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Jesus não aboliu o sábado?
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Re: Jesus não aboliu o sábado?
Por falar em sábado:
Porque os adventistas Seguem Êxodo 16:23 - Mas desobedecem Êxodo 35:3?!
Porque os adventistas Seguem Êxodo 16:23 - Mas desobedecem Êxodo 35:3?!
FABIANO R- Mensagens : 11
Idade : 42
Inscrição : 10/04/2013
Re: Jesus não aboliu o sábado?
http://www.iasdemfoco.net/mat/emdefesa/abrejanela.asp?Id=98
http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2008/10/faq-ii-fogo-no-sbado.html
http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2008/10/faq-ii-fogo-no-sbado.html
Eduardo- Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010
Re: Jesus não aboliu o sábado?
Caro Eduardo;
O final do primeiro link diz assim:
Além disso, “acender” um fogo naqueles dias significava empenhar-se em um trabalho muito real e extenso. Como observa o Pulpit Commentary em seus comentários sobre Êxodo 35:3:
Acender fogo nos primeiros tempos envolvia considerável labor. Era ordinariamente efetuado pelo atrito de dois paus, ou torcer um objeto arredondado rapidamente entre as duas palmas da mão em uma depressão sobre uma prancha ou tábua. O fogo só vinha depois de um longo tempo. Além disso, como no clima quente da Arábia e da Palestina o calor artificial não era necessário, o fogo ali só podia ser aceso para propósitos culinários, o que envolvia
mais trabalho desnecessário. ... Os judeus viam o preceito
como tendo tido apenas uma força temporária.
À luz destes fatos, como poderia a proibição contra o acender fogo suscitar qualquer possível dúvida quanto à qualidade moral e a permanência do quarto mandamento do Decálogo?
____________________________________________________________________
Êxodo 35:3 diz: “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado”
Vcs ignoram esse texto, mas ensinam que ; diversas tarefas, trabalhos e negócios não podem ser realizados, baseando essa doutrina em (Êxodo 16: 23).
Mas esquecem que o contexto é o mesmo, ou seja, as tarefas que são proibidas no sábado; e elas estão escritas no mesmo livro... Então por que uma coisa é seguida e outra é ignorada?
Eu sei a resposta! A resposta se chama Ellen G. White.
Pois a mesma, afirma em seus livros que o alimento pode ser aquecido no sábado (Testemunhos Seletos vol. 3 pg. 23 e 24); CONTRARIANDO A BIBLIA que diz
para não acender fogo em casa.
“Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado”
sem falar que os adventistas não seguem nem mesmo a sua “profetiza” que diz que no sábado somente se deve esquentar a comida, em dias frios, e ou, no tempo frio.
“Embora deva a gente abster-se de cozinhar aos sábados, não é necessário ingerir a comida fria. Em dias frios, convém aquecer o alimento preparado no dia anterior”.Testemunhos seletos vol. 3 pg. 23 e 24
“Deve-se evitar cozinhar no sábado; não é por isso necessário comer frio. No tempo frio, a comida preparada no dia anterior deve ser aquecida”. A ciência do bom viver- pg. 307
Então eu pergunto:
Hoje, pode-se ascender fogo no sábado porque dá menos trabalho do que dava antigamente??
O final do primeiro link diz assim:
Além disso, “acender” um fogo naqueles dias significava empenhar-se em um trabalho muito real e extenso. Como observa o Pulpit Commentary em seus comentários sobre Êxodo 35:3:
Acender fogo nos primeiros tempos envolvia considerável labor. Era ordinariamente efetuado pelo atrito de dois paus, ou torcer um objeto arredondado rapidamente entre as duas palmas da mão em uma depressão sobre uma prancha ou tábua. O fogo só vinha depois de um longo tempo. Além disso, como no clima quente da Arábia e da Palestina o calor artificial não era necessário, o fogo ali só podia ser aceso para propósitos culinários, o que envolvia
mais trabalho desnecessário. ... Os judeus viam o preceito
como tendo tido apenas uma força temporária.
À luz destes fatos, como poderia a proibição contra o acender fogo suscitar qualquer possível dúvida quanto à qualidade moral e a permanência do quarto mandamento do Decálogo?
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Êxodo 35:3 diz: “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado”
Vcs ignoram esse texto, mas ensinam que ; diversas tarefas, trabalhos e negócios não podem ser realizados, baseando essa doutrina em (Êxodo 16: 23).
Mas esquecem que o contexto é o mesmo, ou seja, as tarefas que são proibidas no sábado; e elas estão escritas no mesmo livro... Então por que uma coisa é seguida e outra é ignorada?
Eu sei a resposta! A resposta se chama Ellen G. White.
Pois a mesma, afirma em seus livros que o alimento pode ser aquecido no sábado (Testemunhos Seletos vol. 3 pg. 23 e 24); CONTRARIANDO A BIBLIA que diz
para não acender fogo em casa.
“Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado”
sem falar que os adventistas não seguem nem mesmo a sua “profetiza” que diz que no sábado somente se deve esquentar a comida, em dias frios, e ou, no tempo frio.
“Embora deva a gente abster-se de cozinhar aos sábados, não é necessário ingerir a comida fria. Em dias frios, convém aquecer o alimento preparado no dia anterior”.Testemunhos seletos vol. 3 pg. 23 e 24
“Deve-se evitar cozinhar no sábado; não é por isso necessário comer frio. No tempo frio, a comida preparada no dia anterior deve ser aquecida”. A ciência do bom viver- pg. 307
Então eu pergunto:
Hoje, pode-se ascender fogo no sábado porque dá menos trabalho do que dava antigamente??
FABIANO R- Mensagens : 11
Idade : 42
Inscrição : 10/04/2013
Re: Jesus não aboliu o sábado?
Para usar um microondas é só apertar um botão.
Catar lenha no deserto poderia levar várias horas.
Catar lenha no deserto poderia levar várias horas.
Eduardo- Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010
Re: Jesus não aboliu o sábado?
Caro Eduardo;
Então quer dizer que a tecnologia avançada através dos tempos anula a profanação e essa deixa de ser? Então é assim? Ao clicar um botão fazemos fogo...
Então a partir de quantos botões esse simples trabalho se torna profanação?
Dois botões? Três? Sete? Oito? Dez botões e uma alavanca? Treze botões, duas alavancas, mais um pedal? Em que ponto começa a profanação e quem decide sobre ela?
E também quer dizer então, que uma pessoa pobre, que mora no interior e só tem um velho fogão à lenha, no sábado não pode fazer fogo, pois terá de buscar, carregar, cortar lenha, e acender o fogo... Se ele fizer isso, mesmo que seja “em dias frios” ou ainda numa “necessidade extrema”; incorrera na condenação. Mas quem tem fogão automático a gás, elétrico, ou microondas pode...
Pois não dá trabalho... Apenas aperta um botão, então não profana o sábado?! Quem tem condições e tecnologia, pode fazer seu fogo e comer comida quentinha; mas quem não tem, come frio, pois fazer fogo à moda antiga dá trabalho e seria profanação...
(Misericórdia meu Deus; quanta incoerência!)
Então quer dizer que a tecnologia avançada através dos tempos anula a profanação e essa deixa de ser? Então é assim? Ao clicar um botão fazemos fogo...
Então a partir de quantos botões esse simples trabalho se torna profanação?
Dois botões? Três? Sete? Oito? Dez botões e uma alavanca? Treze botões, duas alavancas, mais um pedal? Em que ponto começa a profanação e quem decide sobre ela?
E também quer dizer então, que uma pessoa pobre, que mora no interior e só tem um velho fogão à lenha, no sábado não pode fazer fogo, pois terá de buscar, carregar, cortar lenha, e acender o fogo... Se ele fizer isso, mesmo que seja “em dias frios” ou ainda numa “necessidade extrema”; incorrera na condenação. Mas quem tem fogão automático a gás, elétrico, ou microondas pode...
Pois não dá trabalho... Apenas aperta um botão, então não profana o sábado?! Quem tem condições e tecnologia, pode fazer seu fogo e comer comida quentinha; mas quem não tem, come frio, pois fazer fogo à moda antiga dá trabalho e seria profanação...
(Misericórdia meu Deus; quanta incoerência!)
FABIANO R- Mensagens : 11
Idade : 42
Inscrição : 10/04/2013
Re: Jesus não aboliu o sábado?
E mais..
E já que o fato é simplesmente apertar botões; posso então no sábado lavar uma camisa?
Posso ou não posso? Antigamente lavar roupa dava o maior trabalho... Hoje, é só jogar a camisa na máquina e apertar um botão, algo tão fácil quanto riscar um fósforo... A máquina sozinha enche de água, lava, centrifuga, seca e desliga.
“Não, isso não pode!”
Mas a questão não é só de alguns “botões”?
Por que clicar um botão ou riscar um fósforo para fazer fogo (o que a Bíblia proíbe) pode?
Mas não pode jogar a camisa na máquina e clicar um botão?
E já que o fato é simplesmente apertar botões; posso então no sábado lavar uma camisa?
Posso ou não posso? Antigamente lavar roupa dava o maior trabalho... Hoje, é só jogar a camisa na máquina e apertar um botão, algo tão fácil quanto riscar um fósforo... A máquina sozinha enche de água, lava, centrifuga, seca e desliga.
“Não, isso não pode!”
Mas a questão não é só de alguns “botões”?
Por que clicar um botão ou riscar um fósforo para fazer fogo (o que a Bíblia proíbe) pode?
Mas não pode jogar a camisa na máquina e clicar um botão?
FABIANO R- Mensagens : 11
Idade : 42
Inscrição : 10/04/2013
Re: Jesus não aboliu o sábado?
Amigo, seus argumentos me lembraram as proibições registradas no Mishnah. Ainda não satisfeitos, seus autores foram ampliando as proibições, chegando ao número absurdo de 612 proibições, os fariseus tornaram o sábado um fardo. Sob a lei farisaica, os judeus eram proibidos de por exemplo:
• Cuspir na grama no sábado porque, ao fazer isso, alguém poderia estar irrigando uma muda de grama;
• Cuspir no chão poderia fazer barro, o barro era para fazer tijolos;
• Não podiam tomar banho;
• Ou andar além do tiro de pedra.
• Cuspir na grama no sábado porque, ao fazer isso, alguém poderia estar irrigando uma muda de grama;
• Cuspir no chão poderia fazer barro, o barro era para fazer tijolos;
• Não podiam tomar banho;
• Ou andar além do tiro de pedra.
Eduardo- Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010
Re: Jesus não aboliu o sábado?
Caro Eduardo;
vc não me respondeu se eu posso ou não lavar uma camisa no sábado..
e de acordo com os escritos da Sra E.G.White, , o que se classificaria como dia frio?
Para uns, 20° seria considerado dia frio para poder esquentar sua comida; mas outros diriam que já com 22º é frio e então podem acender o fogo...
Outros até diriam que mesmo com 29º o tempo é frio e podem esquentar o almoço. Para um brasileiro nordestino, talvez 30° já seja considerado frio, mas para um morador da Serra no sul do país, 30º não é frio de jeito nenhum!
E diga tbm porque ignoram a orientação de sua “mensageira??
Fazem fogo e comem seu almoço quente, estejam congelando no frio ou suando no calor...NÃO É meu caro Eduardo??
vc não me respondeu se eu posso ou não lavar uma camisa no sábado..
e de acordo com os escritos da Sra E.G.White, , o que se classificaria como dia frio?
Para uns, 20° seria considerado dia frio para poder esquentar sua comida; mas outros diriam que já com 22º é frio e então podem acender o fogo...
Outros até diriam que mesmo com 29º o tempo é frio e podem esquentar o almoço. Para um brasileiro nordestino, talvez 30° já seja considerado frio, mas para um morador da Serra no sul do país, 30º não é frio de jeito nenhum!
E diga tbm porque ignoram a orientação de sua “mensageira??
Fazem fogo e comem seu almoço quente, estejam congelando no frio ou suando no calor...NÃO É meu caro Eduardo??
FABIANO R- Mensagens : 11
Idade : 42
Inscrição : 10/04/2013
Re: Jesus não aboliu o sábado?
Devemos fazer tudo o que pudermos durante a semana.
http://www.sabado.org/estudo-biblico-7/
http://www.jesusvoltara.com.br/sabado/10_como_guardar_sabado.htm
http://setimodia.wordpress.com/2012/03/23/como-guardar-o-sabado/
http://novotempo.com/estaescrito/2012/03/22/como-guardar-o-sabado/#
http://www.sabado.org/estudo-biblico-7/
http://www.jesusvoltara.com.br/sabado/10_como_guardar_sabado.htm
http://setimodia.wordpress.com/2012/03/23/como-guardar-o-sabado/
http://novotempo.com/estaescrito/2012/03/22/como-guardar-o-sabado/#
Eduardo- Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010
Re: Jesus não aboliu o sábado?
O sistema sabático, prescrito na Lei mosaica, incluía um dia sabático semanal. O sábado semanal dos judeus, o sétimo dia da semana calendar deles, é desde o pôr-do-sol, na sexta-feira, até o pôr-do-sol, no sábado.
Seria um pacto de tempo indefinido, como um sinal entre Jeová e Israel. Pode significar para sempre, mas não necessariamente. Hebreus 7:12 Pois mudado que seja o sacerdócio, é necessário que se faça também mudança da Lei. Visto que o sacrificio de Jesus foi em resgate para a humanidade, ele foi o fim da Lei. Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.
Romanos 10:4
Seria um pacto de tempo indefinido, como um sinal entre Jeová e Israel. Pode significar para sempre, mas não necessariamente. Hebreus 7:12 Pois mudado que seja o sacerdócio, é necessário que se faça também mudança da Lei. Visto que o sacrificio de Jesus foi em resgate para a humanidade, ele foi o fim da Lei. Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.
Romanos 10:4
rcassiadcn- Mensagens : 21
Idade : 65
Inscrição : 10/01/2012
Re: Jesus não aboliu o sábado?
Explique Rm 3:31.
Eduardo- Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010
Re: Jesus não aboliu o sábado?
Visto que Cristo cumpriu a Lei, será que os cristãos são obrigados a guardar o sábado semanal? Sob inspiração, o apóstolo Paulo disse: “Portanto, nenhum homem vos julgue pelo comer ou pelo beber, ou com respeito a uma festividade ou à observância da lua nova ou dum sábado; pois estas coisas são sombra das coisas vindouras, mas a realidade pertence ao Cristo.” — Colossenses 2:16, 17.
Essas palavras inspiradas sugerem uma grande mudança nos requisitos de Deus para seus servos. Por que essa mudança? Porque os cristãos estão debaixo de uma nova lei: “A lei do Cristo.” (Gálatas 6:2) O antigo pacto da Lei, por meio de Moisés, chegou ao fim quando Jesus, ao morrer, o cumpriu. (Romanos 10:4; Efésios 2:15) Será que o mandamento de guardar o sábado também chegou ao fim? Sim. Depois de dizer que “fomos exonerados da Lei”, Paulo se referiu a um dos Dez Mandamentos. (Romanos 7:6, 7) Assim, os Dez Mandamentos — incluindo a lei do sábado — fazem parte da Lei que foi abolida. Portanto, os adoradores de Deus não têm mais a obrigação de guardar um sábado semanal.
A mudança do sistema de adoração dos israelitas para o dos cristãos pode ser ilustrada da seguinte maneira: Uma nação pode mudar a constituição. Assim que a nova constituição passa a vigorar, as pessoas já não precisam obedecer à anterior. Mesmo que algumas leis da nova constituição sejam as mesmas da anterior, outras podem ser diferentes. Por isso, uma pessoa precisaria estudar cuidadosamente a nova constituição para saber que leis se aplicam agora. Além disso, um bom cidadão procuraria saber quando a nova constituição entrou em vigor.
De forma similar, Jeová Deus deu à nação de Israel mais de 600 leis, incluindo 10 principais. Entre elas havia leis sobre moral, sacrifícios, saúde e sobre a observância do sábado. No entanto, Jesus disse que seus seguidores ungidos formariam uma nova “nação”. (Mateus 21:43) De 33 EC em diante, essa nação passou a ter uma nova “constituição”, fundada em duas leis básicas: amor a Deus e amor ao próximo. (Mateus 22:36-40) Embora “a lei do Cristo” inclua instruções similares às da Lei dada a Israel, não é de admirar que algumas leis sejam bem diferentes e outras não sejam mais necessárias. A lei sobre guardar um sábado semanal é uma das que não são mais obrigatórias.
Será que essa mudança da Lei de Moisés para a lei do Cristo significa que Deus mudou seus padrões? Não. Assim como um pai ajusta as regras que estabelece para seus filhos, levando em conta a idade e as circunstâncias deles, Jeová tem ajustado as leis que seu povo precisa cumprir. O apóstolo Paulo explica o assunto da seguinte forma: “Antes de chegar a fé, estávamos sendo guardados debaixo de lei, entregues juntos à detenção, aguardando a fé que estava destinada a ser revelada. A Lei, por conseguinte, tornou-se o nosso tutor, conduzindo a Cristo, para que fôssemos declarados justos devido à fé. Mas agora que chegou a fé, não estamos mais debaixo dum tutor.” — Gálatas 3:23-25.
Como a linha de raciocínio de Paulo se aplica ao sábado? Considere esta ilustração: Na escola, um aluno talvez tenha de estudar determinada matéria como, por exemplo, desenho, num dia específico da semana. No entanto, depois de entrar no mercado de trabalho, ele precisará aplicar o que aprendeu não apenas naquele dia específico, mas todos os dias da semana. Da mesma forma, sob a Lei, os israelitas precisavam reservar um dia por semana para descanso e adoração. Por outro lado, Deus requer que os cristãos o adorem não apenas um dia por semana, mas todos os dias.
Então quer dizer que é errado reservar um dia da semana para descanso e adoração? Não. A Palavra de Deus mostra que cabe a cada um tomar sua decisão, dizendo: “Há quem faça diferença entre um dia e outro, enquanto outro acha que todos os dias são iguais. Cada qual siga a sua convicção.” (Romanos 14:5, Pastoral) Ao passo que alguns encaram um dia como mais sagrado do que outros, a Bíblia indica claramente que Deus não espera que os cristãos guardem um sábado semanal.
Essas palavras inspiradas sugerem uma grande mudança nos requisitos de Deus para seus servos. Por que essa mudança? Porque os cristãos estão debaixo de uma nova lei: “A lei do Cristo.” (Gálatas 6:2) O antigo pacto da Lei, por meio de Moisés, chegou ao fim quando Jesus, ao morrer, o cumpriu. (Romanos 10:4; Efésios 2:15) Será que o mandamento de guardar o sábado também chegou ao fim? Sim. Depois de dizer que “fomos exonerados da Lei”, Paulo se referiu a um dos Dez Mandamentos. (Romanos 7:6, 7) Assim, os Dez Mandamentos — incluindo a lei do sábado — fazem parte da Lei que foi abolida. Portanto, os adoradores de Deus não têm mais a obrigação de guardar um sábado semanal.
A mudança do sistema de adoração dos israelitas para o dos cristãos pode ser ilustrada da seguinte maneira: Uma nação pode mudar a constituição. Assim que a nova constituição passa a vigorar, as pessoas já não precisam obedecer à anterior. Mesmo que algumas leis da nova constituição sejam as mesmas da anterior, outras podem ser diferentes. Por isso, uma pessoa precisaria estudar cuidadosamente a nova constituição para saber que leis se aplicam agora. Além disso, um bom cidadão procuraria saber quando a nova constituição entrou em vigor.
De forma similar, Jeová Deus deu à nação de Israel mais de 600 leis, incluindo 10 principais. Entre elas havia leis sobre moral, sacrifícios, saúde e sobre a observância do sábado. No entanto, Jesus disse que seus seguidores ungidos formariam uma nova “nação”. (Mateus 21:43) De 33 EC em diante, essa nação passou a ter uma nova “constituição”, fundada em duas leis básicas: amor a Deus e amor ao próximo. (Mateus 22:36-40) Embora “a lei do Cristo” inclua instruções similares às da Lei dada a Israel, não é de admirar que algumas leis sejam bem diferentes e outras não sejam mais necessárias. A lei sobre guardar um sábado semanal é uma das que não são mais obrigatórias.
Será que essa mudança da Lei de Moisés para a lei do Cristo significa que Deus mudou seus padrões? Não. Assim como um pai ajusta as regras que estabelece para seus filhos, levando em conta a idade e as circunstâncias deles, Jeová tem ajustado as leis que seu povo precisa cumprir. O apóstolo Paulo explica o assunto da seguinte forma: “Antes de chegar a fé, estávamos sendo guardados debaixo de lei, entregues juntos à detenção, aguardando a fé que estava destinada a ser revelada. A Lei, por conseguinte, tornou-se o nosso tutor, conduzindo a Cristo, para que fôssemos declarados justos devido à fé. Mas agora que chegou a fé, não estamos mais debaixo dum tutor.” — Gálatas 3:23-25.
Como a linha de raciocínio de Paulo se aplica ao sábado? Considere esta ilustração: Na escola, um aluno talvez tenha de estudar determinada matéria como, por exemplo, desenho, num dia específico da semana. No entanto, depois de entrar no mercado de trabalho, ele precisará aplicar o que aprendeu não apenas naquele dia específico, mas todos os dias da semana. Da mesma forma, sob a Lei, os israelitas precisavam reservar um dia por semana para descanso e adoração. Por outro lado, Deus requer que os cristãos o adorem não apenas um dia por semana, mas todos os dias.
Então quer dizer que é errado reservar um dia da semana para descanso e adoração? Não. A Palavra de Deus mostra que cabe a cada um tomar sua decisão, dizendo: “Há quem faça diferença entre um dia e outro, enquanto outro acha que todos os dias são iguais. Cada qual siga a sua convicção.” (Romanos 14:5, Pastoral) Ao passo que alguns encaram um dia como mais sagrado do que outros, a Bíblia indica claramente que Deus não espera que os cristãos guardem um sábado semanal.
rcassiadcn- Mensagens : 21
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