Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
etimologia - Etimologia do nome Israel EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Etimologia do nome Israel

Ir para baixo

16012011

Mensagem 

etimologia - Etimologia do nome Israel Empty Etimologia do nome Israel




De acordo com a Bíblia, o nome "Israel"(em hebraico: יִשְׂרָאֵל, Yisra'el; em árabe: إِسْرَائِيلُ, Isrā'īl) foi dado ao patriarca Jacó (Yisra'el, IsraʾIL; Septuaginta grega. De acordo com Wells, John C. (1990), a pronúncia Longman dicionário, Harlow, na Inglaterra: Longman, p. 381, ISBN 0582053838 381, ISBN 0582053838 entry "Jacob". entrada "Jacob" - Ἰσραήλ; "perseverar com Deus" depois de se enfrentar com um anjo de Deus).

O nome Israel é o único precedido pelo determinativo para povo, assinalando a sua distinção em relação às populações de cidades-estado presentes na mesma inscrição, o que sugere uma identidade contrastante com a dos seus vizinhos.

O primeiro registro histórico conhecido do termo Israel surge na Estela de Merenptah, monumento que celebra as vitórias militares do faraó Merenptah, datado do final do século XIII a.C..

Da King James Version da Bíblia : "E ele disse: Teu nome será chamado mais Jacó, mas Israel, porque como tu tens o poder do príncipe com Deus e com os homens e tens prevalecido." (Genesis , 32:28, 35:10). (Gênesis , 32:28, 35:10). See also Hosea 12:5 . Veja também Oséias 12:05 .

É consensual entre os acadêmicos a derivação de Israel a partir de uma forma verbal semita ocidental como śārâ (ter poder como um príncipe, lutar, prevalecer, reinar [com]), e do elemento teofórico El que quer dizer "força", "poder", especialmente como o Onipotente. Portanto, poderíamos expressar o significado de "Israel" como "príncipe poderoso que luta e prevalece", "soldado de Deus" ou "aquele que governa com o Todo-Poderoso".

A Dra. Cláudia Andréa Prata Ferreira, Professora Doutora do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de História da UFRJ, esclarece:

Na palavra hebraica Israel temos as iniciais dos nomes dos patriarcas e das matriarcas, a família original que dá origem a Israel. Na passagem de Gênesis 32, 29, a etimologia sugere o significado de Israel: "E disse: Não, Jacob não será mais teu nome, senão Israel, pois lutaste com (o anjo de) Deus e com homens e venceste" (TORÁ, Gn 32, 29 p.95.). Temos literalmente sara "ele lutou"– ki saríta ím Elohim "porque lutaste com Deus" e el "Deus". O verbo sara tem o sentido de "lutar", "combater" e pede o uso das preposições el "para", et "indicativo de objeto direto definido – sem equivalência na língua portuguesa" e im "com". A maior parte dos dicionários prefere indicar como significado e etimologia incertos e fornecem apenas o sentido de nome masculino e gentílico. Na palavra Israel encontramos o semen, a semente do significado para a realização de um pacto entre Deus e Israel, que manterá a memória e identidade de um grupo através dos tempos e definirá as regras de sua relação com o divino.

[Fonte: O Pacto da Memória: Interpretação e Identidade na Fonte Bíblica. Link: Revista Mirabilia - Eletronic Journal of Antiquity and Middle Ages. Numero 3, Artigo 4. Indexada em: Dialnet - Universidad de La Rioja Inter e Classica - Universidad de Murcia.]
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos