Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Milagres: O Verdadeiro e o Falso EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Milagres: O Verdadeiro e o Falso

Ir para baixo

05072010

Mensagem 

Milagres: O Verdadeiro e o Falso Empty Milagres: O Verdadeiro e o Falso




Milagres: O Verdadeiro e o Falso Falsos-profetas-x-falsos-milagres

Por Clifford Goldstein

Imagine que você vai ouvir um evangelista em pessoa. Você é um entre as centenas, talvez milhares de pessoas, que vieram para ouvir a Palavra de Deus. Então, no meio da pregação, esse evangelista de repente chama o seu nome. Ele diz: “Eu sei que John Doe está aqui esta noite”.

Você está atordoado. Como ele sabia isto? Será apenas uma coincidência? Então, ele dá seu endereço. Agora você sabe que não é mera coincidência!

E há mais. Para sua surpresa, ele diz que sabe que você está sofrendo de uma doença terrível, que só você sabe. O evangelista diz que o Espírito do Senhor revelou esses fatos para ele, e ele o convida a ir para a frente para que ele possa orar por você.

O que você deveria pensar? Que você viu um milagre se desdobrar diante de seus olhos?

Esta história realmente aconteceu. Ao longo dos anos, muitas pessoas já experimentaram o mesmo fenômeno quando participavam das reuniões deste evangelista. Imagine a esperança que deve ter surgido em seus corações: o Senhor estava verdadeiramente fazendo coisas maravilhosas em suas vidas!

Mas aconteceu que o “milagre” era realmente um jogo de engodo. No início da noite, a esposa do evangelista perambulava na platéia com um transmissor de rádio secreto. Ela conversou com essas pessoas, tinha suas informações, e depois calmamente as transmitiu de volta para o marido, que tinha um pequeno receptor no ouvido dele. O “Espírito do Senhor” retransmitiu a esposa do evangelista usando os 39.17 MHz de banda larga do rádio.

Este caso de fraude espiritual leva à questão dos milagres e seu lugar no mundo cristão hoje. Será que devemos esperar milagres? Fazer milagres provam que o milagreiro é definitivamente de Deus? Ou pode Satanás realizar milagres, e, em caso afirmativo, como você pode evitar ser enganado por eles?

A Realidade dos Milagres

Mesmo a leitura mais superficial da Bíblia mostra a realidade dos milagres, eventos que desafiam qualquer outra explicação a não ser a intervenção sobrenatural de Deus. Desde os israelitas atravessando o Mar Vermelho (Êxodo 14), a Jesus caminhando sobre as águas (Mt 14), a alimentação dos israelitas com o maná no deserto durante 40 anos (Êxodo 16:35), Cristo alimentando cinco mil pessoas (Lc 9 :12-17), Elias sendo levado para o céu em uma carruagem de fogo “(2 Reis 2:11), a ressurreição de Jesus dentre os mortos (Mateus 28), todas estas histórias bíblicas apresentam uma visão de mundo que inclui claramente o sobrenatural. Grande parte da elite intelectual de hoje não tem lugar para essas coisas, mas a Bíblia é permeada com o miraculoso.

Isto tem feito algumas pessoas se perguntarem: “Como é que nós não vemos muitos milagres hoje como eram nos tempos bíblicos?”

Em primeiro lugar, devemos lembrar que a cronologia Bíblica abrange toda a história humana, desde a Criação até a segunda vinda de Jesus. As profecias da Bíblia chegam até o fim do mundo e vão mais além. Assim, uma extensão enorme de tempo é comprimida neste livro, o que faz parecer-nos que os milagres aconteciam um após o outro, quando na verdade, séculos podiam ter se passado entre eles.

Em segundo lugar, a Bíblia abrange apenas os grandes eventos em toda esta história, especialmente aqueles eventos que lidam com as ações de Deus na vida de Seu povo. E muitas dessas ações envolviam o sobrenatural. Mas isso não quer dizer que os milagres ocorreram na vida de todos da maneira que foram descritos na Bíblia. De fato, muitos desses eventos foram registrados justamente porque eram miraculosos e, portanto, incomuns.

E terceiro, quem pode dizer que não há muitos milagres hoje como nos tempos bíblicos? Cristãos de todo o mundo ainda relatam milagres. Alguns são verdadeiras fraudes, como no caso do evangelista mencionado acima. Mas muitos cristãos podem testemunhar o trabalho verdadeiramente milagroso de Deus em suas vidas. Estão essas pessoas a mentir? São todos fraudes? Embora nem sempre seja fácil documentar tais casos, para aqueles que possuem uma cosmovisão cristã, os milagres podem acontecer e acontecem. Em muitos casos, uma explicação sobrenatural, um milagre, parece ser a única explicação viável.

Falsos Milagres

Claro, alguém pode tomar a idéia de milagres e ir longe demais com elas. Um evangelista disse recentemente que apenas um ministério “validado” por milagres poderia ser realmente de Deus. Não conheço nenhum texto da Bíblia para defender tal afirmação, mas isso levanta uma questão importante: se um milagre acontecer, tem que ser de Deus?

É verdade que a Bíblia nos apresenta um mundo em que milagres são reais. O ministério de Cristo na terra, em especial, foi preenchido com o sobrenatural, e esses milagres ajudaram a convencer muitos de que Ele era o Messias.

Mas o diabo também é muito real, e ele pode fazer milagres também. Afinal, ele é um anjo caído, um poderoso ser sobrenatural. Na verdade, o primeiro milagre da Bíblia registrado foi feito por Satanás no Éden. Eva deve ter ficado surpresa ao ver uma serpente falar com ela. No entanto, a fala da serpente era de Satanás, que usou o “milagre” de uma serpente falante para enganar Eva.

Veja como o Apocalipse descreve-o: “Então, o grande dragão foi precipitado, a antiga serpente, chamada o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo, ele foi atirado para a terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12:9).

A palavra chave neste texto é enganar. Satanás engana todo o mundo, e uma das maneiras que ele faz isso é através de milagres. O próprio Jesus deixou claro que nos últimos dias, eventos sobrenaturais levarão milhões a se desviarem. Ele disse: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos” (Mateus 24:24).

O livro de Apocalipse também fala sobre um poder maligno no fim dos tempos e sobre as manifestações sobrenaturais que irão acompanhá-lo. A segunda metade do capítulo 13 descreve um inocente animal que “possuía dois chifres, parecendo cordeiro.” No entanto, “falava como dragão”, que é um símbolo de Satanás. A Revelação continua a dizer que esta besta “opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens”, e com esses sinais, “enganou os habitantes da terra” (Apocalipse 13:11-14).

Embora muitas perguntas permanecem sobre exatamente como essas manifestações vão ocorrer, um ponto parece claro. Satanás é um ser sobrenatural maligno que tem a capacidade de fazer coisas que parecem ser sobrenaturais para nós. O que os torna falsos milagres, não é que eles sejam mero truque de mão, embora em alguns casos, eles possam ser. O que os torna falsos milagres é que Satanás os usa para enganar as pessoas.

Paulo também advertiu que, no final dos tempos Satanás trabalhará por meio de agentes humanos para realizar milagres enganosos. “A vinda do iníquo”, disse ele, “é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios de mentira. . . com todo o engano da injustiça para os que perecem” (2 Tessalonicenses 2:9-10).

Quanto mais claramente Deus pode falar? Milagres não são necessariamente Dele! Tudo isto deve levar-nos a avaliar cuidadosamente cada caso que parece ser sobrenatural, a fim de determinar de que lado o operador do milagre está ligado.

Teste os Espíritos

A pergunta importante, então, é esta: Como podemos saber se o milagre é realmente um milagre do Senhor, ou é do outro lado? A boa notícia é que, se rendermos nossos corações a Deus e sinceramente buscarmos conhecer a Sua vontade e executá-la, não temos de ser enganados. A Bíblia diz: “Amados, não creiais a todo espírito, mas examinai os espíritos para ver se eles são de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1 João 4:1). Mas como fazer um teste para determinar se o espírito é de Deus ou do mal?

A melhor maneira é verificar os ensinamentos do operador do milagre e compará-lo com o que a Bíblia diz. Se os dois não se alinham, então você precisa ser muito cauteloso ao aceitar o milagre como genuinamente vindo de Deus.

Outra boa pergunta é saber se o milagre o leva a servir a Jesus como Senhor e Salvador, em cuja única justiça existe salvação. Será que tende a levá-lo a uma vida de fé e obediência, como revelado na Bíblia? Se não, fuja do milagre e de quem o executou o mais rápido possível.

Por último, o Apocalipse descreve o povo de Deus no fim dos tempos, como aqueles que “obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.” (Apocalipse 14:12). Se algo milagroso acontecer e não te mover nessa direção, isso pode facilmente ser tido como um dos prodígios de mentira de Satanás para enganá-lo.

O único teste verdadeiro é a Bíblia. Você deve testar todas as experiências, especialmente as de caráter sobrenatural, pela Palavra de Deus. Isaías afirmou este princípio há mais de 2.800 anos atrás, e ele é tão válido hoje como era antigamente: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles ” (Isaías 8:20).

Artigo escrito por Clifford Goldstein, publicado na Revista Adventista “Signs of The Times”, edição de Agosto/2009. Tradução feita pela blog ww.setimodia.wordpress.com
Nós ousamos questionar o poder de Deus hoje? Ele não tem o mesmo poder eterno, ilimitado? Temos a presunção de limitar o poder de Deus em afirmar que milagres não acontecem hoje? A resposta para essas questões é um enfático "não"! Sendo onipotente, Deus é capaz de fazer qualquer coisa. O que Ele é capaz de fazer e o que Ele deseja fazer são coisas completamente diferentes.
Deus uma vez criou o homem do pó e a mulher de sua costela. Ele uma vez dividiu o mar vermelho e permitiu a fuga de do povo de Israel do Egito e fez cair o maná do céu sobre eles. Deus proveu codornizes no deserto e água da rocha para suprir as necessidades dos israelitas. Ele deu mandamentos inscritos em pedra com seus próprios dedos. Uma vez Ele operou o nascimento de Seu Filho de uma virgem e Jesus Cristo realizou numerosos milagres, desde saciar a fome de multidões até ressuscitar mortos. Nenhum desses milagres são vistos em nossos dias. Dizer que eles não são [para nossos dias] é criar dúvidas ou limitar o poder divino. É somente levantar a questão de qual é a vontade dEle para nossa época.
O termo "milagre" tem sido vítima de uso indiscriminado em nossos dias. Quase tudo que é incomum tem sido erroneamente intitulado de "milagre". Deus é presente e ativo por todo o universo através da instrumentalidade de suas leis, mas até mesmo leis naturais tem Deus como autor. Um milagre é uma ocasião de um ato direto de Deus, como distinta de Sua mediação ou ação indireta através de leis naturais. Por exemplo, quando Jesus alimentou 5000 homens, sem contar mulheres e crianças, com cinco pães e dois peixes, isto foi um milagre. Se o moço tivesse se alimentado com aqueles pães e peixes que tinha consigo, isto teria sido um evento perfeitamente natural (Mt 14:15-21). A diferença é que o último estaria em perfeita conformidade com a lei natural; o anterior requereu o poder divino.
Mas não há volumosas evidências de que Deus está operando milagres nos dias atuais, tais como cura, falar em línguas e muitas outras coisas? Não acreditamos assim. As evidências estão longe de serem conclusivas. Não temos evidência que qualquer milagre de caráter bíblico esteja ocorrendo hoje.
Algumas das inúteis tentativas de reproduzir os milagres do calibre da Bíblia são pobres e algumas vezes até trágicas réplicas. Os pais de um jovem do estado da Califórnia foram judicialmente acusados de homicídio por impedi-lo de tomar sua dose habitual de insulina. O jovem morreu, mas o pai firmemente insistia que o Senhor ressuscitaria o filho em três dias.
Esta enganação chegou a situações extremamente complicadas. O ministro de uma igreja de 40 membros no estado do Tennessee conseguiu se livrar da acusação de homicídio quando dois de seus membros morreram após beberem estricnina para "demonstrar sua fé" nos poderes divinos.
Esses são dois de muitos casos trágicos que acontecem no mundo. É significativo que eles apelem para Marcos 16:17-18 como autoridade para sua fé e ação. Este texto fala de crentes expelindo demônios, falando em línguas, pegando em serpentes, bebendo veneno e curando enfermos. Todos esse milagres são autorizados pelo mesmo texto - o mesmo texto que outros na verdade escolhem seletivamente como base para suas práticas de falar em línguas ou curar.
Muitas pessoas nos dias de hoje não acreditam nos milagres que ocorrem modernos? Sim, mas tal crença não quer dizer que seja autorizada pela Palavra de Deus.
Por toda a história da humanidade tem havido falsos como genuínos milagres, erro bem como a verdade e fraudes como fatos. Tem havido pessoas cuja fé tem sido baseada em ilusões bem como pessoas que tem sua fé ancorada nas verdades bíblicas.
Os mágicos de faraó buscavam duplicar os milagres feitos através de Moisés; o erro sempre imita o verdadeiro.
Houveram grupos que afirmavam possuir poderes sobrenaturais que não tinham nenhuma conexão com o cristianismo. Empreendiam curas e milagres tendo evidente lugar entre as religiões pagãs e os poderosos governantes iam a eles para consultar seus oráculos para tomar conselhos em relação a guerras.
O extraordinário reavivamento do ocultismo em nossos dias ilustra a suscetibilidade de muitas pessoas ao aceitarem o místico e o inexplicável. Esses grupos ocultistas podem fazer as mesmas coisas surpreendentes que são oferecidas pelos modernos curandeiros da fé que defendem e propagandeiam essa prática no meio cristão.
A Palavra de Deus é a verdade absoluta e nenhuma outra fonte pode ser acrescentada a ela (Jo 17:17). Acreditar no erro de que a continuação dos dons extraordinários ultrapassaram a era apostólica é algo grosseiro como qualquer outra crença ocultista. O Senhor disse que muitos afirmarão profetizar, expelir demônios e fazer muitos sinais e maravilhas, porém, Ele não os reconheceria e não os autorizaria (Mt 7:22-23). Eles surgiriam, como Cristo alertou, "...surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios" (Mt 24:24). Os servos do diabo serão capazes de mostrar "...todo o poder, e sinais e prodígios de mentira" (II Ts 2:9).
O apóstolo Paulo explica que não devemos nos surpreender com tais falsos mestres que apareceriam, pois "...o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz". (II Co 11:14).
Uma questão crucial é como podemos discernir verdadeiros de falso milagres?
Pela regra da Escritura como um "curandeiro da fé " tem sua obra autorizada por Deus? Ou essas suas "curas" são mais genuínas do que um feiticeiro africano?
Alguns pontos importantes em relação as curas e milagres feitos por Cristo servem como testes práticos para o que vemos hoje.
(1) Jesus não fez propaganda de Suas curas com o intuito de criar uma reputação sensacionalista, nem como pretexto para arrecadar dinheiro; ao invés disso, Ele ordenava aos curados "Olhai que ninguém o saiba" (Mt 8:1-4, 9:27-31).
(2) Ele curou todo tipo de enfermidades, com especial atenção para situações de desespero, através de Seu divino poder que nunca falha.
(3) Ele nunca curou parcialmente. As pessoas eram totalmente saradas por Cristo. (Mt15:29-31; Mc 7:31-37).
(4) Jesus nunca falhou em curar uma pessoa quando o procuravam. Ele nunca teve qualquer embaraço como os modernos impostores de hoje enfrentam ao tentarem explicar porque falharam ao tentar curar alguém.
(5) Nenhum questionamento jamais foi feito sobre a autenticidade das curas que Ele fez - como se o paciente está de fato doente ou curado.
(6) Jesus nunca curou pela fé somente, mas pelo Seu divino poder. Somente um caso é registrado de 31 exemplos de milagres de que Jesus requereu fé para operar (Lc 7:11-17; Jo 5:2-13).
Desde que os modernos milagreiros não podem estar de acordo com essas condições sob as quais Cristo ministrou, eles não representam o mesmo poder que Ele tem. Milagres tais como os que eram feitos por Cristo e os Apóstolos nunca foram pretendidos para continuarem por todas as gerações. Seu propósito primário nunca foi simplesmente curar doenças físicas, se este era o caso, Jesus teria viajado além das fronteiras de Israel e ido a todos os paises do mundo conhecido.
O verdadeiro propósito dos milagres no Novo Testamento é mostrar que Cristo e seus Apóstolos estavam falando sob autoridade divina (Mc 16:19-20; Hb 2:3 prova de uma vez e para sempre isto). Depois que os ensinos inspirados que fizeram o nosso Novo Testamento foram confirmados pelos milagres do primeiro século, eles permaneceram provados para sempre. A Bíblia ensina que devemos agora simplesmente estudar os escritos sobre esses milagres com o propósito de sermos convencidos da autenticidade da Bíblia (Jo 20:30-31). Os milagres atuais, são portanto, simplesmente desnecessários nesta época presente (Lc 16:27-31).
David Steward

Traduzido por Edimilson de Deus Teixeira
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos