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Feyerabend 'falou e disse': a Nomenklatura científica é uma ameaça à democracia

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Feyerabend 'falou e disse': a Nomenklatura científica é uma ameaça à democracia  Empty Feyerabend 'falou e disse': a Nomenklatura científica é uma ameaça à democracia




Feyerabend 'falou e disse': a Nomenklatura científica é uma ameaça à democracia  Paul+Feyerabend

Paul Feyerabend - 1924-1994

Paul Karl Feyerabend (Viena, 13 de janeiro de 1924Genolier, 11 de fevereiro de 1994) foi um filósofo da ciência austríaco que viveu em diversos países como Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia, Itália e Suíça. Seus maiores trabalhos são Against Method (publicado em 1975), Science in a Free Society (publicado em 1978) e Farewell to Reason (uma coleção de artigos publicados em 1987). Feyerabend tornou-se famoso pela sua visão anarquista da ciência e por sua suposta rejeição da existência de regras metodológicas universais. É uma figura influente na filosofia da ciência, e também na sociologia do conhecimento científico.

Feyerabend 'falou e disse': a Nomenklatura científica é uma ameaça à democracia

Sexta-feira, Abril 08, 2011

"A separação da igreja e o Estado deve, portanto, ser euplementada pela separação da ciência e o Estado, a fim de que nós alcancemos a humanidade de que somos capazes. Estabelecendo o ideal de uma sociedade livre como “uma sociedade na qual todas as tradições têm direitos iguais e acesso igual aos centros de poder” (SFS, p. 9), Feyerabend argumenta que a ciência é uma ameaça para a democracia. Para defender a sociedade contra a ciência nós devemos colocar a ciência sob o controle democrático e sermos intensamente céticos em relação aos "especialistas" científicos, consultando-os somente se eles forem controlados democraticamente por júris de pessoas leigas."

"The separation of church and state should therefore be supplemented by the separation of science and state, in order for us to achieve the humanity we are capable of. Setting up the ideal of a free society as “a society in which all traditions have equal rights and equal access to the centres of power” (SFS, p. 9), Feyerabend argues that science is a threat to democracy. To defend society against science we should place science under democratic control and be intensely sceptical about scientific “experts”, consulting them only if they are controlled democratically by juries of laypeople."

Source/Fonte: Stanford Encyclopedia of Philosophy

Trabalhos sobre o papel da ciência na sociedade

Feyerabend descreveu a ciência como sendo essencialmente anarquista, obcecada com sua própria mitologia e proclamadora de verdades muito além de sua capacidade atual. Ele indignou-se especialmente com atitudes condescendentes de muitos cientistas em relação a tradições alternativas. Por exemplo, ele pensava que opiniões negativas a respeito da astrologia e a eficiência de danças da chuva não estavam justificadas por pesquisas cientifícas, e dissimulavam predominantemente atitudes negativas de elitismo e racismo. Em sua opinião, a ciência tornou-se uma ideologia repressiva, muito embora tenha surgido como um movimento de libertação. Segundo o pensamento de Feyerabend uma sociedade pluralística deve proteger-se de ser muito influenciada pela ciência, assim como de outras ideologias. Isso está particularmente presente em "Como defender a sociedade contra a ciência", texto que faz parte de Contra o método mas que também foi publicado à parte. Na verdade, na introdução à "Como defender a sociedade contra a ciência", que por vezes não aparece em algumas publicações, essa questão fica ainda mais nítida. Ali Feyerabend discorre sobre quais as condições que o levaram à produção do texto.

Iniciando com a suposição de que um método científico universal historicamente não existe, Feyerabend argumenta que a ciência não merece o status privilegiado que possui na sociedade ocidental. Uma vez que os pontos de vista científicos não surgem de um método universal que garanta conclusões de alta qualidade, ele sustentou que não há justificação para a valorização científica reivindicada sobre outras ideologias, como as religiões, por exemplo. Argumenta também que conquistas científicas como a chegada do homem à lua não são razão suficiente para dar à ciência um status especial. Em sua opinião, não é justo utilizar suposições científicas para determinar quais problemas merecem ser resolvidos e para julgar o mérito de outras ideologias. Além disso, o sucesso dos cientistas está tradicionalmente envolvido com elementos não-científicos, tais como inspiração a partir de pensamentos míticos ou de fontes religiosas.

Baseado nestes argumentos, Feyerabend defendeu a idéia de que a ciência deve ser separada do estado da mesma maneira que a religião é separada na moderna sociedade secular. Ele vislumbrou uma "sociedade livre" na qual "todas as tradições têm iguais direitos e igual acesso aos centros de poder". Por exemplo, os pais devem ser capazes de determinar o contexto ideológico da educação de seus filhos, em vez de terem suas opções limitadas pelos padrões científicos. De acordo com Feyerabend, a ciência deve também estar sujeita ao controle democrático: não apenas determinar que assuntos devem ser pesquisados através de eleição popular, as suposições e conclusões científicas também devem ser supervisionadas por comitês de pessoas leigas. Segundo ele os cidadãos devem utilizar seus próprios princípios ao tomar decisões a respeito do que realmente importa. Em sua opinião, a idéia de que as decisões devam ser racionalistas é elitista, pois assume que filósofos ou cientistas estão em posição de determinar os critérios pelos quais as pessoas em geral devem tomar suas decisões.

Bibliografia

Principais escritos:
Artigos:
Ligações externas


  • Stanford Encyclopedia of Philosophy, "Paul Feyerabend"
  • Feyerabend Forum
  • Feyerabend's "anything goes" argument explained at the Galilean Library
  • Feyerabend's 'Trojan Horse': Imre Lakatos' covert Hegelianism
  • Feyerabend and Beyond, an interview with Feyerabend's student Gonzalo Munévar at the Galilean Library
  • Como defender a sociedade diante da ciência
Eduardo
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Inscrição : 08/05/2010

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