Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Todos são Escocesês ? EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Todos são Escocesês ? EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Todos são Escocesês ? EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Todos são Escocesês ? EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Todos são Escocesês ? EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Todos são Escocesês ? EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Todos são Escocesês ? EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Todos são Escocesês ? EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Todos são Escocesês ? EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Todos são Escocesês ? EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Todos são Escocesês ? EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Todos são Escocesês ? EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Todos são Escocesês ?

Ir para baixo

06022009

Mensagem 

Todos são Escocesês ? Empty Todos são Escocesês ?




Todos são Escocesês ?
por Articulador

Pois bem , há uma crítica reiterada do ateísmo com relação à religião , de que promoveria guerras , quando nos defendemos com a constatação , óbvia , de que existem MILHARES de religiões com ensinos diferentes no mundo , ateus insistem em nos tributar indevidamente a 'falácia do escosês' . O indevidamente aqui , é que há também uma outra falácia , em que geralmente cai aquele que tenta imputar a falácia do escocês apressadamente , chama-se : falácia de generalização apressada :





Generalização apressada
Falácia de generalização apressada, como o nome indica, é aquela em que uma pessoa constrói algumas premissas para um argumento e, em seguida, o conclui rápido demais. Noutras palavras, é tirar uma conclusão com base em evidências insuficientes, julgar todas as coisas de um determinado universo com base numa amostragem muito pequena. Conseqüentemente, ela passa por cima de detalhes, fatores, circunstâncias e mesmo dos casos que poderiam refutar a universalidade de suas premissas. É claro que todo argumento presume algum grau de generalização, mas, neste caso, ela é excessiva.

2.. “Nas duas vezes em que fui assaltado, os bandidos eram negros. Bem que minha mãe fala que todo negro tem tendência para ladrão!”
3. “O pastor da igreja X roubou o dinheiro dos fiéis. Fulano é pastor. Logo, também é ladrão.”
4. “Meu tio é candomblecista e já matou um bode para oferecer ao orixá. Beltrano foi ao terreiro de candomblé. Logo, ele também mata animais para o orixá.”
6. “Fulano entrou para uma igreja protestante e ficou fanático. Logo, todos os protestantes são fanáticos.”
7. “Crentes/muçulmanos/bramanistas/etc. são todos fanáticos.”

É no dia-a-dia que esse tipo de erro, muito bom para cunhar bordões preconceituosos, é mais encontrado. Alguns de nós pode até ter crescido ouvindo frases dessa espécie, tendo-as incorporado de tal maneira que sequer lembramos de questioná-las....
http://ateus.net/artigos/ceticismo/falacias_e_erros_de_raciocinio.php


A Falácia "Nenhum Escocês de Verdade..."
Suponha que eu afirme que nenhum Escocês põe açúcar no seu mingau. Você conta isso apontando que seu amigo Angus gosta de açúcar com seu mingau. Eu então digo "Ah, sim, mas nenhum Escocês de verdade põe açúcar no seu mingau."
http://str.com.br/Scientia/falacias.htm#34



Como vimos , são falácias , que algumas vezes se tornam antagônicas , se acusarmos alguém de usar a falácia do escocês , e não levarmos em conta as circunstâncias específicas , estamos na verdade usando uma falácia de generalização , fazendo exatamente o que imputamos aos outros .

Porque não se deveria dizer : 'religiões promovem guerras' ? Porque algumas promovem exatamente o contrário , o que define uma religião e um religioso ? o manual de seus ensinos (alcorão , evangelhos , etc) , e o apego do suposto religioso à norma ensinada , não se deve misturar uma religião que diga para dar a outra face , com outra que diga para devolver na outra face .

Lembrarão os ateus da inquisição , mas nem todos tem a boa-vontade de lembrar que o protestantismo é um cisão do catolicismo , justamente porque não concordamos , tanto em dogmas , quanto em práticas , e dito e feito , foi o dogma do papado , que criou a inquisição , como o concílio de tolousse , em que o papa , usando de sua autoridade '''supostamente''' igual à dos evangelhos , promulgou o edito para perseguir quem possuisse , pasmem senhores céticos , a BÍBLIA em linguagem comum (vernácula) , poderíamos confundidos , se o próprio manual do cristão foi proibido por uma igreja que se 'diz' cristã , e que mandou perseguir quem o tivesse ? ..... Para espelhar o que tenho dito neste fórum , apresento dois exemplos , de DEZENAS que temos notícias mensalmente , de como os evangélicos protestantes , que querem viver como os evangelhos nos ensinam , são perseguidos em muitos países onde são enviados para pregar :






Católicos ameaçam evangélicos
17/12/2008 - 6h32h - Recém convertida é ameaçada de prisão em Chiapas
MÉXICO (*) - Dois meses atrás, uma viúva pobre aceitou a Jesus. Recentemente, as autoridades descobriram sua conversão e passaram a ameaçá-la de prisão, caso ela não volte atrás. Maria González Perez, 55 anos, mora sozinha em Salina, uma cidade a duas horas de San Cristobal de Las Casas. Seu marido faleceu há alguns anos e ela, com dificuldade de falar espanhol, faz pequenos serviços na comunidade para sobreviver.

Maria conheceu alguns evangélicos da comunidade de Petstoj há dois meses. A igreja católica nessa região não simpatiza com evangélicos por não participarem dos rituais diários da tradição católica. Os evangélicos começaram a freqüentar uma nova igreja aberta em 8 de agosto em Petstoj, onde Maria se converteu. Maria foi ameaçada de prisão caso continue a professar sua fé em Cristo. Ela Recebeu um prazo para pensar no assunto e, há alguns dias, manifestou sua decisão com determinação. Ela continua sendo ameaçada, mas sem desistir de freqüentar os cultos com outros cristãos de Petstoj.

Apesar disso, e de não ter o apoio dos filhos, Maria sabe que quer Jesus em sua vida. Em 5 de outubro, ela explicou sua situação para um dos coordenadores da Portas Abertas. Ela espera apoio de cristãos que já passaram pela mesma situação e entende que há um corpo de cristãos que irá orar por ela. As autoridades locais agora proibiram os evangélicos de pregar em nome de Jesus na região, sob risco de enforcar quem levar a Palavra de Deus a Salina.

Tradução: Cláudia Krüger
http://www.portasabertas.org.br/


Família cristã é agredida em Bangladesh
12/12/2008 - 14h34 - Culto na capital, Daca
BANGLADESH (48º) - O assédio sofrido pelos ex-muçulmanos em Bangladesh por parte dos vizinhos muçulmanos, na região próxima ao Bazar de Cox, pode se tornar bastante sério, como aconteceu no mês passado, quando mais de dez muçulmanos deixaram uma família cristã ferida por machadadas.

Em 1º de novembro, a ex-muçulmana Laila Begum, 45 anos, foi cercada por 10 a 15 vizinhos muçulmanos que exigiam dela 200 takas (3 dólares), na cidade de Chakari. Laila fazia os pagamentos de uma agência não-governamental de micro-crédito chamada Darpan. Ela contou à agência de notícias Compass que ela havia tomado emprestado 2.000 takas (30 dólares) de uma vizinha muçulmana, no ano anterior. Laila pagou a quantia toda neste ano, acrescentando os juros. Sendo assim, ela disse ao grupo de muçulmanos que não lhe daria nenhum dinheiro a mais, pois já tinha pagado pelo empréstimo, e perguntou o porquê de exigirem mais.

Eles começaram a agredi-la, arrancando-lhe um brinco de ouro. “De repente, apareceram com paus, barras de ferro, facas e machados”, ela contou. “Tive ferimentos graves em vários lugares na cabeça. Eles também cortaram dois dedos meus quando tentei me defender de seus ataques.” Laila disse que seu marido, Abdur Rahman, 48 anos, porteiro do Hospital Batista Memorial, e seu filho Selim Rahman, de 27 anos, ouviram seus gritos. Quando chegaram para ajudá-la, também foram agredidos.

“Eles atacaram meu filho e o esfaquearam na coxa”, ela disse. Quando sua filha de 18 anos, Rosy Rahman, chegou para ajudá-los, eles a golpearam com socos no pescoço e no queixo. Eles removeram a capa que lhe cobria os seios e a expuseram à vergonha diante de dezenas de observadores”, Laila disse. Um dos agressores lhe disse: “Ninguém virá defendê-los, pois vocês se converteram ao cristianismo”.

Laila, seu marido e seu filho Selim receberam tratamento em um hospital próximo. Seu marido ainda está mancando e precisa de uma bengala para caminhar.
Agredidos e processados - “Os vizinhos muçulmanos registraram uma acusação contra nós, dizendo que os tínhamos espancado – isso é uma acusação falsa”, Laila disse. “Eles nos agridem e ainda nos processam falsamente!”

Manjurul Alam, subinspetor de justiça, confirmou que vizinhos muçulmanos tinham dado queixa contra a família Rahman, e que esta também havia registrado uma queixa contra os agressores. “Nós estamos investigando”, ele disse. Laila afirmou que os muçulmanos daquela região ameaçaram agredir os cristãos novamente se fizessem uma acusação formal contra eles. “Ameaçaram incendiar nossa casa se déssemos queixa na polícia. Vão nos expulsar da vizinhança e nos espancar novamente. Nossas vidas correm perigo”. A família informou os membros do conselho governamental sobre o ataque, que exigiu 20 mil takas (300 dólares) para resolver o problema, além de ameaçá-los, explicou.

“O conselho local também nos disse que, se abríssemos qualquer queixa na polícia, nossas casas seriam queimadas e seremos expulsos da região”, comentou Laila. “Nossos vizinhos estão espalhando o boato de que eles que foram agredidos, que nos emprestaram 22 mil takas e que não devolvemos o dinheiro. Nós, porém, não temos ninguém que fique do nosso lado e nos escute.”

Tradução: Celiz Elaine Fonte: Compass Direct
http://www.portasabertas.org.br/



Quem sabe estes exemplos , reunidos com lógica pura sobre julgamentos filosófico , 'amoleça' a consciência de vocês , para perceberem que dois ''Pedros'' , serão iguais somente no nome , caso tenham sidos ensinados diferentemente , ou um deles não seja afeto ao ensino que lhe foi herdado . Ou alguns dos senhores , se escorarão na cômoda trincheira da crítica generalista ? Conclamos os ateus deste fórum , a ponderar o assunto , alguns tentam nos convencer de que a moral do ateismo independende de religião , no que eu concordei parcialmente , visto crer que Deus nos deu moral como senso in-nato a todos os homens , basta mantê-la (aí surgem alguns problemas) , mas então é necessário lembrar que é princípio moral julgarmos situações diferentes , por pesos diferentes .
Carlstadt
Carlstadt
Administrador
Administrador

Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos