Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
A influência de Darwin na obra de Kardec EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

A influência de Darwin na obra de Kardec

Ir para baixo

17012011

Mensagem 

A influência de Darwin na obra de Kardec Empty A influência de Darwin na obra de Kardec




A influência de Darwin na obra de Kardec Allan%2Bkardec%2BRoberta%2BM%25C3%25BCller%2BScafuto%2BScoton%2BESP%25C3%258DRITAS%2BENLOUQUECEM%2BOU%2BESP%25C3%258DRITOS%2BCURAM%2BUMA%2BAN%25C3%2581LISE%2BDAS%2BRELA%25C3%2587%25C3%2595ES%252C%2BCONFLITOS%252C%2BDEBATES%2BE%2BDI%25C3%2581LOGOS%2BENTRE%2BM%25C3%2589DICOS%2BE%2BKARDECISTAS%2BNA%2BS%25C3%2589CULO%2BXXA influência de Darwin na obra de Kardec Hd-tese-disserta%25C3%25A7%25C3%25B5es

A “evolução das almas “ e a “evolução das espécies”

“Devemos ressaltar o fato de que a doutrina espírita desde Kardec tinha como princípio o fato de terem, além do caráter filosófico e religioso, a cientificidade, através da observação e empirismo (experimentação). Uma das idéias fortes do espiritismo é de que a doutrina é complementar à ciência vigente, ou seja, a de meados do século XIX, quando houve a publicação das obras de Allan Kardec.

Um dos exemplos interessantes sobre a incorporação de preceitos oriundos de teorias científicas em voga em uma determinada época pelo kardecismo é acerca da questão da evolução das almas e das espécies, que foi baseada na teoria da evolução de Charles Darwin. Kardec teve contato com as idéias deste cientista após a publicação de “O Livro dos Espíritos” (1857), já que a obra que consolida o novo paradigma científico da época, “A Origem das Espécies”, é de 1859. A visão darwinista foi incorporada no livro de Kardec “A Gênese”, de 1868, atualizando pressupostos da doutrina espírita acerca da origem do homem.

Porém, antes mesmo de ter contato com o novo paradigma de Charles Darwin sobre evolução, Kardec apresentava idéias sobre progresso espiritual. Em “O Livro dos Espíritos”, afirma que a alma humana reencarnava sucessivas vezes para se aprimorar e progredir. Tal progresso espiritual se efetuava através de uma longa cadeia de existências encarnadas, provas e sofrimentos que contribuíam para a evolução moral do ser humano. Desta maneira, dentro da concepção evolutiva e progressiva apresentada pela doutrina espírita, os ciclos sucessivos de reencarnação permitiriam o aprimoramento da alma para chegar às formas espirituais superiores e puras, cumprindo missões cada vez mais adequadas, até alcançar estágios superiores da espiritualidade. Segundo Sandra Stoll, haveria uma tensão entre duas forças, as quais definiriam a concepção espírita de evolução: por um lado, o processo de evolução como uma lei, que remeteria à formulação das ciências naturais e, por outro, coloca também a sujeição do funcionamento do processo da evolução ao exercício do livre-arbítrio do homem.

Como vimos, “O livro dos espíritos” (1857) é publicado dois anos antes do livro de Darwin, “A origem das espécies” (1859), que consolida o paradigma evolucionista que passa a predominar a partir de meados do século XIX. Nesta obra, Kardec reproduz a visão científica dominante à época, que é a poligenia e, portanto, “neste primeiro livro de Allan Kardec, a idéia de uma origem comum a todas as raças humanas, tese difundida pelos monogenistas, não se coloca”. A publicação do livro de Darwin dilui os debates: postula a unidade da espécie e a origem comum de todas as raças humanas. Estas idéias tiveram impacto no Espiritismo, havendo algumas mudanças na postura de Allan Kardec sobre o tema.

Na obra “A Gênese” (1968), Kardec atualiza pressupostos da doutrina espírita em decorrência da incorporação de idéias que traduziam o pensamento das nascentes correntes que vinham conquistando hegemonia no campo científico. Nesta obra, descarta a idéia de Criação, porém não endossa todos os postulados das novas teorias evolucionistas, sendoreticente com relação à questão da origem das raças humanas. O que Kardec sustenta é uma combinação de idéias que se sedimentam em versões concorrentes do evolucionismo: 1) defende a tese corrente entre os monogenistas de que a humanidade teria uma origem única (a princípio divina, depois natural); 2) mantém o argumento dos poligenistas quanto à pluralidade de origem das raças que conformam o gênero humano”.

---
É isso!

Fonte:
Roberta Müller Scafuto Scoton: “ESPÍRITAS ENLOUQUECEM OU ESPÍRITOS CURAM? UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES, CONFLITOS, DEBATES E DIÁLOGOS ENTRE MÉDICOS E KARDECISTAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX - JUIZ DE FORA-MG”. (Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciência da Religião. Orientador: Prof. Dr. Francisco Luiz Pereira da Silva Neto). Juiz de Fora, 2007.

Nota:
O título e a imagem inseridos no texto não se incluem na referida tese.
As referências bibliográficas de que faz menção o autor estão devidamente catalogadas na citada obra.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos