Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Tópicos mais ativos
Luzeiro I chega À Faculdade Adventista da AmazÔnia
Página 1 de 1
20032010
Luzeiro I chega À Faculdade Adventista da AmazÔnia
Benevides - PA] As águas do Rio Amazonas puderam testemunhar a viagem histórica de um dos maiores símbolos do avanço missionário da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Após uma jornada de aproximadamente 2.000 km iniciada há mais de 10 dias na cidade de Manaus-AM, a lancha Luzeiro I chega ao local que a acolherá definitivamente: a Faculdade Adventista da Amazônia – FAAMA.
A expectativa para a sua chegada era grande, assim como foi grande a emoção de vê-la cruzando o portão principal de acesso do campus. Muitos cuidados foram dedicados ao transporte e instalação da Luzeiro I, que até então permanecia sob a custódia da Associação Central Amazonas – ACeAM. “Estamos muito felizes e profundamente honrados. É um privilégio ter a Luzeiro aqui conosco.”, define sua satisfação o professor Valdimiro Laurindo, diretor geral da FAAMA, que acompanhou atentamente a chegada da lancha ao lado de outros obreiros. A Luzeiro I, primeira lancha médico-missionária a ser utilizada para o atendimento das populações ribeirinhas da Amazônia, teve como seu idealizador, projetista e primeiro comandante o pastor Leo B. Halliwell. Medindo 11 metros de comprimento por 3,5 metros de largura, com calado de 85 centímetros em forma de dois “V” (para dar maior estabilidade) e proa que se estreita e termina em vértice (para adquirir maior velocidade), a lancha era impulsionada por um motor diesel de 20hp e foi construída no estaleiro do mestre Afonso, no bairro do Telégrafo, cidade de Belém. ImportÂncia histÓrica A intrépida tripulação, formada pelo pastor Halliwell e sua esposa Jessie, foi uma das pioneiras de uma obra missionária ricamente abençoada que se iniciava nos idos de 1931, prestando atendimento gratuito de saúde e assistência espiritual às populações ribeirinhas. A iniciativa do casal Halliwell foi tão bem sucedida que, além de impulsionadora na evangelização do território amazônico com a Mensagem do Advento, inspirou o desenvolvimento deste ministério sobre as águas em outras regiões do Brasil, resultando na construção de outras lanchas. “A Luzeiro é um monumento da obra missionária adventista. Raros prédios da nossa Instituição ao redor do mundo não possuem uma imagem da Luzeiro”, afirma entusiasticamente o Pr. Volnei Porto, tesoureiro da União Norte Brasileira. O professor de História da Igreja, pastor Marcio Costa, ratifica esse reconhecimento: “A Luzeiro representa um marco na obra missionária adventista no mundo. Está incluída no quadro que reflete a história adventista, a pintura O Cristo do Caminho Estreito, que está espalhado pelo mundo inteiro.” Desenvolvimento da Obra Até o ano de 1928 a Igreja Adventista do Sétimo Dia mantinha sua presença na Região Norte do Brasil apenas com a Missão Baixo Amazonas, até então sob a jurisdição da União Este Brasileira. Essa Missão era formada pelos estados do Pará, Amazonas, Ceará, Maranhão e territórios do Amapá, Acre, Rondônia e Roraima.
O desafio geográfico da região, formada por muitos rios, havia sido uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos pioneiros John Brown, Hans Mayr e André Gedrath. Decidido a superá-lo, o pastor Halliwell resolveu construir uma embarcação que pudesse ser luz em meio às muitas comunidades da Amazônia, dando início ao fantástico desenvolvimento da Obra nessa região. Em 1936 foi criada a União Norte Brasileira - UNB, tendo o pastor Halliwell como o seu primeiro presidente. A UNB era formada por três Missões, duas igrejas e aproximadamente 200 membros batizados. Hoje ocupa 45,53% do território nacional, sendo formada por seis Associações e três Missões, com quase 300 mil membros em mais de 3.000 congregações, entre igrejas e grupos. IntegraÇÃo Nacional e Museu A importância do trabalho desenvolvido através das Luzeiro não se restringe apenas à história da Igreja Adventista do Sétimo Dia. As lanchas Luzeiro também foram fator de integração nacional, conforme reconhecimento do governo brasileiro através da condecoração Cruzeiro do Sul. Vale ressaltar que a Luzeiro I, ao lado de significativo material histórico colhido no Brasil e na América do Norte (inclusive conteúdos inéditos), compõe parte do acervo do Museu de Herança Missionária da Amazônia, um dos futuros projetos da FAAMA. [Colaboradores: Rodrigo Fortes e Marcio Costa] |
Carlstadt- Administrador
- Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008
Tópicos semelhantes
» Projeto Luzeiro
» Minha vida na faculdade
» História de língua falada entre judeus marroquinos da Amazônia é contada em livro
» Projeto Salva-Vidas Amazônia
» Deus chega às aulas de biologia
» Minha vida na faculdade
» História de língua falada entre judeus marroquinos da Amazônia é contada em livro
» Projeto Salva-Vidas Amazônia
» Deus chega às aulas de biologia
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Dom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto
» Acordem adventistas...
Ter Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto
» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Qui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto
» Ir para o céu?
Qui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto
» Chat do Forum
Sáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst
» TV Novo Tempo...
Qua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto
» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Dom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto
» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Seg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo
» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Qua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo
» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ter Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo
» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Dom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo
» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Sáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo