Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Tópicos mais ativos
Cristianismo Prático
Página 1 de 1
24022011
Cristianismo Prático
Cristianismo Prático: Descobrindo a Verdade!
Publicado em 24/02/2011 por Blog Sétimo Dia
1. Aproxime-se da Bíblia com uma mente aberta.
2. Acredite que Deus revela a verdade quando você a procura com todo o seu coração.
3. Ore continuamente pela Guia do Espírito Santo. Deus promete que o Seu Espírito nos guiará em toda a verdade.
4. Procure ler o maior número possível de passagens sobre um dado assunto. Não construa uma doutrina bíblica sobre um único texto.
5. Aceite a Bíblia como a palavra deDeus que nos revela a verdade.
6. Esteja disposto a aceitar qualquer mudança em relação à sua antiga maneira de pensar. Nunca chegaremos a conhecer a verdade a menos que estejamos dispostos a vivê-la.
7. Sinta o desejo de sujeitar as suas próprias idéias à verdade da Palavra de Deus.
8. Não dê ouvidos a qualquer conselheiro que tente dissuadi-lo de fazer o que a Bíblia expressamente ensina.
9. Toda a verdade nos leva para mais perto de Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida. Busque a Jesus em todo assunto que investigar; perguntando: “Como poderá este assunto conduzir-me para mais perto de Jesus”?
Extraído do livro estudando juntos de autoria do Pr. Mark Finley, pág 99.
Cristianismo Prático: Os Elementos da Oração e Como Obter Respostas
1. O nosso amorável Senhor nos convida a buscá-Lo.
2. Assegure-se de que sua vida está rendida à vontade de Deus. Esteja disposto a deixar tudo o que não está em harmonia com Sua vontade.
3. Leve a Ele tudo aquilo que o aflige ou o preocupa de algum modo.
4. Inclua o louvor, a gratidão e a ação de graças em todas as suas orações.
5. O Propósito da oração é levar-nos a unir a nossa mente a Deus e manter uma profunda comunhão com Ele.
6. Deus o convida a encontrar um lugar tranquilo para orar e buscá-Lo a cada dia com todo o seu coração.
7. Aprenda a orar em voz alta quando só Deus possa ouvir.
8. Registre as respostas de Deus e conte as Suas bençãos.
Extraído do livro estudando juntos de autoria do Pr. Mark Finley, pág 100.
Cristianismo Prático: Como Posso Tornar-me Cristão
1. Reconheça que Deus ama você com um amor imenso e que deseja salvá-lo.
2. Reconheça que, sem Jesus Cristo, você é um pecador perdido.
3. Aceite que a salvação é um dom gratuito de Deus, oferecido através de Jesus. Não é qualquer coisa que possa “ganhar” poratos de justiça ou boas obras.
4. Arrependa-se de todos os pecados conhecidos, confessando-os a Jesus.
5. Creia que Deus, por amor de Cristo, o perdoou. Se você entregar a vida a Jesus, será perdoado e aceito. O dom da vida eterna ser-lhe-á concedido pela fé.
6. E, agora, sendo filho de Cristo, Sua possessão preciosa, Ele começará a realizar mudanças miraculosas em sua vida através do Espírito Santo.
7. O nosso amorável salvador está empenhadao em levá-lo da terra para o céu. Podemos cair, mas lembre-se de que Ele estará pronto para erguê-lo de novo, de forma a poder continuar sua marcha para o céu.
Extraído do livro Estudando Juntos, de autoria do Pr. Mark Finley, pág 101.
Cristianismo Prático: Guia para Tomar Decisões
1. Deus promete sabedoria se a pedirmos.
2. Examine seu coração para ver se há nele algum pecado escondido ou conhecido que possa impedir que Deus ouça suas orações.
3. Analise seus motivos para se descobrir se aquilo que deseja é realmente para a glória de Deus.
4. Acredite que o Senhor não deseja apenas guiá-lo mas que Ele efetivamente o guiará.
5. Procure descobrir se há alguns princípios bíblicos envolvidos na decisão que pretende tomar. A Bíblia é uma rica fonte de guia. Deus muitas vezes nos dirige através de Sua Palavra.
6. Procure a ajuda de conselheiros cristãos, que acreditem na Palavra de Deus.
7. Esteja atento as providências ou circunstâncias divinamente ordenadas que podem indicar-lhe qual o caminho a seguir. Estas, muitas vezes, atuam como sinalizadores auxiliando a tomada de uma decisão, embora não substituam a Palavra de Deus, repleta de bons conselhos e orientações confiáveis.
8. Após orar, com todo o fervor, acerca de uma decisão, tendo consultado a Palavra de Deus, tendo pensado seriamente nisso, tendo procurado conselho, tendo estado atento à direção da Providência, tome a decisão que seja a mais acertada, ciente que o próprio Deus o guiou.
Extraído do livro Estudando Juntos, de autoria do Pr. Mark Finley, pág 102.
1. Aproxime-se da Bíblia com uma mente aberta.
“Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.” (Mateus 11:25).
2. Acredite que Deus revela a verdade quando você a procura com todo o seu coração.
“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32).
3. Ore continuamente pela Guia do Espírito Santo. Deus promete que o Seu Espírito nos guiará em toda a verdade.
“quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (João 16:13).
4. Procure ler o maior número possível de passagens sobre um dado assunto. Não construa uma doutrina bíblica sobre um único texto.
“A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Acaso, aos desmamados e aos que foram afastados dos seios maternos? Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.” (Isaías 28:9-10).
5. Aceite a Bíblia como a palavra deDeus que nos revela a verdade.
“porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21).
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17).
6. Esteja disposto a aceitar qualquer mudança em relação à sua antiga maneira de pensar. Nunca chegaremos a conhecer a verdade a menos que estejamos dispostos a vivê-la.
“Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.” (João 7:17).
7. Sinta o desejo de sujeitar as suas próprias idéias à verdade da Palavra de Deus.
“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” (Provérbios 14:12).
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17).
8. Não dê ouvidos a qualquer conselheiro que tente dissuadi-lo de fazer o que a Bíblia expressamente ensina.
“Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento.” (Provérbios 19:27).
9. Toda a verdade nos leva para mais perto de Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida. Busque a Jesus em todo assunto que investigar; perguntando: “Como poderá este assunto conduzir-me para mais perto de Jesus”?
Extraído do livro estudando juntos de autoria do Pr. Mark Finley, pág 99.
Cristianismo Prático: Os Elementos da Oração e Como Obter Respostas
1. O nosso amorável Senhor nos convida a buscá-Lo.
“Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:13).
Ó tu que escutas a oração, a ti virão todos os homens, (Salmos 65:2)
porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. (Marcos 11:23-24)
2. Assegure-se de que sua vida está rendida à vontade de Deus. Esteja disposto a deixar tudo o que não está em harmonia com Sua vontade.
E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. (1 João 5:14-15)
Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. (Mateus 26:39)
3. Leve a Ele tudo aquilo que o aflige ou o preocupa de algum modo.
lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1 Pedro 5:7)
Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado. (Salmos 55:22)
4. Inclua o louvor, a gratidão e a ação de graças em todas as suas orações.
fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, (Filipenses 1:4)
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Colossenses 3:15-17)
Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonicenses 5:18)
5. O Propósito da oração é levar-nos a unir a nossa mente a Deus e manter uma profunda comunhão com Ele.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. (Apocalipse 3:20)
para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. (Efésios 3:16-19)
6. Deus o convida a encontrar um lugar tranquilo para orar e buscá-Lo a cada dia com todo o seu coração.
Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. (Marcos 1:35)
Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. (Jeremias 29:13)
7. Aprenda a orar em voz alta quando só Deus possa ouvir.
Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. (Mateus 26:39)
De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos. (Lucas 11:1)
8. Registre as respostas de Deus e conte as Suas bençãos.
Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. (Deuteronômio 8:2)
Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos dos seus lábios, (1 Crônicas 16:12)
Extraído do livro estudando juntos de autoria do Pr. Mark Finley, pág 100.
Cristianismo Prático: Como Posso Tornar-me Cristão
1. Reconheça que Deus ama você com um amor imenso e que deseja salvá-lo.
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3:9)
“Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (1 Timóteo 2:3-5)
2. Reconheça que, sem Jesus Cristo, você é um pecador perdido.
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9)
“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” (Romanos 3:23)
“porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23)
3. Aceite que a salvação é um dom gratuito de Deus, oferecido através de Jesus. Não é qualquer coisa que possa “ganhar” poratos de justiça ou boas obras.
“pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” (Efésios 2:8)
“sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.” (Romanos 3:24-27)
4. Arrependa-se de todos os pecados conhecidos, confessando-os a Jesus.
“-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.” (Atos 3:19)
“confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.“(1 João 1:9)
5. Creia que Deus, por amor de Cristo, o perdoou. Se você entregar a vida a Jesus, será perdoado e aceito. O dom da vida eterna ser-lhe-á concedido pela fé.
“como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.” (Efésios 1:4-7)
“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” (1 João 5:11-13)
6. E, agora, sendo filho de Cristo, Sua possessão preciosa, Ele começará a realizar mudanças miraculosas em sua vida através do Espírito Santo.
“a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (João 1:12)
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17)
7. O nosso amorável salvador está empenhadao em levá-lo da terra para o céu. Podemos cair, mas lembre-se de que Ele estará pronto para erguê-lo de novo, de forma a poder continuar sua marcha para o céu.
Extraído do livro Estudando Juntos, de autoria do Pr. Mark Finley, pág 101.
Cristianismo Prático: Guia para Tomar Decisões
1. Deus promete sabedoria se a pedirmos.
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tiago 1:5)
2. Examine seu coração para ver se há nele algum pecado escondido ou conhecido que possa impedir que Deus ouça suas orações.
“Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido.” (Salmos 66:18)
3. Analise seus motivos para se descobrir se aquilo que deseja é realmente para a glória de Deus.
“pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” (Tiago 4:3)
4. Acredite que o Senhor não deseja apenas guiá-lo mas que Ele efetivamente o guiará.
“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.” (Salmos 32:8)
“O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.” (Isaías 58:11)
5. Procure descobrir se há alguns princípios bíblicos envolvidos na decisão que pretende tomar. A Bíblia é uma rica fonte de guia. Deus muitas vezes nos dirige através de Sua Palavra.
“De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119:10-11)
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Salmos 119:105)
“Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniqüidade alguma.” (Salmos 119:133)
6. Procure a ajuda de conselheiros cristãos, que acreditem na Palavra de Deus.
“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.” (Provérbios 11:14)
“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” (Provérbios 15:22)
7. Esteja atento as providências ou circunstâncias divinamente ordenadas que podem indicar-lhe qual o caminho a seguir. Estas, muitas vezes, atuam como sinalizadores auxiliando a tomada de uma decisão, embora não substituam a Palavra de Deus, repleta de bons conselhos e orientações confiáveis.
“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.” (Provérbios 23:26)
“Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo.” (Eclesiástes 8:5)
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)
8. Após orar, com todo o fervor, acerca de uma decisão, tendo consultado a Palavra de Deus, tendo pensado seriamente nisso, tendo procurado conselho, tendo estado atento à direção da Providência, tome a decisão que seja a mais acertada, ciente que o próprio Deus o guiou.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” (Salmos 90:12)
Extraído do livro Estudando Juntos, de autoria do Pr. Mark Finley, pág 102.
Eduardo- Mensagens : 5997
Inscrição : 08/05/2010