Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

A Bíblia e o Vegetarianismo

Ir para baixo

05022009

Mensagem 

bíblia - A Bíblia e o Vegetarianismo Empty A Bíblia e o Vegetarianismo




A Bíblia e o Vegetarianismo


Existem algumas perguntas chaves, que sempre é me são dirigidas quando em algum lugar eu ministro cursos, palestras ou mesmo entrevistas à imprensa. Vou conversar um pouco com vocês sobre uma dessas perguntas que é talvez, de todas, a mais comum, e que me são sempre dirigida: "se o vegetarianismo é tão bom, porque nem Jesus, nem a bíblia falam sobre isso?"

Aí é que vocês se enganam, pois lhes afirmo que sim, eu falo isso com autoridade de um antigo e grande estudioso da Bíblia, tendo inclusive lido-a por muitas vezes, de Gênese até Apocalipse, até mesmo o livro de Números inteiro, fora as inúmeras leituras esparsas dos seus diversos livros e capítulos em várias ocasiões... Como primeira referência ao tema alimentação e vegetarianismo temos logo no início da bíblia em seu primeiro livro Gênese 1, 29, o texto: "E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto de árvores que da semente, ser-vos-á para mantimento."

Isto colocado logo no 1º capítulo do primeiro livro mostra a importância dada ao tema alimentação/vegetarianismo pelo mais importante de todos os livros já editados no Ocidente, a Bíblia, sendo inclusive pela sua importância de todos os livros impressos quando da descoberta da imprensa por João Gensfluich Gutenberg em Mongúrcia, às margens do Reno na Alemanha por volta de 1455.

Seguindo, mais ainda em Gêneses, temos agora no Capítulo IX, versículo 4, o seguinte texto: "A carne, porém, com seu sangue, isto é sua vida, sua alma não comereis."

E chegamos agora ao terceiro livro do Pentateuco escrito por Moisés. O "Livro doa Levitas" a tribo sacerdotal, corresponde analogamente aos brâmanes do hinduísmo. Este texto diz no seu capítulo XVIII, versículo 10: "E a qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, se comer algum sangue voltarei o meu rosto contra a sua alma e exterminá-lo-ei do meio do seu povo. "Segue-se ainda algumas explanações nos versículos seguintes a este, que vão do 11 a terra ao de número16 um. No que diz respeito a essas passagens citadas, é nela que se baseavam os Testemunhos de Jeová para não se submeterem a transfusão sanguínea.

Ainda no mesmo capítulo XIX, só que agora versículo 26, nós encontramos uma explícita declaração no que diz respeito à orientação quanto a não comer sangue/carne, texto a reza o seguinte: "Não comerei coisa alguma com sangue, não agourareis, nem adivinhareis.".

E vejam agora que a atualidade expressa no seguinte texto Deuteronômio, III, 19 "Quando ver se tinha ares uma cidade..., não destruirás o seu arvoredo, metendo nele o machado, porque dele comerás: pelo que não o cortarás, pois o arvoredo do campo é o mantimentos do homem,...".

Atualidade essa que vem à tona principalmente pela evidência dos problemas ecológicos, momento no que diz respeito às devastações de imensas áreas florestais, que desde essas remotas eras a Bíblia já nos alertava sobre o perigo que era destruí-las, pois antes de mais nada são nosso alimento de uma forma direta ou indireta.

"Comecei carne de touros? Ou beberei sangue de bodes?". Não é exatamente o que fazem aqueles que têm o hábito de comer carnes? E vejam que estes são Salmos L, 13 de Davi, tão claro e explícito na surpresa interrogação.

Mais simples e direto só texto que se segue, de autoria do sábio, Salomão que diz nos Provérbios XV, 17 "Melhor é a hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo e com ele o ódio.".

Sim pois é com ódio que o boi vem a nossa mesa, com o ódio do açougueiro que o mata, e com o ódio do próprio boi, ao se ver conduzido impotente ao matadouro e ao seu carrasco.

Vejam que todas essas situações não são de minha autoria, mas sim tiradas do texto bíblico, após anos e anos de leitura, estudos e pesquisas do mesmo, não se espantem em se não encontrarem o texto referendado em sua bíblia pois existem algumas variações numéricas entre as Bíblias católicas e protestantes, entre estas, das diversas denominações.


Fonte: Reportagem com o prof. Helder Carvalho publicada no Jornal Vegan.


Bom, as traduções e sabores da Bíblia são muitíssimos, e achei que todos aqui deveriam ter pelo menos uma delas em casa.

Passo uma tradução católica:

*8.* Daniel tomou a resolução de não se contaminar com os alimentos do rei e com seu vinho. Pediu ao chefe dos eunucos para deles se abster.

*9.* Este, graças a Deus, tomado de benevolência para com Daniel, atendeu-o de boa vontade,

*10.* mas disse-lhe: Temo que o rei, meu senhor, que estabeleceu vossa alimentação e vossa bebida, venha a notar vossas fisionomias mais abatidas do que as dos outros jovens de vossa idade, e que por vossa causa eu me exponha a uma repreensão da parte do rei.

*11.* Mas Daniel disse ao dispenseiro a quem o chefe dos eunucos havia confiado o cuidado de Daniel, Ananias, Misael e Azarias:

*12.* Rogo-te, faze uma experiência de dez dias com teus servos: que só nos sejam dados legumes a comer e água a beber.

*13.* Depois então compararás nossos semblantes com os dos jovens que se alimentam com as iguarias da mesa real, e farás com teus servos segundo o que terás observado.

*14.* O dispenseiro concordou com essa proposta e os submeteu à prova durante dez dias.

*15.* No final deste prazo, averiguou-se que tinham melhor aparência e estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias da
mesa real.

*16.* Em conseqüência disso o dispenseiro retirava os alimentos e o vinho que lhes eram destinados, e mandava servir-lhes legumes.

E uma protestante:

8 Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção
das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

9 Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.

10 E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois veria ele os vossos rostos mais abatidos do que os dos outros jovens da vossa idade?
Assim poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.

11 Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia posto sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:

12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.

13 Então se examine na tua presença o nosso semblante e o dos jovens que comem das iguarias reais; e conforme vires procederás para com os teus servos.

14 Assim ele lhes atendeu o pedido, e os experimentou dez dias.

15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais.

16 Pelo que o despenseiro lhes tirou as iguarias e o vinho que deviam beber, e lhes dava legumes.

Há várias Bíblias na internet, é só procurar no Google. Uma delas é http://www.bibliaonline.com.br/

"... é por causa dos filhos dos homens, para que Deus os prove, e ELES VEJAM QUE SÃO EM SI MESMOS COMO OS ANIMAIS. Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos tem o mesmo fôlego de vida, E NENHUMA VANTAGEM TEM O HOMEM SOBRE OS ANIMAIS; PORQUE TUDO É VAIDADE. Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão." (ECLESIASTES 3:18-21)

E junto do rio, à sua margem, de uma e de outra banda, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer. Não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu FRUTO servirá de ALIMENTO e a sua FOLHA de REMÉDIO. (Ezequiel 47:12)
Carlstadt
Carlstadt
Administrador
Administrador

Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos