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Breve análise crítica sobre as fómulas batismal trinitariana e em nome de jesus
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Breve análise crítica sobre as fómulas batismal trinitariana e em nome de jesus
Uma das argumentações dos antitrinitarianos,na tentativa de invalidar a Teologia de UM Deus Triuno, se baseia nos relatos de Atos onde fala do Batismo em nome de Jesus.Para eles, ja que o Pai e Espirito não foram mencionados nessas passagens isso já é suficiente para negar a existência da Trindade;Más num contexto mais amplo a Biblia revela que Cristo desfruta de igualdade de Natureza com o PAI , E Com o Espirito, logo mesmo que ao batizar o ministro faça menção apenas a Jesus,em analise mais plena ainda assim o Pai e o Espirito estão dentro dessa fórmula Batismal,pelo fato de desfrutar Unidade de Natureza com Cristo.
Os antitrinitarianos se apoiam em informações limitadas e isoladas da historia da igreja Cristã antiga para defender tendenciosamente a tese de que o Batismo em nome da Trindade somente teria aparecido depois do sec IV com origem na igreja Catolica.eles costuma citar trechos da Didaquê Siríaca(documento antiguíssimo,escrito possivelmente em meados do sec I )onde menciona batismos sendo realizados com a Fórmula EM NOME DO SENHOR JESUS...más desconhecem ou fazem vista grossa para o fato de que a mesma Didaquê tambem relata batismo EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO,
No capítulo 22, a Didaquê diz assim: “Agora, concernente ao batismo, o bispo ou presbítero, como já temos instruído, deve batizar conforme o Senhor ordenou ao dizer: ‘Ide por todo o mundo e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’.”
A DIDAQUÊ foi escrita possivelmente ao redor de 70 a.D,ainda havia apóstolos vivos e esse é um dos mais antigos documentos Históricos sobre práticas e crenças da igreja primitiva.
Por tanto é insustentável dizer que o batismo realizado em Nome de Jesus é historicamente mais antigo que o batismo em nome da Trindade.Eu tenho percebido que os Antitrinitarianos não costumam esgotar material quanto o tema da Trindade,eles manipulam a Historiam a seu favor,buscando apenas as informações que lhes convém e isolando citações de um banco muito maior de material informativo que não lhes é conveniente,é,essa mesma hermenêutica eles usam em relação ao texto Bíblico.
Veja mais sobre o outro lado da moeda,veja mais informações historicas de batismos em nome da Trindade muito antes de Constantino e da igreja Católica:
Justino Mártir. Esse pastor da igreja apostólica viveu até o ano 165 d.C., quando foi martirizado. Veja o que ele escreveu sobre o batismo: “Todos quantos são persuadidos e creem nas coisas que nós falamos e ensinamos, como verídicas, e prometem viver de acordo com isso, recebem instrução e oram a Deus. Depois, são conduzidos por nós até um lugar onde haja água. Então, no nome do Pai e Senhor de todo o Universo, e do nosso Salvador Jesus Cristo e do Espírito Santo, eles recebem a purificação com água.”
Inácio (pastor que viveu nos últimos anos do primeiro século) escreveu: “Não há três Pais e nem três Filhos, e nem três Paracletos. Portanto, o Senhor, enviando os apóstolos a fazer discípulos de todas as nações, ordenou-lhes que batizassem no nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, não em três nomes, nem em três encarnações, mas em nome dos três de igual honra.”
Tertuliano (viveu entre os anos 160 a 240 d.C.) escreveu: “Ordenando que batizassem em o Pai, e o Filho e o Espírito Santo, e não em um só.”
Clemente de Alexandria (pastor que viveu de 150 a 213 d.C.) afirmou: “O homem batizado em Deus, entrou em Deus, e recebeu poder sobre escorpiões, para pisar serpentes – os poderes malignos. E aos apóstolos ordenou: ‘Ide pregar, e aqueles que creem, batizai-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo’.”
Poderíamos citar ainda Cipriano de Cartago (240-258 d.C.), Orígenes (184-254 d.C.), Dídimo de Alexandria, Basílio Magno e Calvino (Genebra, Suíça), mas não se faz necessário.
Bem agora vamos para Biblia,(os fatos Históricos não são base da nossa fé,a base é a Biblia mas muitas vezes os fatos Historicos confirmam ou esclarecem o
que voce descobriu na Biblia)
A exegese linguistica das passagéns que mencinonam batismo em não de Jesus revela que as mesmas não forma escritas com propósito de ditar fórmula batismal,primeiro porque Fórmula é padronizada,sempre exatamente as mesmas palavras devem ser pronunciadas quando se trata de uma fórmula veja que não são sempre os mesmos termos:
Atos 2:38 – “...seja batizado EM NOME DE JESUS CRISTO.”(epi tô onomati iêsou christou)
Atos 8:16 – “...haviam sido batizados EM NOME DO SENHOR JESUS.”(eis to onoma tou kuriou iêsou)
Atos 10:48 – “...batizados EM NOME DE JESUS CRISTO.”(epi tô onomati iêsou christou )
Atos 19:5 – “...foram batizados EM NOME DO SENHOR JESUS.”(eis to onoma tou kuriou iêsou )
NA versão portuguesa ja se percebe diferenças na fraseologia, mas no original Grego as diferenças ainda são maiores;pois são usadas diferentes formações para a expressão que foi traduzida como EM NOME(eis to onoma tou e epi tô onomati)
O fato mais relevante nessas passagéns são os casos gramatical que estão construidas no grego.Em portugues não temos os casos como em grego onde preposições,pronomes,substantivos e até nomes próprios mudam a forma de escrita de acordo com o caso,para que fique bem evidente e claro o que o texto está querendo realmente dizer.Bem encurtando a historia se o propósito das passagéns em questão fosse dizer que ao batizar as pessoas os ministros necessariamente tem que usar a fórmula:"Eu te batizo EM NOME DE JESUS" a frase teria de está na lingua original construida no caso DATIVO INSTRUMENTAL,aí sim o EM NOME significaria pelo,através,usando o Nome e poderia se dizer que é Fórmula.Para isso uma das mudanças na construção da frase seria a preposição traduzida com EM, que não poderia ser nem epi e nem eis e sim "dia")
na verdade essas passagéns estão no DATIVO LOCATIVO(epi tô onomati) E DATIVO ACUSATIVO(eis to onoma tou)
O primeiro caso implica que nome não é no sentido literal,mas simbolico com ideia de lugar e "epi"é em no sentido de "dentro" e não de "através"
Se buscarmo na Biblia a teologia do TEMA "NOME" em referencia a Cristo vamos encontrar o signicicado de CARÁTER (S.J17:6)OU PESSOA(S.Jo1:11-12),e Cristo é REINO DE DEUS EM PESSOA portanto esmiuçando o texto está querendo dizer "batizando vos "dentro" da Pessoa de Jesus,é como se Cristo fosse um país ou REINO ONDE SE DEVE BATIZAR DENTRO DELE E NÃO FORA DELE
isso é muito mais profundo do que simplesmente dizer que o texto está pedindo para recitar uma fórmula decorada(eu te Batizo em Nome de Jesus).signfica você realmente viver em Cristo E aceitar todo Evangelho em sua vida.
no segundo caso(eis to onoma tou)O DATIVO ACUSATIVO,que vem com a preposição "eis" que é EM com sentido de "entrando" releva movimento,essa é a unica diferença do primeiro caso,portanto batizar EM NOME de Jesus aqui,quer dizer:"batizar entrando no carater ou na Pessoa de Cristo.Existe toda uma profunda riqueza Teologica que o espaço aqui é insuficiente se formos trabalhar o sentido pleno do propositos da expressão EM NOME de Jesus de acordo com o original.Os textos Biblicos onde os apostolos usam a Expressão EM NOME DE JESUS tem um proposito original que nossas Biblias em nosso limitado idioma portugues não nos permite entender claramente.
Vamos observar outro texto: Colossenses 3:17. Este versículo afirma: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus." Isto significa que temos que fazer tudo no CARÁTER,ESPIRITO de Jesus, obedecendo a seus mandamentos. Não significa que temos que recitar as palavras "Senhor Jesus" quando fazemos ou dizemos alguma coisa. A frase, "em nome de", não indica uma fórmula para se recitar, mas indica uma autoridade à qual temos que nos submeter.
AGORA PAULO EXPLICA MAIS CLARAMENTE O QUE É SER BATIZADO EM CRISTO:
"Romanos 6:3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados EM CRISTO JESUS(eis christon iêsoun) fomos batizados na sua morte?
Romanos 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim tambem andemos em novidade de vida
E sobre o que Jesus disse: “Batizai EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPIRITO SANTO” ( eis to onoma tou patros kai tou uiou kai tou agiou pneumatos ) (Mt 28:19).
Um grande engano é dizer que essa passagem não é autêntica,sendo que ela se encontra em todos manuscritos existentes do mesmo capítulo(ve Biblia grega de ALAND-KURT) e está em versões antigas da Biblia,anteriro a vulgata catolica e ao texto Latim,essa passagem se encontra nas versões primitivas Síriaca,cópyta,Grega,etc fora a gama gigantesca de citaçoes desse versiculo em documentos Historicos muito anterior a Constantino,
nessa passagém o fato de Nome está no SINGULAR (Onoma) e, E DO(kai tou) está enter FILHO e entre ESPIRITO SANTO ,forma se uma estrutura fraseologica onde se diz que O PAI,O FILHO E O ESPIRITO, SÃO IGUAIS EM ESPÉCIE E NISTO CONSISTE SUA UNIDADE. por isso nossa unidade com Deus é semelhante mas nunca Identica a da Trindade.
nessa Passagem fica evindente que TUDO QUE O PAI É EM NATUREZA,O FILHO TAMBÉM É E O ESPIRITO TAMBÉM É..... então se o Pai é ONIPOTENTE,ONISCIENTE,ONIPRESENTE,ESPIRITUAL,PESSOAL,SEM INICIO E SEM FIM, o Filho é Tambem e o Espirito é também.(Por isso resta aos antrinitarianos que sabem um pouco de grego,forjar a não autenticidade desse texto)
AGora tem uma coisa que essa passagém não está dizendo:(assim como as de Atos) não está ditando fórmula batismal.Pois não se encontra no DATIVO INSTRUMENTAL, e sim NO ACUSATIVO, a ideia para EM aí é "entrando" e não "usando" o NOME,Portanto o que o texto quer dizer é que ao batizando e ENTRANDO DENTRO DESSA UNIDADE DESFRUTADA PELO PAI ,O FILHO E O ESPIRITO.A IDÉIA É A ALIANÇA COM O DEUS TRIUNO.
Pelo que estudei a Biblia não dita Fórmula Batismal, se o Cristão aceitou Jesus como unico Salvador de verdade e no momento do Batismo o pastor apenas fazer uma oração e finalizar com Amem, e da o mergulho no Cristão arrependido,O Cristão ta Genuinamente batizado em NOME DE JESUS, OU EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO,mesmo que o pastor não tenha recitado essas palavras ,pois como ja disse o texto Biblico não pediu para recitá-las.de qualquer modo não é errado recitá-las,nem uma nem outra ,ja que no fundo as duas dizem a Mesma coisa.amém
Os antitrinitarianos se apoiam em informações limitadas e isoladas da historia da igreja Cristã antiga para defender tendenciosamente a tese de que o Batismo em nome da Trindade somente teria aparecido depois do sec IV com origem na igreja Catolica.eles costuma citar trechos da Didaquê Siríaca(documento antiguíssimo,escrito possivelmente em meados do sec I )onde menciona batismos sendo realizados com a Fórmula EM NOME DO SENHOR JESUS...más desconhecem ou fazem vista grossa para o fato de que a mesma Didaquê tambem relata batismo EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO,
No capítulo 22, a Didaquê diz assim: “Agora, concernente ao batismo, o bispo ou presbítero, como já temos instruído, deve batizar conforme o Senhor ordenou ao dizer: ‘Ide por todo o mundo e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’.”
A DIDAQUÊ foi escrita possivelmente ao redor de 70 a.D,ainda havia apóstolos vivos e esse é um dos mais antigos documentos Históricos sobre práticas e crenças da igreja primitiva.
Por tanto é insustentável dizer que o batismo realizado em Nome de Jesus é historicamente mais antigo que o batismo em nome da Trindade.Eu tenho percebido que os Antitrinitarianos não costumam esgotar material quanto o tema da Trindade,eles manipulam a Historiam a seu favor,buscando apenas as informações que lhes convém e isolando citações de um banco muito maior de material informativo que não lhes é conveniente,é,essa mesma hermenêutica eles usam em relação ao texto Bíblico.
Veja mais sobre o outro lado da moeda,veja mais informações historicas de batismos em nome da Trindade muito antes de Constantino e da igreja Católica:
Justino Mártir. Esse pastor da igreja apostólica viveu até o ano 165 d.C., quando foi martirizado. Veja o que ele escreveu sobre o batismo: “Todos quantos são persuadidos e creem nas coisas que nós falamos e ensinamos, como verídicas, e prometem viver de acordo com isso, recebem instrução e oram a Deus. Depois, são conduzidos por nós até um lugar onde haja água. Então, no nome do Pai e Senhor de todo o Universo, e do nosso Salvador Jesus Cristo e do Espírito Santo, eles recebem a purificação com água.”
Inácio (pastor que viveu nos últimos anos do primeiro século) escreveu: “Não há três Pais e nem três Filhos, e nem três Paracletos. Portanto, o Senhor, enviando os apóstolos a fazer discípulos de todas as nações, ordenou-lhes que batizassem no nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, não em três nomes, nem em três encarnações, mas em nome dos três de igual honra.”
Tertuliano (viveu entre os anos 160 a 240 d.C.) escreveu: “Ordenando que batizassem em o Pai, e o Filho e o Espírito Santo, e não em um só.”
Clemente de Alexandria (pastor que viveu de 150 a 213 d.C.) afirmou: “O homem batizado em Deus, entrou em Deus, e recebeu poder sobre escorpiões, para pisar serpentes – os poderes malignos. E aos apóstolos ordenou: ‘Ide pregar, e aqueles que creem, batizai-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo’.”
Poderíamos citar ainda Cipriano de Cartago (240-258 d.C.), Orígenes (184-254 d.C.), Dídimo de Alexandria, Basílio Magno e Calvino (Genebra, Suíça), mas não se faz necessário.
Bem agora vamos para Biblia,(os fatos Históricos não são base da nossa fé,a base é a Biblia mas muitas vezes os fatos Historicos confirmam ou esclarecem o
que voce descobriu na Biblia)
A exegese linguistica das passagéns que mencinonam batismo em não de Jesus revela que as mesmas não forma escritas com propósito de ditar fórmula batismal,primeiro porque Fórmula é padronizada,sempre exatamente as mesmas palavras devem ser pronunciadas quando se trata de uma fórmula veja que não são sempre os mesmos termos:
Atos 2:38 – “...seja batizado EM NOME DE JESUS CRISTO.”(epi tô onomati iêsou christou)
Atos 8:16 – “...haviam sido batizados EM NOME DO SENHOR JESUS.”(eis to onoma tou kuriou iêsou)
Atos 10:48 – “...batizados EM NOME DE JESUS CRISTO.”(epi tô onomati iêsou christou )
Atos 19:5 – “...foram batizados EM NOME DO SENHOR JESUS.”(eis to onoma tou kuriou iêsou )
NA versão portuguesa ja se percebe diferenças na fraseologia, mas no original Grego as diferenças ainda são maiores;pois são usadas diferentes formações para a expressão que foi traduzida como EM NOME(eis to onoma tou e epi tô onomati)
O fato mais relevante nessas passagéns são os casos gramatical que estão construidas no grego.Em portugues não temos os casos como em grego onde preposições,pronomes,substantivos e até nomes próprios mudam a forma de escrita de acordo com o caso,para que fique bem evidente e claro o que o texto está querendo realmente dizer.Bem encurtando a historia se o propósito das passagéns em questão fosse dizer que ao batizar as pessoas os ministros necessariamente tem que usar a fórmula:"Eu te batizo EM NOME DE JESUS" a frase teria de está na lingua original construida no caso DATIVO INSTRUMENTAL,aí sim o EM NOME significaria pelo,através,usando o Nome e poderia se dizer que é Fórmula.Para isso uma das mudanças na construção da frase seria a preposição traduzida com EM, que não poderia ser nem epi e nem eis e sim "dia")
na verdade essas passagéns estão no DATIVO LOCATIVO(epi tô onomati) E DATIVO ACUSATIVO(eis to onoma tou)
O primeiro caso implica que nome não é no sentido literal,mas simbolico com ideia de lugar e "epi"é em no sentido de "dentro" e não de "através"
Se buscarmo na Biblia a teologia do TEMA "NOME" em referencia a Cristo vamos encontrar o signicicado de CARÁTER (S.J17:6)OU PESSOA(S.Jo1:11-12),e Cristo é REINO DE DEUS EM PESSOA portanto esmiuçando o texto está querendo dizer "batizando vos "dentro" da Pessoa de Jesus,é como se Cristo fosse um país ou REINO ONDE SE DEVE BATIZAR DENTRO DELE E NÃO FORA DELE
isso é muito mais profundo do que simplesmente dizer que o texto está pedindo para recitar uma fórmula decorada(eu te Batizo em Nome de Jesus).signfica você realmente viver em Cristo E aceitar todo Evangelho em sua vida.
no segundo caso(eis to onoma tou)O DATIVO ACUSATIVO,que vem com a preposição "eis" que é EM com sentido de "entrando" releva movimento,essa é a unica diferença do primeiro caso,portanto batizar EM NOME de Jesus aqui,quer dizer:"batizar entrando no carater ou na Pessoa de Cristo.Existe toda uma profunda riqueza Teologica que o espaço aqui é insuficiente se formos trabalhar o sentido pleno do propositos da expressão EM NOME de Jesus de acordo com o original.Os textos Biblicos onde os apostolos usam a Expressão EM NOME DE JESUS tem um proposito original que nossas Biblias em nosso limitado idioma portugues não nos permite entender claramente.
Vamos observar outro texto: Colossenses 3:17. Este versículo afirma: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus." Isto significa que temos que fazer tudo no CARÁTER,ESPIRITO de Jesus, obedecendo a seus mandamentos. Não significa que temos que recitar as palavras "Senhor Jesus" quando fazemos ou dizemos alguma coisa. A frase, "em nome de", não indica uma fórmula para se recitar, mas indica uma autoridade à qual temos que nos submeter.
AGORA PAULO EXPLICA MAIS CLARAMENTE O QUE É SER BATIZADO EM CRISTO:
"Romanos 6:3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados EM CRISTO JESUS(eis christon iêsoun) fomos batizados na sua morte?
Romanos 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim tambem andemos em novidade de vida
E sobre o que Jesus disse: “Batizai EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPIRITO SANTO” ( eis to onoma tou patros kai tou uiou kai tou agiou pneumatos ) (Mt 28:19).
Um grande engano é dizer que essa passagem não é autêntica,sendo que ela se encontra em todos manuscritos existentes do mesmo capítulo(ve Biblia grega de ALAND-KURT) e está em versões antigas da Biblia,anteriro a vulgata catolica e ao texto Latim,essa passagem se encontra nas versões primitivas Síriaca,cópyta,Grega,etc fora a gama gigantesca de citaçoes desse versiculo em documentos Historicos muito anterior a Constantino,
nessa passagém o fato de Nome está no SINGULAR (Onoma) e, E DO(kai tou) está enter FILHO e entre ESPIRITO SANTO ,forma se uma estrutura fraseologica onde se diz que O PAI,O FILHO E O ESPIRITO, SÃO IGUAIS EM ESPÉCIE E NISTO CONSISTE SUA UNIDADE. por isso nossa unidade com Deus é semelhante mas nunca Identica a da Trindade.
nessa Passagem fica evindente que TUDO QUE O PAI É EM NATUREZA,O FILHO TAMBÉM É E O ESPIRITO TAMBÉM É..... então se o Pai é ONIPOTENTE,ONISCIENTE,ONIPRESENTE,ESPIRITUAL,PESSOAL,SEM INICIO E SEM FIM, o Filho é Tambem e o Espirito é também.(Por isso resta aos antrinitarianos que sabem um pouco de grego,forjar a não autenticidade desse texto)
AGora tem uma coisa que essa passagém não está dizendo:(assim como as de Atos) não está ditando fórmula batismal.Pois não se encontra no DATIVO INSTRUMENTAL, e sim NO ACUSATIVO, a ideia para EM aí é "entrando" e não "usando" o NOME,Portanto o que o texto quer dizer é que ao batizando e ENTRANDO DENTRO DESSA UNIDADE DESFRUTADA PELO PAI ,O FILHO E O ESPIRITO.A IDÉIA É A ALIANÇA COM O DEUS TRIUNO.
Pelo que estudei a Biblia não dita Fórmula Batismal, se o Cristão aceitou Jesus como unico Salvador de verdade e no momento do Batismo o pastor apenas fazer uma oração e finalizar com Amem, e da o mergulho no Cristão arrependido,O Cristão ta Genuinamente batizado em NOME DE JESUS, OU EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO,mesmo que o pastor não tenha recitado essas palavras ,pois como ja disse o texto Biblico não pediu para recitá-las.de qualquer modo não é errado recitá-las,nem uma nem outra ,ja que no fundo as duas dizem a Mesma coisa.amém
exegético- Mensagens : 15
Idade : 46
Inscrição : 12/01/2010
Re: Breve análise crítica sobre as fómulas batismal trinitariana e em nome de jesus
Nobres irmãos a paz esteja convosco, eu li atentamente o seu trabalho e gostaria muito que o caro irmão respondesse ao mundo que estão nos seguindo neste site, as seguintes perguntas:
1) qual é o único Nome que perdoa pecado e dar os dons de Deus aos homens? Atos 2;38 Re-
2) qual é o Nome que dar força à carne do homem e vida eterna à alma do pecador? Atos 3;16. Re-
3) qual é o outro Nome dado aos homens embaixo do Céu que dá salvação às nossas almas a não SER o Nome do Senhor Jesus Cristo? Atos 4;12. Re-
4) qual é o Nome que está à direita de Deus e que foi posto ACIMA de todo o Nome no Céu e na terra? Efes. 1;21. Re-
5) quem foi exaltado por Deus a Príncipe e Salvador Atos 5;31 e Deus lhe deu um Nome que é sobre todos os nomes, qual é o seu Nome? Fil. 2;9 e 10. Re-
6) qual é o Nome do Pai? Prov. 30;4 e Isa. 42;8. Re-
7) qual é o Nome do Filho de Deus? Prov. 30;4 e Mat. 1;21.
Re-
8) qual é o Nome que é para SER FEITO TODAS AS COISAS no Céu e na terra Col. 3;17, especialmente o santo batismo? Re-
9) Em Nome de quem os discípulos foram batizado:
A) em Nome do Senhor Jesus Cristo Atos 2;38 e 8;16.
( ) sim ( ) não
B) ou em nome da trindade pai, filho e espírito santo Mat. 28;19:
( ) sim ( ) não.
10) para o nobre irmão, Deus não é mais o Espírito Santo que o Senhor Jesus falou e foi confirmado pelos os seus apóstolos? Jo. 4;24 e Atos 5;3 e 4. Re-
Nós os verdadeiros adoradores da DUALIDADE do Único Deus verdadeiro QUE É O ESPÍRITO SANTO e do seu Filho amado nosso Senhor Jesus Cristo Jo. 1;18, estamos contando com a compreenção do nobre irmão para responder estas dez questões seguindo somente o que está escrito nestes endereços.
Confira a matéria completa sobre as 13 mentiras da SS. Trindade no:
http://gideoes-ccb.blogspot.com/2009/06/as-13-mentiras-da-santissima-trindade-1.html Deus seja louvado.
1) qual é o único Nome que perdoa pecado e dar os dons de Deus aos homens? Atos 2;38 Re-
2) qual é o Nome que dar força à carne do homem e vida eterna à alma do pecador? Atos 3;16. Re-
3) qual é o outro Nome dado aos homens embaixo do Céu que dá salvação às nossas almas a não SER o Nome do Senhor Jesus Cristo? Atos 4;12. Re-
4) qual é o Nome que está à direita de Deus e que foi posto ACIMA de todo o Nome no Céu e na terra? Efes. 1;21. Re-
5) quem foi exaltado por Deus a Príncipe e Salvador Atos 5;31 e Deus lhe deu um Nome que é sobre todos os nomes, qual é o seu Nome? Fil. 2;9 e 10. Re-
6) qual é o Nome do Pai? Prov. 30;4 e Isa. 42;8. Re-
7) qual é o Nome do Filho de Deus? Prov. 30;4 e Mat. 1;21.
Re-
8) qual é o Nome que é para SER FEITO TODAS AS COISAS no Céu e na terra Col. 3;17, especialmente o santo batismo? Re-
9) Em Nome de quem os discípulos foram batizado:
A) em Nome do Senhor Jesus Cristo Atos 2;38 e 8;16.
( ) sim ( ) não
B) ou em nome da trindade pai, filho e espírito santo Mat. 28;19:
( ) sim ( ) não.
10) para o nobre irmão, Deus não é mais o Espírito Santo que o Senhor Jesus falou e foi confirmado pelos os seus apóstolos? Jo. 4;24 e Atos 5;3 e 4. Re-
Nós os verdadeiros adoradores da DUALIDADE do Único Deus verdadeiro QUE É O ESPÍRITO SANTO e do seu Filho amado nosso Senhor Jesus Cristo Jo. 1;18, estamos contando com a compreenção do nobre irmão para responder estas dez questões seguindo somente o que está escrito nestes endereços.
Confira a matéria completa sobre as 13 mentiras da SS. Trindade no:
http://gideoes-ccb.blogspot.com/2009/06/as-13-mentiras-da-santissima-trindade-1.html Deus seja louvado.
Fco Oliveira- Mensagens : 211
Idade : 62
Inscrição : 15/07/2009
Re: Breve análise crítica sobre as fómulas batismal trinitariana e em nome de jesus
Caro irmão Fco Oliveira,
Creio que boa parte de seus questionamentos ja estão respondidos no meu artigo acima.AS suas perguntas de 1 a 4 mais a pergunta 8, são de mesma natureza(Qual o Nome que salva)
- E é óbvio na Bíblia que é o nome de Jesus....mas, uma acurado estudo Bíblico sobbre o tema em questão, vai nos revelar também que essa terminologia EM NOME não tinha propósito de estabecer fórmula padronizada para se recitar E nem ao menos está fazendo referencia ao NOME pelo qual se Chama ao Senhor, Conforme mostrei no artigo acima expressão EM NOME DE JESUS quer dizer:"NA PESSOA DE CRISTO" "ENTRANDO NO CARÁTER DE CRISTO" e até revela a submissão a Cristo ou autoridade de Cristo ,isso é o que a expressão quer dizer na forma como está na lingua Grega, e dentro do amplo contexto Bíblico da Teologia e significado do NOME.Inclusive,quem pretende fazer do EM NOME DE JESUS UMA FÓRMULA BATISMAL, deveria falar de acordo com a idéia do texto, seria melhor dizer:''EU TE BATIZO PARA QUE VOCE VIVA NA PESSOA DE JESUS" ou No CARÁTER DE JESUS, Más o texto não está exigindo que essa verdade seja recitada no momento do batismo.O erro é achar que o propósito do texto era da uma Fórmula Batismal.Viver EM NOME de Jesus ,é está de acordo com os mandamentos dELE, é aceitar a Ele como Unico salvador ,é Viver o Evangelho.Na sua pergunta 8 VOCE me perguntou em qual NOME devemos fazer todas as coisa e citou Colossenses 3:17. Este versículo afirma: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus."
Agora te pergunto: o texto ta dizendo que voce tem que recitar sempre as palavras EM NOME DO SENHOR JESUS antes de fazer algo? para cada movimento recitar as palavras:
EM NOME DO SENHOR JESUS EU VOU BEBER AGUA
EM NOME DO SENHOR JESUS EU VOU LEVANTAR
EM NOME DO SENHOR JESSUS EU VOU SENTAR
Claro que não,
O que o texto quis dizer é que temos que fazer tudo no CARÁTER,ESPIRITO de Jesus.Volto a afirmar que na lingua original nem S,Mat 28:19 e nem Atos 2:38 são fórmulas batismal.Foi de iniciativa da Igreja fazer dessas frases uma fórmula batismal.Apesar de não haver erro algum nisso.Se bem que se um pastor ao invés de recitar essas palavras disser apenas assim :"senhor Jesus receba essa teu filho em teu Reino" e então da o mergulho nele, e se ele realmente estava arrependido, está batizado EM NOME DE JESUS verdadeiramente.E dizer eu te batizo EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, não falou nda errado. Alías é um belo momento para re-lembrar que o Pai, o Filho e o Espirito, Desfruta de uma Unidade na Igualdade INFINITOS desejam partilhar dessa UNIDADE em termos FINITOS com quem se batiza.Como foi Cristo que Revelou a Trindade, aceitar essa aliança com a Trindade é aceitar o ensino de Cristo, e Batizar aceitando os ensinos de Cristo é QUE O VERDADEIRO SENTIDO DO BATISMO EM NOME DE JESUS.Sobre a pergunta em qual nome os Díscipulos foram batizados,Voce ta relamente querendo me preguntar qual foi a FORMÚLA BATISMAL, e ja respondír que em nenhum lugar a Biblia dar Fórmula Batismal(frase para ser sempre repetida na hora do mergulho).Agora se voce não está se referindo a FÓRMULA ,aí sim sabemos que Foi EM NOME DE JESUS, que os díscipulos se batizaram,para recordar o que é batizar EM NOME DE JESUS de acordo com o texto Bíblico, leia outra vez o artigo acima e essa resposta do começo.
Sobre a sua Crença de que o Pai é o Espirito Santo achei melhor postar um Tópico somente sobre esse assunto, logo estarei postando-o, então voce poderar estudar o que entendo que a Bíblia diz sobre o assunto.
Creio que boa parte de seus questionamentos ja estão respondidos no meu artigo acima.AS suas perguntas de 1 a 4 mais a pergunta 8, são de mesma natureza(Qual o Nome que salva)
- E é óbvio na Bíblia que é o nome de Jesus....mas, uma acurado estudo Bíblico sobbre o tema em questão, vai nos revelar também que essa terminologia EM NOME não tinha propósito de estabecer fórmula padronizada para se recitar E nem ao menos está fazendo referencia ao NOME pelo qual se Chama ao Senhor, Conforme mostrei no artigo acima expressão EM NOME DE JESUS quer dizer:"NA PESSOA DE CRISTO" "ENTRANDO NO CARÁTER DE CRISTO" e até revela a submissão a Cristo ou autoridade de Cristo ,isso é o que a expressão quer dizer na forma como está na lingua Grega, e dentro do amplo contexto Bíblico da Teologia e significado do NOME.Inclusive,quem pretende fazer do EM NOME DE JESUS UMA FÓRMULA BATISMAL, deveria falar de acordo com a idéia do texto, seria melhor dizer:''EU TE BATIZO PARA QUE VOCE VIVA NA PESSOA DE JESUS" ou No CARÁTER DE JESUS, Más o texto não está exigindo que essa verdade seja recitada no momento do batismo.O erro é achar que o propósito do texto era da uma Fórmula Batismal.Viver EM NOME de Jesus ,é está de acordo com os mandamentos dELE, é aceitar a Ele como Unico salvador ,é Viver o Evangelho.Na sua pergunta 8 VOCE me perguntou em qual NOME devemos fazer todas as coisa e citou Colossenses 3:17. Este versículo afirma: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus."
Agora te pergunto: o texto ta dizendo que voce tem que recitar sempre as palavras EM NOME DO SENHOR JESUS antes de fazer algo? para cada movimento recitar as palavras:
EM NOME DO SENHOR JESUS EU VOU BEBER AGUA
EM NOME DO SENHOR JESUS EU VOU LEVANTAR
EM NOME DO SENHOR JESSUS EU VOU SENTAR
Claro que não,
O que o texto quis dizer é que temos que fazer tudo no CARÁTER,ESPIRITO de Jesus.Volto a afirmar que na lingua original nem S,Mat 28:19 e nem Atos 2:38 são fórmulas batismal.Foi de iniciativa da Igreja fazer dessas frases uma fórmula batismal.Apesar de não haver erro algum nisso.Se bem que se um pastor ao invés de recitar essas palavras disser apenas assim :"senhor Jesus receba essa teu filho em teu Reino" e então da o mergulho nele, e se ele realmente estava arrependido, está batizado EM NOME DE JESUS verdadeiramente.E dizer eu te batizo EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, não falou nda errado. Alías é um belo momento para re-lembrar que o Pai, o Filho e o Espirito, Desfruta de uma Unidade na Igualdade INFINITOS desejam partilhar dessa UNIDADE em termos FINITOS com quem se batiza.Como foi Cristo que Revelou a Trindade, aceitar essa aliança com a Trindade é aceitar o ensino de Cristo, e Batizar aceitando os ensinos de Cristo é QUE O VERDADEIRO SENTIDO DO BATISMO EM NOME DE JESUS.Sobre a pergunta em qual nome os Díscipulos foram batizados,Voce ta relamente querendo me preguntar qual foi a FORMÚLA BATISMAL, e ja respondír que em nenhum lugar a Biblia dar Fórmula Batismal(frase para ser sempre repetida na hora do mergulho).Agora se voce não está se referindo a FÓRMULA ,aí sim sabemos que Foi EM NOME DE JESUS, que os díscipulos se batizaram,para recordar o que é batizar EM NOME DE JESUS de acordo com o texto Bíblico, leia outra vez o artigo acima e essa resposta do começo.
Sobre a sua Crença de que o Pai é o Espirito Santo achei melhor postar um Tópico somente sobre esse assunto, logo estarei postando-o, então voce poderar estudar o que entendo que a Bíblia diz sobre o assunto.
exegético- Mensagens : 15
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Inscrição : 12/01/2010
Re: Breve análise crítica sobre as fómulas batismal trinitariana e em nome de jesus
Nobres irmãos a paz esteja convosco, amei a vossa atitude, mostraste hombridade ao responder todas as questões, embora não conforme a visão do Salvador, mais foste corajoso, que Deus o abençoe por esta atirude nobre.
Segundo as tuas palavras, as respostas ficaram assim:
1) qual é o único Nome que perdoa pecado e dar os dons de Deus aos homens? Atos 2;38 Re- é o Nome SENHOR JESUS CRISTO!
2) qual é o Nome que dar força à carne do homem e vida eterna à alma do pecador? Atos 3;16. Re- é o Nome SENHOR JESUS CRISTO!
3) qual é o outro Nome dado aos homens embaixo do Céu que dá salvação às nossas almas a não SER o Nome do Senhor Jesus Cristo? Atos 4;12. Re- o nobre irmão elegeu a ss. trindade papal no lugqar do Nome do Salvador, que caracterisa um crime contra a verdade do evangelho do Filho de Deus.
4) qual é o Nome que está à direita de Deus e que foi posto ACIMA de todo o Nome no Céu e na terra? Efes. 1;21. Re- é o Nome SENHOR JESUS CRISTO! Veja aqui que a ss. trindade papal aqual o irmão elegeu-a acima do Nome do Salvador, aqui não pode nem ser mencionada
5) quem foi exaltado por Deus a Príncipe e Salvador Atos 5;31 e Deus lhe deu um Nome que é sobre todos os nomes, qual é o seu Nome? Fil. 2;9 e 10. Re- é o Nome SENHOR JESUS CRISTO!
6) qual é o Nome do Pai? Prov. 30;4 e Isa. 42;8. Re- Adnon, ou SENHOR este é o Nome do Pai escrito neste endereço.
7) qual é o Nome do Filho de Deus? Prov. 30;4 e Mat. 1;21.
Re- JESUS CRISTO! Se a vida eterna é somente crermos no Único Deus verdadeiro (que É o Espírito Santo) e em seu Único Filho Jesus Cristo Jo. 17;3 que é a DUALIDADE DIVINA, todos nós devemos sermos batizados no Nome do SENHOR (que é o Pai) e JESUS CRISTO (que é o Filho);
Assim sendo a vossa refutação de que não se deve ser batizado no Nome que o Filho de Deus revelou ao mundo Jo. 17;6 que É SENHOR JESUS CRISTO, por não ter sido escrito como uma formula batismal, não confere com a verdade do evangelho de Cristo Jesus.
8) qual é o Nome que é para SER FEITO TODAS AS COISAS no Céu e na terra Col. 3;17, especialmente o santo batismo? Re- é No Nome SENHOR JESUS CRISTO! Disseste bem sobre os bens materiais, pois a Semântica do texto está se referindo ao santo batismo, à santa ceia, à unção, à oração de súplicas e agradecimentos etc.
9) Em Nome de quem os discípulos foram batizado:
A) em Nome do Senhor Jesus Cristo Atos 2;38 e 8;16.
(X) sim ( ) não; o nobre irmão respondeu com sabedoria. Eu vos pergunto: não é mais para nós seguirmos o exemplo deixados pelos os pais da igreja? Claro que sim! Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo... Heb. 6;11 e 12. Esta é a regra.
B) ou em nome da trindade pai, filho e espírito santo Mat. 28;19:
( ) sim (X) não. Neste fórmula batismal, nenhum dos discípulos do Senhor Jesus foi batizado e nem mencionado na igreja futura, este joio entrou no lugar errado contradizendo a verdade deste livro, pois aponta duas ordens do Senhor Jesus ao mesmo tempo;
1) o Senhor Jesus supostamente dar esta ordem para os seus discípulos irem para a Gasliléia para eles verem o Senhor Jesus ali já ressuscitado Mat. 28;7, 10, estas frases estão escritas no livro do autor da façanha, da fraude bíblica, já foi descorto, vejam:
No "Compêndio da História da Igreja", de autoria de Frei Dagoberto Romag, diz que a ordem do batismo escrita em Mateus 28: 19 (O Batismo em nome do Pai Filho e Espírito Santo) saiu da Pena de Tertuliano no ano 197(1).
Tertuliano, era natural de Cartago, filiado a doutrina da trindade de Montano. Escreveu o primeiro catecismo sobre o batismo na trindade, e acompanhado com este batismo o sinal da cruz, que se chamava “A fé de Irineu e Tertuliano”(2).
http://gideoes-ccb.forumeiros.com/materias-concernentes-a-ccb-membros-cadastrado-f7/o-batismo-apostolico-t50.htm
2) o Senhor Jesus dar esta outra ordem para os seus discípulos NÃO SAIREM DE JERUSALÉM, ATÉ QUE DO ALTO SEJAIS REVESTIDOS DO PODER DE DEUS Luc. 24;49 e a prova de que os discípulos não foram ordenados a irem para a Galiléia, está em Jo. 20;19: que no mesmo domingo (o primeiro dia da semana), o Senhor Jesus apareceu a todos os onze no cenáculo em Jerusalém e não na Galiléia.
Que fica provado que o capítulo 28 de Mateus está adulterado pelo o dedo do homem romano, então nós devemos excluir a fórmula batismal da ss. trindade do nosso meio urgente! A menos que os nobres irmãos não queiram entrar nas bodas de Cristo Jesus, ai é outra história.
10) para o nobre irmão, Deus não é mais o Espírito Santo que o Senhor Jesus falou e foi confirmado pelos os seus apóstolos? Jo. 4;24 e Atos 5;3 e 4. Re- pelo os seus escrito não, pois você vai criar um atalho para desvirtuar a verdade deste assunto, vamos esperar; só espero que este atalho não seja mais uma artemanha do demônio que perseguiu o peregrino do filme.
O apóstolo Paulo disse: "Se alguém pregar outro Evangelho além deste que pregamos, seja anátema ou maldito" (Gálatas 1: 6-12). Diante disso, Pedimos aos que batizam em nome da trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) com fundamento em Mateus 28.19, para nos provar dentro da bíblia um batismo realizado pelos apóstolos nesta ordem.
Nesse batismo, na ss. trindade, não há perdão de pecados, nobres irmãos, quem foi batizado na trindade os seus pecados continuam sem perdão; pois, somente o batismo No Nome do SENHOR JESUS CRISTO é que o pecador é perduado.
Prestem atenção: No batismo em nome do Senhor Jesus Cristo, somos sepultados e ressuscitados com Cristo na semelhança de sua morte e ressurreição (Romanos 6: 6-13; Efésios 1: 6; Colossenses 2: 12-13, 3: 1-4). O Pai é imortal (Timóteo 1:17, 6:16), não morreu e nem ressuscitou para batizarmos em seu nome; em tudo Cristo é sujeito ao Pai (João 6: 38, 8: 38, 12: 49), pois o Pai é maior que o filho (João 14: 28; Filipenses 2: 5-9) e mandou batizar no nome do seu Filho.
Se o Filho, Jesus Cristo, tivesse mandado batizar em nome do Pai, Jeová, então este ficaria humilhado pela ordem de Jesus, negando assim a primazia do poder do Pai sobre o Filho e a sua imortalidade (Deuteronômio 32: 39-40; Salmos 62: 11; Romanos 1: 20; Apocalipse 19: 1). Entendemos irmãos? Deus seja louvado.
Segundo as tuas palavras, as respostas ficaram assim:
1) qual é o único Nome que perdoa pecado e dar os dons de Deus aos homens? Atos 2;38 Re- é o Nome SENHOR JESUS CRISTO!
2) qual é o Nome que dar força à carne do homem e vida eterna à alma do pecador? Atos 3;16. Re- é o Nome SENHOR JESUS CRISTO!
3) qual é o outro Nome dado aos homens embaixo do Céu que dá salvação às nossas almas a não SER o Nome do Senhor Jesus Cristo? Atos 4;12. Re- o nobre irmão elegeu a ss. trindade papal no lugqar do Nome do Salvador, que caracterisa um crime contra a verdade do evangelho do Filho de Deus.
4) qual é o Nome que está à direita de Deus e que foi posto ACIMA de todo o Nome no Céu e na terra? Efes. 1;21. Re- é o Nome SENHOR JESUS CRISTO! Veja aqui que a ss. trindade papal aqual o irmão elegeu-a acima do Nome do Salvador, aqui não pode nem ser mencionada
5) quem foi exaltado por Deus a Príncipe e Salvador Atos 5;31 e Deus lhe deu um Nome que é sobre todos os nomes, qual é o seu Nome? Fil. 2;9 e 10. Re- é o Nome SENHOR JESUS CRISTO!
6) qual é o Nome do Pai? Prov. 30;4 e Isa. 42;8. Re- Adnon, ou SENHOR este é o Nome do Pai escrito neste endereço.
7) qual é o Nome do Filho de Deus? Prov. 30;4 e Mat. 1;21.
Re- JESUS CRISTO! Se a vida eterna é somente crermos no Único Deus verdadeiro (que É o Espírito Santo) e em seu Único Filho Jesus Cristo Jo. 17;3 que é a DUALIDADE DIVINA, todos nós devemos sermos batizados no Nome do SENHOR (que é o Pai) e JESUS CRISTO (que é o Filho);
Assim sendo a vossa refutação de que não se deve ser batizado no Nome que o Filho de Deus revelou ao mundo Jo. 17;6 que É SENHOR JESUS CRISTO, por não ter sido escrito como uma formula batismal, não confere com a verdade do evangelho de Cristo Jesus.
8) qual é o Nome que é para SER FEITO TODAS AS COISAS no Céu e na terra Col. 3;17, especialmente o santo batismo? Re- é No Nome SENHOR JESUS CRISTO! Disseste bem sobre os bens materiais, pois a Semântica do texto está se referindo ao santo batismo, à santa ceia, à unção, à oração de súplicas e agradecimentos etc.
9) Em Nome de quem os discípulos foram batizado:
A) em Nome do Senhor Jesus Cristo Atos 2;38 e 8;16.
(X) sim ( ) não; o nobre irmão respondeu com sabedoria. Eu vos pergunto: não é mais para nós seguirmos o exemplo deixados pelos os pais da igreja? Claro que sim! Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo... Heb. 6;11 e 12. Esta é a regra.
B) ou em nome da trindade pai, filho e espírito santo Mat. 28;19:
( ) sim (X) não. Neste fórmula batismal, nenhum dos discípulos do Senhor Jesus foi batizado e nem mencionado na igreja futura, este joio entrou no lugar errado contradizendo a verdade deste livro, pois aponta duas ordens do Senhor Jesus ao mesmo tempo;
1) o Senhor Jesus supostamente dar esta ordem para os seus discípulos irem para a Gasliléia para eles verem o Senhor Jesus ali já ressuscitado Mat. 28;7, 10, estas frases estão escritas no livro do autor da façanha, da fraude bíblica, já foi descorto, vejam:
No "Compêndio da História da Igreja", de autoria de Frei Dagoberto Romag, diz que a ordem do batismo escrita em Mateus 28: 19 (O Batismo em nome do Pai Filho e Espírito Santo) saiu da Pena de Tertuliano no ano 197(1).
Tertuliano, era natural de Cartago, filiado a doutrina da trindade de Montano. Escreveu o primeiro catecismo sobre o batismo na trindade, e acompanhado com este batismo o sinal da cruz, que se chamava “A fé de Irineu e Tertuliano”(2).
http://gideoes-ccb.forumeiros.com/materias-concernentes-a-ccb-membros-cadastrado-f7/o-batismo-apostolico-t50.htm
2) o Senhor Jesus dar esta outra ordem para os seus discípulos NÃO SAIREM DE JERUSALÉM, ATÉ QUE DO ALTO SEJAIS REVESTIDOS DO PODER DE DEUS Luc. 24;49 e a prova de que os discípulos não foram ordenados a irem para a Galiléia, está em Jo. 20;19: que no mesmo domingo (o primeiro dia da semana), o Senhor Jesus apareceu a todos os onze no cenáculo em Jerusalém e não na Galiléia.
Que fica provado que o capítulo 28 de Mateus está adulterado pelo o dedo do homem romano, então nós devemos excluir a fórmula batismal da ss. trindade do nosso meio urgente! A menos que os nobres irmãos não queiram entrar nas bodas de Cristo Jesus, ai é outra história.
10) para o nobre irmão, Deus não é mais o Espírito Santo que o Senhor Jesus falou e foi confirmado pelos os seus apóstolos? Jo. 4;24 e Atos 5;3 e 4. Re- pelo os seus escrito não, pois você vai criar um atalho para desvirtuar a verdade deste assunto, vamos esperar; só espero que este atalho não seja mais uma artemanha do demônio que perseguiu o peregrino do filme.
O apóstolo Paulo disse: "Se alguém pregar outro Evangelho além deste que pregamos, seja anátema ou maldito" (Gálatas 1: 6-12). Diante disso, Pedimos aos que batizam em nome da trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) com fundamento em Mateus 28.19, para nos provar dentro da bíblia um batismo realizado pelos apóstolos nesta ordem.
Nesse batismo, na ss. trindade, não há perdão de pecados, nobres irmãos, quem foi batizado na trindade os seus pecados continuam sem perdão; pois, somente o batismo No Nome do SENHOR JESUS CRISTO é que o pecador é perduado.
Prestem atenção: No batismo em nome do Senhor Jesus Cristo, somos sepultados e ressuscitados com Cristo na semelhança de sua morte e ressurreição (Romanos 6: 6-13; Efésios 1: 6; Colossenses 2: 12-13, 3: 1-4). O Pai é imortal (Timóteo 1:17, 6:16), não morreu e nem ressuscitou para batizarmos em seu nome; em tudo Cristo é sujeito ao Pai (João 6: 38, 8: 38, 12: 49), pois o Pai é maior que o filho (João 14: 28; Filipenses 2: 5-9) e mandou batizar no nome do seu Filho.
Se o Filho, Jesus Cristo, tivesse mandado batizar em nome do Pai, Jeová, então este ficaria humilhado pela ordem de Jesus, negando assim a primazia do poder do Pai sobre o Filho e a sua imortalidade (Deuteronômio 32: 39-40; Salmos 62: 11; Romanos 1: 20; Apocalipse 19: 1). Entendemos irmãos? Deus seja louvado.
Fco Oliveira- Mensagens : 211
Idade : 62
Inscrição : 15/07/2009
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