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Mensagem por Wuzat Qua Jul 28, 2010 1:58 am

Eu sou um novo usuario e, mesmo sendo ex-católico por certas duvidas, queria que me ajudassem com minhas idéias.
Hoje mesmo eu vi uma entrevista com um cara chamado Leonardo Boff, e acho que é isso que tirei:

Por mim, um ser racional, sem importar que tipo, precisa ter corpo e personalidade. Pensando no que Boff disse Deus existe dentro e fora de nós, fora como tudo, e dentro como ENTUSIASMO (contrariando meu antigo pensamento que dizia que era amor).
Também disse que os seres humanos são os "jardineiros do universo", ele diz isso falando como todos os seres vivos estão juntos numa familia, que também se une ao meio, fazendo de tudo um unico corpo. Nós regulamos esse corpo sendo os jardineiros, quer dizer que regulamos Deus?
E mais, se nós fazemos parte de um só corpo, depois de pouco tempo pensando, deduzi que Deus (sua parte inteligente)=seres humanos, e que seres humanos=Deus, pois todos nós pensamos e regulamos o que fazemos, é como se nós fossemos o cérebro de Deus e o resto é o corpo!
Isso transforma qualquer milagre feito por Ele, ações humanas... Jesus! Ele era humano e Deus, aguá em vinho, qualquer coisa na Biblia é metafora para ações humanamente possiveis.

Eu estou confuso e o que disse deixa muitas duvidas, me ajudem!

Wuzat

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me ajudem! Empty Re: me ajudem!

Mensagem por Eduardo Qua Jul 28, 2010 6:03 pm

A proposta de Boff nos leva a questionar o quão cristão seria um Cristianismo que abrisse mão de seu exclusivismo, sendo que mesmo Jesus era um exclusivista – Ele declarou ser a “Verdade”, o Único meio de acesso a Deus (Jo. 14:6) e que a Vida Eterna seria alcançada somente por quem se relacionasse com o Deus Verdadeiro e Ele, Seu representante (Jo. 17:3). Além disso, Jesus identificou a Bíblia como a própria Verdade revelada (Jo. 17:17). Por toda a Bíblia, profetas, apóstolos e mesmo Jesus lutaram para estabelecer limites bem definidos para a Verdade, em oposição declarada às religiões pagãs, ao sincretismo religioso e a heresias dentro da fé. Seria impossível, desta forma, conciliar Cristianismo e Pós-Modernismo, porque a fé cristã reivindica possuir uma Verdade absoluta, revelada por Deus e aplicável ao qualquer ser humano em qualquer época.[18]

De que outra maneira responderíamos ao dilema levantado por Boff – ou o diálogo com a cultura ou o isolamento? Sem dúvida, os cristãos não podem se isolar. Entretanto, o diálogo não deve significar perda de identidade e consequente abandono da missão (Mt. 28:19-20). Lembremo-nos de que, ao enviar Seus discípulos ao mundo, Jesus sabia de potenciais conflitos religiosos que eles enfrentariam; mas não bastava a pregação a pessoas não-realizadas com suas crenças culturais – todos deveriam ouvir e ser persuadidos, e os que aceitassem se converteriam da autoridade de Satanás para o senhorio do Deus Único (At. 26:29). Jesus, afinal, não é Senhor dos cristãos; Ele é o “Senhor de todos” (At. 10:36).

Assim, as estratégias podem se adaptar ao momento, nunca a mensagem. “[…] Relacionamentos, amizade, amor e cuidado pelo semelhante são muitíssimo importantes para todo discípulo de Cristo, mas não são tudo o que representa o cristianismo”, escreve Aleksandar Santrac. “[…] Se utilizarmos linguagem pós-moderna ou vocabulário não ameaçador, nunca devemos fazer isso a expensas da verdade como revelada na Palavra de Deus.” Santrac continua lembrando que evangelismo da amizade não substitui o evangelismo doutrinário, porque Jesus praticou ambos.[19] Semelhante a algumas marcas que, ao renovar determinado produto, inovam apenas na embalagem, o Cristianismo do século XXI precisa de nova embalagem para o mesmo conteúdo – a Verdade de Deus, ainda necessária no mundo pós-moderno.
Eduardo
Eduardo

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