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07092010

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Noel Joseph Terence Montgomery Needham (1900-1995), "Fellow" da Royal Society e da British Academy, e membro da muito exclusiva ordem da Companionship of Honour, honraria que lhe foi concedida pela rainha Elizabeth II. Dominava vários idiomas, inclusive o russo e o chinês, corrente e arcaico, se tornou conhecido por suas pesquisas e escritos sobre a história da ciência chinesa. A alguns anos atrás fez um estudo épico do desenvolvimento tecnológico na China. Organizou o monumental "Science and Civilization in China"obra em seis volumes, a mais completa enciclopédia sobre o assunto. No epílogo, Simon Winchester procura responder à principal pergunta de Joseph Needham: por que a China, com base científica e longa história, a partir do Renascimento e principalmente depois de 1850, deixou de ter o desenvolvimento que ocorreu na Europa ?

Ele queria descobrir por que a China, com todos os seus precoces dons de inovação, tinha falhado por estar tão atrás da Europa em seu desenvolvimento da ciência. Ele relutantemente chegou à conclusão de que a ciência europeia tinha sido estimulada pela disseminada crença na racional força criativa, conhecida como Deus, a qual fez todas as leis científicas compreensíveis.

O homem foi dotado de inteligência, ao ser criado à imagem e semelhança de Deus, e portanto pode interpretar as leis do universo. De acordo com o grande estudioso da cultura chinesa Joseph Needham, a cultura chinesa não desenvolveu a ciência moderna porque os chineses não crêem numa ordem inteligível no universo e nem na capacidade da mente humana em decodificar essa ordem, caso ela existisse. Da perspectiva cristã, todavia, o homem foi criado para a glória de Deus e com a missão de conhecê-lo mais e mais pelo conhecimento da Sua criação, bem como com o propósito de dominar essa criação e usá-la em benefício do seu próximo.


Foram cientistas com essas convicções acima, no todo ou em parte, que lançaram as bases da moderna ciência, como os astrônomos Kepler e Galileu, os químicos Paracelso e Van Helmont, os físicos Newton e Boyle e os biólogos Ray, Lineu e Cuvier, para citar alguns. Não estou dizendo que eles foram cristãos no sentido evangélico, mas que, no mínimo, independentemente de sua relação pessoal com Cristo, operaram a partir dos pressupostos acima mencionados, que ainda prevaleciam na cultura de sua época.



Infelizmente, a fé cristã foi mais e mais empurrada para fora da academia, que apesar disso continua a operar com o capital acumulado pelo cristianismo, a começar com aquele que é o pressuposto central da ciência, que é a existência objetiva de um mundo ordenado por leis regulares e universais. A pergunta é, por mais quanto tempo esse pressuposto continuará a manter a ciência? (N. Pearcey).
Eduardo
Eduardo

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