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Quem é que detém o homem da ilegalidade (o Anticristo) ?
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29062011
Quem é que detém o homem da ilegalidade (o Anticristo) ?
O anticristo escatológico ainda não se manifestou porque sua aparição está sendo impedida por ALGO (2 Ts 2.6) e por ALGUÉM (2 Ts 2.7). O apóstolo Paulo diz: “E, agora, sabeis o que detém, para que seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém” (2 Ts 2.6,7 – grifos do autor).
Convém observar que, em 2 Tessalonicenses 2.6, Paulo refere-se ao repressor de modo neutro (“o que o detém”), enquanto em 2 Tessalonicenses 2.7, usa o gênero masculino (“aquele que agora o detém”).
A palavra grega kairós, traduzida por “ocasião oportuna”, revela-nos que o anticristo só aparecerá no momento certo, ou seja, no momento determinado por Deus. Warren Wiersbe diz que assim como houve uma “plenitude do tempo” para a vinda de Cristo (Gl 4.4), também haverá uma “plenitude do tempo” para o surgimento do anticristo e nada acontecerá fora do cronograma divino.
O que é esse ALGO? Quem é esse ALGUÉM? Agostinho era da opinião que é impossível definir esses elementos restringidores. Outros escritores pensam que Paulo está se referindo aqui ao Espírito Santo, uma vez que Ele pode ser descrito tanto no gênero masculino quanto no neutro (Jo 14.16,17; 16.13) e também Ele é apontado como Aquele que restringia as forças do mal no AT. O estudioso Howard Marshall, por sua vez, é da opinião que Deus é quem está por trás da ação adiadora da manifestação do homem da iniqüidade.
Todavoa, a maioria dos estudiosos, entende que o ALGO é a lei e que o ALGUÉM é aquele que faz a lei se cumprir. É por isso que o anticristo vai surgir no período de grande apostasia, ou seja, da grande rebelião, quando os homens não suportarão leis, normas nem absolutos. Então, eles facilmente se entregarão ao homem da ilegalidade, o filho da perdição.
Quando João escreveu: “O diabo vive pecando desde o princípio” (1Jo 3:8), Ele estava dizendo que Satanás, no Céu, se rebelou contra a amorosa vontade de Deus.
Em contraste com a obediência amorosa, existe a ilegalidade (veja 1Jo 3:4). A palavra ilegalidade (anomia) se refere a uma atitude profundamente arraigada no coração dos rebeldes. Fala de caos e anarquia como substitutos da lei divina e o que ela representa, o caráter divino. O conflito cósmico se dirige contra Deus e contra o que Ele é em Si mesmo. Paulo descreve o anticristo escatológico do tempo do fim como “o homem da ilegalidade” (2Ts 2:3, NIV), e se refere ao fenômeno do pecado como o “mistério da anomia” (v. 7).
O homem que se separa da Torah, do grego "o anthrôpos tês anomias", significa literalmente: "o homem da ilegalidade" ou "o homem da pervecidade". As duas partes que compõem a palavra "anomia" são: "a-" ("à parte de") e "nomos", que em um contexto judaico não se refere à lei em geral, porém à Torah em particular. É obvio que um homem que se coloca a parte da Torah de YHWH é um homem ilegal e também perverso. Sua separação da Torah ou sua atitude de invalidar a Torah não deve ser entendida de uma forma restrita, como se os seus pecados se limitassem a coisas como comer camarões ou de dirigir no Shabat. Torah aqui significa todo o conselho de YHWH, a maneira como YHWH ordena o universo, e ele não quer nem saber disso. Ele é verdadeiramente anti-Torah no sentido mais amplo possivel.
Quem é esse homem que se separa da Torah?
Está claro que é um personagem maligno, na realidade o próprio mal corporificado, ou seja em forma física de homem. Esse personagem maligno apocaliptico é mencionado em outros lugares, tanto no Tanakh quanto no Novo Testamento. Isaias fala de uma pessoa que se auto-exalta (Is 14:13-14), Daniel fala do pequeno chifre e da abominação da desolação (Dn 7,9, 11-12); Yeshua menciona os falsos Messias (Mt 24:4-28; Mc 13:5-23; Lc 21:8-28). Yochanan menciona não só o "antimessias" (I Jo 2:18-19); 4:3) como ainda as duas bestas e um falso profeta (Ap 11-20). Com detalhes diferentes, tal personagem também é encontrado em outras antigas literaturas apocalipticas judaicas. Por exemplo: O último lider desse tempo será deixado vivo. Todo seu exercito será passado à espada; ele, no entanto, será feito prisioneiro, e o levarão ao topo do monte Sião, onde o meu Messias o condenará por todas as suas pervesidades e reunirá e apresentará diante dele todas as obras de seus exercitos. E depois dessas coisas ele o matará(...) (2 Baruque 40:1-2).
Convém observar que, em 2 Tessalonicenses 2.6, Paulo refere-se ao repressor de modo neutro (“o que o detém”), enquanto em 2 Tessalonicenses 2.7, usa o gênero masculino (“aquele que agora o detém”).
A palavra grega kairós, traduzida por “ocasião oportuna”, revela-nos que o anticristo só aparecerá no momento certo, ou seja, no momento determinado por Deus. Warren Wiersbe diz que assim como houve uma “plenitude do tempo” para a vinda de Cristo (Gl 4.4), também haverá uma “plenitude do tempo” para o surgimento do anticristo e nada acontecerá fora do cronograma divino.
O que é esse ALGO? Quem é esse ALGUÉM? Agostinho era da opinião que é impossível definir esses elementos restringidores. Outros escritores pensam que Paulo está se referindo aqui ao Espírito Santo, uma vez que Ele pode ser descrito tanto no gênero masculino quanto no neutro (Jo 14.16,17; 16.13) e também Ele é apontado como Aquele que restringia as forças do mal no AT. O estudioso Howard Marshall, por sua vez, é da opinião que Deus é quem está por trás da ação adiadora da manifestação do homem da iniqüidade.
Todavoa, a maioria dos estudiosos, entende que o ALGO é a lei e que o ALGUÉM é aquele que faz a lei se cumprir. É por isso que o anticristo vai surgir no período de grande apostasia, ou seja, da grande rebelião, quando os homens não suportarão leis, normas nem absolutos. Então, eles facilmente se entregarão ao homem da ilegalidade, o filho da perdição.
Quando João escreveu: “O diabo vive pecando desde o princípio” (1Jo 3:8), Ele estava dizendo que Satanás, no Céu, se rebelou contra a amorosa vontade de Deus.
Em contraste com a obediência amorosa, existe a ilegalidade (veja 1Jo 3:4). A palavra ilegalidade (anomia) se refere a uma atitude profundamente arraigada no coração dos rebeldes. Fala de caos e anarquia como substitutos da lei divina e o que ela representa, o caráter divino. O conflito cósmico se dirige contra Deus e contra o que Ele é em Si mesmo. Paulo descreve o anticristo escatológico do tempo do fim como “o homem da ilegalidade” (2Ts 2:3, NIV), e se refere ao fenômeno do pecado como o “mistério da anomia” (v. 7).
O homem que se separa da Torah, do grego "o anthrôpos tês anomias", significa literalmente: "o homem da ilegalidade" ou "o homem da pervecidade". As duas partes que compõem a palavra "anomia" são: "a-" ("à parte de") e "nomos", que em um contexto judaico não se refere à lei em geral, porém à Torah em particular. É obvio que um homem que se coloca a parte da Torah de YHWH é um homem ilegal e também perverso. Sua separação da Torah ou sua atitude de invalidar a Torah não deve ser entendida de uma forma restrita, como se os seus pecados se limitassem a coisas como comer camarões ou de dirigir no Shabat. Torah aqui significa todo o conselho de YHWH, a maneira como YHWH ordena o universo, e ele não quer nem saber disso. Ele é verdadeiramente anti-Torah no sentido mais amplo possivel.
Quem é esse homem que se separa da Torah?
Está claro que é um personagem maligno, na realidade o próprio mal corporificado, ou seja em forma física de homem. Esse personagem maligno apocaliptico é mencionado em outros lugares, tanto no Tanakh quanto no Novo Testamento. Isaias fala de uma pessoa que se auto-exalta (Is 14:13-14), Daniel fala do pequeno chifre e da abominação da desolação (Dn 7,9, 11-12); Yeshua menciona os falsos Messias (Mt 24:4-28; Mc 13:5-23; Lc 21:8-28). Yochanan menciona não só o "antimessias" (I Jo 2:18-19); 4:3) como ainda as duas bestas e um falso profeta (Ap 11-20). Com detalhes diferentes, tal personagem também é encontrado em outras antigas literaturas apocalipticas judaicas. Por exemplo: O último lider desse tempo será deixado vivo. Todo seu exercito será passado à espada; ele, no entanto, será feito prisioneiro, e o levarão ao topo do monte Sião, onde o meu Messias o condenará por todas as suas pervesidades e reunirá e apresentará diante dele todas as obras de seus exercitos. E depois dessas coisas ele o matará(...) (2 Baruque 40:1-2).
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Inscrição : 08/05/2010
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