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Posição Oficial da I.A.S.D. quanto à Natureza Humana de Cristo

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Dr. Alberto R. Timm - A Igreja Adventista crê que Cristo veio com as duas naturezas humanas de Adão. Em certo sentido antes da queda e em outro, depois da queda.

1. É pré-lapsariana (idêntica a de Adão antes da queda) no sentido moral e espiritual. Não tinha pendor para o pecado, não tinha paixão ou qualquer inclinação para pecado.

2. É pós-lapsariana (idêntica à nossa) no sentido físico e morfológico. Jesus sentia frio, fome, sede, cansaço e veio na estatura dos homens de sua época.

Apoio Bíblico Para os Dois Conceitos:

1. Hebreus 7:26 refere-se a Cristo como santo, inculpável, sem mácula e feito mais alto do que os Céus. Descreve a condição pré-lapsariana.

2. Por outro lado, Hebreus 2:14 e 17 afirmam que Ele Se tornou semelhante aos demais homens, na participação comum na carne e no sangue, o que sugere uma condição pós-lapsariana.

Apoio no Espírito de Profecia para esses Conceitos:

Posição Pré-Lapsariana:

1. “Cristo é chamado o segundo Adão. Em pureza e santidade, unido com Deus e amado por Deus, Ele começou onde o primeiro Adão começou Ele cruzou o chão onde Adão caiu, e redimiu o fracasso de Adão.” Youth’s Instructor, June 2, 1898.

2. “Ele venceu Satanás na mesma natureza sobre a qual no Éden Satanás obteve a vitória.” Youth’s Instructor, June 2, 1898.

3. “Ele devia tomar Sua posição como cabeça da humanidade, mas não a pecaminosidade do homem.” Signs of the Times, May 29, 1901.

4. “Sede cuidadosos, extremamente cuidadosos quanto a como vos ocupais com a natureza humana de Cristo. Não O coloqueis diante do povo como um homem com propensões para o pecado.” SDABC, vol. 5, págs. 1128 e 1129, Carta 8, 1895

5. “Ele é o segundo Adão. O primeiro Adão foi criado puro, impecável, sem uma mancha de pecado sobre si; ele era a imagem de Deus.” SDABC, vol. 5, págs.1128 e 1129. Carta 8, 1895

6. “Nem por um momento existiu nEle uma propensão má.” SDABC, vol. 5, págs. 1128 e 1129. Carta 8, 1895.

7. “Nunca de forma alguma, deixeis a mais leve impressão sobre mentes humanas de que uma mancha, ou corrupção, ou inclinação para a corrupção se apegou a Cristo.” SDABC, vol. 5, págs. 1128 e 1129. Carta 8, 1895.

8. “Que cada ser humano seja advertido contra a idéia de tornar Cristo totalmente humano tal como um de nós; isto não pode ser.” SDABC, vol. 5, págs. 1128 e 1129. Carta 8, 1895.

9. “Cristo não tinha natureza pecaminosa.” ST, 29 de maio de 1901.

10. “Cristo não tinha a mesma deslealdade pecaminosa, corrupta e decaída que nós possuímos.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 131

11. “Deus enviou um Ser sem pecado.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 132

12. “Ele nunca teve doença em Sua própria carne.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 133

13. “Não havia nEle nenhuma mancha de pecado.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 134

14. “Ele era sem pecado. A virtude e pureza caracterizavam Sua vida.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 134

Posição Pós-Lapsariana:

1. “Estava no plano de Deus que Cristo tomasse sobre Si a forma e natureza do homem caído.” Spirit of Prophecy, vol. 2, p. 39

2. “A natureza de Deus, cuja lei tinha sido transgredida, e a natureza de Adão, o transgressor, se reuniram em Jesus – o Filho de Deus e o Filho do homem.” SDABC, vol. 5, págs. 1128 e 1129. Carta 8, 1895

3. “Cristo, que não conhecia o mínimo vestígio de pecado ou contaminação, tomou nossa natureza em seu estado deteriorado.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 253

4. “Cristo assumiu a natureza humana enfraquecida com quatro mil anos de pecado.” O Desejado de Todas as Nações, p. 49

Conclusão: Os dois conceitos não se contradizem, mas se complementam. No entanto, os defensores da natureza de Cristo com pendor para o pecado se detém somente nos textos do segundo grupo.

Conclusão Perigosa dos Defensores da Natureza de Cristo:

com Pendor para o Pecado

Os defensores desta idéia dizem que se Jesus foi vitorioso tendo uma natureza como a nossa, também nós podemos ter vitória perfeita sobre o pecado.

1. Se consigo com o tempo ser perfeito e justo como Cristo foi, logo não vou precisar mais Dele. Não preciso mais de um intercessor no Céu.

2. Se eu acumulo muita santidade, torno-me igual a Ele.

3. A salvação se torna fruto de meus próprios esforços.

4. O cristão cairá no perfeccionismo.

5. Se Cristo tivesse inclinação para o pecado, Ele precisaria de um Salvador para Ele mesmo. Por que? Porque pecado não é meramente ato, mas status (estado). A inclinação, o pendor para o pecado já é pecado. O rei Davi afirmou em Salmo 51:5 – “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe”.

6. Jeremias 17:9 – “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”

7. A criança já nasce egoísta. (Exemplo: é natural a criança não repartir seus brinquedos, sem ninguém ter-lhe ensinado isso.)

As Palavras: TUDO e TODAS AS COISAS

Estas palavras têm caráter relativo.

Hebreus 2:17, 18 – “Em todas as coisas se tornasse semelhante aos irmãos... tendo sido tentado.”

Hebreus 4:15 – “Foi tentado em todas as coisas à nossa semelhança, mas sem pecado.”

A palavra tudo é uma forma bíblica de expressão. Exemplos:

Gênesis 25:5, 6 – “Abraão deu tudo o que possuía a Isaque. Porém, aos filhos das concubinas que tinha, deu ele presentes e, ...”

Gênesis 9:3 - “Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; ...”

I Timóteo 4:4 - “pois tudo que Deus criou é bom, e, ...”

II Pedro 2:3 – “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, ...”

Romanos 14:20 – “... Todas as coisas, na verdade, são limpas, ...”

Do ponto de vista da lógica, Cristo poderia ser tentado em tudo, em todas as coisas?

1. Não foi tentado naquilo que Ele não era. Exemplo: não era mulher. Cristo era homem. A tentação de Cristo não tem que ver com cada detalhe da tentação. Seria impossível.

2. Cristo era solteiro ou casado? Solteiro. Isto quer dizer que ele não podia compreender os casados porque era solteiro?

3. Nasceu como judeu no primeiro século. Isto quer dizer que Ele não poderia entender o homem do século 21?

4. No primeiro século não havia Internet, pornografia, novelas, TV.

5. A tentação tem significado apenas quando ela é adequada a uma pessoa em particular. A acusação de Satanás não era que seres pecaminosos não poderiam guardar a lei de Deus, mas que Adão, antes da queda, não podia fazê-lo.

6. A identificação de Cristo conosco, em nossas tentações está em Sua vitória sobre a essência do pecado, porque toda tentação tem um elemento comum: levar-nos a viver de forma independente de Deus.

Conclusão – Do ponto de vista lógico, Ele não poderia ser tentado em todas as coisas. Esta é uma idéia provinciana, pequena.

A Palavra Semelhante

Romanos 1:23 – “E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem...”

Romanos 5:14 – “... mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão...”

Romanos 6:5 – “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, ...”

Semelhança não quer dizer igual. Jesus Cristo veio em semelhança e não em igualdade.

Apocalipse 9:7 – “O aspecto dos gafanhotos era semelhante a cavalos...”

Hebreus 7:15 – “E isto é ainda muito mais evidente, quando, à semelhança de Melquisedeque...”

Semelhança não era igualdade absoluta.

Jesus Cristo semelhança de Cristo.

Homem, aparência de judeu, filho de José e Maria, tinha uma mãe, tinha uma linhagem de genealogia humana, passou pelas leis do desenvolvimento humano, características físicas, sono, fadiga, fome, sede. EGW – Cristo veio com quatro mil anos de degenerescência.

Não nasceu como todos nós nascemos. Cristo é diferente.

Davi disse: “todos nós nascemos em pecado e em pecado me concebeu minha mãe.” De Cristo, você não pode dizer isto.

Foi gerado pelo Espírito Santo. I João 3:5 – Nele não existe pecado.

Pecado não é só ato, mas estado e condição. Jesus não veio em estado pecaminoso. Exemplo:

Adultério não é só ato, mas estado.

João 14:30 – “Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim.”

João 8:46 – “Quem dentre vós me convence do pecado?...”

Pecado não é só ação. É o estado que precede a ação. Você não é pecador porque peca, mas peca porque é pecador. Há um estado que antecede a ação.

Material do Pr. Alberto Timm
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

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