Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Sab Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sab Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Niemeyer inclui em seu livro e em sua obra uma Igreja Adventista do 7º Dia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

06122012

Mensagem 

Niemeyer inclui em seu livro e em sua obra uma Igreja Adventista do 7º Dia








O arquiteto Oscar Niemeyer, 104, apresentou uma “hemorragia digestiva”, segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio. Niemeyer continua internado na Unidade Intermediária e seu estado ainda requer cuidados. É a terceira vez que Niemeyer é internado neste ano.

Por que Niemeyer decidiu incluir em seu livro uma Igreja Adventista do 7º Dia?

Filho de Oscar Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, Oscar Niemeyer nasceu em 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro, bem antes do homem ir à Lua. De origens múltiplas, o que lhe agrada particularmente, o arquiteto mais famoso do país gosta de ressaltar os nomes e suas raízes: Ribeiro e Soares, portugueses; Almeida, árabe; e Niemeyer, alemão. Apesar das origens familiares católicas se diz ateu. Suas convicções, no entanto, não o impediram de projetar várias obras sacras.

Niemeyer diz na introdução do livro “As Igrejas de Oscar Niemeyer” que a avó materna organizava missas todos os domingos em Laranjeiras, localidade onde nasceu, cresceu e casou-se com Annita Baldo, filha de imigrantes italianos da província de Pádua. A família era muito temente a Deus. O livro reúne imagens e desenhos de 16 obras como a Catedral de Brasília, o templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Paricatuba, PA, e a famosa Igreja da Pampulha, inaugurada em 1943 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Aos 103 anos, o brasileiro Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares já viu de tudo no Brasil. Passou pelos governos de Getulio Vargas, Juscelino Kubitschek, Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva. Sobreviveu ao período das ditaduras. O pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado teve um encontro inesquecível com o empresário Milton Soldani Afonso e um dos frutos é uma das mais belas obras de Niemeyer.

O sonho de Milton de se ter no Brasil uma Igreja Adventista do Sétimo Dia construída com um projeto de Niemeyer ganhou probabilidades com o amigo Peter Gasper. Um dos pioneiros do lighting design brasileiro que atua iluminando obras arquitetônicas, com destaque para as de Oscar Niemeyer. A ligação de Gasper com Niemeyer serviu de ponte para que Milton Afonso lançasse o desafio para o mestre da arquitetura.




“Quando disse que sou Adventista do 7º Dia, Niemeyer perguntou o que difere dos judeus, que também guardam o sábado. Contei que acreditamos na primeira e segunda vinda de Jesus, o Messias Salvador. Niemeyer pediu um tempo para pensar e logo diria se aceitaria meu convite para projetar um Templo Adventista. Aguardei a resposta em oração”. Milton Afonso, um homem de fé, sabia que Niemeyer seria um instrumento nas mãos do Criador. E assim aconteceu!


“Chegou o dia esperado. Niemeyer disse que atenderia meu pedido, faria o projeto arquitetônico de uma Igreja Adventista do 7º Dia e mais, não cobraria nada por isso. Oscar Niemeyer mandou parar a impressão do seu livro e incluiu na obra o único templo evangélico”. O livro “As igrejas de Oscar Niemeyer” acaba de ser lançado no Brasil com o sonho de Milton, que está sendo realizado no norte do país. Dr. Milton conta que decidiu erguer a “igreja de Niemeyer” em Paricatuba, no município de Benevides, Região Metropolitana de Belém, terra natal de sua esposa Arlete Afonso. Depois do Memorial da Cabanagem, construído em concreto, em 1985, o templo com mil lugares é a obra do ícone no estado. Com formas arredondadas, toda a estrutura é apoiada em uma cruz de concreto e aço. Fica a 40 quilômetros de Belém, no campus da Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), ao custo de R$ 10 milhões.


“Continuo ateu, mas ultimamente sinto-me inclinado a fazer igrejas. Agora uma Igreja Adventista”. Oscar Niemeyer


A “luz” que Peter Gasper deu foi importante nesse processo. A generosidade e talento do artista Niemeyer fez a diferença e a ousadia de Milton Afonso foi só o que o Criador precisava para projetar uma obra diferenciada no Brasil.


Seja feliz!


(J.Washington)

Fonte: Novo Tempo
Niemeyer inclui em seu livro uma Igreja Adventista do 7º Dia


"Conforme aquele caminho que chamam SEITA, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na LEI e nos PROFETAS" (Atos 24:14 ) - Paulo, o apostolo dos gentios
avatar
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 47
Inscrição : 08/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum