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01- Cada um de nós, por certo, habituou-se, desde a infância, a amar Davi e as lindas histórias a ele relacionadas. Somos, na verdade, admiradores dos grandes personagens bíblicos como José, Josué, Calebe, Moisés e muitos outros homens de Deus. Entre as muitas lições que deles temos para nós, entretanto, não desconhecemos, certamente, o treinamento de fé que Deus tinha para cada um desses valorosos homens.
02- Vinha Davi sofrendo perseguição doentia do rei Saul por quem tinha muito respeito. E, à luz de I Samuel 23:14 a 29, ficou numa situação insustentável tal o cerco montado pelo rei Saul e seu exército. Fora Davi denunciado pelos zifeus, pois a tendência de “fofocar” é antiga e insaciável por parte de quem se presta a isso. Não é em vão que diz Levítico 19: 16 “Não andarás como mexeriqueiro entre os teus povos”. Além disso, quem desse tal contribuição, localizando o jovem Davi, seria muito recompensado e bem-visto perante o rei: os filhos de Zife foram até tidos como benditos pelos lábios de Saul por fornecerem a notícia do esconderijo de Davi (v 21).
03- Aproximando-se Saul e seu exército de Davi e de seus homens bem como de mulheres e crianças e, sendo o local um penhasco e sem possibilidade de fugas, não havia alternativa para Davi, a julgar por uma ótica humana, a não ser cair nas mãos de Saul. No dizer de MESQUITA, “Davi estava cercado e só um milagre o salvaria porque nem lugar havia para uma retirada”. Diz o verso 26: “E Saul ia desta banda do monte, e Davi e os seus homens da outra banda do monte. E sucedeu que Davi se apressou a escapar de Saul; este, porém, e os seus homens cercaram Davi e os seus homens para lançar mão deles.
Com efeito, diz o douto Mestre F. VITOLS, no rodapé da Bíblia Vida Nova: “Pedra de Escape, duas interpretações: a primeira, em que o verbo hebraico (halaq) é traduzido por “ser liso”, (que escapa); a segunda, em que o verbo é traduzido por “dividir”, “separar”. O verbo halaq,com sentido de “escape”, aparece uma só vez na” Bíblia” (חָלָקhalak:liso, sem pelo; verbo לְחַלֵק– leHalêk: dividir, repartir – ALS).
04- Pela situação difícil armada para Davi, não havia mesmo escape. Mas eis que o milagre surge estando Davi na iminência de ser capturado, vivo ou morto; foi mesmo uma providência de Deus, pois veio um mensageiro de Saul dizendo: “Apressa-te, e vem, porque os filisteus com ímpeto entraram na terra”, (v 27). Tal acontecimento fez que Saul voltasse imediatamente ao encontro dos filisteus e em defesa do seu povo.
Registra a versão corrigida, no final do verso 28: “por esta razão aquele lugar se chamou SÉLA HAMARH’LEKOT” - סֶלַע הַמַּחְלְקוֹת (Pedra de Escape).
A versão atualizada diz: “Por esta razão aquele lugar se chamou PEDRA DE ESCAPE”.
05- Quando falamos “SÉLA- HAMARH’LEKOT” – סֶלַע הַמַּחְלְקוֹת, expressamos o livramento de Davi numa hora tão oportuna. Na verdade, Deus tem o seu livramento para conosco também nas diversas circunstâncias pelas quais passamos ou haveremos de passar. Às vezes, ouvimos alguém dizer: “Já não agüento mais”, “Não mais suporto” ou “Não sei o que fazer”. Podemos chegar à compreensão de que tal atitude retratatão somente um desabafo ou tentativa de expressar tudo de uma determinada situação. No entanto, sabemos de antemão, por exemplo, que Deus não nos deixará ser tentado (ou provado) em algo que possa ir além de nossas forças: I Coríntios 10:13.
Confrontar II Crônicas 20:12.
06- Sim, “Deus dará o escape” afirma o verso citado. Sabemos, também, que Deus tem propósitos de treinamento de fépara cada um de seus filhos. É bom lembrar e considerar, por exemplo, que os treinamentos de fé de JACÓ e de JÓ foram diferentes. Aquele reconhece, “em resposta à indagação a Faraó quanto aos dias dos anos da tua vida,” que “poucos e maus foram os dias da minha vida,” Gênesis 47: 8-9. De fato, teve Jacó uma vida atribulada desde a sua juventude, fugindo de diante do seu irmão Esaú, enfrentando a rivalidade do sogro e, além de outros incidentes, o que seus filhos fizeram: “Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os cananeus e perizeus”. Gênesis 34:30. E como isso não bastasse, estava convicto o velho Jacó que desceria à sepultura em tristeza, em face da suposta morte do seu amado filho José, Gênesis 37:34-36. Mas Deus tinha um fim maravilhoso apesar de tantas circunstâncias adversas para Jacó: Gênesis 45: 28 e 46:30. Confrontar Jeremias 29:11. Quanto a Jó, ele foi inteira e diretamente provado no físico, nos bens materiais, na sua integridade moral e na espiritual. Sua esposa entrou logo em desespero e, dando maligno conselho a Jó, ele a vê tão somente agindo como “doida”, Jó 2: 9-10. Finalmente, na hora ou no momento de Deus, “O Senhor virou o cativeiro de Jó”, Capítulo 42: 10.
07- Muitas vezes, não entendemos realmente o propósito de Deus através de uma ou várias provações e, na verdade, há cristão que tem uma vida do começo ao fim marcada pela tribulação; tais cristãos são verdadeiros tesouros em vaso de barro, II Coríntios 4:7.
O próprio Davi, afora sua juventude inicial até matar Golias, teve uma vida sossegada. A partir daí, sua vida é pura tribulação, exemplo vivo que têm enriquecido muitos!
08- Diz o musicólogo, BILL H. ICHTER,Certas pessoas há que são o alvo preferido das tragédias e aflições. Muitas vezes, a marca de um crente fiel e leal está na maneira como enfrenta essas adversidades”. (Se os Hinos Falassem. Vol. I C.P.B. – págs. 25-28). Cita, ainda, o fato relacionado ao jovem JOSEPH SCRIVEN, o consagrado autor do hino 155 do Cantor Cristão, “O Grande Amigo” que, originariamente, tem como título, “Orai Sem Cessar”. Na véspera do seu casamento, sua noiva, uma jovem irlandesa, morreu tragicamente afogada. No segundo noivado, com Eliza Roche, “Antes de contraírem matrimônio, ficou tuberculosa, vindo a falecer dessa enfermidade. Era, então, Joseph Scriven, um homem marcado pela tragédia e, através das cicatrizes abertas na sua alma jovem, ferida de amor, de paixão e saudade da amada, tem enriquecido a vida de milhares em todo mundo e “depois de morto ainda fala” quando se expressa: “Em Jesus amigo temos, mais chegado que um irmão”. Isso foi muito real em sua vida!
09- O profeta Habacuque, em situação de angústia e sem alternativa, assim se expressou: “Porque, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”, Habacuque 3: 17-18.
Que possamos entender, com a graça de Deus, a natureza das lutas, angústias e dificuldades pelas quais passamos, pois no dizer de Pedro é “para que a prova da nossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor e honra e glória, na revelação de Jesus Cristo”, I Pedro 1: 7.
10- Um dia, cedo ou mais tarde, haveremos, também, de erigir nosso monumento “SÉLA- HAMARH’LEKOT” – סֶלַע הַמַּחְלְקוֹת, a nossa “Pedra de Escape” (סֶלַע – sela = pedra, rocha, penhasco), proclamando, em atitude de fé, maturidade e experiência adquirida ao longo dos anos, o nosso livramento por parte de Senhor em toda a nossa carreira cristã; e, quem sabe, diremos as mesmas palavras do patriarca Jacó: “O Deus que me sustentou desde que eu nasci até este dia, o anjo que me livrou de todo o mal”, Gênesis 48: 15-16.

Bp. Agnaldo Sacramento

Fonte: SÉLA- HAMARH’LEKOT- סֶלַע הַמַּחְלְקוֹת
Eduardo
Eduardo

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Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

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