Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
A inspiração da Bíblia EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
A inspiração da Bíblia EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
A inspiração da Bíblia EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
A inspiração da Bíblia EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
A inspiração da Bíblia EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
A inspiração da Bíblia EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
A inspiração da Bíblia EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
A inspiração da Bíblia EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
A inspiração da Bíblia EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
A inspiração da Bíblia EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
A inspiração da Bíblia EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
A inspiração da Bíblia EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

A inspiração da Bíblia

Ir para baixo

20012011

Mensagem 

A inspiração da Bíblia Empty A inspiração da Bíblia




A inspiração da Bíblia Bible_sky

A inspiração da Bíblia
Os seguidores de Jesus Cristo acreditam que não há nenhum outro livro como a Bíblia. Em vez de ser algo que foi desenvolvido por seres humanos, ela veio de Deus. “Homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” é a forma como Pedro o refere (II Pedro 1:21). E Paulo escreve que “toda a Escritura é inspirada por Deus” (II Timóteo 3:16).

Divino e Humano

Estes versículos fornecem-nos duas importantes ideias acerca da Bíblia. Uma é que está baseada na autoridade divina. Os profetas ou escritores da Bíblia não falaram baseados na sua própria autoridade, mas apenas à medida que Deus lhes dava uma mensagem e os ajudava a escrever. Assim sendo a Bíblia origina-se com Deus, e essa é a razão por que lhe chamamos a palavra de Deus.

Mas a Bíblia também tem um aspeto humano. Ela é, apesar da mensagem da Bíblia ser a mensagem de Deus, expressa em termos e conceitos humanos, e os vários livros da Bíblia claramente refletem as diferentes personalidades e os contextos histórico, cultural e teológico dos seus autores.

Necessitamos de reconhecer, por conseguinte, que a Bíblia tem simultaneamente uma dimensão divina e humana. Por um lado, tal compreensão exclui a ideia de que as Escrituras exprimem nada mais do que ideias humanas. Pelo contrário, a mensagem veio do próprio Deus, mesmo tendo sido expressa através de personalidades humanas.

Por outro lado, uma compreensão da relação do humano com o divino na inspiração da Bíblia ajuda-nos a evitar conceitos que sugerem uma transcrição mecânica da Bíblia. Deste modo temos consciência de que Deus não ditou a Bíblia palavra a palavra. Antes, Ele comunicou aos escritores bíblicos uma mensagem específica e deu a cada um deles a liberdade de exprimir essa mensagem no seu próprio modo, enquanto os guiava no processo de escrita, de modo que era a Sua mensagem que era comunicada em vez das ideias dos escritores humanos.

É este processo que nos ajuda a compreender a razão por que temos quatro Evangelhos ou livros sobre a vida de Jesus. Todos os quatro escritores escreveram sobre o mesmo Jesus, mas cada um deles conta a história à sua própria maneira. Como resultado disso, as apresentações de Mateus, Marcos, Lucas e João refletem não apenas a vida, ensino e ministério de Jesus, mas também as personalidades, interesses e contextos histórico e teológico de cada autor humano. Assim sendo, a palavra de Deus é expressa através de palavras de humanos.

A Unidade da Bíblia

A orientação geral divina no desenvolvimento da Bíblia é facilmente reconhecida na sua unidade temática. Os vários livros foram escritos durante um período de mais de 1.500 anos por dezenas de autores diferentes utilizando os seus próprios estilos literários quer de prosa quer de poesia. Estes autores escreveram a partir de variadas situações históricas e pessoais. Apesar disso, através de todo esse tempo e variedade, a Bíblia dá a mesma mensagem de Génesis a Apocalipse. Há uma unidade na mensagem da Bíblia que é uma testemunha à Pessoa divina que esteve por detrás da sua inspiração do início ao fim.

Por que Temos a Bíblia

Mas por quê, precisamos de perguntar, Deus nos deu a Bíblia? A resposta é simples: Ele queria que nós O conhecêssemos. Se bem que seja verdade que podemos obter uma visão geral do poder do Deus Criador observando o mundo natural (Romanos 1:20), esta visão geral faz-nos desejar ter um conhecimento mais detalhado e específico. Assim, a fim de capacitar-nos a compreender quem Ele é e a encontrarmos esperança naquilo que frequentemente nos parece um mundo sem esperança, Deus revelou-se a Ele próprio a homens e mulheres nas palavras e figuras de linguagem da Bíblia.

Mas Ele foi ainda mais longe. Ele enviou Jesus Cristo para nos ajudar a compreender, uma vez que Jesus é a imagem exata da Pessoa de Deus (Hebreus 1:3). Assim sendo, num certo sentido, Jesus Cristo é a “Palavra” ou “Verbo” (João 1:1). Isso faz da palavra escrita na Bíblia um reflexo ou comentário sobre Jesus, com o Antigo Testamento apontando para Ele e o Novo Testamento apresentando a Sua vida e ministério. Jesus Cristo é o centro das Escrituras do Génesis ao Apocalipse. Ele é a Palavra, a revelação do próprio Deus feita humana.

O apóstolo Paulo é bastante explícito ao apresentar a razão pela qual Deus inspirou as Escrituras. Em primeiro lugar, diz ele, as Escrituras “podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (II Timóteo 3:15). Além disso, “a Escritura é… útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (v. 16-17). Por outras palavras, a Bíblia revela-nos o caminho da salvação, quer antes quer depois de a aceitarmos. Como diz o salmista, “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmos 119:105).

Conhecendo o que a Bíblia é, como e por que foi escrita, ajuda-nos a compreender o indescritível e magnífico dom que Deus nos deu. É um guia indispensável para toda a humanidade na jornada desta vida, com um convite para uma vida eterna com o nosso Criador.

Fonte: The Andrews Study Bible, Copyright © 2010 by Andrews University Press", traduzido por Pr. Paulo Cordeiro
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos