Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Tópicos mais ativos
Álcool é mais prejudicial do que a heroína ou o crack , diz estudo
Página 1 de 1
01112010
Álcool é mais prejudicial do que a heroína ou o crack , diz estudo
Álcool é mais prejudicial para a sociedade que crack e heroína, diz cientista inglês
Estudo leva em conta os danos individuais e às outras pessoas
O álcool foi considerado a droga mais perigosa da Grã-Bretanha, à frente até do crack e da cocaína, segundo um ranking que leva em conta, além dos prejuízos pessoais, os danos que ela pode provocar na sociedade. O estudo, publicado nesta segunda-feira pelo periódico médico Lancet, foi realizado pelo Comitê Científico Independente sobre Drogas, liderado pelo ex-consultor governamental David Nutt.
Nutt foi demitido ano passado após fazer declarações contra a política antidrogas do governo, quando disse que andar de cavalo era mais perigoso que ingerir ecstasy, uma droga sintética bastante consumida na Grã-Bretanha. Também afirmou que a maconha fora promovida à droga classe B, a segunda classe mais perigosa segundo o Conselho Britânico sobre Abuso de Drogas, por causa de uma “decisão política”.
No estudo publicado nesta segunda-feira, Nutt e seus colegas classificam as drogas pelos danos individuais, que vão desde a morte até danos mentais e perda dos relacionamentos, e pelos danos que podem provocar às outras pessoas. A pontuação vai de zero (inofensivo) até 100 (mais perigoso).
No ranking geral, o álcool ficou em primeiro lugar, com 72 pontos — a heroína ficou com 55 pontos, o crack com 54, a cocaína ganhou 27 pontos, a maconha ficou com 20, o ecstasy e os anabolizantes com nove e os cogumelos alucinógenos com cinco. Se levados em conta apenas os danos individuais, as drogas mais perigosas são o crack, a heroína e metanfetamina. A mais danosa aos outros foi o álcool, seguida pela heroína e o crack.
Os autores do estudo escreveram que a classificação atual é ultrapassada e é preciso chamar a atenção de forma agressiva para os perigos do álcool, em prol da saúde pública. Pelo sistema britânico de classificação atual, o ecstasy é considerado uma droga classe A, tão perigoso quanto metanfetamina.
Nutt é autor de outro estudo, publicado também no Lancet em 2007, afirmando que álcool e cigarro eram mais prejudiciais que a maconha e o LSD.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/alcool-e-mais-prejudicial-para-a-sociedade-que-crack-e-heroina-diz-cientista-ingles
-----
Os danos aos outros explicam a classificação do álcool
Um estudo britânico que analisou os danos causados aos usuários de drogas e para as pessoas que os cercam concluiu que o álcool é mais prejudicial do que a heroína ou o crack.
O estudo divulgado na revista científica Lancet classifica os danos causados por cada substância em uma escala de 16 pontos.
Os pesquisadores concluíram que a heroína e a anfetamina conhecida como "crystal meth" são mais danosas aos usuários, mas quando computados também os danos às pessoas em volta do usuário, no topo das substâncias mais nocivas estão, na ordem, o álcool, a heroína e o crack.
O cigarro e a cocaína são considerados igualmente nocivos também quando se leva em conta as pessoas do círculo social dos usuários, segundo os pesquisadores. Drogas como LSD e ecstasy foram classificadas entre as menos danosas.
Apolítica
Um dos autores do estudo é David Nutt, que ocupou o cargo de principal conselheiro do governo britânico para a questão das drogas.
Após deixar o posto, no ano passado, ele formou o Comitê Científico Independente sobre Drogas, instituição que se propõe a investigar o tema de forma apolítica.
O professor Nutt afirma que "considerados os danos totais, o álcool, o crack e a heroína são claramente mais prejudiciais que todas as outras (substâncias)".
"Nossas conclusões confirmam outros trabalhos que afirmam que a classificação atual das drogas tem pouca relação com as evidências de danos", diz o estudo.
"Elas também consideram como uma estratégia de saúde pública válida e necessária o combate agressivo aos males do álcool." BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,alcool-e-mais-prejudicial-do-que-a-heroina-ou-o-crack-diz-estudo,633206,0.htm
Álcool é mais perigoso do que crack e heroína
Diário IOL - O álcool foi considerado a droga mais perigosa da Grã-Bretanha, à frente de drogas como do crack e cocaína, segundo um ranking da revista médica Lancet, ...
Álcool é mais perigoso do que a heroína e cocaína
RTP - O álcool é mais perigoso do que as drogas ilegais como a heroína ea cocaína. A conclusão é da revista médica "Lancet", tendo em conta um estudo realizado em ...
Álcool é mais prejudicial para a sociedade que crack e heroína [b]...
veja.com - O álcool foi considerado a droga mais perigosa da Grã-Bretanha, à frente até do crack e da cocaína, segundo um ranking que leva em conta, além dos prejuízos ...
Estudo: Álcool é mais prejudicial que heroína e crack
Diário Digital - O álcool é mais prejudicial do que a heroína eo crack quanto aos impactos sociais, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista médica The ...
Álcool é mais prejudicial do que a heroína ou o crack , diz estudo
Estadão - Um estudo britânico que analisou os danos causados aos usuários de drogas e para as pessoas que os cercam concluiu que o álcool é mais prejudicial do que a ...
Especialistas dizem que álcool é pior que crack e heroína
O Globo - LONDRES (Reuters) - O álcool é uma droga mais perigosa do que o crack ea heroína, quando são levados em conta os danos causados aos usuários ea terceiros, ...
Tópicos semelhantes
» Estudo mostra peso negativo do consumo de álcool para a saúde mundial
» Álcool mata mais do que aids, tuberculose e violência
» Vegetarianos têm coração mais saudável, diz estudo
» Estudo: trabalhar mais de 40 horas faz mal à saúde
» Homens são mais felizes em casamentos longos, diz estudo
» Álcool mata mais do que aids, tuberculose e violência
» Vegetarianos têm coração mais saudável, diz estudo
» Estudo: trabalhar mais de 40 horas faz mal à saúde
» Homens são mais felizes em casamentos longos, diz estudo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto
» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto
» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto
» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto
» Chat do Forum
Sáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst
» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto
» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto
» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo
» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo
» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo
» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo
» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo