Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Tópicos mais ativos
Mais Sobre a Honestidade dos Escritores Bíblicos
Página 1 de 1
23062011
Mais Sobre a Honestidade dos Escritores Bíblicos
por Darcy
Como já vimos aqui, a historicidade de qualquer evento é testada não através de convicção emocional mas com evidência histórica. A fim de verificar a historicidade da ressurreição, precisamos considerar mais um item na lista de Evidências Internas: os detalhes irrelevantes.
Evidências Internas
- Honestidade
- Detalhes irrelevantes
- Harmonia
- Afirmações Públicas Extraordinárias
- Falta de Motivação para Invenção
Detalhes Irrelevantes
Normalmente, quando alguém ”fabrica” uma história, inclui apenas os detalhes que contribuem para sua invenção. Já os “detalhes irrelevantes” são uma marca de autenticidade em todas as situações.
Os escritores do evangelho (especialmente João) incluem muitos elementos em sua história que são realmente irrelevantes para o quadro maior, para o todo. Observe este pequeno segmento do Evangelho de João 20:1-8 (adaptado de Gregory Boyd):
“Logo no início do primeiro dia da semana (quando? Que importa isso?), enquanto ainda estava escuro (qual a importância?), Maria Madalena (um detalhe incriminador, dado que o testemunho das mulheres era desvalorizado na cultura da época) foi ao sepulcro e viu que a pedra tinha sido removida da entrada. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava (João — maneira modesta de se referir a si mesmo, outra marca de autenticidade) e lhes disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o colocaram! “(note a auto-incriminatória falta de fé aqui). Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo (que importa quem ganhou a corrida? mais um detalhe completamente irrelevante). E abaixando-se (irrelevante, mas a entrada do túmulo era baixa, um detalhe que é historicamente exato quando se trata de túmulos de pessoas ricas daquela época, do tipo em que, sabemos, Jesus foi sepultado) viu os panos de linho deixados ali, mas não entrou (porque não? detalhe irrelevante). Então Simão Pedro, que vinha correndo atrás dele, chegou e entrou no sepulcro (a coragem de Pedro se destaca em todos os relatos do Evangelho). Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus (detalhe irrelevante e inesperado, o que Jesus estava usando?) não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte (algo irrelevante e incomum, Jesus dobrara uma parte de sua vestimenta antes de sair!). Finalmente, o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro também entrou (qual a relevância da ordem exata em que eles entraram?).
O melhor exemplo que posso pensar para ilustrar esse ponto é o do urso polar. Como assim? Ok, só aqueles que assistiram à série de televisão Lost vão entender. Na primeira temporada, havia um urso polar na série. Nós todos nos perguntávamos por que ele estava ali na ilha. Como ele foi parar lá? Qual é o significado do urso polar? Como é que vai se encaixar no quadro geral da história? Estas são questões legítimas que muitos de nós guardamos em suspense por cinco temporadas à espera de obter as respostas. No entanto, o urso polar (junto com tantos outros incidentes) nunca foi explicado. Houve um grande ”clamor” por conta das muitas perguntas que ficaram sem respostas e dos muitos detalhes irrelevantes que permaneceram irrelevantes. O motivo do protesto era legítimo porque em ficção (ou em histórias fabricadas), os detalhes nunca são irrelevantes. Eles são inseridos no roteiro e têm um propósito que apoia toda a história de ficção. No entanto, se a série Lost não fosse ficção, mas história, seria de esperar a presença dos detalhes irrelevantes. Quando presentes — ainda que isso não possa estabelecer conclusivamente a narrativa —, esses “detalhes irrelevantes” realmente apoiam a historicidade da história.
Fonte: Michael Patton (versão e adaptação de parte do original).
Eduardo- Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010
Tópicos semelhantes
» A ciência não é mais o método mais confiável de se chegar à verdade sobre a realidade?
» Como Alinhar Versículos Bíblicos sobre a Morte com a Idéia da Sobrevivência de uma Suposta Alma Imortal ?
» Descoberta sobre genoma torna RNA ainda mais complexo
» Cientistas atrasaram as pesquisas sobre ecolocalização nos morcegos em mais de um século
» Quanto mais você mente, mais fácil fica
» Como Alinhar Versículos Bíblicos sobre a Morte com a Idéia da Sobrevivência de uma Suposta Alma Imortal ?
» Descoberta sobre genoma torna RNA ainda mais complexo
» Cientistas atrasaram as pesquisas sobre ecolocalização nos morcegos em mais de um século
» Quanto mais você mente, mais fácil fica
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto
» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto
» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto
» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto
» Chat do Forum
Sáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst
» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto
» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto
» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo
» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo
» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo
» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo
» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo