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A “arquitetura” dos mitos científicos


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“Utilizaremos a estrutura proposta pelo filósofo e historiador da ciência Douglas Allchin no que diz respeito a algumas das características principais de mitos científicos,particularmente histórias científicas populares que romantizam os cientistas, relatando odrama de suas descobertas e distorcendo os processos da ciência. Assim, através desses elementos podemos identificar alguns dos mitos presentes nos livros didáticos de física, bem como as possíveis distorções acerca da natureza da ciência. Reconstruções históricas populares de descobertas científicas são propositalmente projetadas para preencher algumas narrativas e acabam se tornando a fonte de concepções de mitos nas ciências. Justamente por isso, é importante que os conteúdos dos livros didáticos respeitem a história, transpondo para suas páginas resultados de pesquisas produzidos por historiadores da ciência profissionais e não reproduzindo anedotas e mitos inventados. Dentre as características presentes nesses mitos, constituindo sua arquitetura, podemos destacar como elementos principais: grandiosidade dos cientistas; idealização sobre algumas realizações; drama durante seu desenvolvimento; e seu caráter justificativo implicando sempre em uma “moral da história” (ALLCHIN, 2003, 2004).

Grandiosidade
Na grande maioria das vezes, os cientistas exercem um papel heróico dentro destes mitos. A grandiosidade com que a figura do cientista é tratada em certos episódios históricos faz alusão aos personagens literários que não exibem falhas em seu caráter e nunca cometem erros. Assim, mitos históricos transformam cientistas humanos em personagens super-humanos.

Para alguns, personagens super-humanos funcionam como exemplos que inspiram os estudantes sendo que, paradoxalmente, eles parecem subverter o real objetivo de mostrar a ciência como um esforço humano. Segundo Allchin (2003), deste modo percebemos a grande ligação que existe entre o sujeito que conta a história e o ouvinte/leitor, sendo suas implicações muito importantes. O primeiro sente-se valorizado e até mesmo mais poderoso contando uma história importante, ao mesmo tempo em que o ouvinte/leitor sente-se impressionado pela sua importância e significância. Assim, esses sentimentos favoráveis mútuos parecem validar a narrativa que não se sustenta perante uma análise histórica mais aprofundada.

Idealização
Outro notável elemento da arquitetura dos mitos científicos é o fato de considerarem descobertas científicas que ocorreram gradualmente e contaram com a colaboração do trabalho árduo de várias pessoas serem creditadas pura e simplesmente a uma única pessoa. Normalmente, essas descobertas vêm acompanhadas de uma data precisa, dando a impressão de que ocorreram num determinado dia ou ano, após um único momento de introspecção dos cientistas, concordando com o aspecto grandioso com que eles são tratados.

Uma vez que estas histórias são moldadas de forma a apenas destacar aspectos julgados positivos, que normalmente são os que correspondem ao conhecimento científico atual, muitos detalhes históricos fundamentais tendem a ser esquecidos. O contexto das descobertas, tais como detalhes de seu tempo, lugar e cultura, encontros e colaborações, influências, erros, plágios, etc, acabam por se tornar aspectos secundários e, muitas vezes são completamente omitidos. Como conseqüência dessa idealização, esses tipos de narrativas históricas reforçam a idéia da existência de um método científico algorítmico, que assegura aos grandiosos cientistas o encontro da verdade científica.

Drama
Ao mesmo tempo em que alguns detalhes históricos são esquecidos, de forma a garantir a visão idealizada do desenvolvimento científico, outros ganham papel fundamental na arquitetura desses mitos. Esses detalhes muitas vezes envolvem certo tipo de sentimentos ou emoções pessoais como poderoso artifício de persuasão, refletindo-se até mesmo na escolha das palavras que são usadas em sua descrição. Como sabemos, e teremos a possibilidade de evidenciar na análise dos conteúdos históricos dos livros didáticos de física, uma grande atenção é dada aos conflitos vividos pelos cientistas em sua busca pela verdade científica terminando sempre no momento “aha!” ou “eureka!”, que representam aquele típicoestereótipo da luz da sabedoria que se acende em sua mente.

O drama que permeia a pseudo-história tem como objetivo persuadir o leitor/ouvinte e também torná-la memorável, pois ao final de algum conflito dramático, seja ele pessoal ou ainda entre o cientista e algum adversário, a verdade e a ciência sempre triunfam. Assim, eles sempre são lembrados e se torna agradável contá-los para outras pessoas.

Caráter justificativo
A última característica que Allchin identifica nesses mitos científicos está ligada ao fato de eles não serem tratados como parte da história sobre o desenvolvimento da ciência, mas sim as histórias da ciência. Assim, pelas características descritas anteriormente, o seu papel justificativo é alcançado e a história é finalizada com uma lição implícita onde a ciência, por meio de sua autoridade, nos leva óbvia e inevitavelmente à verdade.

Portanto, se pode dizer que mitos científicos têm a função de explicar e justificar a autoridade da ciência. Como descrito por Allchin (2003), esses elementos conspiram juntos para desmoronar a natureza da ciência numa pseudo-história, que se torna muito familiar, de ‘Como a Ciência encontra a verdade’. Em suma, nesses mitos a ciência se baseia num método especial, onde os experimentos são bem projetados por pessoas extraordinárias, os cientistas, e a interpretação das evidências geradas não o traz problemas. Assim, ela culmina certa e inevitavelmente na verdade, sem qualquer tipo de incerteza ou erro.

Os livros didáticos, como elementos essenciais, na relação dos professores e alunos com o conhecimento científico e sua história, são geralmente permeados por narrativas históricas. Cabe então, neste momento, a pergunta: qual tipo de narrativa histórica está presente nos livros didáticos e como ela influencia a visão dos estudantes e professores sobre a natureza da ciência?”

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É isso!

Fonte:
CASSIANO REZENDE PAGLIARINI: “Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensino médio”. (Dissertação apresentada ao Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo para a obtenção do título de Mestre em Ciências – Física Básica. Área de Concentração: Ensino de Física Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cibelle Celestino Silva). Universidade de São Paulo. São Carlos, 2007.

Nota:
O título e a imagem inseridos no texto não se incluem na referida tese.
As referências bibliográficas de que faz menção o autor estão devidamente catalogadas na citada obra.
Eduardo
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