Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus

Ir para baixo

22092009

Mensagem 

Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus Empty Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus




Abismos Tenebrosos para os Anjos Maus

Por Angel Manuel Rodríguez

PERGUNTA: Por favor, explique 2 Pedro 2:4 (NVI): “Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.…”

Sobre esse assunto, deveríamos considerar também uma passagem similar encontrada em Judas 6 (NVI): “O anjo me disse: E, quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, Ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.” Vamos examinar o contexto, discutir a natureza da prisão e comentar o pecado dos anjos.

1. Contexto: Pedro está discutindo o trabalho dos falsos mestres. Segundo ele, a presença deles entre o povo de Deus não é recente (2 Pedro 2:1). Uma coisa, entretanto, é certa: eles experimentarão o julgamento de Deus. Para apoiar esse argumento, Paulo usa três exemplos bíblicos de pecados que resultaram em julgamento: a experiência dos anjos, a punição dos antediluvianos e a destruição de Sodoma e Gomorra.

O contexto em Judas é similar. Também se refere aos falsos mestres e seus três
exemplos de julgamento divino são: a rebelião dos israelitas no deserto, a queda dos anjos e Sodoma e Gomorra. Essas passagens não são especificamente sobre a natureza do pecado dos anjos, ou sobre o lugar para onde foram enviados.

2. A Prisão: Pedro usa uma linguagem clara para descrever o destino dos anjos maus: Deus “os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos”. “Inferno”, na Bíblia, é o lugar dos mortos, a tumba. A palavra para “inferno” no grego comum é hades, que se refere a lugar dos mortos, submundo. Mas nesse caso, Pedro usa uma palavra diferente, o verbo tartaroo, “lançar dentro/manter cativo em tartaros”. Na mitologia grega, tartaros designava a área mais profunda do hades, reservado para a punição dos deuses desobedientes. Pedro usa essa imagem para expressar a ideia de que os anjos caídos agora estão na prisão de trevas e morte, separados da divina fonte de vida. Essa não é uma prisão literal porque 
os demônios ainda estão ativos no mundo dos humanos 
(e.g., 1 Pedro 5:8; Judas 9).

Essa ideia é apoiada por Judas, que simplesmente diz que eles estão acorrentados e aprisionados nas trevas. Por falar nisso, a frase “abismos tenebrosos” em Pedro é interpretada, às vezes, como “grilhões das trevas”. No mundo antigo, em muitos casos, as prisões eram masmorras escuras, um símbolo apropriado para tumba (cf Ap 1:18). Aparentemente, as prisões da antiguidade não tinham como propósito o aprisionamento de criminosos como uma forma de punição. Os presos eram, geralmente, forçados a trabalhar duramente. Mas, em muitos casos, os prisioneiros estavam esperando pelo julgamento ou execução da pena já sentenciada contra eles (cf Lv 24:10-12; Nm 15:32-36). De acordo com Pedro, os anjos caídos estão encarcerados em trevas espirituais, no reino dos mortos, esperando a execução de sua sentença. Eles já foram julgados.

3. O Pecado: Nem Pedro nem Judas falam sobre a natureza do pecado dos anjos. Segundo Judas, os anjos “não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada”. A queda dos anjos é descrita como abandono de suas funções no Céu, seu lar original. A opinião comum entre os estudiosos é que Judas usou Gênesis 6:1-4, como interpretado pela literatura intertestamental judaica, referindo-se à queda dos anjos quando abandonaram o Céu e tiveram relações sexuais com mulheres. Eles argumentam que o contexto em Judas é sobre o pecado da imoralidade. Essa interpretação dificilmente se encaixa no contexto de Pedro. Embora não se possa excluir totalmente a possibilidade de Judas, é sempre melhor considerar o testemunho das Escrituras e evitar especulação. A ideia expressa nas duas passagens parece encaixar melhor em Isaías 14, onde é narrada a queda de Lúcifer: “Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo” (verso 15); assim como em Apocalipse 12:1-4, 7-9, onde a expulsão dos anjos é precedida por uma guerra no Céu.

Conclusão: O destino final dos anjos maus está determinado. Entretanto, cuidado com os falsos mestres em sua igreja e esteja atento à sua voracidade (2 Pedro 2:2)!

Angel Manuel Rodríguez é diretor do Instituto de Pesquisas
Bíblicas da Associação Geral.

http://portuguese.adventistworld.org/index.php?option=com_content&view=article&id=414
Carlstadt
Carlstadt
Administrador
Administrador

Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos