Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética

Ir para baixo

27122014

Mensagem 

“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética Empty “Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética




“Ninguém, pois vos Julgue pelas festas, luas novas, e sábados.” Cl 2:16-17 na Perspectiva Exegética

Em Colossenses 2:16-17 Paulo conclui, desde este fato, que seus leitores não deveriam deixar que alguém os julgasse com respeito àqueles assuntos que pertenciam às leis rituais que, como já tinha sido apontado, fora anulada por meio do sacrifício de Cristo na cruz.12 A lei ritual consistia de tipos e cerimônias que prefiguravam a obra expiatória de Cristo e não tinham mais utilidade depois que Cristo veio como o sacrifício real, o corpo para o qual a sombra apontava (v. 17).

“Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam” (Hb 10:1).

“Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção” (Hb 9:10).

Resta apenas determinar a que Cl 2:16 se refere. A chave para entender esta referência é indiscutivelmente encontrada em textos do AT aos quais ele claramente alude.

Interessantemente, os três elementos encontrados em Cl 2:16 aparecem juntos no mesmo contexto – e na mesma sequência – em Ezequiel 45:17:

“E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de alimentos, e as libações, nas festas, e nas luas novas, e nos sábados, em todas as solenidades da casa de Israel. Ele preparará a oferta pelo pecado, e a oferta de alimentos, e o holocausto, e os sacrifícios pacíficos, para fazer expiação pela casa de Israel” (Ezequiel 45:17).

As palavras em negrito são minha própria ênfase com o fim de destacar os elementos de Cl 2:16. A LXX lista as ofertas em Ez 45:17 como:

ta. o`lokautw,mata kai. ai` qusi,ai kai. ai` spondai. e;sontai evn tai/j e`ortai/j kai. evn tai/j noumhni,aij kai. evn toi/j sabba,toij kai. evn pa,saij tai/j e`ortai/j oi;kou Israhl.  

Está claro a partir desta passagem que as festas, luas novas, e sábados eram os momentos quando essas várias ofertas deveriam ser feitas. O foco está nas ofertas rituais realizadas em dias especiais.

Com o fim de ver que este não é só um arranjo coincidente de referências para esses elementos de Cl 2:16, precisamos olhar para a evidência disponível mais ampla.

a) Números 28:9-10 apresentam as ofertas queimadas, ofertas de grãos e ofertas de bebidas para o Sábado (semanal); 28:11-15 apresentam as ofertas queimadas, ofertas de grãos, ofertas de bebidas e ofertas pelo pecado para “os princípios de vossos meses” ou festas de lua nova (LXX: evn tai/j neomhni,aij); e 28:16-19:40 apresentam as ofertas queimadas, de grãos, ofertas de bebidas, ofertas pelo pecado e ofertas pacíficas para as várias festividades anuais.

Segue-se uma série de referências para os mesmos três elementos, demonstrando o relacionamento intencional entre eles. É importante notar a conexão explícita para a regular ofertas queimadas em cada uma delas:

Ne 10:32-33: Também sobre nós pusemos preceitos, impondo-nos cada ano a terça parte de um siclo, para o ministério da casa do nosso Deus; Para os pães da proposição, para a contínua oferta de alimentos, e para o contínuo holocausto dos sábados, das luas novas, para as festas solenes, para as coisas sagradas, e para os sacrifícios pelo pecado, para expiação de Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus.

1 Cr 23:30-31: E para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao SENHOR; e semelhantemente à tarde; E para oferecerem os holocaustos do SENHOR, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o SENHOR;

2 Cr 2:4: Eis que estou para edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para a apresentação contínua do pão da proposição, para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados e nas luas novas, e nas festividades do SENHOR nosso Deus; o que é obrigação perpétua de Israel.

2 Cr 8:12-13: Então Salomão ofereceu holocaustos ao SENHOR, sobre o altar do SENHOR, que tinha edificado diante do pórtico, E isto segundo a ordem de cada dia, fazendo ofertas conforme o mandamento de Moisés, nos sábados e nas luas novas, e nas solenidades, três vezes no ano; na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa das tendas.27

2 Cr 31:3: Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos; para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados, e das luas novas, e das solenidades; como está escrito na lei do SENHOR.

Existem também outras passagens, tais como Is 1:13-14:

“Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade. Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais!”

Deus odeia os dias em si ou o que se fazia neles?

É possível Deus odiar sacrifícios?

Salmos 51:16 “Não te deleitas em sacrifícios nem te comprazes em oferendas, pois se assim fosse, eu os ofereceria.”

Isaías 1:11-15 “Indaga o SENHOR: “Que me importam os vossos inúmeros sacrifícios? Para que me trazeis tantos holocaustos? Eis que estou farto de sacrifícios queimados de carneiros e da gordura de novilhos cevados. Ora, não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, cordeiros e bodes!…”

Jeremias 6:20 “Que me importa o incenso que vem de Shevá, Sabá, ou o cálamo aromático de uma terra longínqua? Vossos holocaustos não são agradáveis nem me satisfazem, tampouco são aceitáveis as vossas ofertas!”

Oséias 6:6 “Afinal, o que desejo é o vosso amor, e não sacrifícios; entendimento quanto à pessoa de Elohim, Deus, mais que ofertas e holocaustos.”

Marcos 12:33 “E que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento, e com todas as forças, bem como amar ao próximo como a si mesmo é muito mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas juntos”

Amós 5:20-22 “O Dia de Yahweh será sim, de trevas, e não de luz! Uma escuridão absoluta, sem um raio de claridade. “Ai, ai! Eu odeio e ignoro as vossas festas religiosas; também não suporto as vossas assembleias solenes. Ainda que me ofereçais holocaustos, vossos sacrifícios queimados, com vossas ofertas de cereais, não me agradarei disso tudo; tampouco olharei para as ofertas de paz e comunhão, mesmo que sejam de vossos melhores animais de engorda.”

Provérbios 15:8 “O SENHOR detesta as ofertas e sacrifícios dos ímpios, mas a oração dos justos é o seu contentamento.”

Provérbios 21:27 “Os sacrifícios dos ímpios já por si são absolutamente inaceitáveis; tanto mais quando oferecidos com más intenções.”

Provérbios 28:9 “O que desvia o ouvido para não ouvir a Lei, até mesmo sua oração se torna abominável.”

Os sacríficos cerimoniais tinham poder se remover pecados?

Hebreus 10:3-5, 8 “Contudo, essas cerimônias de sacrifícios promovem, todos os anos, uma recordação dos pecados, porque é impossível que o sangue de touros e bodes remova pecados. Por isso, quando Cristo veio ao mundo, proclamou: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste... Havendo declarado em primeiro lugar: “Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, tampouco deles te agradaste”, os quais foram realizados conforme a Lei.”

E essa compreensão já existia no AT:

Salmos 40:6 “Fizeste-me compreender que nem oferendas e sacrifícios desejaste; não requereste de mim holocaustos para remir meus pecados.”

Existe sacrifício aceitável a Deus?

Filipenses 4:18 “Agora estou plenamente suprido, até em excesso; tenho recursos em abundância, desde quando recebi de Epafrodito os donativos que enviastes, como oferta de aroma suave e como sacrifício aceitável a Deus.”

Todas essas passagens paralelas do AT que tratam das festas, luas novas, e sábados servem para prover um precedente ao entendimento do uso que Paulo faz da expressão “dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados” em Cl 2:16 como sendo uma óbvia referência às ofertas queimadas oferecidas semanalmente, mensalmente e nas celebrações anuais em acréscimo às ofertas queimadas diariamente, que eram oferecidas no Templo de acordo com a lei ritual mosaica. A preocupação não é com os festivais, celebrações de luas novas ou sábados em si, mas com as ofertas rituais que eram oferecidas nestes dias, a única coisa que os três tinham em comum quando agrupados no mesmo contexto. Os dias e as festividades em si mesmos não eram necessariamente sombras das coisas vindouras – de Cristo – mas as ofertas cerimoniais realizadas naqueles dias certamente o eram.

O sábado semanal nunca foi visto nas Escrituras como prefiguração de Cristo antes, as ofertas queimadas oferecidas aos sábados é que constituíam uma prefiguração do sacrifício de Cristo. A menção paralela de outros aspectos cerimoniais torna evidente que tudo o que está sendo afirmado a respeito do sábado aqui é um aspecto cerimonial, justo como descrito também em Hb 9:9-10, que lista coisas impostas apenas “até o tempo oportuno de reforma”.  

Outros textos têm apontado que os sábados semanais eram memoriais da criação (Gn 2:2-3; Êx 20:11; 31:17; Mc 2:27) ao invés de sombras apontando para Cristo, já que eles não estavam ligados aos rituais do santuário.31 As luas novas semelhantemente eram celebrações não diretamente ligadas ao ritual do santuário e nem funcionavam como tipos ou sombras de Cristo e seu sacrifício.

Is 66:18 apresenta de forma profética ambas as celebrações do sábado semanal e das luas novas (mensais) como continuando a funcionar quanto oportunidades regulares de adoração mesmo na nova terra mostrando que não era a intenção de Deus que os dias propriamente ditos fossem descontinuados para a adoração, mas apenas as atividades cerimoniais realizada naqueles dias que apontavam para a vinda do Messias.  

É interessante também que ofertas de grãos (comidas) e bebidas são incluídas juntamente com ofertas queimadas, ofertas pelo pecado e ofertas pacíficas. Isaías usa a libação como uma metáfora para descrever o fim da figura do "servo sofredor" que «derramou a sua vida até a morte» (Isaías 53:12).

A comida e bebida, ou comer e beber, no mesmo contexto, claramente parece referir ao comer e beber cerimonial em conexão com os rituais, tais como na refeição Pascal. Isto é feito aparentemente pelo v. 17, o qual diz que estas coisas (?) são uma sombra de coisas que haviam de vir, enquanto que, o corpo (sw/ma) para o qual a sombra aponta é o de Cristo.

Quando chegou a realidade para a qual a sombra apontava, os antigos rituais já não eram mais necessários. Por isto é que Paulo aconselhou seus leitores a que não permitissem que ninguém os julgasse no que diz respeito à prática destes antigos rituais. O concílio de Jerusalém já havia proferido uma decisão referente a esses assuntos (At. 15:19-29). O evangelho agora devia centralizar-se em Cristo e Sua obra expiatória, não na guarda de antigos rituais, os quais eram meramente sombras apontando para Cristo.

Cristo trouxe um novo meio de acesso a Deus. Ao invés da antiga circuncisão feita por mãos humanas, o batismo representa uma nova “circuncisão não feita por mão”, a saber, “a circuncisão de Cristo”, efetuada “no despojar do corpo da carne” (2:11-12). Os gentios não mais teriam de ser circuncidados e realizar a lei ritual para serem capazes de entrar à presença de Deus e sentirem-se aceitos por Ele.

1 Coríntios 7: 18-20 “Foi alguém chamado sendo já circuncidado? Não se preocupe em desfazer sua circuncisão. Foi alguém chamado sendo incircunciso? Não se deixe circuncidar! A circuncisão em si não faz o menor sentido e a incircuncisão também não significa nada; o que realmente importa é obedecer aos mandamentos de Deus. Cada um deve permanecer na condição em que foi chamado por Deus.”

Perceberam que Paulo faz um nítido contraste em a circuncisão(um mandamento cerimonial) e os mandamentos morais de Deus?

Outra tradução: "A CIRCUNCISÃO NADA É... MAS SIM A OBSERVÂNCIA DOS MANDAMENTOS DE DEUS." (Almeida Atualizada)

1 Samuel 15:22 “Contudo, Samuel declarou: “Agrada-se mais a Yahweh com holocaustos e sacrifícios do que com a sincera obediência à sua Palavra? De modo algum, a obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão do coração mais do que a gordura dos carneiros.”

João 5:2,3 “Desta maneira, sabemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos.”

Marcos 12:33 “E que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento, e com todas as forças, bem como amar ao próximo como a si mesmo é muito mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas juntos.”

Obedecer os mandamentos morais é melhor que realizar sacrifícios cerimoniais.

Oséias 6:6 “Afinal, o que desejo é o vosso amor, e não sacrifícios; entendimento quanto à pessoa de Elohim, Deus, mais que ofertas e holocaustos.”

Mateus 9:13 “Portanto, ide aprender o que significa isto: ‘Misericórdia quero, e não sacrifícios’. Pois não vim resgatar justos e sim pecadores’.”

Agora, através do batismo, foram ressuscitados com Cristo “pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos” e foram vivificados “juntamente com Ele” tendo sido perdoados de todos os delitos (12:12-13). A lei manuscrita dos regulamentos rituais que lhes era contrária foi exterminada e removida (2:14).
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos