Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Sab Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sab Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Há contradições nos livros espíritas de Allan Kardec?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Há contradições nos livros espíritas de Allan Kardec?

Mensagem por Eduardo em Ter Jul 05, 2011 5:21 pm

Há contradições nos livros espíritas de Allan Kardec?

Sim, há contradições! Os espíritas costumam dizer que a Bíblia está repleta de erros e contradições e por isso não tem procedência divina. Alegam que há relatos que são totalmente incompatíveis com a bondade e justiça divinas como, por exemplo, a pena de talião, guerras, escravidão e etc. E mais, situações incompatíveis com a Ciência.

Mas será que nos livros escritos pelo codificador Allan Kardec não existem contradições, erros? Se existem, porque criticam tanto a bíblia? Essa pergunta nos levam a duas possíveis respostas: Ou os espíritas não conhecem a fundo a própria crença, ou já detectaram tais situações controvertidas e passam por cima como se não existissem.

Vamos analisar algumas questões:

1) Deus ordena a lei do olho por olho e dente por dente?

NÃO:
O Espiritismo diz: Nosso Deus é diferente, “não é o Deus vingativo, cruel, sanguinário e ciumento de Moisés, não ordena que retribua olho por olho e dente por dente.” (A Gênese, cap 1, item 23, FEB)

SIM: “Tomai cuidado! Muito vos tendes enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de talião é a justiça de Deus. É Deus que a aplica. Todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo que haveis pecado, nesta existência ou em outra. Aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes virá achar-se numa condição em que sofrerá o que tenha feito sofrer. Este é o sentido das palavras de Jesus.” (O Livro dos Espíritos, questão 764, FEB).

Como pode o espiritismo criticar a Bíblia quando ela fala da pena de talião se no próprio Livro dos Espíritos lemos que é Deus aplica tal pena?

2) Deus usa as guerras e escravidão para ensinar os povos?

NÃO:
O Espiritismo afirma: “Nosso Deus é soberanamente bom, justo, manso, cheio de misericórdia, um Deus que jamais regaria a terra com sangue humano, jamais ordenaria o massacre e extermínio dos povos”. (A Gênese, item 23, FEB).

SIM: Pergunta feita por Allan Kardec aos espíritos: “qual foi o objetivo da Providência em tornar necessária a guerra?”.

A resposta foi: “A liberdade e o progresso.”

Então o codificador faz outra pergunta: “como poderia ser a liberdade e o progresso uma vez que a guerra freqüentemente resultou em escravização?”

Resposta dos espíritos: “Escravização temporária, para esmagar os povos, a fim de fazê-los progredir mais depressa.”(O Livro dos Espíritos, questão 764, FEB).

Questionamento: Se Deus não ordena o massacre de pessoas, porque a Providência divina tornou necessária a guerra e a escravidão para esmagar os povos para que eles progredissem mais depressa?

3) A Encarnação/ Reencarnação pode acontecer em animais?

SIM:
“Nada aí há de impossível, nem o que, se assim for, afete a dignidade do homem. Bem pode dar-se que corpos de macacos tenham servido de vestidura aos primeiros espíritos humanos, forçosamente pouco adiantados, que viessem encarnar na Terra, sendo essa vestidura mais apropriadas às suas necessidades e mais adequadas ao exercício de suas faculdades, do que o corpo de outro animal. Em vez de se fazer para o Espírito um invólucro especial, ele teria achado um já pronto. Vestiu-se então da pele do macaco, sem deixar de ser Espírito humano, como o homem não raro se reveste de certos animais, sem deixar de ser homem. (A Gênese, Cap 6, item .15 212, FEB )

NÃO: “A encarnação dos Espíritos sempre ocorre na espécie humana. Seria um erro acreditar que a alma ou espírito pudesse encarnar num corpo animal”. (O Livro dos Espíritos, Introdução, item 6, FEB)

Observação: Acho que não preciso nem dizer que macaco é animal!

4) Deus permite torturas, canibalismos como formas de permitir a evolução das pessoas?

NÃO:
“Esta já não é o Deus terrível, ciumento, vingativo, de Moisés; o Deus cruel e implacável, que rega a terra com o sangue humano, que ordena o massacre e o extermínio dos povos, sem excetuar as mulheres, as crianças e os velhos, e que castiga aqueles que poupam as vítimas...” (A Gênese, cap 1, item 23, FEB).

SIM: Kardec perguntou: “Assim, pode dar-se que os homens mais civilizados tenham sido selvagens e antropófagos?”

Tu mesmo o foste mais de uma vez, antes de seres o que és.” (O Livro dos Espíritos,questão 787,FEB).


Ora, como pode o Espiritismo falar que o Deus “todo-amor” não ordena o massacre e extermínio dos povos se a selvageria e antropofagia (canibalismo = crueldade!) são meios didáticos para evolução espiritual das pessoas?

Nem o codificador espírita escapou. Pelo visto comeu tanta gente nas outras vidas que os espíritos nem souberam dizer quantas foram!

5) Contradição científica: Há luas em Marte?

NÃO:
Quem afirmou isso foi o espírito do falecido cientista Galileu! – “O número e o estado dos satélites de cada planeta têm variado de acordo com as condições especiais em que eles se formaram. Alguns não deram origem a nenhum astro secundário, como se verifica com Mercúrio, Vênus e Marte (2)...”(A Gênese, cap 6. 26, FEB).

SIM: Porém, 15 anos depois....tiveram que acrescentar uma nota de rodapé nesse mesmo livro a respeito dessa questão 26: “(2) Nota da Editora: Em 1877, foram descobertos dois satélites de Marte: Fobos e Deimos.” (A Gênese, cap 6. 26,FEB).

Observação: Galileu Galilei quando estava vivo fez uso do telescópio e daqui mesmo da Terra conseguiu descobrir os satélites de Júpiter, montanhas e crateras na Lua e etc, porém, depois de falecido, fora corpo, lá no espaço não conseguiu ver as duas luas de Marte?!

6) Existem pessoas em outros planetas?

SIM:
"São habitados todos os globos que se movem no espaço?" A resposta foi: “Sim e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição”. (O Livro dos Espíritos, questão 55, FEB).

NÃO: Marte é um bom exemplo. Desde a década de 60 são enviadas sondas espaciais que chegaram perto de sua órbita tirando fotos, depois outras conseguiram pousar em seu solo, mas nenhuma civilização marciana foi encontra lá...nem um marciano sequer!

Se TODOS os planetas são habitados, onde estão os habitantes de Marte?

Como poderia ter gente vivendo em Vênus, por exemplo, onde a temperatura da superfície chega por volta de formidáveis 450Cº com "refrescantes" chuvas de ácido sulfúrico?!

Já teve sonda orbitando Mercúrio, mas nenhum mercuriano foi encontrado lá!!!

Como puderam afirmar os espíritos que todos os planetas são habitados? Quem se enganou, o codificador ou os espíritos?

Quem é o responsável por essas contradições?

Avaliando com cautela tais situações vemos que não é coerente por parte dos Espíritas criticarem tanto a Bíblia assim. Haja vista os exemplos acima.

Fiquemos com as palavras do Mestre: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, João 8.32

Na fé,

Sarah
avatar
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 47
Inscrição : 08/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum