Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus

Ir para baixo

09062010

Mensagem 

O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus Empty O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus




O Vaticano vai organizar debates em Paris com ateus Vaticano

O Vaticano vai organizar uma série de debates em Paris no ano que vem com ateus, conforme notícia do The Independent.
Basicamente, é uma sequência dos diálogos que o Papa João Paulo II buscava travar com pessoas de outras religiões e até pessoas sem religião e crença em Deus.
O detalhe é que o presidente do Conselho Pontífice para a Cultura. o Arcebispo Gianfranco Ravasi, disse que não vai dar espaço para os neo ateus.
Segundo ele, a fundação está apenas interessada em “ateísmo ou agnosticismo em sua forma nobre, e não no modelo polêmico – então não inclui ateus como [Piergiorgio] Odifreddim, na Itália, [Michel] Onfray na França, [Christopher] Hitchens e [Richard] Dawkins”. Ele afirma que esses ateus apenas visualizam a verdade com “ironia e sarcasmo” e tendem a “ler textos religiosos como fundamentalistas”.
Ainda que eu veja a iniciativa com suspeitas (risco = ecumenismo), quem ficou brabo foi Ludwig do blog Que Treta, simplesmente pelo fato de Dawkins e outros ateus raivosos não estarem incluídos:

Se querem dialogar com os ateus então organizem os debates com aqueles que os ateus consideram resumir melhor a sua posição. Se só escolherem os “ateus nobres” que querem fazer parte da Igreja Católica e aproximar-se desse deus o diálogo vai ser notável apenas pelo caricato da iniciativa.
Ludwig é incisivo em dizer que não só os líderes neo ateus (Dawkins, Hitchens, Onfray, etc.) representam os ateus, como também são os que MELHOR representam a posição dos ateus.
Ora, sendo assim, Ludwig sem querer muda todo o tom da discussão, e isso é ponto negativo forte contra todos os ateus, conforme já mencionei anteriormente aqui.
Se realmente o que Ludwig afirma for verdade, eu teria que mudar até a direção deste blog, de refutação ao neo ateísmo, e passar para refutação ao ateísmo. [N.E. - Depois disso bastaria eu rotular os que não são ateus extremistas de "ateus moderados" ou "ateus que não pensam como ateus"]
Para mim, ficaria até mais fácil, pois eu me pouparia de escrever a expressão “neo” na frente da palavra ateísmo.
Aí o debate seria da seguinte forma. Enquanto Sam Harris afirma preferir “manter estupro ao invés de religião” eu teria argumentos para retrucar. Algo como: “melhor manter todas as doenças do mundo e também o estupro ao invés do ateísmo”.
Quando Hitchens diz que a “religião envenena tudo”, podemos arrumar provas para mostrar que o “ateísmo envenena muito mais…”.
Mais ainda. A afirmação de George Bush, quando este supostamente afirmou que “os ateus nem mereciam ser considerados cidadãos”, passaria a ser lícita. Pois seria uma postura recíproca em relação aos “ateus”.
Outra consequência: populações que rejeitam votar em ateus seriam justificadas, pois, a partir do discurso deles contra os teístas, respostas devem ser dadas.
Já imaginaram como seria? Bastaria descobrirmos um candidato ateu e capturar várias declarações de Hitchens, Dawkins e Harris, expondo-as na campanha CONTRA este candidato. Com questões como: “Você votaria em alguém que pensa isso de você?”.
Tudo isso, é claro, se for verdade a afirmação de Ludwig de que não só Dawkin e Hitchens representam os ateus, como também são seus MELHORES representantes.
Precisamos então avaliar se isso é verdade.
Que tal estudarmos formas de realizar pesquisas com os ateus e ver qual o nível de aceitação entre eles das idéias de Dawkins, Dennett e a turminha?
Eu, como auditor, quero ver os fatos.
E se os fatos apontarem para a idéia do Ludwig de que Dawkins & Cia. REALMENTE são os representantes maiores do ateísmo, temos que nos atentar aos fatos.
Eu sinceramente não veria problema em começar a me referir aos “ateus” ao invés de “neo ateus”.
Teoricamente, eu acho que os ateus em geral sairiam perdendo.
Mas é a mesma questão do Hamas e o povo palestino.
Se a maioria do povo elegeu o Hamas como seu representante, é preciso que sejam responsabilizados por isso.
Se a maioria dos ateus elegerem realmente Dawkins e outros líderes neo ateus como seus representantes, que sejam responsabilizados da mesma forma.
Que tal trabalharmos no incentivo à esse tipo de pesquisa?
É uma questão a ser pensada com carinho…
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos