Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

[Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ?

Ir para baixo

10042010

Mensagem 

sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? Empty O que o apologista evangélico Walter Martin pensava sobre os Adventistas?




sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? Walter-Martin

A seguir, a opinião do Christian Research Institute, disponível no link: http://www.equip.org/articles/seventh-day-adventism (Material em inglês. A seguir, uma tradução mais próxima possível)

“Embora vários estudiosos cristãos capazes (por exemplo, Anthony Hoekema, JK Van Baalen, John Gerstner) concluíram que IASD é um sistema não cristão, o CRI (Christian Research Institute) tem continuado a afirmar que este não é o caso. Nós tomamos esta posição com base no conteúdo da doutrina que foi afirmado em uma publicação oficial IASD (1957) intitulado Questões sobre Doutrina… Desde que os IASD não rejeitam as doutrinas fundamentais do cristianismo histórico (Trindade, verdadeira divindade de Cristo, Sua ressurreição corporal, etc), não acreditamos que eles devam ser classificados como um culto não-cristão. É nossa convicção de que não se pode ser uma Testemunha de Jeová verdadeiro, Mórmon, da Ciência Cristã, etc, e ser um cristão praticante, no sentido bíblico da palavra, mas é possível ser um adventista do sétimo dia e um verdadeiro seguidor de Jesus, apesar de certas doutrinas distintivas adventistas, que nós consideramos ser antibíblicas.

Essa opinião do Instituto fundado pelo grande apologista Walter Martin é a mesma do seu fundador. No texto todo (que não foi transcrito devido ao espaço), pode-se perceber claramente que, mesmo o Christian Research Institute (CRI, em inglês) discordando fortemente de nossas crenças distintivas (mortalidade da alma, juízo investigativo, observância do sábado e o dom profético manifesto em Ellen White), seus representantes não nos consideram uma seita não cristã e são claros em afirmar que: “é possível ser um adventista do sétimo dia e um verdadeiro seguidor de Jesus”.

UMA HISTÓRIA QUE POUCOS SABEM…

Em 1954, o Dr. Donald Grey Barnhouse, editor da revista Eternity, deu a Walter Martin a missão de escrever um livro sobre os Adventistas do Sétimo Dia. Barnhouse era um inimigo do adventismo, e, juntamente com Martin, foram entrevistar líderes adventistas sobre as crenças defendidas pela denominação.

Depois das reuniões que ele e Walter Martin tiveram com a liderança adventista em 1955 e 1956, foi publicado o livro Seventh-Day Adventists Answer Questions on Doctrine (Questões Sobre Doutrina, em português) onde vários mitos sobre os observadores do Sábado foram liquidados.

O livro surpreendeu aqueles líderes protestantes que, antes, consideram o adventismo uma seita herética. Barnhouse e Martin fizeram uso de um importante princípio jornalístico: ir a fontes primárias e fazer o cruzamento de informações (contrárias e a favor) antes de tirar conclusões sobre um fato (algo que os apologistas modernos não fazem…). Por isso, chegaram à conclusão que transcreverei a seguir.

“Como resultado de nossos estudos do adventismo do sétimo dia, Walter Martin e eu chegamos à conclusão de que os adventistas do sétimo dia são um grupo verdadeiramente cristão, em vez de uma seita anticristã. Quando publicamos nossa conclusão na revista Eternity (setembro de 1956), fomos recebidos com uma tempestade de protestos por pessoas que não tiveram a nossa oportunidade de considerar as evidências.

“Seja compreendido que fizemos apenas uma reivindicação; isto é, que aqueles adventistas do sétimo dia que seguem ao Senhor de maneira idêntica à de seus líderes que interpretaram para nós a posição doutrinária de sua igreja devem ser considerados verdadeiros membros do corpo de Cristo – Donald Grey Barnhouse, “Foreword”, em Walter R. Martin, The Truth About Seventh-day Adventism. Grand Rapidis: Zondervan.1960, p. 7. Citado em Questões Sobre Doutrina. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009, p.20.

Os dois apologistas não tiveram medo dos protestos daqueles que não sabiam a verdade sobre os adventistas. Não se intimidaram pela opinião de quem não foi a fontes primárias, mas que aprendeu de terceiros, como se não tivessem capacidade de pensar por si mesmos.

Alexandre, Natanael Rinaldi e todo o Instituto Cristão de Pesquisas no Brasil deveriam ser mais coerentes com aquilo que o Instituto Apologético do Dr. Walter Martin ensina… Por que eles usam aquilo que “lhes interessa” sobre o adventismo? É algo para refletir…

Desse modo, percebo que o tipo de “chá” que Alexandre me orientou a tomar (“chá de vergonha na cara”) deveria ser preparado e bebido por ele aos litros…
Leandro Quadros.
Carlstadt
Carlstadt
Administrador
Administrador

Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

[Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? :: Comentários

Eduardo

Mensagem Sex Dez 24, 2010 1:24 pm por Eduardo

sobre - [Walter Martin] Os adventistas são uma seita herética ? 01b7785365067d5a009acd1c028206b5
Walter Martin e os adventistas







Há quem diga que o apologista Walter Martin, fundador do Christian Research Institute (Instituto de Apologia nos EUA), considerava os adventistas uma seita herética. Para saber a verdade, nada como obter a opinião do próprio Instituto e de Walter Martin. A seguir, a opinião do Christian Research Institute, disponível aqui (material em inglês. A seguir, uma tradução mais próxima possível):
"Embora vários estudiosos cristãos capazes (por exemplo, Anthony Hoekema, J.K. Van Baalen, John Gerstner) tenham concluído que a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) seja um sistema não cristão, o CRI (Christian Research Institute) tem continuado a afirmar que esse não é o caso. Nós tomamos essa posição com base no conteúdo da doutrina que foi afirmado em uma publicação oficial IASD (1957) intitulado Questões sobre Doutrina... Desde que a IASD não rejeita as doutrinas fundamentais do cristianismo histórico (Trindade, verdadeira divindade de Cristo, Sua ressurreição corporal, etc.), não acreditamos que eles devam ser classificados como um culto não-cristão. É nossa convicção de que não se pode ser uma testemunha de Jeová verdadeira, mórmon, da Ciência Cristã, etc., e ser um cristão praticante, no sentido bíblico da palavra, mas é possível ser um adventista do sétimo dia e um verdadeiro seguidor de Jesus, apesar de certas doutrinas distintivas adventistas, que nós consideramos ser antibíblicas."
Essa opinião do Instituto fundado pelo grande apologista Walter Martin é a mesma do seu fundador. No texto todo (que não foi transcrito devido ao espaço), pode-se perceber claramente que, mesmo o Christian Research Institute discordando fortemente de nossas crenças distintivas (mortalidade da alma, juízo investigativo, observância do sábado e o dom profético manifesto em Ellen White), seus representantes não nos consideram uma seita não cristã e são claros em afirmar que "é possível ser um adventista do sétimo dia e um verdadeiro seguidor de Jesus".
Uma história que poucos sabem
Em 1954, o Dr. Donald Grey Barnhouse, editor da revista Eternity, deu a Walter Martin a missão de escrever um livro sobre os adventistas do sétimo dia. Barnhouse era um inimigo do adventismo e, juntamente com Martin, foram entrevistar líderes adventistas sobre as crenças defendidas pela denominação.
Depois das reuniões que ele e Walter Martin tiveram com a liderança adventista em 1955 e 1956, foi publicado o livro Seventh-Day Adventists Answer Questions on Doctrine (Questões Sobre Doutrina, em português) no qual vários mitos sobre os observadores do sábado foram liquidados.
O livro surpreendeu aqueles líderes protestantes que, antes, consideravam o adventismo uma seita herética. Barnhouse e Martin fizeram uso de um importante princípio jornalístico: ir a fontes primárias e fazer o cruzamento de informações (contrárias e a favor) antes de tirar conclusões sobre um fato (algo que os apologistas modernos não fazem...). Por isso, chegaram à conclusão que transcreverei a seguir:
"Como resultado de nossos estudos do adventismo do sétimo dia, Walter Martin e eu chegamos à conclusão de que os adventistas do sétimo dia são um grupo verdadeiramente cristão, em vez de uma seita anticristã. Quando publicamos nossa conclusão na revista Eternity (setembro de 1956), fomos recebidos com uma tempestade de protestos por pessoas que não tiveram a nossa oportunidade de considerar as evidências.
"Seja compreendido que fizemos apenas uma reivindicação; isto é, que aqueles adventistas do sétimo dia que seguem ao Senhor de maneira idêntica à de seus líderes que interpretaram para nós a posição doutrinária de sua igreja devem ser considerados verdadeiros membros do corpo de Cristo" (Donald Grey Barnhouse, "Foreword", em Walter R. Martin, The Truth About Seventh-day Adventism. Grand Rapidis: Zondervan, 1960, p. 7. Citado em Questões Sobre Doutrina. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009, p.20).
Os dois apologistas não tiveram medo dos protestos daqueles que não sabiam a verdade sobre os adventistas. Não se intimidaram pela opinião de quem não foi a fontes primárias, mas que aprendeu de terceiros, como se não tivessem capacidade de pensar por si mesmos.
Leandro Quadros

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos