Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Tópicos mais ativos
Quem foi a esposa de Caim?
Página 1 de 1
26122011
Quem foi a esposa de Caim?
Esta é uma das perguntas que sempre teimam em reaparecer, algumas vezes usadas para tentar ridicularizar a Bíblia, na sua descrição da criação. Mas, para aqueles que perguntam honestamente, Gênesis 5:4 diz que Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas, além de Caim e Abel. É evidente que Caim escolheu uma esposa entre suas irmãs, ou talvez sobrinhas. Enquanto depois, o casamento com a própria irmã foi condenado como fornicação (Levítico 18), isso foi permitido naqueles primeiros tempos da terra, por causa da necessidade prática. Atualmente, o casamento com qualquer parente próximo é desaprovado, porque os filhos daqueles que se casam com parentes próximos correm muito risco de serem retardados mentais ou terem defeitos físicos. Isto é devido ao acúmulo dos defeitos genéticos dos parentes próximos. Mas isto não teria causado nenhum problema a Caim. Deus criou Adão e Eva perfeitos. Naquelas primeiras gerações deve ter havido pouca herança acumulada de defeitos a serem passados aos filhos. Então, não houve nenhum problema no casamento entre parentes próximos e Deus, obviamente, o permitiu. Vivemos em uma época em que algumas pessoas tentam, freqüentemente, invalidar a doutrina da criação. Ela é chamada mito ou conto de fada. Mas a Bíblia apresenta a criação como História e Jesus aceitou as palavras de Gênesis como historicamente verdadeiras (Mateus 19:4-6). Enquanto é verdade que Deus poderia ter resolvido criar o homem pela evolução ou de muitas outras maneiras, a Bíblia ensina que Deus de fato escolheu criar o homem diretamente a partir do pó do chão e soprar nas suas narinas o sopro da vida. Faríamos bem em aceitar a palavra de Deus neste assunto, porque nós não estávamos lá!
===
A Bíblia não relata especificamente quem foi a esposa de Caim. A única resposta possível é que a esposa de Caim tenha sido sua irmã, sobrinha ou sobrinha-neta, etc. A Bíblia não diz qual a idade de Caim quando matou Abel (Gênesis 4:8). Uma vez que eram ambos fazendeiros, eram provavelmente adultos, possivelmente já com suas próprias famílias. Adão e Eva certamente haviam tido mais filhos além de Caim e Abel na época em que Abel foi assassinado – e com certeza tiveram muito mais filhos depois (Gênesis 5:4). O fato de Caim ter temido por sua própria vida depois de ter matado Abel (Gênesis 4:14) indica que provavelmente havia muitos outros filhos e talvez até netos ou bisnetos de Adão e Eva naquele tempo. A esposa de Caim (Gênesis 4:17) era filha ou neta de Adão e Eva.
Como Adão e Eva foram os primeiros (e únicos) seres humanos, seus filhos não tinham outra escolha a não ser o casamento entre si. Neste ponto, Deus não proibiu o casamento dentro de uma mesma família; somente o fez muito mais tarde, quando já havia suficiente número de pessoas para que o casamento dentro da mesma família não fosse mais necessário (Levítico 18-6-18). A razão pela qual o incesto freqüentemente resulta em anormalidades genéticas nos filhos se explica no fato de que duas pessoas de genética semelhante (por exemplo, irmão e irmã), ao terem filhos, os expõem a uma maior probabilidade de defeitos genéticos, pois tanto o pai quanto a mãe têm os mesmos defeitos em seus próprios genes. Quando pessoas de famílias diferentes têm filhos, é altamente improvável que ambos tenham os mesmos defeitos genéticos. O código genético humano tem se tornado altamente “poluído” através dos séculos à medida que os defeitos genéticos vão se multiplicando, ampliando e sendo passados de geração em geração. Adão e Eva não tinham defeitos genéticos, o que permitiu que tanto eles quanto as primeiras gerações de seus descendentes pudessem gozar de uma saúde muito melhor do que a que temos agora. Os filhos de Adão e Eva tiveram poucos defeitos genéticos, se é que os tiveram. Por isso, era seguro que se casassem entre si. Pode parecer estranho ou causar repulsa imaginar a esposa de Caim como sua própria irmã. No começo, uma vez que Deus começou com um homem e uma mulher, a segunda geração não teve outra escolha a não ser o casamento entre si.
“E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque”, Gn 4:17.
Por esse versículo dá a entender que nesse tempo já havia muitas pessoas vivendo aqui na terra, não somente Adão, Eva, Caim e Abel (que já havia sido assassinado), pois Caim edificou uma CIDADE. Prá que cidade se não existisse moradores? Só para Caim e sua família bastava uma casa, e não uma cidade.
Caim mesmo após matar a seu irmão e ser repreendido pelo Senhor, disse: “... e será que todo aquele que me achar me matará”, Gn 4:14. Quem é esse TODO a que Caim estava se referindo? Só pode ser outros moradores da terra, irmãos, primos, ou sobrinhos seus.
É possível que quando Caim matou Abel, já estivesse casado. (A Bíblia não diz que sim nem que não)
DA ONDE ENTÃO SURGIRAM ESSES MORADORES SE A BÍBLIA REGISTRA APENAS ADÃO, EVA, CAIM E ABEL? OBSERVE A NARRATIVA BÍBLICA:
“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão”, Gn 4:1.
“E teve mais a seu irmão Abel...”,Gn 4:2a. Sabemos que nenhum ser humano tem um filho hoje e outro amanhã, portanto entre o nascimento de Caim e Abel se passaram no mínimo quase um ano.
“... e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra”, Gn 4:2b. Naturalmente Caim e Abel cresceram como qualquer outra criança, o que passaram sem dúvida MUITOS ANOS desde o nascimento até terem uma profissão.
O que aconteceu nesses anos em que Caim e Abel foram crescendo? Aconteceu a coisa mais natural que existe entre um casal, “Adão e Eva continuaram tendo filhos E FILHAS”, Gn 5:4.
“E aconteceu, AO CABO DE DIAS, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor”, Gn 4:3. O que quer dizer “cabo de dias?”. Significa que mais algum tempo se passou, enquanto isso os outros filhos e filhas de Adão e Eva foram crescendo e se tomando adultos.
Veja isso agora:
“Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho a sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome SETE”, Gn 5:2,3. Veja esses versículos com atenção, essa narração diz que Deus criou o homem e a mulher, eles tiveram UM filho e colocaram nome de Sete. Porque colocaram o nome de Sete nesse versículo se sabemos que ANTES de Sete nasceram Caim e Abel?
Foi porque Abel já estava morto, e Caim foi rejeitado por Deus, por isso a Bíblia relata principalmente os nomes das pessoas que são importantes para a história da salvação.
Em Gn 5:4 diz: “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou “FILHOS E FILHAS”.
É por isso que os nomes dos outros filhos e filhas de Adão e Eva não serem mencionado nas escrituras. Foi citado apenas os personagens principais da história da humanidade, MAS JÁ HAVIA MUITAS OUTRAS PESSOAS QUE NUNCA FORAM CITADAS POR NÃO FAZEREM PARTE DO PROPÓSITO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DA HUMANIDADE.
Também é possível supormos que o próprio Abel já fosse casado, antes de ser assassinado por seu irmão.
Visto que Deus começou a humanidade apenas com um homem (Adão) e uma mulher (Eva), CLARO que os primeiros casamentos só poderiam ser feitos ENTRE IRMÃOS, já que não existia outra pessoa com quem se casar.
Para os que acham que ISSO É UM ABSURDO e que SERIA CONTRA a vontade de Deus, veja Gn 7:7: “E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio”. Como foi que a humanidade se multiplicou novamente APÓS o dilúvio? Pois só ficou viva a família de Noé. Não foi através do casamento entre parentes? Se Deus fosse contra essa prática ele teria deixado pelos menos DUAS famílias diferentes na arca, como também teria criado dois homens e duas mulheres no princípio.
Não diz a Bíblia também que ABRAÃO ERA CASADO COM SUA PRÓPRIA IRMÃ? Veja Gn 20:12: “E, na verdade, é ela também minha irmã, FILHA DE MEU PAI, mas não da minha mãe; e veio a ser MINHA MULHER”. E não foi ele o escolhido por Deus, e o nosso “Pai na fé?”
E quando Abraão já era de idade avançada, onde foi que ele fez seu servo prometer que ia buscar uma esposa para Isaque? Não foi no meio dos seus parentes? “... mas que irás à minha terra e à minha parentela e dai tomarás mulher para o meu filho Isaque”, Gn 24:4.
===
Esta pergunta é, em geral, acompanhada de um ligeiro histórico sobre a tragédia que envolveu a família de Adão, histórico que em geral não está em harmonia com o relato Bíblico. Dizem: - "Adão teve dois filhos: Caim e Abel, Caim mata Abel e foge para uma terra distante; lá conhece uma mulher, e casa-se com ela. Com quem se casou se não havia habitantes na Terra?”
Tal pergunta quase nunca é feita pelos que têm o bom hábito de ler a Bíblia. Esperamos que o (a) amigo (a) seja um destes. Mas procuremos elucidar este passo bíblico. Primeiramente ajustemos a pergunta ao relato. Não diz o texto bíblico que Caim saiu para uma terra distante, e "lá se casou", como querem os que formulam a pergunta. O relato diz simplesmente: - "E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. E conheceu a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque." Gênesis: 4:16,17. A região para onde Caim se mudou era chamada terra de Node, mas isto na ocasião em que Moisés escrevia o fato, isto é, cerca de 2.500 anos depois da criação do mundo.
Mas, surpreenda-se o leitor, o mundo já poderia ter na ocasião em que Caim prostrou morto seu irmão, segundo cálculos de grandes estudiosos, quase meio milhão de habitantes. Sabia disso?
Então vejamos: Segundo boas autoridades, o assassínio de Abel ocorreu no ano 128 ou 130 da criação do mundo. Ora, nós sabemos que além de Caim, Abel e Sete, os três primeiros filhos mencionados, Adão e Eva tiveram "filhos e filhas" Gênesis 5:4. Mas admitamos para sermos bem liberais, que Adão não tivesse tido outros filhos além de Caim e Abel. Quantos poderiam ter sido os descendentes diretos de ambos até o ano 128, quando ocorreu a morte de Abel? Vejamos a opinião de Grandes Estudiosos e Autoridades no assunto: "Não é exagero supor que os primeiros filhos de Adão tenham sido mulheres. Mas para não sermos rigorosos, vamos supor que somente aos 19 anos o filho primogênito de Adão, Caim, tenha tido uma irmã em idade de casar-se (não se espante o leitor com o fato de haverem os filhos de Adão casado com as irmãs. Até o tempo de Davi, isto ainda era comum entre todos os povos do mundo). Casando-se aos 19 anos, no ano 128 da criação do mundo cada um dos dois filhos de Adão poderia ter tido 8 filhos, entre homens e mulheres. Mais ou menos no ano 55, poderiam ter procedido deles cerca de 60 pessoas. No ano 80, haveria cerca de 520. No ano 100, haveria pelo menos 4.100 pessoas. E no ano 122 esta população estaria elevada a 33.000. Mas nesta linha de descendência não estamos incluindo os outros filhos de Caim e Abel, nem os filhos dos filhos destes, mas apenas os 8 que poderiam ter tido até o ano 128 da criação do mundo. Incluindo os outros filhos de Adão, e os descendentes destes, a população do mundo não seria inferior a 450.000 pessoas no ano em que morreu Abel, isto não incluindo mulheres de idade inferior a 17 anos, e as de mais de 45. Se, porém, levarmos em conta que no ano 128, ou 130 da morte de Abel, Adão poderia ter tido mais de uma centena de filhos, pois foi criado adulto, é fácil de imaginar o vulto da população do mundo quando Caim, o assassino, saiu "de diante da face do Senhor", indo habitar a Terra de Node, que ficava "ao oriente do Éden", Gn 4:16.
Mas esta Segunda hipótese não deve ser considerada, porquanto Sete, o terceiro filho, nasceu aos 130 anos da vida de Adão “- (Baseado no Comentário de Autoridades no assunto). “Caim ao sair de diante da face do Senhor”, levou sem dúvida a esposa e filhos. A expressão” conheceu Caim a sua mulher”, que produz a confusão na mente de alguns, supondo referir-se ao conhecimento de uma nova pessoa, é uma expressão muito bíblica, um delicado eufemismo para denotar a união da qual resulta uma nova vida. No caso de Caim, o verbo ”conhecer" é aí empregado com o fim de chamar a atenção para o nascimento de Enoque (não confundir com o Enoque justo, que foi trasladado), de cuja descendência direta viria de Lameque, o primeiro bígamo e segundo assassino. (Gênesis 4:18,19, 5:22 e 30).
Portanto a mulher de Caim era com certeza da descendência de Adão e Eva seus pais.
===
A Bíblia não relata especificamente quem foi a esposa de Caim. A única resposta possível é que a esposa de Caim tenha sido sua irmã, sobrinha ou sobrinha-neta, etc. A Bíblia não diz qual a idade de Caim quando matou Abel (Gênesis 4:8). Uma vez que eram ambos fazendeiros, eram provavelmente adultos, possivelmente já com suas próprias famílias. Adão e Eva certamente haviam tido mais filhos além de Caim e Abel na época em que Abel foi assassinado – e com certeza tiveram muito mais filhos depois (Gênesis 5:4). O fato de Caim ter temido por sua própria vida depois de ter matado Abel (Gênesis 4:14) indica que provavelmente havia muitos outros filhos e talvez até netos ou bisnetos de Adão e Eva naquele tempo. A esposa de Caim (Gênesis 4:17) era filha ou neta de Adão e Eva.
Como Adão e Eva foram os primeiros (e únicos) seres humanos, seus filhos não tinham outra escolha a não ser o casamento entre si. Neste ponto, Deus não proibiu o casamento dentro de uma mesma família; somente o fez muito mais tarde, quando já havia suficiente número de pessoas para que o casamento dentro da mesma família não fosse mais necessário (Levítico 18-6-18). A razão pela qual o incesto freqüentemente resulta em anormalidades genéticas nos filhos se explica no fato de que duas pessoas de genética semelhante (por exemplo, irmão e irmã), ao terem filhos, os expõem a uma maior probabilidade de defeitos genéticos, pois tanto o pai quanto a mãe têm os mesmos defeitos em seus próprios genes. Quando pessoas de famílias diferentes têm filhos, é altamente improvável que ambos tenham os mesmos defeitos genéticos. O código genético humano tem se tornado altamente “poluído” através dos séculos à medida que os defeitos genéticos vão se multiplicando, ampliando e sendo passados de geração em geração. Adão e Eva não tinham defeitos genéticos, o que permitiu que tanto eles quanto as primeiras gerações de seus descendentes pudessem gozar de uma saúde muito melhor do que a que temos agora. Os filhos de Adão e Eva tiveram poucos defeitos genéticos, se é que os tiveram. Por isso, era seguro que se casassem entre si. Pode parecer estranho ou causar repulsa imaginar a esposa de Caim como sua própria irmã. No começo, uma vez que Deus começou com um homem e uma mulher, a segunda geração não teve outra escolha a não ser o casamento entre si.
“E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque”, Gn 4:17.
Por esse versículo dá a entender que nesse tempo já havia muitas pessoas vivendo aqui na terra, não somente Adão, Eva, Caim e Abel (que já havia sido assassinado), pois Caim edificou uma CIDADE. Prá que cidade se não existisse moradores? Só para Caim e sua família bastava uma casa, e não uma cidade.
Caim mesmo após matar a seu irmão e ser repreendido pelo Senhor, disse: “... e será que todo aquele que me achar me matará”, Gn 4:14. Quem é esse TODO a que Caim estava se referindo? Só pode ser outros moradores da terra, irmãos, primos, ou sobrinhos seus.
É possível que quando Caim matou Abel, já estivesse casado. (A Bíblia não diz que sim nem que não)
DA ONDE ENTÃO SURGIRAM ESSES MORADORES SE A BÍBLIA REGISTRA APENAS ADÃO, EVA, CAIM E ABEL? OBSERVE A NARRATIVA BÍBLICA:
“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão”, Gn 4:1.
“E teve mais a seu irmão Abel...”,Gn 4:2a. Sabemos que nenhum ser humano tem um filho hoje e outro amanhã, portanto entre o nascimento de Caim e Abel se passaram no mínimo quase um ano.
“... e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra”, Gn 4:2b. Naturalmente Caim e Abel cresceram como qualquer outra criança, o que passaram sem dúvida MUITOS ANOS desde o nascimento até terem uma profissão.
O que aconteceu nesses anos em que Caim e Abel foram crescendo? Aconteceu a coisa mais natural que existe entre um casal, “Adão e Eva continuaram tendo filhos E FILHAS”, Gn 5:4.
“E aconteceu, AO CABO DE DIAS, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor”, Gn 4:3. O que quer dizer “cabo de dias?”. Significa que mais algum tempo se passou, enquanto isso os outros filhos e filhas de Adão e Eva foram crescendo e se tomando adultos.
Veja isso agora:
“Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho a sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome SETE”, Gn 5:2,3. Veja esses versículos com atenção, essa narração diz que Deus criou o homem e a mulher, eles tiveram UM filho e colocaram nome de Sete. Porque colocaram o nome de Sete nesse versículo se sabemos que ANTES de Sete nasceram Caim e Abel?
Foi porque Abel já estava morto, e Caim foi rejeitado por Deus, por isso a Bíblia relata principalmente os nomes das pessoas que são importantes para a história da salvação.
Em Gn 5:4 diz: “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou “FILHOS E FILHAS”.
É por isso que os nomes dos outros filhos e filhas de Adão e Eva não serem mencionado nas escrituras. Foi citado apenas os personagens principais da história da humanidade, MAS JÁ HAVIA MUITAS OUTRAS PESSOAS QUE NUNCA FORAM CITADAS POR NÃO FAZEREM PARTE DO PROPÓSITO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DA HUMANIDADE.
Também é possível supormos que o próprio Abel já fosse casado, antes de ser assassinado por seu irmão.
Visto que Deus começou a humanidade apenas com um homem (Adão) e uma mulher (Eva), CLARO que os primeiros casamentos só poderiam ser feitos ENTRE IRMÃOS, já que não existia outra pessoa com quem se casar.
Para os que acham que ISSO É UM ABSURDO e que SERIA CONTRA a vontade de Deus, veja Gn 7:7: “E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio”. Como foi que a humanidade se multiplicou novamente APÓS o dilúvio? Pois só ficou viva a família de Noé. Não foi através do casamento entre parentes? Se Deus fosse contra essa prática ele teria deixado pelos menos DUAS famílias diferentes na arca, como também teria criado dois homens e duas mulheres no princípio.
Não diz a Bíblia também que ABRAÃO ERA CASADO COM SUA PRÓPRIA IRMÃ? Veja Gn 20:12: “E, na verdade, é ela também minha irmã, FILHA DE MEU PAI, mas não da minha mãe; e veio a ser MINHA MULHER”. E não foi ele o escolhido por Deus, e o nosso “Pai na fé?”
E quando Abraão já era de idade avançada, onde foi que ele fez seu servo prometer que ia buscar uma esposa para Isaque? Não foi no meio dos seus parentes? “... mas que irás à minha terra e à minha parentela e dai tomarás mulher para o meu filho Isaque”, Gn 24:4.
===
Esta pergunta é, em geral, acompanhada de um ligeiro histórico sobre a tragédia que envolveu a família de Adão, histórico que em geral não está em harmonia com o relato Bíblico. Dizem: - "Adão teve dois filhos: Caim e Abel, Caim mata Abel e foge para uma terra distante; lá conhece uma mulher, e casa-se com ela. Com quem se casou se não havia habitantes na Terra?”
Tal pergunta quase nunca é feita pelos que têm o bom hábito de ler a Bíblia. Esperamos que o (a) amigo (a) seja um destes. Mas procuremos elucidar este passo bíblico. Primeiramente ajustemos a pergunta ao relato. Não diz o texto bíblico que Caim saiu para uma terra distante, e "lá se casou", como querem os que formulam a pergunta. O relato diz simplesmente: - "E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. E conheceu a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque." Gênesis: 4:16,17. A região para onde Caim se mudou era chamada terra de Node, mas isto na ocasião em que Moisés escrevia o fato, isto é, cerca de 2.500 anos depois da criação do mundo.
Mas, surpreenda-se o leitor, o mundo já poderia ter na ocasião em que Caim prostrou morto seu irmão, segundo cálculos de grandes estudiosos, quase meio milhão de habitantes. Sabia disso?
Então vejamos: Segundo boas autoridades, o assassínio de Abel ocorreu no ano 128 ou 130 da criação do mundo. Ora, nós sabemos que além de Caim, Abel e Sete, os três primeiros filhos mencionados, Adão e Eva tiveram "filhos e filhas" Gênesis 5:4. Mas admitamos para sermos bem liberais, que Adão não tivesse tido outros filhos além de Caim e Abel. Quantos poderiam ter sido os descendentes diretos de ambos até o ano 128, quando ocorreu a morte de Abel? Vejamos a opinião de Grandes Estudiosos e Autoridades no assunto: "Não é exagero supor que os primeiros filhos de Adão tenham sido mulheres. Mas para não sermos rigorosos, vamos supor que somente aos 19 anos o filho primogênito de Adão, Caim, tenha tido uma irmã em idade de casar-se (não se espante o leitor com o fato de haverem os filhos de Adão casado com as irmãs. Até o tempo de Davi, isto ainda era comum entre todos os povos do mundo). Casando-se aos 19 anos, no ano 128 da criação do mundo cada um dos dois filhos de Adão poderia ter tido 8 filhos, entre homens e mulheres. Mais ou menos no ano 55, poderiam ter procedido deles cerca de 60 pessoas. No ano 80, haveria cerca de 520. No ano 100, haveria pelo menos 4.100 pessoas. E no ano 122 esta população estaria elevada a 33.000. Mas nesta linha de descendência não estamos incluindo os outros filhos de Caim e Abel, nem os filhos dos filhos destes, mas apenas os 8 que poderiam ter tido até o ano 128 da criação do mundo. Incluindo os outros filhos de Adão, e os descendentes destes, a população do mundo não seria inferior a 450.000 pessoas no ano em que morreu Abel, isto não incluindo mulheres de idade inferior a 17 anos, e as de mais de 45. Se, porém, levarmos em conta que no ano 128, ou 130 da morte de Abel, Adão poderia ter tido mais de uma centena de filhos, pois foi criado adulto, é fácil de imaginar o vulto da população do mundo quando Caim, o assassino, saiu "de diante da face do Senhor", indo habitar a Terra de Node, que ficava "ao oriente do Éden", Gn 4:16.
Mas esta Segunda hipótese não deve ser considerada, porquanto Sete, o terceiro filho, nasceu aos 130 anos da vida de Adão “- (Baseado no Comentário de Autoridades no assunto). “Caim ao sair de diante da face do Senhor”, levou sem dúvida a esposa e filhos. A expressão” conheceu Caim a sua mulher”, que produz a confusão na mente de alguns, supondo referir-se ao conhecimento de uma nova pessoa, é uma expressão muito bíblica, um delicado eufemismo para denotar a união da qual resulta uma nova vida. No caso de Caim, o verbo ”conhecer" é aí empregado com o fim de chamar a atenção para o nascimento de Enoque (não confundir com o Enoque justo, que foi trasladado), de cuja descendência direta viria de Lameque, o primeiro bígamo e segundo assassino. (Gênesis 4:18,19, 5:22 e 30).
Portanto a mulher de Caim era com certeza da descendência de Adão e Eva seus pais.
Eduardo- Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010
Tópicos semelhantes
» Deus determinou antecipadamente quem vai ser salvo e quem se perderá ?
» Como Reconquistar sua Esposa ou seu Marido
» O Conceito de submissão da esposa segundo a Bíblia
» Jesus tinha esposa ou a mídia é casamenteira?
» Quem foi Melquisedeque?
» Como Reconquistar sua Esposa ou seu Marido
» O Conceito de submissão da esposa segundo a Bíblia
» Jesus tinha esposa ou a mídia é casamenteira?
» Quem foi Melquisedeque?
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto
» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto
» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto
» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto
» Chat do Forum
Sáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst
» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto
» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto
» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo
» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo
» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo
» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo
» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo