Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Sab Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sab Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

Palavras chave

criação  miguel  bíblia  arca  jesus  jonas  dilúvio  alma  

SEU IP
IP

Implicações jurídicas da guarda do sábado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

05072010

Mensagem 

Implicações jurídicas da guarda do sábado




Faça o download da monografia abaixo:

Arquivo
Tamanho
Formato
Visualizar

Liberdade_Relig ... Exercício_da_Cidadania.pdf
2.400Mb
PDF

Visualizar/Abrir

Faço uso desse espaço para divulgar que minha monografia: "Liberdade religiosa e o pleno exercício da cidadania: ponderações sobre o descanso semanal como dia sagrado a partir do sistema constitucional brasileiro" já se encontra disponível na Coleção Trabalhos de Conclusão de Curso e Monografias, da BDJur do STJ, no endereço persistente http://bdjur.stj.gov.br/dspace/handle/2011/16425

Podem também acessar simplesmente o site http://bdjur.stj.gov.br/ (biblioteca juridica digital do STJ e em pesquisa colocar a expressão "liberdade religiosa".


Título: Liberdade religiosa e o pleno exercício da cidadania : ponderações sobre o descanso semanal como dia sagrado a partir do sistema constitucional brasileiro
Autor: Oliveira, Neidsonei Pereira de
Resumo: Analisa primordialmente a atuação do Estado enquanto garantidor do direito fundamental à liberdade religiosa quando, para o exercício de direitos, haja obrigações legais que venham com aquela conflitar, em especial, a crença do descanso semanal enquanto dia sagrado. Trata do significado de cidadania e sua extensão em um Estado Democrático de Direito, com ênfase nos direitos à educação, acesso aos cargos públicos e liberdade religiosa. Esclarece as características da liberdade religiosa enquanto direito fundamental, caracterizando seus limites, estabelecidos pela moderna doutrina jurídica, e suas relações com outros princípios constitucionais, sem olvidar o adequado significado do princípio do Estado laico. Enfoca as normas e princípios constitucionais que fundamentam a tutela da liberdade religiosa, além da efetividade do direito à objeção de consciência previsto no art. 5º, inciso VIII da Constituição Federal de 1988, como pleno exercício da cidadania. Realiza ampla análise da jurisprudência, pertinente ao tema, dos principais tribunais brasileiros, bem como pareceres do Ministério da Educação e Cultura, identificando o posicionamento da jurisdição constitucional brasileira, na maioria das vezes não uniforme, com divergências muitas vezes no próprio tribunal. Atenta para a negativa do direito à liberdade religiosa e objeção de consciência pelos tribunais, analisando o fundamento utilizado da ausência de norma federal infraconstitucional regulamentadora, a despeito da base constitucional constatada. Em contrapartida, registra-se a existência de projeto de lei federal em tramitação, e considerável legislação nas esferas estaduais e municipais que tratam do presente tema, tendo sido, algumas dessas leis, objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF, Tribunal que já decidiu pela procedência da que contesta Lei do Rio Grande do Sul, por vício formal. Por fim, aduz que o Estado brasileiro deve garantir por meio de ações afirmativas, conforme alguns precedentes já aplicados pelos tribunais do país, o atendimento do princípio da liberdade religiosa concomitante ao pleno exercício da cidadania a todo o seu povo, independente do credo adotado, de modo que o seu Texto Constitucional faça jus ao título recebido de “Constituição Cidadã”.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso Juspodivm, em parceria com o Instituto de Educação Superior Unyahna, como requisito parcial para a obtenção de grau de Especialista em Direito do Estado.
Palavras chaves: Liberdade de culto, Brasil
Objeção de consciência
Cidadania, Brasil
Direitos fundamentais, Brasil
URI: http://bdjur.stj.gov.br/dspace/handle/2011/16425
Data de publicação 2007
Referência: OLIVEIRA. Neidsonei Pereira de. Liberdade religiosa e o pleno exercício da cidadania: ponderações sobre o descanso semanal como dia sagrado a partir do sistema constitucional brasileiro. 2007. 191 f. Monografia (Especialização em Direito do Estado) - Curso Juspodivm/Instituto de Educação Superior Unyahna, Salvador, 2007.
Referência: OLIVEIRA. Neidsonei Pereira de. Liberdade religiosa e o pleno exercício da cidadania: ponderações sobre o descanso semanal como dia sagrado a partir do sistema constitucional brasileiro. BDJur, Brasília, DF, 15 fev. 2008. Disponível em: http://bdjur.stj.gov.br/dspace/handle/2011/16425.
avatar
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 47
Inscrição : 08/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum