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21012009

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Os cristãos primitivos classificaram o Decálogo como Lei moral Empty Os cristãos primitivos classificaram o Decálogo como Lei moral




Diz certa obra que, "O Talmude, a propósito de um ponto em discussão, lembra: 'A lei mandava recitar todos os dias os dez mandamentos. Por que não os recitam mais, hoje? Por causa das malediscências dos minim; para que estes não possam dizer: 'Estes somente foram dados a Moisés, no Sinal' (Talmud Jer. Berakot 1 ,3c).Segundo estes minim (os "dissidentes": os judeu-cristãos), Deus só pronunciou os dez mandamentos (Dt 5,22); as outras leis são atribuídas a Moisés. A recitação diária do decálogo, na oração comunitária, favorecia indiretamente esta idéia de que provocava certo desprezo pelas outras leis. A fim de evitar este mal-estar,o judaísmo ortodoxo - talvez nos círculos de Iabne, no fim do século 1 d.C. -suprimiu do serviço sinagogal cotidiano a recitação do decálogo." (O Decálogo- F.G.Lopez)

A palavra de cristão não aparece e, se é que for, foi removida por edições posteriores. No entanto, há um número de textos que têm nuanças polêmicas, dirigindo-se a todos chamados de MINÍM. A definição de MINÍM é elástica, mas se acha que, por vezes, se refere a cristãos.

Os Nomes Dados aos Cristãos no Talmud

Minim—Heréticos. No Talmud, aqueles que possuem livros chamados Evangelhos são heréticos. Assim no Schabbath (116a) diz-se que:

"Rabi Meir chama os livros dos Minim Aven Gilaion [volumes iníquos] porque eles chamam-nos de Evangelhos."

http://judaismoemaconaria.blogspot.com/2007/05/os-nomes-dados-aos-cristos-no-talmud.html

Há textos no Talmude que tratam da antigüidade do Judaísmo sobre os MINÍM, a autoridade contínua dos escritos rabínicos com a Lei de D'us também revelada no Monte Sinai e a validade contínua da Lei.

O rábi Samuel ben Nahum estava indubitavelmente pensando em cristãos quando disse: "De acordo com a lei estrita, a pessoa deve recitar os dez mandamentos cada dia. E porque não os recitamos? Por causa das reivindicações dos MINÍM; para que não diriam: 'só esses foram dados a Moisés no Sinai'."

A intenção do rábi Samuel ben Nahum parece estar para enfatizar a unidade da revelação do Sinai e para enfrentar a objeção cristã que tentava desassociar a lei moral, isso é o decálogo, do código convencional segundo, principalmente do ritualista.

http://www.jcrelations.net/pt/?item=2367
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