Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Comer, ou não Comer? EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Comer, ou não Comer? EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Comer, ou não Comer? EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Comer, ou não Comer? EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Comer, ou não Comer? EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Comer, ou não Comer? EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Comer, ou não Comer? EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Comer, ou não Comer? EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Comer, ou não Comer? EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Comer, ou não Comer? EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Comer, ou não Comer? EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Comer, ou não Comer? EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Comer, ou não Comer?

Ir para baixo

27022010

Mensagem 

Comer, ou não Comer? Empty Comer, ou não Comer?




Comer, ou não Comer?

PERGUNTA:Daniel era vegetariano?


Por Angel Manuel Rodríguez

Permita-me considerar o contexto do assunto citado em Daniel 1:3-21 e, no processo, responderei à pergunta especificamente.

A queda do reino de Judá e a expatriação de muitos israelitas para Babilônia expuseram-lhes a fé a novos desafios. Eles estavam numa terra de cultura distinta e de convicções religiosas radicalmente diferentes, dificultando assim a prática da sua fé religiosa.

1. Assimilação Cultural: O propósito dos reis babilônios era transferir lentamente a fidelidade que os jovens hebreus tinham para com Deus, para os deuses deles, de Jerusalém para
Babilônia. Esse era o objetivo dos profissionais e psicólogos de seu programa educacional.

Primeiro, elevavam sua autoestima ao levá-los para o palácio real, onde passavam a fazer parte da elite intelectual, o que facilmente criava neles a predisposição para aceitar o país estrangeiro e ter gratidão ao rei por aceitá-los.

Segundo, deveriam ser instruídos nos idiomas e literatura de Babilônia. Provavelmente Daniel já falava várias línguas, porém teria que aprender pelo menos o aramaico e o caldeu acadiano para se comunicar com os outros e para ler a literatura sobre ciência (como matemática, astronomia), música e religião (incluindo mitologia, divindades, astrologia) e ser doutrinados na visão mundial de Babilônia.

Terceiro, a assimilação cultural foi iniciada com a troca de sua identidade, dando-lhes nomes de divindades babilônicas (Dn 1:7). Seu comprometimento com o Senhor foi ameaçado. O interessante é que a escrita dos nomes babilônicos parecia corromper, intencionalmente, os nomes originais, evidenciando sua resistência à assimilação cultural e religiosa.

2. Provisão Alimentar: O rei determinou qual seria a dieta de Daniel e de seus amigos, o que deveria ser considerado um privilégio e parte dos benefícios de estudar na Universidade de Babilônia. As refeições eram fornecidas pelo rei. É sabido que os reis de Babilônia não apenas supriam seus oficiais com alimentação diária, mas também com acomodação. O contexto bíblico sugere que o alimento oferecido a Daniel e seus amigos era o alimento preparado para o próprio rei, o melhor que Babilônia tinha para oferecer. O principal interesse do rei era estar seguro de que eles estariam em excelentes condições físicas para obter o melhor aprendizado.

Se, porém, considerarmos essa decisão do ponto de vista cultural, concluímos que o rei tinha intenções mais profundas: o alimento determina a identidade; aquilo que comemos determina nossa cultura, inclusive nossas convicções religiosas. A ênfase na alimentação era parte da tentativa cultural e religiosa de assimilar os hebreus na religião e na cultura de Babilônia.

3. Rejeição da Mudança Cultural: Daniel resolveu não se contaminar com os manjares do rei nem com o vinho que ele bebia. “Decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei” (verso 8, NVI).

“Decidiu” foi a tradução para “colocou em seu coração”, em hebraico. Daniel colocou sua vontade e razão no que havia decidido, provavelmente baseado no fato de que os alimentos do rei eram oferecidos aos seus deuses antes de ser servidos à mesa de Daniel. Provavelmente, a maior parte deles não era preparada de acordo com as ordens bíblicas (Lv 17:10) e incluía alimentos imundos. Essas razões em si já eram motivo para rejeitar a comida do rei. Mas o fato de, nessa ocasião, Daniel ter escolhido uma dieta vegetariana sugere algo mais profundo. O rei resolveu que ele mesmo “escolheria” [yeman] a dieta deles.

A forma verbal usada no Antigo Testamento é empregada especificamente para atividades de Deus (Sl 16:5; 61:8; Jn2:1), sugerindo que o rei estava assumindo uma prerrogativa divina. Para Daniel, somente Deus poderia determinar o que ele deveria comer. E, naquela situação, ele voltou à dieta original que excluía a carne (Gn 1:29; 3:18) e o ajudava a obedecer ao Senhor. Assim, o Senhor abençoou seu esforço de servi-Lo. Enquanto ficou responsável por sua própria dieta, ele seguiu a ordem levítica (Dn 10:3).

A escolha de assimilar os perigos de uma cultura ainda é nossa. À semelhança de Daniel, devemos resistir a ela e permanecer firmes aos nossos valores, princípios e ensinos da Palavra de Deus.
.
Angel Manuel Rodríguez é diretor do Instituto de Pesquisas Bíblicas da Associação Geral.
Carlstadt
Carlstadt
Administrador
Administrador

Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos