Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
O Neo Ateismo e o cerco as crianças EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

O Neo Ateismo e o cerco as crianças

Ir para baixo

25022010

Mensagem 

O Neo Ateismo e o cerco as crianças Empty O Neo Ateismo e o cerco as crianças




Richard Dawkins já disse várias vezes que quer “proteger” as crianças da doutrinação religiosa. Claro que se gente como ele tivesse poder para isso, Dawkins e sua turma impediriam as crianças de receberem valores dos pais, e automaticamente habilitaria os cérebros delas a receberem valores de professores desonestos e mal intencionados. O vídeo acima mostra uma criança que supostamente teria recebido doutrinação neo ateísta dos pais. Não tenho certeza se o vídeo é real ou apenas uma paródia, mas de qualquer forma pode-se imaginar um mundo com as crianças doutrinadas por professores de orientação revolucionária. A questão é: será que os neo ateus, que lutam tanto contra a transmissão de valores dos pais para os filhos (mas só na questão da religião, claro), lutariam contra esse tipo de doutrinação? Eu, sinceramente, duvido…



Estariam esses pais neo ateus impondo terror psicológico aos filhos?

O Neo Ateismo e o cerco as crianças Filhos_sem_deus

Eu não canso de citar este texto, “Para investigar: Desviando Dinheiro do Ensino para Custeio de Neo Ateísmo”, em que trato de como Richard Dawkins faz campanhas para incentivar que as crianças não podem ser doutrinadas nas crenças dos pais.

As motivações para isso são declaradas por Dawkins da seguinte forma: as crianças não tem discernimento para assumir uma crença, portanto os pais deveriam esperar eles chegarem até a idade pós-adolescente, quando os filhos poderão receber informações de tal natureza para enfim tomar uma posição.
Claro que não acredito em uma palavra do discurso de Dawkins, pois tudo que ele diz é parangolé, e este texto “Educando Mal os Jovens: Salvando as Crianças de Seus Pais”, explica bem os motivos por trás da campanha.

Ironicamente, recentemente foi lançado o livro “Filhos Sem Deus – Ensinando à Criança um Estilo Ateu de Viver”, de Alejandro Rozitchner e Ximena Ianantuoni, que vivem em Buenos Aires, Argentina. O livro foi lançado pela editora Martins Fontes.
O fato irônico fica na situação complicada em que todos aqueles que apóiam a campanha de Dawkins contra a doutrinação dos filhos agora se encontram, pois, se apoiarem o livro de Alejandro e Ximena, estarão entrando em contradição com a campanha.

Em uma entrevista à revista Época, por exemplo, Rozitchner disse que vai explicar ao filho que Deus é “só uma idéia criada pelos homens como uma necessidade de explicar o mundo [...] por isso, não deixa de ser um personagem, tal como o Buzz Lightyear ou o Woody do Toy Story”. Ele ainda complementa dizendo: “Por mais que eu respeite quem dá aos filhos uma educação religiosa, nada me faz demover da idéia de que a fé é algo daninho, pouco saudável. Enfim, vou falar a minha verdade. Que Deus é uma idéia um tanto primitiva, uma figura cuja existência faz com que as pessoas nunca sejam totalmente donas de si e responsáveis por seus atos.”

Como se vê, ele afirma taxativamente que vai falar ao filho… a verdade dele. Mas não é exatamente isso que Dawkins questiona em sua campanha? Ainda assim, todo o discurso de Rozitchner é clonado dos livros de Richard Dawkins e Sam Harris.

A justificativa do casal é a seguinte: “as pessoas sempre educam os filhos de acordo com suas crenças [...] também iremos educá-los por nossas convicções”.
Concordo. Se os filhos são deles, eles têm realmente o direito de fazer isso. Mas a pergunta ainda não quer calar: como fica a campanha do Dawkins?

Será que eles ficariam contra a maioria dos seguidores do neo ateísmo, que justamente apóiam a campanha de Dawkins contra a doutrinação infantil?
O que Rozitchner diz a seguir é revelador: “Muitas pessoas me agradeceram porque enxergaram no livro uma chance de encontrar argumentos para esclarecer sua posição e dar uma formação a suas crianças sem o vínculo da religião.”

Quer dizer, se nessa maioria existirem adeptos de Dawkins, que estejam à favor daquela campanha, eles vão ter que mudar de idéia para aceitar a doutrinação infantil? Ou abrirão a exceção para doutrinação infantil só se for no caso de pais ateístas?

O divertido de tudo isso é o seguinte: para mim, o livro deles não fede nem cheira. Se acham que os filhos deles devem receber educação ateísta, problema deles. Simplesmente não me importa. Desde que não interfiram na forma como eu educo meus filhos.

A batata quente vai para a mão de qualquer leitor de Dawkins que apóie a campanha dele contra a doutrinação infantil e ao mesmo tempo apóie o livro do Alejandro e Ximena. Aí eles vão ter que dar um bom argumento para o apoio ao livro do casal argentino e por que a doutrinação religiosa deve ser evitada.

Claro que não vai demorar para estes arrumarem uma desculpinha esfarrapada, e com certeza esta não será convincente. Mas que vai ser divertido ver o rebolar argumentativo, ah, isso vai.

E, em qualquer caso, quanto mais gente apoiar tal tipo de comportamento de pais ateus (ao ensinarem aos filhos o ateísmo), mais a campanha de Dawkins perde moral.

http://neoateismodelirio.wordpress.com/2010/02/25/estariam-esses-pais-neo-ateus-impondo-terror-psicologico-aos-filhos/

Dawkins lança retiro ateu para crianças


Segundo o jornal Telegraph, o famoso biólogo ateu Richard Dawkins ajudou a criar um acampamento de Verão durante o qual crianças receberão ensinamentos de "ceticismo racional" e cantarão a música "Imagine", de John Lennon. O autor de Deus, Um Delírio está inclusive ajudando a subsidiar o tal acampamento. Além das aulas de ceticismo, os acampantes receberão lições de filosofia moral e biologia evolutiva. O retiro é para crianças entre oito e 17 anos e pretende rivalizar com os tradicionais acampamentos realizados por escoteiros e grupos religiosos [como os Desbravadores]. A iniciativa é parte de uma campanha ateia criada para desafiar a sociedade cristã e a educação religiosa.

Dawkins disse que o retiro foi criado para "encorajar as crianças a pensar por elas mesmas, cética e racionalmente". [Se a poposta é estimular a liberdade intelectual, por que doutriná-las no ceticismo? Será que é porque Dawkins sabe que, se deixadas livres, as pessoas tendem a crer?]

Uma das atividades nesse acampamento consiste em estimular as crianças a provar que unicórnios não existem. As que apresentarem boas evidências, receberão uma nota de 10 libras com a imagem de Charles Darwin e autografada por Dawkins!

Nota: "Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar" (Mateus 18:6).

http://criacionista.blogspot.com/2009/07/dawkins-lanca-retiro-ateu-para-criancas.html

Dawkins usa crianças cristãs em anúncio ateu

A mais recente campanha contra a religião levada a cabo por Richard Dawkins recorre à imagem de duas crianças que são filhas de um dos mais conhecidos músicos cristãos dos EUA, Brad Mason. “Não me rotule, por favor – Deixe-me crescer e escolher por mim.” É esse o lema que aparece entre as fotografias de duas crianças aos saltos, com um grande sorriso no rosto, numa imagem que pretende revelar liberdade e felicidade. A campanha está sendo levada a cabo pela British Humanist Association e o biólogo e militante ateu Richard Dawkins, com o objetivo de criticar a educação religiosa das crianças. Segundo um dos dirigentes da BHA, Andrew Copson, “rotular as crianças segundo a religião dos seus pais atenta contra seus direitos e a sua autonomia”. (...)

“Parece piada”, explicou o pai e fotógrafo Brad Mason, “porque obviamente estavam à procura de imagens de crianças que parecessem felizes e livres. Aconteceu escolherem estas crianças cristãs. É irônico. No fundo é um elogio, demonstra que educamos bem os nossos filhos, e que são felizes.”

Nota: Quer ver o que é doutrinação infantil, assista este vídeo.

Leia também: "Dawkins lança retiro ateu para crianças" e "Um biólogo irado (e mal educado)"

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos