Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Aborto: Uma Perspectiva Bíblica EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Aborto: Uma Perspectiva Bíblica

Ir para baixo

Aborto: Uma Perspectiva Bíblica Empty Aborto: Uma Perspectiva Bíblica

Mensagem por Eduardo Qua Set 07, 2011 6:19 pm

Ton escreveu:Olá, pessoal ... apresento um estudo que fiz há algum tempo quando me perguntaram sobre o que a Bíblia diz a respeito.
Aborto: Expulsão do feto antes do tempo em que possa permanecer vivo fora do útero materno. (Dicionário da Bíblia Almeida)

Aborto: Uma Perspectiva Bíblica
Ocasionalmente, há casos reais de vítimas de estupro ou incesto que procuram abortar. Uma pesquisa tem documentado que todos esses casos extremos (estupro, incesto, risco à vida da mãe, defeitos natos sérios) respondem por uma pequena porcentagem (provavelmente menos de 2%) de todos os abortos.1
Estupro e incesto são errados e os criminosos deverão ser punidos. Mas antes de nos atirarmos a uma conclusão emocional que justifique a matança de crianças antes do nascimento, considere como tais justificações são ilógicas e contra a ética. Suponhamos que alguém que você nem conhece invada sua casa e roube seu aparelho de televisão. Você teria, então, o direito de invadir a propriedade de seu vizinho e roubar o carro dele? Claro que não! A pessoa que roubou seu televisor cometeu crime contra você. Isto não lhe dá o direito de prejudicar seu vizinho inocente. Estupradores cometem um crime terrível contra mulheres e meninas inocentes. Isto, contudo, não justifica a matança de crianças inocentes.
Crianças mortas não são as únicas vítimas de aborto. Aqueles que tomam e executam a decisão de tirar vida inocente (mães, amigos e membros da família, namorados, médicos, etc.) sofrem muito tempo depois que o ato é praticado. Primeiro, têm que enfrentar o sofrimento espiritual de saber, apesar de todas as racionalizações e justificações, que o que fizeram era errado. Somente o arrependimento genuíno e submissão a Deus pode curar o dano espiritual feito em um aborto. Segundo, o aborto quase sempre causa problemas emocionais duradouros na vida daqueles que se envolveram, especialmente a mãe que nunca esquece da criança que ela resolveu matar. A pesquisa tem mostrado que os abortos freqüentemente causam problemas psicológicos severos, tanto imediatos como duradouros.2

Êxodo 21:22-23 é algumas vezes citado como "prova" bíblica de que o nascituro não é vida. A palavra algumas vezes traduzida aqui como "aborte" significa literalmente "sair" e poderá incluir um aborto acidental (fracasso) ou nascimento prematuro. Mesmo que pudesse ser provado que o versículo se refere a aborto acidental, isto provaria apenas uma diferença em valor "econômico" de pessoas diferentes. A Torah reconheceu uma diferença em valor monetário de vários seres humanos (por exemplo, pessoas livres valiam mais do que os servos), mas isto não nega seu valor intrínseco como seres humanos (veja Êxodo 21:28-32).


A Torah do Eterno Autorizou o Aborto?
Primeiro, vamos examinar dois argumentos usados, às vezes, para defender o aborto.
o A vida começa com a respiração. Algumas pessoas usam Gênesis 2:7 para "provar" que a vida começa quando a pessoa respira pela primeira vez, assim sugerindo que o embrião, feto ou nascituro não tem vida. Os problemas com tal argumento são dois: (a) Adão não nasceu e, por isso, o caso dele não é comparável ao parto, e (b) Outras passagens (que veremos logo) mostram a importância da vida desde a concepção.
o Êxodo 21:22 trata o aborto natural como coisa de mínima importância, assim mostrando que não há proteção especial para a vida antes do nascimento. O problema com este argumento é questão de uma tradução inadequada em muitas bíblias, interpretando o texto para dizer que uma briga de dois homens causa a mulher grávida a perder seu filho por aborto acidental, e que tal perda não envolve morte. Mas, a palavra hebraica neste versículo tem o sentido da criança sair (entrando no mundo), e não diz que morreu ou nasceu morto. Estudiosos da língua hebraica, Keil e Delitzsch, explicam bem esta diferença no comentário deles sobre o texto. Êxodo 21:22 trata de nascimento prematuro como conseqüência de uma briga, e não justifica a decisão de abortar um filho. Se a criança morresse, daria vida por vida (21:23).

Agora, vamos abordar o assunto do lado positivo. A Torah valoriza a vida humana, desde a concepção. Considere alguns exemplos:
* A vida humana é santificada porque o homem foi feito à imagem de Deus (Gênesis 1:27).
* Os seres humanos foram especificamente postos acima de todas as plantas e todos os animais (Gênesis 1:28-29). Podemos matar e comer animais, mas é expressamente proibido cometer homicídio (Gênesis 9:3-6).
* A vida está no sangue (Gênesis 9:4). O sangue do embrião, diferente do sangue da mãe, circula bem cedo, freqüentemente antes da mãe confirmar a gravidez.
* Os seres humanos têm lugar especial no plano de Deus desde a concepção. Cada pessoa tem sua própria identidade antes de nascer (veja Salmo 139:13-16; Isaías 49:1, 5; Jeremias 1:5; Gálatas 1:5).

- Palavras Hebraicas para Aborto no VT
nephel
Nascido prematuro, aborto, aborto espontâneo.
Jó 3:16 / Sl 58:8 / Ecl 6:3

yatsa
Ir, vir para fora, sair, avançar
Ex 21:22

shakol
Estar enlutado, ficar sem filhos, abortar
Gn 31:38 / Ex 23:26 / Jó 21:10 / Os 9:14

- Palavras Gregas para Aborto no NT
ektroma
Aborto, abortivo
Nascido fora de tempo
1Cor 15:8

_______
1 Diane Dew, "Choice has a Name", The Milwaukee Journal, 21/2/1992.
2 Relatórios de pesquisa feita pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos e pelo Instituto Alan Guttmacher, publicados no The Standard, 1992, sugerem que tanto quanto 91% das mulheres sofrem problemas psicológicos sérios depois de fazerem abortos. Outro estudo de 70 mulheres em Milwaukee, Wisconsin, EUA mostrou que 82% sofreram problemas psicológicos por causa de abortos (Liebman & Zimmer, The Psychological Aspects of Abortion).
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos