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Proposta Interpretativa para a Parte Final de Romanos 5:12
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28082012
Proposta Interpretativa para a Parte Final de Romanos 5:12
"[...] assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram."
Caso se considere a oração "porque todos pecaram" como uma oração subordinada adverbial consecutiva (isto é, reveladora de uma consequência), o texto ficará difícil de se entender. É que, se entendermos que a melhor tradução seja "a morte passou a todos os homens em razão do que todos pecaram" (ou, "por isso que todos pecaram"), o texto fica aparentemente sem sentido, pois como a morte poderia fazer com que as pessoas pecasse?
Por outro lado, caso se entenda que tal oração é subordinada adverbial causal (indicadora da causa do que foi dito antes), de modo que a melhor tradução seja "a morte passou a todos os homens porque todos pecaram", cai-se noutro problema sério, pois não é verdade que as pessoas morram atualmente por causa de seus pecados pessoais. O problema de interpretar tão simploriamente o texto, o que favoreceria a defesa do pecado como volição, é que não é verdade que os seres humanos morram porque pecaram. Bebês também morrem. O sentido causal só seria possível se o texto estivesse falando da segunda morte. Mas o começo do verso está claramente falando da morte natural.
Consecutiva: "por essa razão que todos pecaram".
Causal: "justamente porque todos pecaram".
Tenho uma sugestão interpretativa. Uso a palavra "sugestão" porque ela terá de apelar para o desagradável recurso da polissemia (dar diferentes sentidos para uma mesma palavra) num contexto próximo, algo que todos terão de fazer quanto a esse verso, independentemente de qual seja a proposta.
Minha sugestão é entender "morte" em Romanos 5:12 como "mortalidade". Esse é o primeiro de dois passos.
Trago como referencial semântico 1 Coríntios 15:51-55. Nesse texto, é a mortalidade que é transformada em imortalidade e é vencida e "tragada".
O segundo passo consiste em entender que a mortalidade abrange a natureza pecaminosa. Quando o homem pecou, tornou-se mortal e passou a ter natureza pecaminosa. São coisas intimamente ligadas. Apenas quando nos tornarmos imortais é que a natureza pecaminosa será tirada de nós. Isto é, na transformação.
Em relação à oração "porque todos pecaram", é mais natural traduzir a palavra grega envolvida por "por isso que" do que "porque", ou seja, é mais fácil semanticamente dar o sentido de consequência do que de causa. Logo, "todos pecaram" é consequência de "a morte [mortalidade/corruptibilidade] passou a todos os homens". Então,o que o difícil texto de Romanos 5:12 está dizendo é que a "mortalidade/natureza corrompida" passou a todos os homens, propiciando justamente que todos se tornassem pecadores, pois os colocou numa situação desfavorável em relação à prática da justiça. Na verdade, essa é uma maneira mais técnica e fundamentada de expressar a mesma ideia que popularmente alguns irmãos da igreja expressam quando interpretam essa "morte" de Romanos 5:12 como "morte espiritual", embora eu não aprecie essa terminologia.
Trata-se apenas de uma proposta interpretativa, sempre aberta a novas ponderações.
Henderson H. L. Velten
Proposta Interpretativa para a Parte Final de Romanos 5:12
Caso se considere a oração "porque todos pecaram" como uma oração subordinada adverbial consecutiva (isto é, reveladora de uma consequência), o texto ficará difícil de se entender. É que, se entendermos que a melhor tradução seja "a morte passou a todos os homens em razão do que todos pecaram" (ou, "por isso que todos pecaram"), o texto fica aparentemente sem sentido, pois como a morte poderia fazer com que as pessoas pecasse?
Por outro lado, caso se entenda que tal oração é subordinada adverbial causal (indicadora da causa do que foi dito antes), de modo que a melhor tradução seja "a morte passou a todos os homens porque todos pecaram", cai-se noutro problema sério, pois não é verdade que as pessoas morram atualmente por causa de seus pecados pessoais. O problema de interpretar tão simploriamente o texto, o que favoreceria a defesa do pecado como volição, é que não é verdade que os seres humanos morram porque pecaram. Bebês também morrem. O sentido causal só seria possível se o texto estivesse falando da segunda morte. Mas o começo do verso está claramente falando da morte natural.
Consecutiva: "por essa razão que todos pecaram".
Causal: "justamente porque todos pecaram".
Tenho uma sugestão interpretativa. Uso a palavra "sugestão" porque ela terá de apelar para o desagradável recurso da polissemia (dar diferentes sentidos para uma mesma palavra) num contexto próximo, algo que todos terão de fazer quanto a esse verso, independentemente de qual seja a proposta.
Minha sugestão é entender "morte" em Romanos 5:12 como "mortalidade". Esse é o primeiro de dois passos.
Trago como referencial semântico 1 Coríntios 15:51-55. Nesse texto, é a mortalidade que é transformada em imortalidade e é vencida e "tragada".
O segundo passo consiste em entender que a mortalidade abrange a natureza pecaminosa. Quando o homem pecou, tornou-se mortal e passou a ter natureza pecaminosa. São coisas intimamente ligadas. Apenas quando nos tornarmos imortais é que a natureza pecaminosa será tirada de nós. Isto é, na transformação.
Em relação à oração "porque todos pecaram", é mais natural traduzir a palavra grega envolvida por "por isso que" do que "porque", ou seja, é mais fácil semanticamente dar o sentido de consequência do que de causa. Logo, "todos pecaram" é consequência de "a morte [mortalidade/corruptibilidade] passou a todos os homens". Então,o que o difícil texto de Romanos 5:12 está dizendo é que a "mortalidade/natureza corrompida" passou a todos os homens, propiciando justamente que todos se tornassem pecadores, pois os colocou numa situação desfavorável em relação à prática da justiça. Na verdade, essa é uma maneira mais técnica e fundamentada de expressar a mesma ideia que popularmente alguns irmãos da igreja expressam quando interpretam essa "morte" de Romanos 5:12 como "morte espiritual", embora eu não aprecie essa terminologia.
Trata-se apenas de uma proposta interpretativa, sempre aberta a novas ponderações.
Henderson H. L. Velten
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