Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Não Matarás EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Não Matarás EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Não Matarás EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Não Matarás EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Não Matarás EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Não Matarás EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Não Matarás EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Não Matarás EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Não Matarás EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Não Matarás EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Não Matarás EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Não Matarás EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Não Matarás

2 participantes

Ir para baixo

Não Matarás Empty Não Matarás

Mensagem por Neófito Dom Out 23, 2011 12:40 am

‘Estando os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha (provavelmente para se aquecer ou fazer comida) no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Aarão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse pois o Senhor a Moisés: Certamente morrerá o tal homem; toda a congregação com pedras (um modo amoroso de execução) o apedrejará para fora do arraial. Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e com pedras o apedrejaram, e morreu, como o Senhor ordenara a Moisés.’Pergunto eu, Deus disse para não matar (‘Não matarás), foi bem especifico, não deixou nenhuma duvida, mas Ele próprio matou e ordenou que matassem, podemos ou não matar, ou só Deus pode, ou só se alguém quebrar o sábado??
‘E por esta causa os judeus perseguiam a Jesus, e procuravam matá-lo; porque fazia estas coisas no sábado. Por isso, pois os judeus ainda mais procuravam matá-lo (a Jesus), porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.’ João 5 vs.16 e 18.
Essa foi a acusação contra o Senhor Jesus: Quebrava o sábado e se dizia Deus. Por isso foi crucificado. Não deveria ter sido morto com apedrejamento?
Como fica? Deus disse nos ‘dez mandamentos’: Não matarás e depois manda matar, podemos ou não matar?

"Saindo das tradições dos pais e voltando para a Palavra infalível de Deus”

Neófito

Mensagens : 7
Idade : 76
Inscrição : 22/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Não Matarás Empty Re: Não Matarás

Mensagem por Eduardo Dom Out 23, 2011 1:03 am

Neófito escreveu:Pergunto eu, Deus disse para não matar (‘Não matarás), foi bem especifico, não deixou nenhuma duvida, mas Ele próprio matou e ordenou que matassem, podemos ou não matar, ou só Deus pode...
Deus não só pode como vai matar bilhões no Grande Dia do Juizo Final.
Deus disse nos ‘dez mandamentos’: Não matarás e depois manda matar, podemos ou não matar?
Toda ordem Divina deve ser executada, mas antes você deve diferenciar mandamentos universais e ordens individuais. Acho que esse discernimento você possui mesmo sendo um novo na fé. Ou será que vai usar a falácia de Sam Harris ?
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Não Matarás Empty Re: Não Matarás

Mensagem por Neófito Dom Out 23, 2011 11:53 pm

Sam who??? Apesar de você me incitar a curiosidade, não vou perder tempo com pensamentos humanistas.
Claro que Deus pode fazer o que lhe apraz, Deus é Deus, Ele cria o bem e cria o mal (Is 45 v.7; Jó 2 v.10).
Em qual mandamento podemos matar? No universal ou no individual, no coletivo ou no pessoal?
Eu só conheço o mandamento que está na Bíblia, e nela Deus diz: "Não Matarás".
Você comentou, mas não respondeu minha pergunta. Não tenho tese formada, só quero entender com textos bíblicos, porque nos ‘dez mandamentos’ Deus diz; ‘Não matarás’ e depois manda Moisés, ou toda a coletividade matar. Só quero entender, se você não tem resposta bíblica, tudo bem.

Neófito

Mensagens : 7
Idade : 76
Inscrição : 22/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Não Matarás Empty Re: Não Matarás

Mensagem por Eduardo Seg Out 24, 2011 6:18 pm

Neófito escreveu:Não tenho tese formada, só quero entender com textos bíblicos, porque nos ‘dez mandamentos’ Deus diz; ‘Não matarás’ e depois manda Moisés, ou toda a coletividade matar.
Coloque, para análise, o trecho onde Deus manda Moisés ou toda a coletividade matar.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Não Matarás Empty Re: Não Matarás

Mensagem por Neófito Seg Out 24, 2011 9:42 pm

‘Estando os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Aarão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse pois o Senhor a Moisés: Certamente morrerá o tal homem; toda a congregação com pedras o apedrejará para fora do arraial. Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e com pedras o apedrejaram, e morreu, como o Senhor ordenara a Moisés. Números 15 vs. 32 - 36.

Neófito

Mensagens : 7
Idade : 76
Inscrição : 22/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Não Matarás Empty Re: Não Matarás

Mensagem por Eduardo Ter Out 25, 2011 7:12 am

O mandamento "Não Matarás" impedia os assassinatos por motivo torpe. Em casos de guerra ou na aplicação de penalidades já previstas, como essa que você citou, era permitida a pena capital. Em outras palavras, era uma exceção clara ao mandamento.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Não Matarás Empty Re: Não Matarás

Mensagem por Neófito Ter Out 25, 2011 9:51 pm

Interessante, tem texto bíblico sobre o poder matar em caso de guerra ou em situações previstas??

Vou explicar o porquê da pergunta; num estudo bíblico, perguntei por que Deus disse: ‘Não matarás’ e depois manda matar, até hoje, não recebi nenhuma resposta plausível.
E para ser verdadeiro e com todo respeito, a sua resposta também não me parece muito coerente com a Palavra de Deus.
No meu entender, fico sem entender...

Neófito

Mensagens : 7
Idade : 76
Inscrição : 22/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Não Matarás Empty Re: Não Matarás

Mensagem por Eduardo Qua Out 26, 2011 7:32 am

Vou dar um exemplo moderno. Nos Estados Unidos o assassinato é um crime hediondo, ou seja, o "Não Matarás" está em vigor por lá. Agora, se o cidadão cometer um crime grave ele será condenado a pena de morte. Nem por isso você vê pessoas matando com base na existência da pena de morte. A legislação Norte-Americana vive perfeitamente bem com a existência dessas duas categorias de leis, por que de um lado nós tempos as leis civis, administativas e do outro nós temos o código penal. Ninguém usa isso como desculpa para matar. Faz o seguinte, procure um advogado e pergunte a diferença entre os diversos códigos legais.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Não Matarás Empty Re: Não Matarás

Mensagem por Neófito Qua Out 26, 2011 9:21 pm

A ignorância da lei não me isenta da lei.
Morei nos Estados Unidos e lá a pena de morte não é uma lei federal, depende do Estado, morava em Chicago no Estado de Illinois, onde não tem pena de morte.
Podemos aplicar o mesmo principio para a 'santificação' do sétimo dia??
Eu até aceito um teólogo, mas advogado? Prá que? Me preocupo mais com a lei de Deus.

Neófito

Mensagens : 7
Idade : 76
Inscrição : 22/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Não Matarás Empty Re: Não Matarás

Mensagem por Eduardo Qua Out 26, 2011 9:57 pm

Neófito escreveu:Morei nos Estados Unidos e lá a pena de morte não é uma lei federal, depende do Estado...
E nesses estados você vê pessoas confusas não sabendo se podem ou não matar indiscriminadamente ? Elas acham que o estado está autorizando o assassinato ? Não. A sociedade em geral sabe que a pena capital é usada apenas como punição para crimes hediondos. Não vejo indicios para a existência dessa suposta confusão nem em nossos tempos, muito menos na época do antigo Israel.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Não Matarás Empty Re: Não Matarás

Mensagem por Neófito Sex Out 28, 2011 12:46 am

Encontrei um comentário sobre o sexto mandamento que explana assim:
O texto original hebraico emprega uma palavra especifica para assassinato רצח ratsach (rãsah) no sexto mandamento, que deveria ser traduzido de maneira mais adequada assim: “Não cometerás assassinato”.
O problema está então no erro de tradução do texto original.
Minha conclusão; Podemos matar em defesa própria, em tempo de guerra, não importando se a guerra e justa ou não, se é que uma guerra possa ser justa.

Fico com essa explicação, só que muito preocupado, quantos erros de tradução deve existir em toda Bíblia... ‘... se alguém acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida.” Ap 22 vs.18-19.

Sendo assim:
Para os romanos, como o Senhor Jesus não tinha cometido nenhuma violação da lei romana (Jo 18 v.38 e 19 v.4), o que os judeus fizeram então foi um רצח ratsach, transgressão do sexto mandamento, ou seja, um assassinato.

Para os judeus, que o condenaram porque não só quebrantava o sábado, mas também se dizia igual a Deus, ou no entender dos judeus, o próprio Deus (Jo 5 vs.16 até 18), foi uma execução.

Para os crentes em Jesus Cristo, a morte do Senhor Jesus foi um sacrifício (Jo 10 vs.14 até 21).

Amém.

Neófito

Mensagens : 7
Idade : 76
Inscrição : 22/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Não Matarás Empty Re: Não Matarás

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos