Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade

Ir para baixo

15122010

Mensagem 

[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  Empty [Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade




[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  Eye_orbit_anatomy_anterior2



Novo olhar sobre a visão – mais complexidade

Os resultados de uma pesquisa com neurônios localizados na retina, parte dos olhos que capta a luz, surpreenderam cientistas de instituições inglesas e norte-americanas. Experimentos com ratos mostraram que essas células, conhecidas até então apenas por seu papel em processos subconscientes, possuem a capacidade de transmitir informação visual ao cérebro. Portanto, desempenham importante papel na visão. A função dessas células nervosas está relacionada à sua habilidade de produzir uma proteína sensível à luz conhecida como melanopsina. Apenas 1% dos neurônios localizados na retina é capaz de fazer isso. No campo dos estudos sobre a visão, somente dois tipos de células fotossensíveis haviam sido identificados na retina de mamíferos: os cones e os bastonetes. Na presença de luz, essas células transmitem ao cérebro informações sobre forma, movimento e cor.

A descoberta de uma função visual em outras células da retina pode auxiliar em futuros tratamentos de determinados tipos de cegueira. “Podemos desenvolver tratamentos nos quais a melanopsina contribua ainda mais para a visão de pessoas com problemas na retina”, afirma Timothy Brown, neurocientista da Universidade de Manchester (Inglaterra) e autor principal do estudo publicado no periódico PLoS Biology, em entrevista à CH On-line.

O pesquisador adverte, no entanto, que a proteína pode fornecer, mesmo em ambientes bem iluminados, uma visão de baixa qualidade. “Talvez o suficiente para evitar grandes obstáculos, mas não para ler ou ver televisão”, diz Brown.

Brown e seus colegas analisaram ratos sem cones e bastonetes nos olhos e observaram que, embora fossem tecnicamente cegos, os animais ainda apresentavam atividade elétrica no córtex visual do cérebro, quando expostos à luz. “Utilizamos microeletrodos para monitorar mudanças provocadas por luzes de diferentes brilhos na atividade elétrica de áreas visuais do cérebro dos ratos”, explica o neurocientista.

Quando o experimento foi feito em ratos sem melanopsina, os pesquisadores perceberam que o sistema visual dos animais era incapaz de distinguir entre a intensidade de luz correspondente a um dia nublado ou um a dia ensolarado.

Além de auxiliar em novos tratamentos, a melhor compreensão da função dessas células nervosas poderia ser aplicada ao aperfeiçoamento da iluminação artificial, dos monitores de televisão e dos computadores. “A iluminação tradicional e os computadores são enxergados por meio da projeção realizada pelos cones e bastonetes”, explica Brown. “O uso de uma luz em torno da faixa de comprimento de onda média em que a melanopsina é mais sensível pode melhorar a experiência subjetiva de brilho”, completa.

Antes da descoberta, acreditava-se que o trabalho dos neurônios estudados se limitava ao envio de informações sobre a luz detectada no ambiente para o subconsciente. Essas informações serviriam, por exemplo, para mensurar o brilho e regular o tamanho das pupilas e o relógio biológico para os ciclos diurnos e noturnos.

(Ciência Hoje)

Nota: A maquinaria humana nunca deixa de surpreender os cientistas. Para conhecer mais a fundo a bioquímica da visão, recomendo a leitura do best-seller A Caixa Preta de Darwin, de Michael Behe. Behe descreve alguns sistemas de complexidade irredutível, entre os quais o olho humano. Já é difícil explicar como podem ter surgido ao mesmo tempo a pupila e seus micromúsculos, a retina e suas células especializadas, o nervo ótico, com sua capacidade de transmitir informação, e os neurônios especializados, com a capacidade de interpretar e decodificar a informação visual. Agora imagine explicar a complexidade específica da visão em nível bioquímico, no qual a palavra “evolução” (no contexto darwiniano) nem faz sentido... E quer “piorar” as coisas? De alto a baixo do registro fóssil, os animais sempre têm dois olhos. Milagre duplo![MB]

Deus criou o sistema óptico; homem tenta imitar



Então, em visão, falaste do teu santo, e disseste: Socorri um que é esforçado, exaltei a um eleito do povo.
Salmo 89:19



[Sistema Óptico] Olho Humano: Novo olhar sobre a visão – mais complexidade  004_Eye
Não é só a complexidade dos sistemas biológicos que é tão desafiadora; a incrível perspicácia manifesta no seu design também é de se apreciar. A perspicácia do design biológico é particularmente evidente quando é manifestada em soluções para problemas análogos àqueles que nós nos deparamos na nossa tecnologia.


Sem a a existência da câmaras e dos telescópios, a maior parte da perspicácia e brilhantismo do design dos olhos passaria despercebido. Embora as componentes anatómicas dos olhos fossem já bem conhecidas por parte dos cientistas do século 15, a perspicácia do seu design não foi muita apreciada até ao século 17, quando a óptica rudimentar na formação de imagens foi claramente expressa por Kepler e mais tarde por Descartes.

No entanto, foi só nos séculos 18 e 19, aquando da altura em que a construção de instrumentos ópticos tornou-se mais complicada, usando uma íris móvel, um engenho de focagem, e correcções para aberrações esféricas e cromáticas - tudo isto funções que tem equivalências na vista - que a perspicácia do sistema óptico pôde ser finalmente apreciado por parte de Darwin e os seus contemporâneos.

Sabemos hoje que o sistema óptico e um instrumento muito mais sofisticado do que era apreciado a 100 anos atrás. Estudos electro-fisiológicos revelaram as conexões minuciosas entre as células nervosas da retina, células essas que permitem a que o olho possa desempenhar variados tipos de processamento preliminar de dados de informação visual antes de transmiti-los em forma binária até ao cérebro.

A inteligência destes mecanismos foi mais uma vez ressalvada pela sua íntima analogia ao tipo de processos de intensificação e clareamento de imagens levados a cabo pelos computadores.

Hoje em dia é mais acertado pensar numa câmara de televisão quando se pensa numa analogia para o sistema de visão.
Conclusão:

Quão Poderoso é o Nosso Deus e quão ilógicos são todos aqueles que acreditam que sistemas de processamento de dados são o resultado de forças não inteligentes.


Os meus olhos estão continuamente no Senhor,
pois Ele tirará os meus pés da rede
Salmo 25:15
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos