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Michelangelo e um grupo de cardeais foram simpatizantes da Reforma Protestante ? ?
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21122011
Michelangelo e um grupo de cardeais foram simpatizantes da Reforma Protestante ? ?
Documentário: "O Lado Obscuro de Michelangelo" (VÍDEO)
O National Geographic Channel apresentou um programa fascinante sobre Michelangelo, baseado especificamente na teoria do historiador da Arte, o italiano Antonio Forcellino, segundo a qual Michelangelo era um membro de um movimento de reforma informal do século 16 chamado spirituali (os espirituais).
Enquanto estudava a escultura de Michelangelo, o Moisés, parte do túmulo de Júlio II, Forcellino começou a notar certas "anomalias" que lhe fizeram refletir. Novas pesquisas, especialmente nos arquivos do Vaticano, levaram-no à descoberta de relação entre Michelangelo, o Cardeal Reginald Pole, o Cardeal Ercole Gonzaga, e Vittoria Colonna, uma nobre e poetisa.
O que essas pessoas tinham em comum era o desejo de reformar a Igreja Católica a partir de dentro. Na verdade, a perspectiva de Pole sobre a justificação teria uma impressionante semelhança com Lutero, embora não idêntico a ele. O mistério gira em torno das análises de Forcellino sobre a vida, algumas das mais importantes obras de Michelangelo e aquela que pode ser uma das maiores descobertas históricas de todos os tempos, a provável ligação entre o "artista divino" e as idéias que moldariam a Reforma protestante do século XVI.
Reginald Pole (1500 - 17 de Novembro de 1558) foi um prelado inglês, cardeal da Igreja Católica Romana (e um dos últimos) e, Arcebispo da Cantuária durante a reforma católica na Inglaterra.
Ercole (Hércules) Gonzaga, (Mantua 23 de novembro de 1505, Trento, 2 de março de 1563) foi um cardeal italiano da Igreja Católica, e bispo de Mantua e de Tarazona.
Vittoria Colonna (Marino, abril de 1490 - Roma, 25 de fevereiro de 1547), Marquesa de Pescara, foi uma poetisa da Itália.
Era filha de Fabrizio Colonna, grande condestável de Nápoles, e de Agnese da Montefeltro. Foi uma das mulheres mais notáveis da Itália quinhentista. Ainda jovem casou-se com Fernando de Ávalos, Marquês de Pescara, que morreu na Batalha de Pavia lutando ao lado de Carlos de Lannoy. Tornou-se autora de poesias louvadas como impecáveis, das mais importantes continuadoras da tradição de Petrarca em sua geração, uma mediadora política, reformadora religiosa, e seus méritos próprios foram amplamente reconhecidos ainda em sua vida, mas a historiografia posterior a retratou indevidamente mais como uma figura passiva, à sombra de grandes homens que conheceu, entre eles Michelangelo.
É possível que tenha encontrado Michelangelo em torno de 1537, mas sua relação só se estreitou em torno de 1542 quando Michelangelo já era idoso e ela, viúva há dezessete anos. Discutiam arte e religião. Para ela Michelangelo escreveu várias poesias e produziu desenhos, e ela por sua vez dedicou-lhe também uma série de poemas. Walter Pater comparou a relação de ambos com a de Dante e Beatriz. Da parte de Vittoria, Abigail Brundin disse que as poesias que ela dedicou ao seu amigo revelam um esforço de lidar com a responsabilidade pela sua vida interior e de compartilhar os frutos do labor no espírito de uma comunhão evangélica com alguém que passava pelas mesmas dúvidas e agitações de alma. Michelangelo esteve presente em sua agonia, e ela faleceu em seus braços, enquanto ele em lágrimas beijava suas mãos sem cessar. Mais tarde arrependeu-se de não ter ousado beijar-lhe a testa e a face. Condivi registrou que após a morte de Vittoria Michelangelo passou um longo período transtornado, como se tivesse perdido a razão. Em um soneto expressou sua tristeza e revolta, e disse que jamais a natureza fizera face tão bela.
Referências
1.↑ Brundin, Abigail. Vittoria Colonna and the spiritual poetics of the Italian Reformation. Ashgate Publishing, Ltd., 2008. p. ix
2.↑ Brundin, Abigail. Colonna, Vittoria (1490-1547). University of Chicago Library, 2005
3.↑ Pater, Walter & Hill, Donald L. (ed). The Renaissance: Studies in Art and Poetry. University of California Press, 1980. pp. 65-71
4.↑ Brundin, p. 100
5.↑ Servadio, Gaia. Renaissance woman. I. B. Tauris, 2005. pp. 131-132
Saiba mais: http://templodaarte.com.br/news/a_busca_de_um_homem_para_provar_que_sua_pintura_e_de_michelangelo
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