Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera

Ir para baixo

09022009

Mensagem 

jesus - A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera Empty A Lei do apedrejamento - Jesus e a mulher adultera




Márcio Gomes escreveu:Para começar a apresentar o meu entendimento, gostaria de utilizar a seguinte passagem:
1 JESUS, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
2 E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
3 E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
4 E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
5 E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
9 Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
10 E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais
.


Amados, Como sabemos, não havia ali e nem poderia haver naquele e em qualquer momento antes ou depois, ninguém que pudesse atirar a primeira pedra naquela mulher, exceto o próprio Senhor Jesus, mas ele não o fez. Porque ele não fez,? Visto que, Ele próprio confirmou a letra da Lei do Apedrejamento: “...atire pedra contra ela”. Ele poderia sim, pois era o único sem pecado ali.

Ele não o fez porque ali ele estava cumprindo o seu papel, que é trazer a graça e a verdade para o seu povo: “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1.17). [/i][/color]A palavra verdade pode ser traduzida também como realidade. Neste episódio a verdade ou a realidade foi revelada pelo Senhor ao mostrar que por de trás da Letra da Lei do apedrejamento havia uma condição para tal e a Graça foi revelada quando o Mestre, o único que estava naquela condição necessária para tal disse que não condenaria e que a mulher poderia fazer o caminho de volta (arrependimento).

Como sabemos, desde que a Lei do apedrejamento foi instituída por Moisés (conforme instrução do Próprio Deus), a mesma não poderia ser obedecida por ninguém , desde o primeiro apedrejamento ocorrido até este episódio, mas mesmo assim o próprio Deus (que sabe que todos são pecadores )instruiu a Moisés a escrever e a entregar ao povo. Seria Deus maluco de dar um mandamento impossível de ser cumprido? Por que só agora (neste episódio) é que foi ensinado que só pode apedrejar um adúltero quem não tiver pecado nenhum? Não poderia haver uma “clausurazinha” explicando isso na Lei? Quantos adúlteros devem terem sidos apedrejados corretamente (como manda a LEI) de modo incorreto (apedrejado por quem não tinha esse direito)? O meu entendimento diante disto é que o Senhor Jesus estava ensinando algo “novo” que na verdade não era “novo”, ele estava ensinando (v2) a essência da Lei ou o Espírito da Lei que já existia na Lei e que ninguém poderia “enxergar”, até então, pois o tempo do Filho de Deus, cheio de graça e de verdade, cumprir a sua missão não havia sido chegado.

No meu entendimento o mestre enquanto cumpria o seu ministério na terra, estava revelando o espírito da Lei e este mesmo espírito da Lei é o que vigora hoje.
Muitos podem me dizer: “ mas você utilizou a Lei civil”... se analisarmos o sermão do Monte , veremos o “Eu porém vos digo” para o “Não Matarás” para o “Não adulterarás”, para o “olho por olho dente por dente”. Este “eu porém vos digo” representa a definição que escrevi acima, o espírito da Lei.

O “não matarás” que era obedecido até aquele momento é diferente do “não matarás” que hoje obedecemos, hoje não odiamos porque temos o amor de Deus derramado em nossos corações e assim estamos cumprindo o espírito da Lei ou Lei de Cristo que referente a este mandamento nos diz que se odiarmos ao próximo já estamos o matando.

Hoje não adulteramos porque não olhamos para uma mulher com a intenção de a usarmos como um objeto . Quem ama (amor ágape) não pratica tal coisa. E Qualquer outro mandamento que seguimos, assim o fazemos, porque temos a unção do Espírito nos ensinando todas as coisas.

Rm 13.10 – “O AMOR não faz mal ao próximo, de sorte que o cumprimento da LEI é o AMOR.”

Se eu amar (amor ágape) eu jamais quebrarei os mandamentos da LEI (Lei do Espírito, ou essência da Lei ou Lei de Cristo)
No meu entender não houve repetição de mandamentos da Lei na Nova Aliança. O que houve foi a revelação da Lei de Cristo, que consiste no Espírito da antiga Lei , que até então não havia sido revelado, mas vindo Cristo e o cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo e da colocação da LEI ( Espírito da Lei) dentro de nossas mentes e corações, a Nova Aliança se instaurou e a Lei de Cristo(agora revelada) nos dirige:
HB 10-13
10 "Esta é a aliança que farei com a nação de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Colocarei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
11
Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: 'Conheça ao Senhor', porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.
12
Pois eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados".*
13
Chamando "nova" esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a ponto de desaparecer.


Aquilo (letra da Lei que ninguém pode cumprir) foi deixado de lado no sentido de ordenar, mas colocado em evidência no sentido de mostrar o quão Santo Deus é e o quão pecador o homem é.

II Cor. 3.6 – “o qual também nos fez capazes de sermos ministros de UMA NOVA ALIANÇA, não da LETRA, mas do Espírito, porquê a LETRA MATA, e o ESPÍRITO VIVIFICA

Agora mortos para a Letra da LEI, podemos estar vivos para o Espírito da LEI.

Rm. 7.6 – “Mas agora estamos LIVRES DA LEI, pois MORREMOS para aquilo que estávamos retidos; para que SIRVAMOS EM NOVIDADE DE ESPÍRITO E N Ã O N A V E L H I C E D A L E T R A “.

Entendo que querer ver ratificações da letra da Lei para cumprir pode vir a nos deixar retidos aquilo que já passou e isso pode ser muito perigoso.
Carlstadt
Carlstadt
Administrador
Administrador

Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos