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Expressões de Paulo sobre a natureza do homem
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10062012
Expressões de Paulo sobre a natureza do homem
II Coríntios 5:1 a 8 - Quando Paulo usa a expressão "nossa casa terrestre deste tabernáculo" refere-se ao corpo. Diz que aqui gememos no corpo, por isso aspirava ser revestido da habitação celestial (corpo glorificado). Queria que o mortal se revestisse da imortalidade (verso 4).
Quando se dará isso?
Ele mesmo nos diz que isso só ocorre na ressurreição, nunca antes. Ler I Coríntios 15:50 a 54. Assim se harmoniza o pensamento límpido de Paulo com que ele próprio escreveu, sem distorções grosseiras. "Enquanto no corpo, ausente do Senhor." Depois da ressurreição, presente com o Senhor, pois estaremos fora deste corpo, revestido do corpo imortal e glorificado. O texto invocado não diz quando se operará esta mudança, mas em I Coríntios 15 nos é dito claramente. Na ressurreição.
Filipenses 1:23 - Também Paulo fala de seu desejo de estar com Cristo o que é melhor, e de fato o é. Este partir, significa, de fato, o fim da jornada. Mas a inconsciência da morte, que para nós se conta por séculos ou milênios, é um ápice de tempo para os que dormem na tumba.
"Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor." (Filipenses 1:22 e 23)
II Coríntios 12:2 a 4 - A experiência do arrebatamento de Paulo. Ensinam que a expressão "ausente do corpo" significa que um "espírito" dele se evadiu. Na verdade nos escritos paulinos a expressão "fora do corpo" requer outra interpretação. Em I Coríntios 5:3 ele emprega expressão equivalente, para dizer que, embora ausente de Corinto desejava lá estar em espírito para resolver um caso de disciplina na igreja.
Será que Paulo praticava o chamado "desdobramento" em campo "astral" dos esoteristas?
Porque na verdade em II Coríntios 12:2 o original diz ektos toy somatos, que bem traduzido é "longe do corpo", e em I Coríntios 5:3, está apon to somati, "ausente do corpo" que a tradução revisada de Almeida verte acertadamente por "ausente em pessoa". O mesmo pensamento ocorre em Colossenses 2:5: "embora ausente quanto ao corpo, em espírito estou convosco".
Nem de leve insinuou Paulo que se referia ao "corpo" e ao "espírito" no sentido de alma imponderável, esbranquiçada, uma fumacinha que se escapa do corpo...
E nesse texto a expressão ainda é mais forte no original, pois em vez de corpo, Paulo emprega sarki (sarkos) que é carne. Seria "longe da carne." Em II Coríntios 12, Paulo teve um arrebatamento de sentidos como outros registrados em: [Atos 10:10 a 12; Atos 11:15 e Apocalipse 1:10 e 11]. Nada além disso.
Quanto ao "partir" de Paulo, como já se disse, indicava sua "morte", apenas isso. Mas não esperava, com a morte, receber imediatamente o galardão. Citemos apenas um texto para provar isso: "O tempo de minha partida é chegado... a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor me dará naquele dia." (II Timóteo 4:6 a 8) - Que dia perguntaríamos. O próprio Paulo nos diz claramente: "... a todos quantos amam a Sua vinda" (verso 8). Preferimos crer em Paulo a crer em qualquer doutrinador humano.
Quanto à expressão dormir, largamente empregada na Bíblia, significa o estado de inconsciência dos mortos até o dia da ressurreição, quando aos justos receberão a imortalidade. "Lázaro dorme, mas vou acordá-lo do seu sono" - disse Jesus (João 11:11). Pouco depois, "Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu" (João 11:14). O sono é a inconsciência da morte. Nada mais.
Cremos que, por ocasião da volta gloriosa do Senhor, os justos serão levados para fruírem a vida eterna no reino de Cristo. Terão a imortalidade, a bem-aventurança eterna. Brilharão para sempre. Quanto aos ímpios, ressurgirão depois do milênio, sendo finalmente punidos, com fogo e enxofre, numa pena proporcional à culpa de cada um. Porque a justiça requer que a punição seja proporcional ao crime. O homem será julgado e punido "segundo as suas obras"; "segundo o fruto de suas ações"; "segundo o fruto das suas obras"; "segundo a sua obra".
A esperança dos adventistas centraliza-se em Cristo e na ressurreição.
A. B. Christianini, Subtilezas do Erro, 2.ª ed., 1981, pág. 264.
Quando se dará isso?
Ele mesmo nos diz que isso só ocorre na ressurreição, nunca antes. Ler I Coríntios 15:50 a 54. Assim se harmoniza o pensamento límpido de Paulo com que ele próprio escreveu, sem distorções grosseiras. "Enquanto no corpo, ausente do Senhor." Depois da ressurreição, presente com o Senhor, pois estaremos fora deste corpo, revestido do corpo imortal e glorificado. O texto invocado não diz quando se operará esta mudança, mas em I Coríntios 15 nos é dito claramente. Na ressurreição.
Filipenses 1:23 - Também Paulo fala de seu desejo de estar com Cristo o que é melhor, e de fato o é. Este partir, significa, de fato, o fim da jornada. Mas a inconsciência da morte, que para nós se conta por séculos ou milênios, é um ápice de tempo para os que dormem na tumba.
"Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor." (Filipenses 1:22 e 23)
II Coríntios 12:2 a 4 - A experiência do arrebatamento de Paulo. Ensinam que a expressão "ausente do corpo" significa que um "espírito" dele se evadiu. Na verdade nos escritos paulinos a expressão "fora do corpo" requer outra interpretação. Em I Coríntios 5:3 ele emprega expressão equivalente, para dizer que, embora ausente de Corinto desejava lá estar em espírito para resolver um caso de disciplina na igreja.
Será que Paulo praticava o chamado "desdobramento" em campo "astral" dos esoteristas?
Porque na verdade em II Coríntios 12:2 o original diz ektos toy somatos, que bem traduzido é "longe do corpo", e em I Coríntios 5:3, está apon to somati, "ausente do corpo" que a tradução revisada de Almeida verte acertadamente por "ausente em pessoa". O mesmo pensamento ocorre em Colossenses 2:5: "embora ausente quanto ao corpo, em espírito estou convosco".
Nem de leve insinuou Paulo que se referia ao "corpo" e ao "espírito" no sentido de alma imponderável, esbranquiçada, uma fumacinha que se escapa do corpo...
E nesse texto a expressão ainda é mais forte no original, pois em vez de corpo, Paulo emprega sarki (sarkos) que é carne. Seria "longe da carne." Em II Coríntios 12, Paulo teve um arrebatamento de sentidos como outros registrados em: [Atos 10:10 a 12; Atos 11:15 e Apocalipse 1:10 e 11]. Nada além disso.
Quanto ao "partir" de Paulo, como já se disse, indicava sua "morte", apenas isso. Mas não esperava, com a morte, receber imediatamente o galardão. Citemos apenas um texto para provar isso: "O tempo de minha partida é chegado... a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor me dará naquele dia." (II Timóteo 4:6 a 8) - Que dia perguntaríamos. O próprio Paulo nos diz claramente: "... a todos quantos amam a Sua vinda" (verso 8). Preferimos crer em Paulo a crer em qualquer doutrinador humano.
Quanto à expressão dormir, largamente empregada na Bíblia, significa o estado de inconsciência dos mortos até o dia da ressurreição, quando aos justos receberão a imortalidade. "Lázaro dorme, mas vou acordá-lo do seu sono" - disse Jesus (João 11:11). Pouco depois, "Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu" (João 11:14). O sono é a inconsciência da morte. Nada mais.
Cremos que, por ocasião da volta gloriosa do Senhor, os justos serão levados para fruírem a vida eterna no reino de Cristo. Terão a imortalidade, a bem-aventurança eterna. Brilharão para sempre. Quanto aos ímpios, ressurgirão depois do milênio, sendo finalmente punidos, com fogo e enxofre, numa pena proporcional à culpa de cada um. Porque a justiça requer que a punição seja proporcional ao crime. O homem será julgado e punido "segundo as suas obras"; "segundo o fruto de suas ações"; "segundo o fruto das suas obras"; "segundo a sua obra".
- Jeremias 17:10
- Jeremias 32:18 e 19
- Mateus 16:27
- Romanos 2:5 a 8
- Apocalipse 22:12
A esperança dos adventistas centraliza-se em Cristo e na ressurreição.
A. B. Christianini, Subtilezas do Erro, 2.ª ed., 1981, pág. 264.
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