão do Sábado EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
A questão do Sábado EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
A questão do Sábado EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
A questão do Sábado EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

A questão do Sábado

+4
Lucas Paulo
Diego
Carlstadt
stoduti
8 participantes

Ir para baixo

A questão do Sábado Empty A questão do Sábado

Mensagem por stoduti Sex Abr 02, 2010 1:42 pm

Gostaria de deixar claro que não é minha intenção perturbar a mente das pessoas, e muito menos abalar a fé de ninguém, só acho que essa questão deve ser muito bem esclarecida de maneira que tenhamos uma opinião firme e unânime como guardadores do Sábado caso sejamos indagados sobre o assunto. Pois bem, quando usufruímos de um serviço oneroso colocado a nossa disposição, seja ele serviço de transporte, energia, água-esgoto, telefonia, saúde, estabelecemos uma relação de contratual em que são partes o tomador (nós) e o prestador (empresa de transporte, energia, telefonia etc...). Ora, esta relação contratual é onerosa (ela é paga e que ninguém se engane quanto a isso) existe alguém trabalhando no Sábado para que nós sejamos antendidos, ou seja, o prestador está nos servindo sim, pois está sendo remunerado por nós (quando pego o ônibus eu tenho que pagar pelo trecho, caso contrário não poderei utilizá-lo. Quando faço uma ligação telefônica, tenho que pagar pelos minutos, caso contrário a ligação não se completa), isto é fato. Eu já vi uma posição de um pastor dizendo assim: “Eu não penso que as pessoas que não guardam o sábado na atualidade, mas nos beneficiam com seu trabalho, estejam "nos servindo”. Sinto muito mas não vejo o mínimo de coerência nessa afirmação, mas respeito.
O que estou querendo dizer com isso é que não podemos simplismente afirmar que nesta relação contratual temos uma espécie de salvo-conduto dado por Deus pois o meu motivo é nobre (ir à igreja de ônibus), enquanto que o motivo do prestador do serviço de transporte não é (obter remuneração) e, portanto ele é pecador e eu não, ele transgride o Sábado é tem culpa, eu trasgrido o Sábado e fico sem culpa (pois, tanto ele como eu estamos transgredindo o Sábado). Como sair de uma situação destas, como pregar a um motorista de trasporte coletivo sobre o Sábado, afirmar que ele será trasgressor se cumprir sua escala de trabalho no Sábado e em momento posterior tomar a condução que ele está dirigindo para ir a igreja no Sábado. Outrossim, nossos hospitais e igrejas precisam das empresas prestadoras do serviço de energia para prestarem seus serviços de saúde e orientação espiritual, e para isso pessoas, que também são filhos de Deus, estão trabalhando aos Sábados para nos fornecer a energia.
Deus aceita o nosso culto racional, e, portanto, precisamos nos posicionar racionalmete e com fundamento.
Espero que não tenha ofendido ninguém com minhas considerações, pois pela graça de Deus sou Adventista do Sétimo dia e defensor dos 10 mandamentos dados no monte Sinai a Moisés.
Um grande abraço a todos e que o Senhor Jesus possa nos esclarecer e abençoar.
Sérgio IASD Central de Campo Grande - MS

stoduti

Mensagens : 6
Idade : 55
Inscrição : 02/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Carlstadt Sex Abr 02, 2010 5:08 pm

Concordo com você, algumas dessas atividades devem ser evitadas, não que sejam necessariamente um tipo de transgressão, mas por provocarem escândalo. Os membros devem procurar as igrejas mais próximas de suas casas. Somente em casos de risco a vida poderiamos utilizar serviços de terceiros.

Por outro lado não vejo problema quanto ao fornecimento de energia, visto que a reserva acumulada e usada por nós não é necessariamente produzida no mesmo dia. Além disso, não há nesse caso, o impacto do escândalo, que é o principal empecilho ao uso dos transportes públicos.
Carlstadt
Carlstadt
Administrador
Administrador

Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por stoduti Sáb Abr 03, 2010 4:38 pm

Caro amigo Ronaldo,
O fato de a reserva acumulada e usada por nós não ser necessariamente produzida no mesmo dia, ou seja, o que usamos no Sábado não ser produzido no Sábado, não muda nada o fato de que existem pessoas trabalhando (TRANSGREDINDO O MANDAMENTO DE DEUS) no Sábado para que desfrutemos do serviço tanto na igreja como em nossos lares.
As empresas fornecedoras não são automatizadas, não existem máquinas e computadores trabalhando somente, existem pessoas lá, elas precisam estar lá, como em hospitais para atender os doentes. Onde quero chegar com isso?
Pergunta de um funcionário da empresa de energia que está estudando a bíblia comigo: eu compreendo e aceito que o sábado deve ser observado, no entanto para que a igreja desfrute da energia necessária para realizar os cultos aos sábados necessário se faz que a empresa em que trabalho esteja funcionando no sábado, e que eu ou outro funcionário esteja lá fazendo as coisas funcionarem. Ora, estaria eu trangredindo o mandamento se trabalhasse aos sábados, sendo que se eu ou outro não o fizermos a igreja (que está pagando pelo serviço prestado no sábado, o relógio medidor de energia roda aos sábados também) não terá energia para realizar seus cultos?
Deus nos ilumine.

stoduti

Mensagens : 6
Idade : 55
Inscrição : 02/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Carlstadt Sáb Abr 03, 2010 4:51 pm

Em casa seria facil evitar o uso da energia, mas o que dizer de igrejas grandes onde é necessário o uso do microfone ? Ou igrejas em regiões muito frias ou muito quentes onde se faz necessário o uso de climatizadores ?
Carlstadt
Carlstadt
Administrador
Administrador

Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por stoduti Sáb Abr 03, 2010 5:43 pm

Por isso mesmo que eu acho que eu não posso dizer a pessoa que trabalha em uma empresa destas que ele não pode cumprir sua escala de trabalho aos sábados ou estaria pecando. A gente tem uma visão limitada das coisas, pois se fosse enfermeiro ou médico diriamos que não há pecado em dar plantão aos sábados pois a saúde é essencial. Mas, como vc mesmo colocou, a energia passou a ser essencial como a saúde.
Abraços.

stoduti

Mensagens : 6
Idade : 55
Inscrição : 02/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Carlstadt Sáb Abr 03, 2010 6:19 pm

Mesmo que nenhum adventista utilizasse energia elétrica no sábado ainda sim as usinas e suas concessionárias estariam funcionando. Nós não contribuiriamos em nada ao não utilizarmos esse serviço.

Não vejo motivo para um adventista trabalhar em empresas do setor energético aos sábados, pode ser feita a troca de turno facilmente.
Carlstadt
Carlstadt
Administrador
Administrador

Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por stoduti Sáb Abr 03, 2010 6:35 pm

Trocar o turno sempre foi uma saída, mas se trabalhamos no setor de saúde, cobramos por isso. Acho que o serviço deveria ser voluntário tanto na saúde como em outro serviço essencial.

stoduti

Mensagens : 6
Idade : 55
Inscrição : 02/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Carlstadt Sáb Abr 03, 2010 8:51 pm

stoduti escreveu:Acho que o serviço deveria ser voluntário tanto na saúde como em outro serviço essencial.
É uma boa saida.
Carlstadt
Carlstadt
Administrador
Administrador

Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Diego Seg Abr 05, 2010 12:46 pm

Bem Amigos...

Assim como os Nobres achim (irmãos) eu tbm sou zelador da Torah, a mesma que diz no seu quarto Mitsvot que o sábado é o dia do Eterno.

Sobre o quarto mandamento encontramos:

Êxodo 35:3: “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado."

Será que o pecado é o fogo ??
Será que o pecado é o sábado??

Bem acho que não!. Esse mandamento para os dias atuais não é violado quando pegamos um esqueiro ou um pálito de fósforo e o riscamos. Seria extremamentte trabalhoso acendermos o fogo sem a tecnologia atual. Para um Judeu acender um fogo na era da "pedra" era um trabalho descomunal e isso tomaria seu tempo e esse ficaria sem tempo para reservar o maxímo de horas possíveis ao serviço de adoração, que diga-se de passagem era bem diferente de como o é hj.
Se continuarmos a lermos o restante do capítulo veremos que a adoração sabática seguia todo um rito meramente simbológico. Nós como estudante da Torah sabemos que nada, absolutamente nada, da Leí foi abolida ( Mt 5:17-19), porém sabemos que muitas coisas da Torah eram símbolos, sombra ( Hb) e tudo que era simbólico Jesus cumpriu fielmente e esse nosdeu a seguinte orientação:

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (Jo 5)

Obviamente que esse versículo não dá margens para desfazermos ou invalidarmos as 10 Palavras, mas nos dá o sentido da verdadeira adoração, ou seja, a verdadeira motivação pela qual desejamos que nos sobre mais tempo possível no shabat.

Em Galatas Paulo adverte severamente aqueles que tentam se justificar pela Torah e seus simbolismos anulando o sácrificio vicário de Yeshua. Se o sábado for para o crente um meio de salvação, quão miserável será tal. Yeshua deixo-nos claro que é lícito fazer o bem. Então surge algumaas perguntas:

será que o assalariado estando empregado não está fazendo o bem para si e para todos que dependem de sua renda?

Será que devo pedir demissão súmaria tão quando aprendo que o sábado é um momento todo especial de renuncia, e deixar minha família desamparada?

Será que não é posssível adorar em espírito e em verdade realizando outras tarefas?

Será que louvar a Deus é ir a Igreja?

Será que louvar a Deus é cantar hinos e mais hinos?

Devemos concordar que em dias atuais devido a ganância desenfreada dos homens se torna cada vez mais difícil encontrarmos empregos que nos dê a condição e o "luxo" de zelarmos pelo sabath como deveriamos fazer. Diante disso como proceder?

Será que Deus deixou de contemplar as motivações dos corações e irá condenar aqueles que fazem por necessidade?

Será que todos tem o mesmo padrão de vida e podem se dar o luxo de escolher o dia de trabalho?

Bem.. eu de particular opnião acho que Deus tudo sabe e Ele será fiel e justo ao julgar cada um segundo seu próprio conselho.

Como stoduti disse, se apartir do momento que eu pego uma condução estou forçando os condutores ao trabalho, sendo assim deveria ser um peso e uma medida, se há erro todos estamos errados e se há acerto todos estamos certos, YHWH o saberá!
Diego
Diego

Mensagens : 27
Idade : 41
Inscrição : 11/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Será que Deus deixou de contemplar as motivações dos corações e irá condenar aqueles que fazem por necessidade?

Mensagem por stoduti Sex Abr 09, 2010 2:31 pm

Caro irmão, Jesus deixou bem claro que para Deus o homem é mais importante que o Sábado, isso é incontestável, quando disse "o Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Sábado" Mat. 2:27. No entanto, Ele também disse "Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor" Mat. 12:8. Ora, ao dizer isto Ele se coloca como autoridade máxima do quarto mandamento, mas muitos O interpretam, penso eu, de forma equivocada afirmando que quando disse isso Ele diminuiu a importância do mandamento ou mesmo que o revogou. No meu entender não é prerrogativa nossa estabelecermos algum tipo de grau de importância quando comparamos um mandamento ao outro, e, como vc mesmo afirmou Jesus não revogou nada ("Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir" Mat. 5:17). O que acontece é que o homem sente maior gravidade em praticar um ato a outro. Deus ordenou que não tirássemos a vida de ninguém, a maioria das pessoas consideram este um ato muito grave. No entanto, não consideram grave falar o nome de Deus em vão e fazemos isso constantemente sem arrependimento ("oh, meu deus do céu", em seguida soltamos um baita palavrão). affraid Assim, amigos, não podemos banalizar nenhum dos mandamentos, essa estratégia foi a mais bem sucedida do inimigo Satanás para separar o homem de Deus. O que quero dizer com isso é: Deus nunca abandonará seus filhos em dificuldades tais que não possamos suportar por sermos obedientes a um de seus mandamentos, e assim como não nos esquecemos do nosso compromisso em não tirar a vida do semelhante ou não roubá-lo, não podemos nos esquecer do nosso compromisso em não invocarmos Seu Santo Nome em vão, assim como, em separ um dia na semana (Sábado) para nos afastarmos de nossas atividades necessárias e rotineiras e termos uma comunhão especial com Deus O adorando como criador e mantenedor da vida, é um compromisso tão importante quanto os outros. Um grande abraço.

stoduti

Mensagens : 6
Idade : 55
Inscrição : 02/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Diego Sáb Abr 10, 2010 8:45 am

Shalom stoduti...

De fato o Shabat é o dia do eterno!!!!!

Mas o dia não é mais importante que o homem!!! Devemos nos esforçar e sempre procurarmos resolver nossos problemas no decorrer da semana, contudo existem situações de especiais particularidades que D'us saberá Naquele Dia.

Shalom Adonay.
Diego
Diego

Mensagens : 27
Idade : 41
Inscrição : 11/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty POLICIAIS MILITARES E AGUARD DO SABADO

Mensagem por Lucas Paulo Sex maio 14, 2010 5:24 am

Falo a respeito do trabalho aos sábados. Em se tratando de atividades comerciais ou industriais, nada a comentar. O 4º mandamento é claro. Mas, quando Cristo disse que "é lícito fazer o bem no sábado", fica a dúvida: O QUE SIGNIFICA REALMENTE FAZER O BEM NO SÁBADO?

Para a opinião dominante, FAZER O BEM abrangeria, para atividades profissionais, em resumo, a realização de atividades ligadas à área da saúde, em especial as de Enfermagem. Por um lapso de lucidez, as cabeças pensantes que se locupletam do Santo Dízimo para bem viver chegaram à brilhante conclusão de que pessoas doentes não poderiam em hospitais ficar desassistidas durante as Sagradas horas do Sábado.

Tudo bem. Mas, será que apenas as atividades diretas da área da saúde assim podem ser consideradas?

Meu questionamento portanto é nesse sentido. Quem trabalha na área de Segurança Pública, por exemplo, pode ser considerado transgressor se trabalhar no sábado? Será que alguém que trabalhe em uma Delegacia de Polícia e esteja num plantão pode dizer-se estar transgredindo o mandamento se trabalhar no sábado? Se um adventista for seqüestrado na sexta-feira à noite, só irá a família procurar as autoridades após o Pôr-do-sol seguinte?

Se bandidos matarem um adventista no sábado pela manhã, o corpo só poderá ser removido após o anoitecer?

Lucas Paulo

Mensagens : 5
Idade : 45
Inscrição : 14/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Eduardo Sex maio 14, 2010 1:20 pm

Essas perguntas são pertinentes e deveriam ser discutidas pela Associação Geral. Esses serviços essenciais talvez pudessem até ser classificados mas ai correriamos o risco de criar uma nova tradição farizaica pós-moderna.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Lucas Paulo Qui maio 20, 2010 2:47 am

a minha mente já esta mais do que perturbada. ouso sobre o sábado e nem consigo dormir.

Lucas Paulo

Mensagens : 5
Idade : 45
Inscrição : 14/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Lucas Paulo Qui maio 20, 2010 2:55 am

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. (Colossenses 2:16, 17)

Lucas Paulo

Mensagens : 5
Idade : 45
Inscrição : 14/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Lucas Paulo Qui maio 20, 2010 2:58 am

Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. (Gálatas 4:9-11)

Lucas Paulo

Mensagens : 5
Idade : 45
Inscrição : 14/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Lucas Paulo Qui maio 20, 2010 3:04 am

NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.



Mandamento


Antigo Testamento


Novo Testamento

1.º


Êxodo 20:2-3


I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31

2.º


Êxodo 20:5,6


I João 5:21

3.º


Êxodo 20:7


Tiago 5:12

4.º


Êxodo 20:8-11


? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

5.º


Êxodo 20:12


Efésios 6:1-3

6.º


Êxodo 20:13


Romanos 13:9

7.º


Êxodo 20:14


I Coríntios 6:9-10

8.º


Êxodo 20:15


Efésios 4:28

9.º


Êxodo 20:16


Colossenses 3:9;Tiago 4:11

10.º


Êxodo 20:17


Efésios 5:3





Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor.


stoduti escreveu:Caro irmão, Jesus deixou bem claro que para Deus o homem é mais importante que o Sábado, isso é incontestável, quando disse "o Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Sábado" Mat. 2:27. No entanto, Ele também disse "Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor" Mat. 12:8. Ora, ao dizer isto Ele se coloca como autoridade máxima do quarto mandamento, mas muitos O interpretam, penso eu, de forma equivocada afirmando que quando disse isso Ele diminuiu a importância do mandamento ou mesmo que o revogou. No meu entender não é prerrogativa nossa estabelecermos algum tipo de grau de importância quando comparamos um mandamento ao outro, e, como vc mesmo afirmou Jesus não revogou nada ("Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir" Mat. 5:17). O que acontece é que o homem sente maior gravidade em praticar um ato a outro. Deus ordenou que não tirássemos a vida de ninguém, a maioria das pessoas consideram este um ato muito grave. No entanto, não consideram grave falar o nome de Deus em vão e fazemos isso constantemente sem arrependimento ("oh, meu deus do céu", em seguida soltamos um baita palavrão). affraid Assim, amigos, não podemos banalizar nenhum dos mandamentos, essa estratégia foi a mais bem sucedida do inimigo Satanás para separar o homem de Deus. O que quero dizer com isso é: Deus nunca abandonará seus filhos em dificuldades tais que não possamos suportar por sermos obedientes a um de seus mandamentos, e assim como não nos esquecemos do nosso compromisso em não tirar a vida do semelhante ou não roubá-lo, não podemos nos esquecer do nosso compromisso em não invocarmos Seu Santo Nome em vão, assim como, em separ um dia na semana (Sábado) para nos afastarmos de nossas atividades necessárias e rotineiras e termos uma comunhão especial com Deus O adorando como criador e mantenedor da vida, é um compromisso tão importante quanto os outros. Um grande abraço.

Lucas Paulo

Mensagens : 5
Idade : 45
Inscrição : 14/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Jorge Qui maio 20, 2010 2:32 pm

Antes de tudo acesse os links abaixo:

Do sábado para o domingo
O Santo Sábado do Senhor
O sábado bíblico: A perspectiva adventista
Sábado da Criação, o Salvador e Criador
Guarda do Sábado e os Serviços "Essenciais"
A Lei de Deus
Lucas Paulo escreveu:NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.
Da mesma forma, não encontramos no novo testamento mandamento proibindo o casamento entre irmãos, como faremos então ? Isso deixou de ser pecado ? Claro que não, leia Romanos 3:31:

"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." [Rm 3]

Assim como o sábado o mandamento proibindo o casamento entre irmãos está presente na Lei Moral de Deus. Meu amado, leia novamente cada comparação desta tabelinha. Por favor, confira com o que está escrito nos versos abaixo:

S. Lucas 4:16 – “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de Sábado, segundo o Seu costume, na Sinagoga, e levantou-Se para ler”.

I Pedro 2:21 – “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais Suas pisadas”.

Jesus por 33 anos guardou o Sábado. Agora ouça o que Ele afirmou para um evento a ocorrer 39 anos após Sua ressurreição – a destruição de Jerusalém:

Mateus 24:20 – “Orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no Sábado”.

Texto por texto, qual tem mais peso? Usando a regra da tabelinha, esta preocupação de Jesus em não transgredir o Sábado, não é a favor deste santo mandamento?

Os discípulos foram obedientes. Veja: Lucas 23:54-56 –“E era o dia da preparação e amanhecia o Sábado. E as mulheres que tinham vindo da Galiléia seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o Seu corpo. E, voltanto elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no Sábado repousaram conforme o mandamento.”

Veja Paulo guardando o sábado: "No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido" (Atos 16:13).

Isto foi escrito trinta e três anos após a destruição de Jerusalém. Viu!?

http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2009/04/paulo-e-o-sabado-rom-145-7-colos-216-17.html

Jorge

Mensagens : 2
Idade : 54
Inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por corminho Ter Jun 08, 2010 1:58 pm

prezados colegas,


A sociedade evangélica de modo geral afirman que,o sábado foi tão somente outorgado aos judeus ou israelitas e que todas as nações desde os primeiros cristãos até os nossos presentes dias estão escusos da observância deste.

Se o sábado foi inserido tão somente para esta nação,e nós estamos longe de observá-lo,também estamos longe da salvação,por que a salvação vem tão somente aos judeus,e agora estamos escusos da salvação! Esta mensagem é para todos que calcam à pé o infinito sábado...

corminho

Mensagens : 1
Idade : 35
Inscrição : 08/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty GUARDAR O SÁBADO ERA SOMENTE PARA O POVO DE ISRAEL 2 ! A LEI FOI ABOLIDA !?

Mensagem por maicom_italo Qua Jul 07, 2010 2:44 pm

GUARDAR O SÁBADO ERA SOMENTE PARA O POVO DE ISRAEL 2 ! A LEI FOI ABOLIDA !?
GUARDAR O SÁBADO ERA SOMENTE PARA O POVO DE ISRAEL VEJA : Êxodo 31:12-18¬
Deuteronômio 5:1-3, 12¬
Ezequiel 20:10-12¬

No Novo Testamento, vemos que as leis do Velho Testamento eram para continuar somente até a morte de Cristo. (Nas passagens seguintes, a ênfase está acrescentada para esclarecer o sentido).

Efésios 2:14-15
"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homen, fazendo a paz." Esta passagem mostra que Cristo aboliu a "lei dos mandamentos". Desde que a guarda do sábado era um destes mandamentos, e não foi incluída no Novo Testamento, não necessitamos guardar o sábado.



Gálatas 3:15-5:4
Gálatas 3:19¬ "Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador." Se a lei foi acrescentada até que Cristo veio, então o domínio da lei parou quando Cristo veio.

Gálatas 3:24-25¬ "De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio." A lei foi nosso instrutor, para levar-nos a Cristo, mas agora que Cristo veio, "já não permanecemos subordinados ao instrutor".

Gálatas 4:1-5¬ "Digo, pois, que durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. Assim também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos." A lei foi dada para a infância do povo de Deus. Cristo veio para nos adotar como filhos e redimir-nos da lei.

Gálatas 5:4¬ "De Cristo vos desligastes vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes." A conseqüência da volta para a lei é que decaímos da graça.
Hebreus 7-10
Hebreus 7:12¬ "Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei." A lei foi mudada.

Hebreus 7:18-19¬ "Portanto, por um lado, se revoga a anterior



VEJA MINHAS PERGUNTAS :

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AmnnxeXS7jjT3Rlzzv2ZrInJ6gt.;_ylv=3?qid=20100623123949AAFK2pd

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AnVoJv3RDgezwCCSWMeS92zJ6gt.;_ylv=3?qid=20100628143042AAOFOGd

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AlXBPy1kq22BBzEuj__cjrDJ6gt.;_ylv=3?qid=20100628141550AAOuupA


http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Au9XtuAd7PRP0ygNRXZ3vP7I6gt.;_ylv=3?qid=20100705060241AAp5RxA

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AjqlnlvmUf1p03JJT6OOvT7J6gt.;_ylv=3?qid=20100628074408AA7vTG3

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AhVuj5pSI5SDsFyrfe5k6V3J6gt.;_ylv=3?qid=20100623124639AAc6waj

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ar9OsWHyul.swBX6ZaavCrTJ6gt.;_ylv=3?qid=20100623124156AAtuwI8



http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Aub4crBOYNDZID5bmEvZzWzJ6gt.;_ylv=3?qid=20100628142952AAvLoTg

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Aub4crBOYNDZID5bmEvZzWzJ6gt.;_ylv=3?qid=20100628142952AAvLoTg

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=ArPpMfVP2wyMyzGhekB8avfJ6gt.;_ylv=3?qid=20100623121944AAiyuPW

maicom_italo

Mensagens : 12
Idade : 33
Inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty GUARDAR O SÁBADO ERA SOMENTE PARA O POVO DE ISRAEL ! A LEI FOI ABOLIDA !?

Mensagem por maicom_italo Qua Jul 07, 2010 2:44 pm

GUARDAR O SÁBADO ERA SOMENTE PARA O POVO DE ISRAEL ! A LEI FOI ABOLIDA !?

f) Embora Deus tenha abençoado e santificado o dia sétimo da criação (Gn 2.2,3), Ele não ordenou a Adão guardá-lo, somente em Moisés e para Israel :

Êxodo 31:12-18¬ "Disse mais o Senhor a Moisés: Tu, pois, falarás aos filhos de Israel, e lhes dirás: Certamente guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque é santo para vós outros: aquele que o profanar, morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá. Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre;

• Deuteronômio 5:1-3, 12¬ "Chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhe: Ouvi, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes. O Senhor nosso Deus fez aliança conosco em Horebe. Não foi com nossos pais que fez o Senhor esta aliança, e, sim, conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos...Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus." A aliança que incluía o dia do sábado foi exclusivamente feita com os israelitas e com ninguém mais.

Ezequiel 20:10-12¬ "Tirei-os da terra do Egito e os levei para o deserto. Dei-lhes os meus estatutos, e lhes fiz conhecer os meus juízos, os quais cumprindo-os o homem, viverá por eles. Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica." Aqueles a quem a lei do sábado foi dada foram o povo de Israel, aqueles que foram resgatados do Egito.

Às vezes, os adventistas mostram que Deus descansou no sétimo dia da criação (Gênesis 2:1-3). E daí eles deduzem que aos homens foi ordenado que guardassem o sábado desde o tempo da criação. Mas nenhuma passagem afirma isso. De fato, a primeira vez que lemos sobre homens guardando o sábado, ou um mandamento para os homens guardarem o sábado, é em Êxodo 16, depois que Moisés tinha guiado os israelitas para fora do Egito. Gênesis 2 mostra que Deus descansou no sétimo dia, mas não ordena que os homens guardem o sétimo dia. De fato, a Bíblia nunca ordenou aos gentios que guardassem o sábado ¬ somente os judeus ¬ desde o tempo de Moisés até Cristo.

k) Podemos afirmar biblicamente que o sábado não é necessário no Novo Testamento? Claro que sim. Primeiro, porque já vimos que o sábado era só para o antigo povo de Israel; em segundo lugar, porque não existe mandamento em o Novo Testamento que nos leve a guardar qualquer dia da semana; e em terceiro lugar, porque não temos obrigações morais em cima de cerimônias e liturgias e isto é claro na Bíblia, pois senão vejamos:

- "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das cousas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo". (Cl 2.16,17).

- "Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente" (Rm 14.5).

- "como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravisar-vos? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco" (Gl 4.9b-11).

(João 5:18)- Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado




CONTINUAÇÃO : http://apologetica.forumbrasil.net/forum-de-debates-f1/nao-ha-diferenca-entre-lei-moral-e-lei-cerimonial-nao-existe-essa-distincao-na-biblia-t176.htm#419




VEJA MINHAS PERGUNTAS :

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AmnnxeXS7jjT3Rlzzv2ZrInJ6gt.;_ylv=3?qid=20100623123949AAFK2pd

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AnVoJv3RDgezwCCSWMeS92zJ6gt.;_ylv=3?qid=20100628143042AAOFOGd

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AlXBPy1kq22BBzEuj__cjrDJ6gt.;_ylv=3?qid=20100628141550AAOuupA


http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Au9XtuAd7PRP0ygNRXZ3vP7I6gt.;_ylv=3?qid=20100705060241AAp5RxA

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AjqlnlvmUf1p03JJT6OOvT7J6gt.;_ylv=3?qid=20100628074408AA7vTG3

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AhVuj5pSI5SDsFyrfe5k6V3J6gt.;_ylv=3?qid=20100623124639AAc6waj

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ar9OsWHyul.swBX6ZaavCrTJ6gt.;_ylv=3?qid=20100623124156AAtuwI8



http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Aub4crBOYNDZID5bmEvZzWzJ6gt.;_ylv=3?qid=20100628142952AAvLoTg

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Aub4crBOYNDZID5bmEvZzWzJ6gt.;_ylv=3?qid=20100628142952AAvLoTg

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=ArPpMfVP2wyMyzGhekB8avfJ6gt.;_ylv=3?qid=20100623121944AAiyuPW

maicom_italo

Mensagens : 12
Idade : 33
Inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A questão do Sábado Empty Re: A questão do Sábado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos