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A Septuaginta (LXX): a Torah na diáspora judaico-helenista

Pedro Paulo Alves dos Santos*

Au IIIe siècle avant notre ère, á Alexandrie, la Bible hebraïque fût traduite en grec: plus exactement, les cinq livres qui forment ce que nous appelons le Pentateuque, la Loi juive, La Torah. A Jusqu’a former, aux alentours de l’ère chrétienne, l’ensemble des livres grecs que nous que nous appelons la Bible des Septantes, ou plus simplement, la “Septante”.

Marguerite Harl

Introdução

A versão da LXX é uma obra de tradução, por isso mesmo, pode ser entendida como uma obra de interpretação. Enquanto projeto de tradução do Pentateuco, e posteriormente, de todos os textos hebraicos à disposição, a LXX é considerada como a Torah greco-helenística. Nesse sentido, a versão da LXX constituiu-se numa obra da exegese judaica antiga (SMEND, 1996). Neste artigo iremos abordar esta questão em uma dupla face. De um lado, o seu berço. Essa tradução teria emergido como uma exigência da comunidade judaica imersa no Helenismo (PREAUX, 1975), obra dos Judeus de Alexandria, entregue à Biblioteca de Ptolomeu IV, no século III? (VERMES, 1983). Do outro, sua fortuna crítica. Essa tradução percorreu todo o período inter-testamentário e depois o período da formação do Cristianismo, sendo ela mesma, versada para diversas línguas antigas, orientais e ocidentais. Harl denomina a fortuna dessa empreitada da comunidade judaica no Egito como La Septante Mère de traductions multiples.[/justify]
E mesmo, que nessas traduções tenha-se a cotejado com textos massoretas, sua influência permanece ainda, evidente: “La LXX a été traduite em de nombreuses langues orientales et ocidentales. Et même lorsque, dans le domaine lingüistique, les traducteurs ont eu recours à l’hébreu, il y a toujours une influence indirecte de la LXX” (Harl, 1988, p. 330). Seguirei, através dos estudos de Marguerite Harl (1986, 1988, 1992), em vista de expor um exame sucinto diante de uma complexa questão: qual foi o significado da tradução da Torah, em grego, para a compreensão do Judaísmo helenístico? E, qual seria o seu papel na redação e na elaboração da tradição hermenêutica do Novo Testamento? Para isso, dividi este pequeno estudo em três partes: uma introdução sobre quem é Marguerite Harl; uma reflexão sobre a LXX que teria sido ou não a Bíblia Grega dos Judeus Alexandrinos; e, por fim, uma consideração sobre a LXX como o AT dos cristãos na Antiguidade.
http://www.ufmg.br/nej/maaravi/artigopedrosantos1-torah.html
Continua 2
http://www.ufmg.br/nej/maaravi/artigopedrosantos2-torah.html
Eduardo
Eduardo

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