Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Sab Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sab Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

A Bíblia proíbe a doação de sangue?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Bíblia proíbe a doação de sangue?

Mensagem por Eduardo em Dom Maio 16, 2010 1:56 pm

Procuradoria concorda com recusa de transfusão de sangue

O direito à recusa de transfusão de sangue por paciente da religião Testemunha de Jeová foi reconhecido pela Procuradoria Geral do Estado. O órgão concordou com o parecer jurídico do advogado Luís Roberto Barroso, que considera legítima a recusa. A decisão deve servir de parâmetro a toda a rede estadual.

A ressalva é de que o paciente seja maior de idade e esteja plenamente consciente. O parecer do advogado foi reconhecido pela procuradora-geral Lúcia Léa Guimarães.

O assunto foi encaminhado há quatro meses à Justiça pela Uerj, a fim de que fosse estabelecida norma sobre como proceder nos casos em que pacientes testesmunhas de Jeová se recusassem a receber sangue. O último caso registrado foi de uma paciente de 22 anos, que estava internada no hospital Pedro Ernesto.

O parecer pode ser levado ao Supremo Tribunal Federal pela Casa Civil, que deve propor uma ação direta de inconstitucionalidade. “Como o parecer não é lei, mas uma interpretação de lei, o médico não fica isento do risco de processo, já que a resolução do Cremerj (contrária ao parecer) continua valendo. O Supremo diria se ele é constitucional ou não”, afirmou o subprocurador Rodrigo Marcarenhas.
Opinião e Notícia
A BÍBLIA PROÍBE DOAÇÃO DE SANGUE?

A doutrina de que Deus veda e abomina uma medida eficassíma de salvar vidas humanas, a transfusão de sangue humano, é relativamente nova na sistemática jeovista. Russell [fundador da denominação] jamais pensou nela. Rutherford [o segundo dirigente], idem. Mas logo após a morte do "Juiz" [Rutherford], ocorrida em 1942, já nos corredores da Sociedade Torre de Vigia se cochivava alguma coisa a respeito da transfusão de sangue. Era ainda uma coisa vaga, que só três anos mais tarde assumiria definitivamente foros de doutrina a ser finalmente incorporada ba dogmática da seita. Sob a direção de Nathan Knorr, os 'doutores da lei' do neo-russelismo, a princípio timidamente, começaram a propalar a grande 'descoberta': a transfusão de sangue é proibida pela Bíblia. E sem levar em conta o fato indisputável de que a Bíblia nem toca neste assunto, totalmente desconhecido dos tempos bíblicos, a revista The watchtower (A torre de Vigia), em sua edição (em inglês) de 1o. de Julho de 1945, PELA PRIMEIRA VEZ anunciou, num artigo intitulado 'A santidade do Sangue', que 'a transfusão do sangue humano constitui violação do concerto de Jeová, ainda que esteja em jogo a vida do paciente'."[...]
"O pensamento jeovista sobre este assunto baseia-se unicamente numa interpretação errônea, livre, extra-contextual e inteiramente descabida das regras do sacerdócio levítico pertinente ao sangue sacrifical DOS ANIMAIS [bem como das leis diéticas da Bíblia]. Citam livremente versículos, sempre isolados do contexto, sempre separados do assunto a que se prendem."
Arnaldo B. Christianini, Radiografia do Jeovismo (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1991), pp. 175-177. Grifos e ênfases do original.

Postado por douglas reis em Questão de Confiança
avatar
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 47
Inscrição : 08/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum