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[Milênio] O pré-milenismo e os mil Anos de Paz no Céu sem Pecado
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10042010
[Milênio] O pré-milenismo e os mil Anos de Paz no Céu sem Pecado
Um ponto que muito influenciou os adventistas foi o deísmo pregado por Miller, essa abordagem tenta provar todas as coisas pela razão. O ponto positivo nisso é que até hoje quando se estuda a doutrina adventista entende-se que tudo apresentado foi mais do que lógico. Miller era pré-milenista (cria que Jesus voltaria no início do milênio).
O pré-milenismo, ou pré-milenarismo, é a visão de que a segunda vinda de Cristo irá ocorrer antes de Seu Reino Milenar, e que o Reino Milenar é um reinado de um período literal de 1000 anos.
O milênio será no céu
"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos." (Apocalipse 20 : 4)
"Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição." (Apocalipse 20 : 5)
"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos." (Apocalipse 20 : 6)
" E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. (...) E seguiam-no os exércitos que no céu (...) E vi a besta e os reis da terra e os seus exércitos reunidos (...) E a besta foi presa, e com ela o falso profeta (...) e os demais foram mortos... E vi descer do céu um anjo... Ele prendeu o dragão... E lançou-o no abismo... E vi tronos; e assentaram-se sobre eles (...) e reinaram com Cristo durante os mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. (...) E acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra... Apoc. 19.11 a 20.10.
O nossos corpos glorificados dados no momento da vinda de Cristo não são incorruptiveis e eternos ?
Em Isaias 65:20 afirma que haverá pecado e maldições:
"... o pecador de cem anos será amaldiçoado ... "
É nesse milênio que você acredita ?
Esses versos não servem para descrever o milênio, se Cristo nos Deus vida eterna não pode haver mortes, pecados e maldições no milênio.
Em 1 Cor. 15:53 temos:
"Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade."
Diante desse fato não há possibilidade de haver morte no milênio.
Eduardo escreveu: | ||
"... Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta ... " I Cor. 15:52 Compare com I Ts 4.16-17: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares... " Não se trata aqui de uma ressurreição geral. Somente os mortos em Cristo e os vivos em Cristo serão ressuscitados ou transformados. Todos os demais mortos permanecerão nas suas sepulturas até o dia do juízo final. O que é descrito aqui é uma ressurreição seletiva dentre os mortos e realmente diz respeito somente àqueles que estão em Cristo. |
Mas todos os impios morreram, veja Apocalipse 19:
17 E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; 18 Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes... 21 E OS DEMAIS foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
Quem você acha que são as nações, na Terra, citadas em Apoc. 20.8, Eduardo?
São o impios que ficaram mortos na terra e foram ressucitados após o milênio.
Eu já provei que os impios não sobreviverão à segunda vinda, todos serão mortos como está descrito em Apocalipse 19:
17 E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; 18 Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes... 21 E OS DEMAIS foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
Leia com atenção, isso já está ficando cansativo:
" ... e ajuntai-vos à ceia do grande Deus para que comais a carne ... de TODOS OS HOMENS, livres e servos, pequenos e grandes...
O verso 18 é claro:
" Para que comais a carne dos reis, E a carne dos tribunos, E a carne dos fortes, E a carne dos cavalos E dos que sobre eles se assentam; E a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes... "
Percebeu a particula E ?
Ela é aditiva, ou seja, fica assim:
Carne do reis + carne dos tribunos + carne dos fortes + carne dos cavalos + carne dos que sobre eles se assentam + carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
Se você não entender isso, eu sinto muito...
As nações de Apoc. 20.8 e 9 estavam mortas e foram ressucitadas após a libertação de Satanás no versos 5 e 7:
" Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram... E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,"
O arraial dos justos é o acampamento que fica em torno da 'cidade amada', ou seja, a nova Jerusalém que desceu do céu após o milênio. A palavra usada aqui para 'acampamento' vem do grego "parembol", se usa para referir-se aos quartéis dos soldados ou a um fortín (Hech. 21:34, 37), aos exércitos em formação de guerra (Heb. 11:34) ou a um acampamento de pessoas (Heb. 13:11, 13). E a cidade amada é a Nova Jerusalém (cap. 21: 10). Alguns eruditos distinguem entre o acampamento e a cidade; mas pelo menos está claro que os santos estarão dentro da cidade durante o assédio. O fato de que a "cidade amada" é sitiada demonstra claramente que já desceu, ainda que seu descenso se descreve no cap. 21:1, 9-10. Um dos acontecimentos mais importantes depois da terminação dos mil anos é o descenso de Cristo, os santos e a cidade santa. A narração é muito breve, mas a seqüência dos acontecimentos é clara quando se examina todo o contexto.
A nova Jerusalém, os justos, os anjos e Cristo descem juntos após o milênio.
A palavra usada aqui para 'acampamento' vem do grego "parembol", se usa para referir-se aos quartéis dos soldados ou a um fortín (Hech. 21:34, 37), aos exércitos em formação de guerra (Heb. 11:34) ou a um acampamento de pessoas (Heb. 13:11, 13). Esse acampamento é uma arregimentação para defender a cidade contra o iminente ataque de Satanés com os impios.
Apocalipse 7 nos informa que os remidos foram para o céu após a grande tribulação:
9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos... 14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro.
Da mesma forma que a cidade Santa estava no céu e desceu após o Milênio, os remidos também estavam no céu de acordo com Apocalipse 7:9-14, só ao final do milênio é que os santos desceram para a terra. Quando os impios ressucitaram e Satanas foi solto os santos já estavam na terra.
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Eu creio que a explicação adventista do milênio é a mais coerente e lógica. Ela faz muito mais sentido e está em harmonia com João 14:1-3. Vejamos:
Quando Cristo Se manifestar nas nuvens com TODOS os Seus santos anjos (Mat. 25:35), ninguém resistirá à visão celestial. Até os crentes vivos terão que ser transformados “num abrir e fechar de olhos”, se não iriam ser consumidos, como serão os inimigos de Deus (ver 2 Tess. 2:8, Apo. 19:11-16 e 20).
Somente a aparição de um anjo levou os soldados da guarda romana ao túmulo de Cristo ficarem como mortos, imaginem TODOS os anjos do Senhor vindo na glória celestial (ver Mat. 28:1-4)!
Assim, Cristo leva os Seus para os céus, como se entende claramente por João 14:1-3, e ali ficarão mil anos dedicados à obra de juízo, examinando os livros celestiais para entenderem o porquê de tantos de seus queridos amigos e parentes não se terem salvo (e saberem por que eles próprios ali estão--ver 1 Cor. 6:2, 3).
Os ímpios permanecerão mortos sobre a Terra, e Satanás em “prisão domiciliar” por esses mil anos, meditando sobre toda a maldade e destruição que o seu Reino de trevas produziu. A prisão é circunstancial, pois sendo que não há a quem tentar, já que os não-salvos estão mortos e os remidos foram para o céu com Cristo.
No final dos mil anos é que os santos do altíssimo retornam com Cristo para a habitação perpétua deste planeta renovado, e aí os ímpios ressuscitam, com o que Satanás deixa a sua “prisão” e volta a tentá-los. E a última ação satânica será conduzir todos esses ímpios numa inútil tentativa de dominar a cidade santa, que desce dos céus. Só que essa imensa multidão de perdidos enfrentará é o fogo eterno que os destrói na “segunda morte” (Apoc. 20:9ss).
Daí, lembrando que não há divisão em capítulos e versículos no original bíblico, o relato prossegue com João dizendo que viu “novos céus e uma nova terra . . . e o mar já não existe [nem o lago de fogo]” (Apoc. 21:1).
O lago de fogo desaparece de cena após cumprir sua obra de “segunda morte” (Apo. 20:14). Não está escrito em parte alguma que salta de sobre a superfície da Terra para prosseguir queimando noutra parte do universo.
Sem falar na dificuldade adicional de que os que ressuscitam, sem serem salvos, recebem seu corpos NÃO CORRUPTÍVEIS (só os remidos terão corpos incorruptíveis--Filp. 3:20, 21 e 1 Cor. 15:35-55). Assim, fica no ar a questão: como é que podem ficar queimando eternamente nesse fogo em corpos que NÃO SÃO REFRATÁRIOS a tal fogo? E Paulo e Pedro falam claramente da DESTRUIÇÃO DOS HOMENS ÍMPIOS (1 Tess. 1:7-10 e 2a. Pedro 3:6-10). Aliás, onde é que ficam queimando, sendo que o lago de fogo sai de cena?!
E onde já se viu um ato de destruição que nunca se completa? A própria palavra “destruição” indica algo que se completa definitivamente. E isso está em perfeita harmonia com todo o teor do ensino bíblico sobre o aniquilamento total dos ímpios (Sal. 37:20; 68:2; 92:7; Ezeq. 28:14-18; Malaq. 4:1-3).
O Milênio e o Fim do Pecado
Publicado em junho 10, 2010 por Seventh Day
Por Graeme Loftus
Há boas razões para a natureza permanente do cristianismo. A única coisa que finalmente o diferencia de qualquer outra religião é o fato de que o Deus dos cristãos não é apenas um conceito metafísico para explicar grandes questões filosóficas. Sem o conhecimento de Deus, é mais difícil de entender de onde nós seres humanos viemos, para onde estamos indo, e onde podemos encontrar significado na vida.
No entanto, através de Jesus Cristo, Deus mostrou-nos como Ele é e Ele tem respondido a essas perguntas. Mantendo a sua divindade, Jesus tornou-se em todos os aspectos, plenamente humano e viveu conosco por cerca de trinta anos. O nascimento, vida, morte, ressurreição e exaltação de Jesus nos fornece tudo que precisamos saber sobre quem é Deus e como é o Seu caráter, pois, como Jesus disse: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9).
Em curtos 30 anos, de 30-60 d.C, o Cristianismo se espalhou por todo o Império Romano. Desde então, ele tem transformado a vida, as crenças e a estrutura moral de milhares de milhões de pessoas que já encontraram Jesus e colocaram sua fé nEle.
Mas, para um observador não-crente, nada parece ter mudado nos grandes problemas que afligem a vida na Terra, porque a doença, a guerra, a morte e todas as manifestações malévolas do pecado que existiam antes de Jesus vir à terra continuam a atormentar-nos. Na desumanidade da humanidade o homem continua a crescer a um ritmo assustador, movendo o mundo em um futuro cada vez mais temeroso.
O Cristianismo Resolve Alguma Coisa?
Será que a morte e ressurreição de Jesus faz qualquer diferença a essas urgentes e duradouras questões? E, se Jesus é quem Ele declarou ser, Ele está sempre indo enfrentar e lidar decisivamente com os Hitlers, Stalins, Pol Pots e Bin Ladens deste mundo?
João, o revelador, viu “as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam”, clamarem “em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (Apocalipse 6:9-10). O profeta Daniel ouviu uma pergunta semelhante ser feita: “…Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora…?” (Daniel 8:13).
Estas perguntas são respondidas decisivamente nos capítulos finais do livro do Apocalipse. No entanto, quando Ele vier outra vez, Jesus não será a pessoa gentil descrita nos Evangelhos. Apocalipse 19 mostra-lhe cavalgando no céu em um cavalo branco com um exército de anjos por trás dele, também montados em cavalos brancos. Sua finalidade é destruir todos aqueles que se rebelaram contra ele e tentaram destruir o seu povo. Estes têm cientemente dado toda a sua vida ao controle de Satanás, e são impulsionados pelo ódio de Satanás contra Cristo e Seus seguidores. Essas pessoas serão todas mortas pela presença de Jesus.
Por outro lado, todos aqueles que foram fiéis seguidores de Jesus, Ele vai levá-los consigo para o céu. Assim, com todos os ímpios mortos e os justos tirados do mundo, nosso planeta ficará despovoado.
Isso define o cenário para o capítulo 20. Dizem-nos que nos próximos mil anos (por vezes referido como o milênio) o diabo e seus anjos serão confinados ao “abismo”, um lugar onde os seres demoníacos são isolados por Jesus (Lucas 8:31). O abismo palavra em nossa Bíblias Inglês é uma tradução da palavra grega abussos. Na versão grega do Antigo Testamento, esta palavra aparece em Gênesis 1:2, que diz que antes da criação, o mundo estava “sem forma e vazio, [e] havia trevas sobre a face do abismo [abussos].”
Isto sugere que na semana anterior à Criação, nosso planeta era um deserto, tornando-se um apto retrato do nosso planeta devastado no fim do mundo.
O Povo de Deus
Assim, o que os justos farão durante este mesmo período de tempo? A Bíblia não diz muita coisa sobre isso, mas mostra o povo de Deus envolvido em uma obra de julgamento. Apocalipse 20:4 diz que eles terão “autoridade de julgar”. Este julgamento foi prenunciado por Paulo. Escrevendo aos cristãos de Corinto, disse: “Não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? . . . Vocês não sabem que nós julgaremos os anjos?” (1 Coríntios 6:2-3).
É evidente que este julgamento envolve o acesso à maneira como Deus lidou com aqueles que rejeitaram o Seu amor e as conseqüências de suas escolhas rebeldes. Ao fazer isso, Deus está disposto a colocar-se sob julgamento de modo que cada último bocado de dúvida sobre a Sua justiça seja removido.
Duas coisas vão acontecer no final do milênio. Em primeiro lugar, a cidade de Deus, a Nova Jerusalém, descerá dos céus e se estabelecerá em nosso planeta (Apocalipse 21:2). Por outro lado, aqueles que rejeitaram Jesus serão trazidos de volta à vida (Apocalipse 20:5). No entanto, o objetivo desta ressurreição não é para lhes dar uma segunda chance para a salvação, uma vez que vão sair das sepulturas da mesma forma que entraram nela, com os corações cheio de ódio a Deus e ao Seu povo. Deus tem um outro propósito mais profundo para a ressurreição destes. Satanás é descrito como mais uma vez enganando-os a acreditar que ainda podem vencer a Deus. Satanás os controla para uma última tentativa de conquista, e marcham através da terra destruída para uma batalha final contra Deus. Eles tentarão invadir a Nova Jerusalém.
Toda pessoa que já viveu em toda a história do mundo vai estar presente neste momento. Aqueles que aceitaram Jesus como Salvador vão estar com ele dentro da cidade, e todos aqueles que o rejeitaram estarão com Satanás fora da cidade. E agora a cena culminante de toda a história acontece. Jesus é retratado elevado em seu trono de julgamento. O trabalho incansável da graça de Deus na vida daqueles que estão fora da cidade e as oportunidades incessantes dadas a eles para responderem a salvação que lhes foi oferecida serão reproduzidos a partir dos “livros” que contêm esses registros.
Deus mais uma vez colocou-se em julgamento a fim de que as acusações de Satanás contra ele possam ser refutadas diante daqueles que O rejeitaram. Eles vão ver que Deus é justo em fazer o que Ele está prestes a fazer. Neste grande momento, todo ser humano vai reconhecer a justiça de Deus, mesmo os ímpios! (Romanos 14:11).
Um fogo que consome, então, descerá sobre a terra e destruirá totalmente a todos os que estão fora da cidade de Deus. Das cinzas da velha terra Deus criará um novo céu e uma nova terra (cf. 2 Pedro 3:13, Apocalipse 21:1) e o pecado será removido para sempre do universo.
Caso as mesmas perguntas sobre a bondade de Deus surjam novamente, a história de Seu eterno amor e graça, expresso no nascimento, vida, morte, ressurreição e exaltação de Seu Filho unigênito Jesus, será contada uma vez mais. João sugere que as marcas dos cravos nas mãos de Jesus permanecerão em seu corpo glorificado como um testemunho eterno ao custo de nossa salvação (João 20:27), e o caráter amoroso de Deus permanecerá eternamente justificado.
Artigo escrito por Graeme Loftus, para a resvista Signs of The Times, edição de Junho/2010. Traduzido pelo blog www.setimodia.wordpress.com.
Seis Fatos Importantes Sobre a Segunda Vinda de Jesus
Por Marvin Moore
Dois pontos de vista prevalecem sobre o local onde o povo de Deus vai passar o milênio. Felizmente, a Bíblia nos fornece uma resposta clara.
Pertenço a um grupo de estudo bíblico que passou vários meses estudando o livro do Apocalipse em 2005 e 2006. Uma pergunta que surgiu foi onde o povo de Deus iria passar o milênio. Alguns pensavam que iremos passar o milênio na terra. Eu sustentava que vamos passar o milênio no céu. Neste artigo, vou compartilhar as razões bíblicas porque eu acredito que este seja o caso.
O milênio é descrito em Apocalipse 20. No entanto, no capítulo inteiro, só o versículo 4 diz algo sobre o povo de Deus durante o milênio. Aqui está o que o verso diz:
“Em seguida vi alguns tronos, e os que estavam sentados neles receberam o poder de julgar. Vi também as almas das pessoas que tinham sido degoladas porque haviam anunciado a mensagem de Deus e a verdade que Jesus revelou. Elas não tinham adorado a Besta nem a sua imagem, nem tinham recebido o seu sinal na testa ou na mão. Essas pessoas tornaram a viver e reinaram com Cristo durante os mil anos.” (Apocalipse 20:4 NTLH).
A afirmação de que o povo de Deus “tornou a viver” é uma referência à ressurreição, que ocorrerá na segunda vinda de Cristo. Assim, este versículo é um retrato da palavra que descreve o povo de Deus após o retorno de Cristo, durante o milênio. No entanto, ele é totalmente silencioso sobre o local onde o povo de Deus passará durante o milênio. Felizmente, outros textos na Bíblia, alguns em Apocalipse, nos fornecem evidências significativas de que eles vão passar o milênio no céu.
A Promessa de Jesus
Durante sua última refeição com os discípulos, Jesus disse-lhes que em breve iria deixá-los (João 13:33). Esta notícia perturbou os discípulos, então Jesus lhes deu uma resposta reconfortante, que incluia uma declaração sobre onde os discípulos (você e eu) passariam o milênio:
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (João 14:1-3).
O esquema a seguir irá ajudá-lo a compreender o que Jesus disse:
- Ele estaria indo para a “casa” de Seu Pai (que a Bíblia diz que está no Céu, Veja Hebreus 1:3, 8:1) para preparar um lugar para seus discípulos.
– Ele vai voltar algum dia.
- Quando Ele voltar, Ele receberá os Seus discípulos (inclusive você e eu) para estar com Ele,
- de modo que todos os seus discípulos poderão estar onde Ele estiver, no céu.
Assim, de acordo com o próprio Jesus, vamos estar no céu com Ele, e não na terra, depois de Sua segunda vinda.
E há mais.
Separação dos justos e dos ímpios
Descobri que a maioria das pessoas que acreditam que o justo vai passar o milênio na terra também acreditam que os ímpios habitarão na Terra com eles. A diferença, dizem eles, é que, considerando que os ímpios governam o mundo hoje, após a segunda vinda de Cristo, os justos é quem governarão o mundo.
O problema com essa visão é o seguinte: Em nenhum lugar do Novo Testamento sequer é sugerido que o justo e o ímpio, após a segunda vinda de Cristo, viverão lado a lado. Ao contrário, Jesus deixa bem claro que os dois grupos serão separados. Em Mateus 13:24-30 Jesus contou uma parábola sobre um agricultor que semeou boa semente no seu campo, e depois, numa noite um inimigo semeou sementes das plantas daninhas por todo o campo. Veja como Jesus interpretou essa parábola para os discípulos:
“Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça” (Mateus 13:40-43).
As palavras acima deixam muito claro que na segunda vinda de Cristo, os anjos separarão os maus do povo de Deus.
Jesus ensinou a mesma lição na parábola das ovelhas e das cabras: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória [que é sua segunda vinda], e todos os anjos com ele. . . ele separará uns dos outros, como um pastor separa as ovelhas dos cabritos” (Mateus 25:31-32). Jesus concluiu sua parábola com esta afirmação inequívoca: “Então eles [os ímpios] irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mateus 25:46).
Se os ímpios são separados do povo de Deus na segunda vinda de Cristo, eles não poderão viver entre eles durante o milênio.
Um planeta devastado
A Bíblia também diz que, antes da segunda vinda de Cristo, o mundo seria devastado por terríveis catástrofes naturais.
Apocalipse 7 descreve 144.000 pessoas justos que viverão no mundo antes da segunda vinda de Cristo. O versículo 3 diz que um anjo dá a seguinte ordem a outros quatro anjos: “Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”. Obviamente, uma vez que o povo de Deus estiver selado, a terra, o mar e as árvores serão prejudicados. A terra, o mar, e as árvores são as partes de nossa ecologia que mais preocupam os cientistas de hoje.
Em Apocalipse 6:12-14, aprendemos que o mundo será destruído por um terremoto global na segunda vinda de Cristo: “Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. . .todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar”. Este mesmo terremoto é descrito no capítulo 16:18, que diz que vai ser tão grave “…como nunca houve igual desde que há gente sobre a terra”. O versículo 20 acrescenta que “Todas as ilhas fugiram, e os montes não foram achados”.
Um terremoto tão forte que move todos as montanhas e ilhas do oceano é obrigado a deixar o mundo um desastre absoluto. Pense no que as torres Gêmeas de Nova York pareciam após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. O terremoto na segunda vinda de Cristo fará entrar em colapso todos os arranha-céus em cada cidade sobre a face da terra!
Finalmente, o próprio Jesus disse que a tribulação pouco antes de Sua segunda vinda será tão grave que, se Deus não a abreviasse “ninguém sobreviveria”. Em outras palavras, a raça humana se tornaria a próximo espécie extinta se Deus não limitasse as catástrofes naturais no mundo durante o conflito final. A segunda vinda de Cristo porá um fim a essas calamidades, mas até então o nosso planeta não seria um bom lugar para se viver!
Agora pergunte a si mesmo, será que o povo de Deus têm de viver nesse tipo de ambiente devastado após a segunda vinda de Cristo? Creio que a resposta seja Não!
O que o Apocalipse diz
Na verdade, o Apocalipse diz exatamente o oposto. Isso nos dá quatro indicativos sobre o povo de Deus após a segunda vinda de Cristo, e em cada um, eles estão no céu, não na Terra.
O primeiro, no capítulo 7, é de “uma grande multidão que ninguém podia contar. . . em pé diante do trono e diante do Cordeiro” (Apocalipse 7:9). Sabemos, é claro, que o trono de Deus está nos céus. Portanto, o povo de Deus estará com Ele no céu.
E observe a condição ideal em que o Seu povo vai viver: “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum. . . E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”(Apocalipse 7:16-17). Novamente, essa é a descrição de uma vida perfeita no céu, não de uma vida entre os ímpios, em um planeta devastado!
O segundo indicativo do povo de Deus durante o milênio está em Apocalipse 14. João disse: “Olhei, e eis o Cordeiro [Cristo] em pé sobre o monte Sião, e com ele 144.000. . . [Que] Entoavam novo cântico diante do trono.” (Apocalipse 14:1-3). Novamente, os resgatados estão em pé diante do trono de Deus no céu, não na terra.
O terceiro indicativo, está no capítulo 15:2, e nos mostra “os que tinham vencido a besta, a sua imagem e o número do seu nome” de pé sobre um “mar de vidro”. Apocalipse 4:6 diz que “o mar de vidro” está “diante do trono”, que, é claro, está no céu.
A disputa entre o povo de Deus e os poderes da besta que saía da terra é o conflito final entre as forças do bem e as forças do mal em nosso planeta, e a cena em Apocalipse 15 nos mostra aqueles que venceram “a besta e a sua imagem.” Assim, o conflito entre o bem e o mal é longo. O povo de Deus está no céu, em pé diante do trono de Deus. Isto é, obviamente, depois de segunda vinda de Cristo, durante o milênio.
O indicativo final do Apocalipse a respeito dos justos após a segunda vinda de Cristo, durante o milênio, está no capítulo 19. E aqui João disse claramente: “Depois disso ouvi nos céus algo semelhante à voz de uma grande multidão [os justos]“ (Apocalipse 19:1).
Assim, a prova bíblica é muito clara: o povo de Deus será separado dos ímpios na segunda vinda de Cristo, e eles vão estar com Deus no céu, não vivendo entre os maus em um planeta devastado.
Na conclusão do estudo sobre o milênio, todas as pessoas do meu grupo de estudo da Bíblia chegaram a um acordo sobre a questão mais importante de todas: Cada um de nós quer passar o milênio com Jesus. Isso significa conhecê-lo hoje, comprometendo-nos a manter o nosso relacionamento com Ele até que Ele venha.
Convido todos os leitores a fazerem esse mesmo compromisso!
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Artigo escrito por Marvin Moore para a Revista Signs of The Times. Traduzido pelo blog www.setimodia.wordpress.com
O Milênio e o Fim do Pecado
Publicado em junho 10, 2010 por Seventh Day
Por Graeme Loftus
Há boas razões para a natureza permanente do cristianismo. A única coisa que finalmente o diferencia de qualquer outra religião é o fato de que o Deus dos cristãos não é apenas um conceito metafísico para explicar grandes questões filosóficas. Sem o conhecimento de Deus, é mais difícil de entender de onde nós seres humanos viemos, para onde estamos indo, e onde podemos encontrar significado na vida.
No entanto, através de Jesus Cristo, Deus mostrou-nos como Ele é e Ele tem respondido a essas perguntas. Mantendo a sua divindade, Jesus tornou-se em todos os aspectos, plenamente humano e viveu conosco por cerca de trinta anos. O nascimento, vida, morte, ressurreição e exaltação de Jesus nos fornece tudo que precisamos saber sobre quem é Deus e como é o Seu caráter, pois, como Jesus disse: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9).
Em curtos 30 anos, de 30-60 d.C, o Cristianismo se espalhou por todo o Império Romano. Desde então, ele tem transformado a vida, as crenças e a estrutura moral de milhares de milhões de pessoas que já encontraram Jesus e colocaram sua fé nEle.
Mas, para um observador não-crente, nada parece ter mudado nos grandes problemas que afligem a vida na Terra, porque a doença, a guerra, a morte e todas as manifestações malévolas do pecado que existiam antes de Jesus vir à terra continuam a atormentar-nos. Na desumanidade da humanidade o homem continua a crescer a um ritmo assustador, movendo o mundo em um futuro cada vez mais temeroso.
O Cristianismo Resolve Alguma Coisa?
Será que a morte e ressurreição de Jesus faz qualquer diferença a essas urgentes e duradouras questões? E, se Jesus é quem Ele declarou ser, Ele está sempre indo enfrentar e lidar decisivamente com os Hitlers, Stalins, Pol Pots e Bin Ladens deste mundo?
João, o revelador, viu “as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam”, clamarem “em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (Apocalipse 6:9-10). O profeta Daniel ouviu uma pergunta semelhante ser feita: “…Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora…?” (Daniel 8:13).
Estas perguntas são respondidas decisivamente nos capítulos finais do livro do Apocalipse. No entanto, quando Ele vier outra vez, Jesus não será a pessoa gentil descrita nos Evangelhos. Apocalipse 19 mostra-lhe cavalgando no céu em um cavalo branco com um exército de anjos por trás dele, também montados em cavalos brancos. Sua finalidade é destruir todos aqueles que se rebelaram contra ele e tentaram destruir o seu povo. Estes têm cientemente dado toda a sua vida ao controle de Satanás, e são impulsionados pelo ódio de Satanás contra Cristo e Seus seguidores. Essas pessoas serão todas mortas pela presença de Jesus.
Por outro lado, todos aqueles que foram fiéis seguidores de Jesus, Ele vai levá-los consigo para o céu. Assim, com todos os ímpios mortos e os justos tirados do mundo, nosso planeta ficará despovoado.
Isso define o cenário para o capítulo 20. Dizem-nos que nos próximos mil anos (por vezes referido como o milênio) o diabo e seus anjos serão confinados ao “abismo”, um lugar onde os seres demoníacos são isolados por Jesus (Lucas 8:31). O abismo palavra em nossa Bíblias Inglês é uma tradução da palavra grega abussos. Na versão grega do Antigo Testamento, esta palavra aparece em Gênesis 1:2, que diz que antes da criação, o mundo estava “sem forma e vazio, [e] havia trevas sobre a face do abismo [abussos].”
Isto sugere que na semana anterior à Criação, nosso planeta era um deserto, tornando-se um apto retrato do nosso planeta devastado no fim do mundo.
O Povo de Deus
Assim, o que os justos farão durante este mesmo período de tempo? A Bíblia não diz muita coisa sobre isso, mas mostra o povo de Deus envolvido em uma obra de julgamento. Apocalipse 20:4 diz que eles terão “autoridade de julgar”. Este julgamento foi prenunciado por Paulo. Escrevendo aos cristãos de Corinto, disse: “Não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? . . . Vocês não sabem que nós julgaremos os anjos?” (1 Coríntios 6:2-3).
É evidente que este julgamento envolve o acesso à maneira como Deus lidou com aqueles que rejeitaram o Seu amor e as conseqüências de suas escolhas rebeldes. Ao fazer isso, Deus está disposto a colocar-se sob julgamento de modo que cada último bocado de dúvida sobre a Sua justiça seja removido.
Duas coisas vão acontecer no final do milênio. Em primeiro lugar, a cidade de Deus, a Nova Jerusalém, descerá dos céus e se estabelecerá em nosso planeta (Apocalipse 21:2). Por outro lado, aqueles que rejeitaram Jesus serão trazidos de volta à vida (Apocalipse 20:5). No entanto, o objetivo desta ressurreição não é para lhes dar uma segunda chance para a salvação, uma vez que vão sair das sepulturas da mesma forma que entraram nela, com os corações cheio de ódio a Deus e ao Seu povo. Deus tem um outro propósito mais profundo para a ressurreição destes. Satanás é descrito como mais uma vez enganando-os a acreditar que ainda podem vencer a Deus. Satanás os controla para uma última tentativa de conquista, e marcham através da terra destruída para uma batalha final contra Deus. Eles tentarão invadir a Nova Jerusalém.
Toda pessoa que já viveu em toda a história do mundo vai estar presente neste momento. Aqueles que aceitaram Jesus como Salvador vão estar com ele dentro da cidade, e todos aqueles que o rejeitaram estarão com Satanás fora da cidade. E agora a cena culminante de toda a história acontece. Jesus é retratado elevado em seu trono de julgamento. O trabalho incansável da graça de Deus na vida daqueles que estão fora da cidade e as oportunidades incessantes dadas a eles para responderem a salvação que lhes foi oferecida serão reproduzidos a partir dos “livros” que contêm esses registros.
Deus mais uma vez colocou-se em julgamento a fim de que as acusações de Satanás contra ele possam ser refutadas diante daqueles que O rejeitaram. Eles vão ver que Deus é justo em fazer o que Ele está prestes a fazer. Neste grande momento, todo ser humano vai reconhecer a justiça de Deus, mesmo os ímpios! (Romanos 14:11).
Um fogo que consome, então, descerá sobre a terra e destruirá totalmente a todos os que estão fora da cidade de Deus. Das cinzas da velha terra Deus criará um novo céu e uma nova terra (cf. 2 Pedro 3:13, Apocalipse 21:1) e o pecado será removido para sempre do universo.
Caso as mesmas perguntas sobre a bondade de Deus surjam novamente, a história de Seu eterno amor e graça, expresso no nascimento, vida, morte, ressurreição e exaltação de Seu Filho unigênito Jesus, será contada uma vez mais. João sugere que as marcas dos cravos nas mãos de Jesus permanecerão em seu corpo glorificado como um testemunho eterno ao custo de nossa salvação (João 20:27), e o caráter amoroso de Deus permanecerá eternamente justificado.
Artigo escrito por Graeme Loftus, para a resvista Signs of The Times, edição de Junho/2010. Traduzido pelo blog www.setimodia.wordpress.com
Mil Anos de Paz
Publicado em 24/01/2011 por Blog Sétimo Dia
Você pode estar certo de que ele está vindo – um milênio incrível terá início após o retorno de Cristo. E o diabo não quer que você conheça a sentença carcerária de 1.000 anos que ele terá que cumprir, porque esse fato revela seu verdadeiro caráter. Na verdade, Satanás tem inventado uma mensagem falsa sobre o milênio para enganar você! Este é um assunto verdadeiramente assombroso, fascinante, que irá abalar tudo o que você já aprendeu sobre este tema. Neste guia de estudos, você poderá aprender acerca das maravilhosas verdades que a Bíblia ensina a respeito do Milênio, o futuro reinado de 1000 anos.
1. Com qual acontecimento começa o período dos 1000 anos?
“…reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Aoocalipse 20:4).R: O período de 1000 anos se inicia com uma ressurreição.
2. Como se denomina essa ressurreição? Quem participará dela?
“Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição” (Apocalipse 20:5-6).R: Ela é chamada a primeira ressurreição. Os justos – “bem-aventurados e santos” de todas as eras – serão levantados (tornarão a viver) nela.
3. A Bíblia diz que há duas ressurreições. Quando ocorre a segunda ressurreição, e quem participará dela?
“Mas os outros mortos [ímpios] não reviveram, até que os mil anos se completassem” (Apocalipse 20:5). “vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5:28-29).R: A segunda ressurreição ocorre no final do período de 1.000 anos (milênio). Os ímpios serão levantados nesta ressurreição. Ela é chamada de ressurreição do Juízo ou da condenação.
Note por favor: A ressurreição dos justos dá início ao período de 1000 anos (milênio). A Ressurreição dos ímpios encerra o período de 1000 (milênio).
4. Que outros acontecimentos importantes ocorrem no início do milênio?
“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá” (Apocalipse 1:7). “o mesmo Senhor descerá do céu com alarido…e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares” (1 Tessalonicenses 4:16-17). “houve também um grande terremoto, qual nunca houvera desde que há homens sobre a terra, terremoto tão forte quão grande” (Apocalipse 16:18). “Todas ilhas fugiram, e os montes não mais se acharam…E sobre os homens caiu do céu uma grande saraivada, pedras quase do peso de um talento [20 à 40 Kg]…” (Apocalipse 16:20-21). Veja também: (Jeremias 4:23-26, Isaías 24:1, 3, 19, 20; Isaías 2:21).R: Outros acontecimentos que coincidem com o início dos mil anos são: Um terremoto e saraivada (chuva) de pedras devastadores, como nunca antes ocorrera na história da Terra, o regresso de Jesus nas nuvens para resgatar Seu povo e o arrebatamento de todos os santos para o encontro de Jesus no ar.
5. O que acontece com os ímpios – vivos e mortos – na segunda vinda de Jesus?
“…com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio” (Isaías 11:4). “quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder em chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus” (2 Tessalonicenses 1:7-8). “pereçam os ímpios diante de Deus” (Salmo 68:2). “Mas os outros mortos [ímpios] não reviveram, até que os mil anos se completassem” (Apocalipse 20:5).R: Os ímpios vivos serão mortos pela presença de Cristo em Sua segunda vinda. Quando um anjo apareceu no túmulo de Jesus, todo o grupo de guardas romanos caíram como mortos (Mateus 28:2-4). Quando se combinar o resplendor de todos os anjos, de Deus o Pai e Deus o Filho, os ímpios morrerão como que atingidos por um raio. Os ímpios que já estavam mortos quando Jesus voltar permanecerão em suas sepulturas até o final dos 1.000 anos.
6. Muitos acreditam que os incrédulos terão a oportunidade de arrepender-se durante os 1.000 anos. O que a Bíblia diz sobre isso?
“E os mortos do Senhor naquele dia se encontrarão desde uma extremidade da terra até a outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão como esterco sobre a superfície da terra” (Jeremias 25:33). “Observei e eis que não havia homem algum” (Jeremias 25:4).R: É impossível que alguém se arrependa durante os 1000 anos, porque não haverá nenhum ser humano vivo sobre a Terra. Os justos estarão todos no céu. Todos os ímpios jazerão mortos sobre a Terra. Apocalipse 22:11, 12 deixa claro que o caso de cada pessoa é decidido antes da volta de Jesus. Aqueles que esperam aceitar a Cristo até que começem os mil anos terão esperado tempo demais.
7. A Bíblia diz que Satanás ficará preso no abismo durante os 1.000 anos. O que é esse buraco?
“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo … Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele … até que os mil anos se completassem” (Apocalipse 20:1-3).R: A palavra abismo vem do grego Abyssos e é a mesma palavra que descreve o estado caótico da Terra mencionado em Gênesis 1:2. “A Terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo”. Jeremias ao descrever a Terra durante os 1000 anos, utilizou basicamente os mesmos termos que Genesis 1:2 : “sem forma e vazia… não tinham … luz … não havia homem algum” (Jeremias 4:23, 25, 28). Assim a Terra em ruínas e escuridão será chamada de poço do abismo, ou abismo durante os 1000 anos como aconteceu no início antes da Criação ser concluída. Isaías 24:22 também fala de Satanás e seus anjos durante os 1.000 anos como “presos numa cova” e “encerrados num cárcere”.
8. O que é a cadeia que prende a Satanás? Por que ele está amarrado?
“… um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão … prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem” (Apocalipse 20:1-3).R: A cadeia é simbólica – uma cadeia de circunstâncias. Um ser espiritual não pode ser confinado a uma cadeia literal. Satanás está “amarrado” porque ele não terá pessoas para enganar. Os ímpios estão todos mortos e os justos estão todos no céu. O Senhor confina o diabo a esta terra para que ele não possa andar pelo universo com a esperança de encontrar alguém para enganar. Estar obrigado a permanecer na Terra sozinho com seus demônios por mil anos sem ninguém para enganar será para ele a cadeia mais terrível já forjada.
Reveja os eventos que ocorrerão no início dos 1.000 anos:
1. Terremoto devastador e chuva de granizo (Apocalipse 16:18-21, Apocalipse 6:14-17).
2. A segunda vindade Jesus para buscar os Seus santos (Mateus 24:30, 31).
3. Justos mortos ressuscitados para a vida (1 Tessalonicenses 4:16,17).
4. Os justos recebem a imortalidade (1 Coríntios 15:51-55).
5. Os justos recebem corpos como o de Jesus (1 João 3:2, Filipenses 3:21).
6. Todos os justos são arrebatados na nuvem (1 Tessalonicenses 4:16, 17).
7. Os ímpios vivos são mortos pelo sopro da boca do Senhor (Isaías 11:4).
8. Os ímpios que estavam mortos, permaneceram mortos em suas tumbas até o final dos 1000 anos (Apocalipse 20:5).
9. Jesus leva os justos para o céu (João 13:33, 36; 14:1-3).
10. Satanás é preso (Apocalipse 20:1-3).
9. Apocalipse 20:4 diz que haverá um julgamento no céu durante os 1.000 anos. Para quê? Quem participará dele?
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar… e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20:4). “Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? … Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos?” (1 Coríntios 6:2-3).R: Os justos de todas as eras (e provavelmente, até os anjos bons) participarão do julgamento durante os 1.000 anos. Os casos de todos os que estão perdidos, incluindo o diabo e seus anjos, serão revistos. Este julgamento tornará claro para os salvos as razões da perdição dos ímpios. Como resultado, todos verão que os que não entraram no Céu, foi porque não quiseram viver como Jesus nem estar com Ele.
Reveja os eventos e condições durante os 1000 anos
1. A Terra devastada por enormes granizos e um tremendo terremoto (Apocalipse 16:18-21;6:14-17).
2. A Terra envolta em escuridão Total se transforma num “abismo” (Jeremias 4:23, 28).
3. Satanás e seus anjos são forçado a permanecer na Terra / presos (Apocalipse 20:1-3).
4. Os justos participam do julgamento no Céu (Apocalipse 20:4).
5. Todos os ímpios estão mortos (Jeremias 4:25, Isaías 11:4).
Durante os 1.000 anos, cada alma que já viveu na Terra estará em um dos dois lugares: (1) sobre a terra, mortos e perdidos, ou (2) no céu, tomando parte no julgamento. O Senhor convida-o a estar no céu. Por favor, queira aceitar o Seu convite.
10. No final dos 1.000 anos a cidade santa, a nova Jerusalém, descerá do céu para a terra. Quem virá com ela? Onde ela se assentará?
“E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu … E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens” (Apocalipse 21:2-3). “Eis que vem o dia do Senhor” “E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio” “Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo” “Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém” (Zacarias 14:1, 4, 5, 10).R: A nova Jerusalém se assentará onde agora está o monte das Oliveiras. A montanha será aplainada, formando uma grande planície, onde a santa cidade repousará. Os justos de todas as eras (Zacarias 14:5), os anjos do céu (Mateus 25:31), além de Deus o Pai (Apocalipse 21:2, 3) e Deus o Filho (Mateus 25:31) regressarão à terra com a cidade santa em uma terceira e especial vinda de Jesus. A segunda vinda será por Seus santos, a terceira será com os Seus santos.
Os Três adventos de Jesus
1. Primeira vinda, em Belém, numa manjedoura.
2. Segunda vinda, nas nuvens, no início dos 1.000 anos para levar Seu povo para o céu.
3. Terceira vinda, com a cidade santa, e todos os justos no fim dos 1.000 anos.
11. O que acontecerá com os ímpios mortos neste momento? Como isso afetará Satanás?
“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem” “quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações” (Apocalipse 20:5, 7, 8).R: No final dos 1.000 anos (quando Jesus voltar pela terceira vez) os ímpios serão ressuscitados. Satanás, despojado de suas restrições, terá então uma terra cheia de pessoas (todas as nações do mundo) para enganar.
12. O que Satanás fará então?
“Satanás …sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida” (Apocalipse 20:7-9).R: Satanás, fiel à sua natureza, começará imediatamente a mentir para o povo que está sobre a terra – os ímpios de todas as eras. Ele provavelmente dirá que a cidade é realmente dele, que ele foi injustamente deposto do reino celestial, que Deus é sedento de poder e cruel, e que está se preparando para varrer todos eles da face da terra com um fogo devorador. Ele vai convencê-los que, se unirem-se, Deus não terá a menor chance contra eles. Com o mundo inteiro contra uma cidade, a vitória vai parecer certa. As nações, então, irão se unir e mobilizar seus exércitos para cercar a nova Jerusalém. (Para mais informações sobre a origem de Satanás, veja guia de estudo nr.02)
13. O que irá interromper o plano de Satanás para capturar ou destruir a cidade?
“de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre” “que é a segunda morte” (Apocalipse 20:9, 10; 21:8). “os ímpios … se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos” (Malaquias 4:3).14. Quando os ímpios tiverem sido queimados e o fogo se apagar, que evento glorioso e emocionante acontecerá em seguida?
R: Repentinamente descerá fogo do Céu (não do inferno, como muitos acreditam) sobre os ímpios e todos serão transformados em cinzas, incluindo o diabo e seus anjos (Mateus 25:41). Este fogo que destrói o pecado e os pecadores se chama a segunda morte. Não há ressurreição dessa morte. É final. Observe que o diabo não estará encarregado do fogo, como comumente se acredita. Ele estará dentro dele e será consumido por ele. (Para mais informação sobre o inferno, veja o guia de Estudo nr.11. Para mais informação sobre a morte, veja o Guia de Estudo nr. 10).
“eis que eu crio novos céus e nova terra” (Isaías 65:17). “Nós…aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça” (2 Pedro 3:13). “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5). “Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles” (Apocalipse 21:3).R: Deus criará novos céus e nova terra, e a nova Jerusalém será a capital da Nova Terra. O Pecado e sua feiúra terão desaparecido para sempre. O povo de Deus irá finalmente receber o reino prometido a eles. “alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Isaías 35:10). Fabuloso demais para descrever! Muito glorioso para perder! Demasiado perto para não termos certeza! Deus tem um lugar preparado lá para você (João 14:1-3). Planeje viver nele. Jesus está esperando o seu consentimento.
Reveja os eventos ao final dos 1000 anos
1. Terceira vinda de Jesus com os Seus santos (Zacarias 14:5).
2. A Cidade Santa se assenta no monte das Oliveiras, o qual se torna uma grande planície (Zacarias 14:4, 10).
3. O Pai, os anjos, e todos os justos vem com Jesus (Apocalipse 21:1-3, Mateus 25:31, Zacarias 14:5).
4. Os ímpios mortos são ressuscitados, Satanás é solto (Apocalipse 20:5-7).
5. Satanás engana todo mundo (Apocalipse 20:8).
6. Os ímpios cercam a cidade santa (Ap 20:9).
7. Os ímpios são destruído pelo fogo (Apocalipse 20:9).
8. Novos céus e terra são criados (Isaías 65:17, 2 Pedro 3:13, Apocalipse 21:1).
9. O povo de Deus desfrutará a eternidade com Cristo na nova terra (Apocalipse 21:2-4).
15. Podemos saber quando Jesus voltará para os Seus santos?
“quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas” (Mateus 24:33). “quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima” (Lucas 21:28). “Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra” (Romanos 9:28). “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão” (1 Tessalonicenses 5:3).
R: Jesus disse que quando os sinais da Sua vinda estiverem sendo cumpridos rapidamente, como eles estão hoje, devemos nos alegrar e saber que Sua vinda está próxima – mesmo às portas. E o apóstolo Paulo disse que nós podemos saber que o fim está próximo, quando houver um grande movimento para a paz no mundo. Finalmente a Bíblia diz que Deus abreviará Sua obra. Então, sem dúvida, estamos vivendo num tempo emprestado. O Senhor chegará de repente e inesperadamente – em uma hora não conhecida por ninguém, mas somente por Deus (Mateus 24:36, Atos 1:7). Nossa única segurança é estarmos preparados.
Guia de estudo extraído do site Amazing Facts. Crédito da Tradução: Blog Sétimo dia www.setimodia.wordpress.com
O que a Bíblia diz sobre os Mil Anos (Milênio)?
Postado No novembro 12th, 2009 por Fim do Mundo em E Se Não Acabar em 2012?
Na Segunda Vinda, o povo de Deus será levado para o céu. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:16-17 “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”
Na Segunda Vinda de Cristo, os impíos estarão cheios de terror e desespero. A Bíblia diz em Apocalipse 6:16-17 “E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?”
O lider dos impíos será destruído com a glória da Vinda de Cristo e os resto dos impíos serão destruídos pela Sua espada. A Bíblia diz em 2 Tessalonicenses 2:8 “E então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda.” A Bíblia diz em Apocalipse 19:21 “E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles.”
Como os justos irão para o céu com o Senhor e os impíos serão destruídos pela aparição de Jesus, a terra ficará sem habitantes humanos duranto um tempo. A Bíblia diz em Jeremias 4:23-25 “Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei e eis que não havia homem algum, e todas as aves do céu tinham fugido.”
Os outros impíos ficarão nas suas sepulturas durante mil anos. A Bíblia diz em Apocalipse 20:4-5 “E vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.”
Enquanto os santos estão no céu e os impíos estão mortos, o diabo estará limitado a esta terra deserta durante 1000 anos. A Bíblia diz em Apocalipse 20:1-3 “E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.”
Ao final dos 1000 anos a Nova Jerusalém descenderá do céu à terra. A Bíblia diz em Apocalipse 21:1-3 “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.”
Nessa altura os impíos ressuscitados e Satanás liberado tentarão apoderar-se da cidade de Deus. A Bíblia diz em Apocalipse 20:7-9 “Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou.”
E nessa altura serão destruídos pelo fogo do inferno. A Bíblia diz em Apocalipse 20:9 “E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou.”
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[Milênio] O pré-milenismo e os mil Anos de Paz no Céu sem Pecado :: Comentários
Isaias 65 como descrição de um milênio na terra
Muitos advogam a tese que o milênio será na terra e para isso utilizam Isaias 65.
Haverá pecado, morte, nascimentos e casamentos no milênio ? Como pode haver pecado após a ressurreição em corpos glorificados e em pessoas sem pecado ?
Acho essa tese impossivel. Isaías descreve os céus novos e a terra nova que teriam existido se o povo de Israel tivesse feito caso às mensagens dos profetas e tivesse cumprido o propósito divino depois que voltou do cativeiro. Israel fracassou. Agora em substituição a essa profecia temos a revelação no NT. Se se tenta aplicar todos os detalhes da passagem aos céus novos e à terra nova do futuro, aparecem várias dificuldades:
(1) Segundo o que diz o vers. 20, a menos do que se compreenda do que a linguagem é sumamente metafórico, a morte todavia existe, enquanto Juan fala de um céu e de uma terra onde não terá mais morte (Apoc. 21:4).
(2) Segundo Isa. 65:23, seguem nascendo crianças. Nos céus e a terra que esperamos, "os que foram tidos por dignos de atingir aquele século... nem se casam, nem se dão em casamento" (Luc. 20:35). Há quem hoje expressam sua crença de que terá casais e nascimentos na terra nova, mas os que crêem nas Escrituras não podem aceitar tais doutrinas.
Os santos terão incorruptíveis e imortais antes do milênio:
"O mesmo se dá com a ressurreição dos mortos; semeado corruptível, o corpo ressuscita incorruptível" (1Cor 15:42)
I Cor. 15. 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
I Tess. 4.16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Ainda Paulo escreveu aos Tessalonicenses:
"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com eles... Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro..." (1 Tess. 4:13-14,16).
Nesse último trecho destacado fica claro que logo após a segunda vinda "os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro...". Logo a seguir começa o milênio e dai por diante não pode mais haver morte nem pecado entre esses justos ressurretos imortais e santos.
Mas, devemos ter em mente que as profecias podem ser condicionais e incondicionais. As incondicionais são aquelas que dependem exclusivamente da vontade divina e o maior exemplo delas é justamente a morte de Jesus na cruz do Calvário, onde Ele Se sacrificou por nós... Profecias condicionais são aquelas em que Deus não fere o livre arbítrio da pessoa; dependem da sua escolha para que se cumpram e deste tipo de profecia, o livro de Isaías tem muito. Eram profecias destinadas ao povo hebraico. Profecias de vida; porém rejeitaram-nas e acabaram cativos.
De volta do cativeiro, a nação judaica deveria mudar o seu procedimento em relação à Deus e por isso uma outra profecia condicional estava em andamento: as Setenta Semanas apresentada a Daniel 9:24-27 (leia com atenção o verso 24 e constate) e mais uma vez o povo judeu falhou... E por isso Jesus referiu-Se a esta profecia (Mat 24:15) ao falar sobre os sinais que antecederiam à destruição de Jerusalém e sobre a sua Vinda (Mateus 24).
Isaias 65 era uma promessa condicional, ou seja, dependia da obediência desse povo da obediência de Israel. Esse evento não se cumprirá mais pois esse povo escolhido fracassou em sua missão de ser luz para as nações.
Profecias condicionais
No momento em que Eu falar acerca de uma nação ou reino para o arrancar, derribar e destruir, se a tal nação se converter da maldade contra a qual Eu falei, também Eu Me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. Jeremias 18:7, 8
Muitas profecias, concertos, promessas e ameaças encontradas na Palavra de Deus são condicionais, quer a condição esteja explícita ou não. O seu cumprimento está condicionado à reação do homem às ordens divinas.
Assim, promessas de bênçãos podem não se cumprir para uma nação ou indivíduo desobedientes. E profecias de punição não são executadas contra os que se arrependem. Esse princípio se acha claramente enunciado em Jeremias 18:7-10.
A profecia condicional mais conhecida é contra Nínive. Jonas, depois de fazer uma viagem submarina que não estava em seus planos, finalmente chegou a Nínive.
E não chegou lá com uma mensagem de arrependimento, mas de condenação: Mais 40 dias e Nínive será destruída. Ele não ofereceu oportunidade de salvação. Não fez nenhum apelo ao arrependimento, porque pensava não haver mais escape para os ninivitas. Ele não pensou que, se Deus estivesse decidido a destruir a cidade de qualquer maneira, fosse qual fosse a reação do povo, não precisava ter enviado um profeta lá só para dizer isso. Deus simplesmente mandaria descer fogo do céu, como fez com Sodoma e Gomorra, e pronto! Se Ele mandou o profeta anunciar a destruição é porque desejava dar uma última oportunidade de arrependimento.
E nós sabemos o resultado: a cidade inteira se arrependeu. Como consequência, também “Deus Se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez” (Jn 3:10).
Outro exemplo de profecia não cumprida é a de que o rei Ezequias morreria em breve, vítima de sua doença. Ele voltou o rosto contra a parede, chorou muito, orou e então Deus mudou o que havia predito. Mandou o profeta Isaías de volta, para dizer ao rei que Deus ouvira sua oração, vira suas lágrimas, e que ele seria curado e viveria mais quinze anos (2Rs 20:1-6).
Estes são apenas alguns exemplos. Muitas promessas divinas são como um contrato entre Deus e o homem. Se o homem não cumpre sua parte, Deus fica desobrigado de cumprir a Sua. Vamos fazer o que nos compete, para que Ele cumpra Sua parte nas promessas feitas a nós, como indivíduos ou como igreja.
Muitos advogam a tese que o milênio será na terra e para isso utilizam Isaias 65.
Haverá pecado, morte, nascimentos e casamentos no milênio ? Como pode haver pecado após a ressurreição em corpos glorificados e em pessoas sem pecado ?
Acho essa tese impossivel. Isaías descreve os céus novos e a terra nova que teriam existido se o povo de Israel tivesse feito caso às mensagens dos profetas e tivesse cumprido o propósito divino depois que voltou do cativeiro. Israel fracassou. Agora em substituição a essa profecia temos a revelação no NT. Se se tenta aplicar todos os detalhes da passagem aos céus novos e à terra nova do futuro, aparecem várias dificuldades:
(1) Segundo o que diz o vers. 20, a menos do que se compreenda do que a linguagem é sumamente metafórico, a morte todavia existe, enquanto Juan fala de um céu e de uma terra onde não terá mais morte (Apoc. 21:4).
(2) Segundo Isa. 65:23, seguem nascendo crianças. Nos céus e a terra que esperamos, "os que foram tidos por dignos de atingir aquele século... nem se casam, nem se dão em casamento" (Luc. 20:35). Há quem hoje expressam sua crença de que terá casais e nascimentos na terra nova, mas os que crêem nas Escrituras não podem aceitar tais doutrinas.
Os santos terão incorruptíveis e imortais antes do milênio:
"O mesmo se dá com a ressurreição dos mortos; semeado corruptível, o corpo ressuscita incorruptível" (1Cor 15:42)
I Cor. 15. 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
I Tess. 4.16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Ainda Paulo escreveu aos Tessalonicenses:
"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com eles... Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro..." (1 Tess. 4:13-14,16).
Nesse último trecho destacado fica claro que logo após a segunda vinda "os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro...". Logo a seguir começa o milênio e dai por diante não pode mais haver morte nem pecado entre esses justos ressurretos imortais e santos.
Mas, devemos ter em mente que as profecias podem ser condicionais e incondicionais. As incondicionais são aquelas que dependem exclusivamente da vontade divina e o maior exemplo delas é justamente a morte de Jesus na cruz do Calvário, onde Ele Se sacrificou por nós... Profecias condicionais são aquelas em que Deus não fere o livre arbítrio da pessoa; dependem da sua escolha para que se cumpram e deste tipo de profecia, o livro de Isaías tem muito. Eram profecias destinadas ao povo hebraico. Profecias de vida; porém rejeitaram-nas e acabaram cativos.
De volta do cativeiro, a nação judaica deveria mudar o seu procedimento em relação à Deus e por isso uma outra profecia condicional estava em andamento: as Setenta Semanas apresentada a Daniel 9:24-27 (leia com atenção o verso 24 e constate) e mais uma vez o povo judeu falhou... E por isso Jesus referiu-Se a esta profecia (Mat 24:15) ao falar sobre os sinais que antecederiam à destruição de Jerusalém e sobre a sua Vinda (Mateus 24).
Isaias 65 era uma promessa condicional, ou seja, dependia da obediência desse povo da obediência de Israel. Esse evento não se cumprirá mais pois esse povo escolhido fracassou em sua missão de ser luz para as nações.
Profecias condicionais
No momento em que Eu falar acerca de uma nação ou reino para o arrancar, derribar e destruir, se a tal nação se converter da maldade contra a qual Eu falei, também Eu Me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. Jeremias 18:7, 8
Muitas profecias, concertos, promessas e ameaças encontradas na Palavra de Deus são condicionais, quer a condição esteja explícita ou não. O seu cumprimento está condicionado à reação do homem às ordens divinas.
Assim, promessas de bênçãos podem não se cumprir para uma nação ou indivíduo desobedientes. E profecias de punição não são executadas contra os que se arrependem. Esse princípio se acha claramente enunciado em Jeremias 18:7-10.
A profecia condicional mais conhecida é contra Nínive. Jonas, depois de fazer uma viagem submarina que não estava em seus planos, finalmente chegou a Nínive.
E não chegou lá com uma mensagem de arrependimento, mas de condenação: Mais 40 dias e Nínive será destruída. Ele não ofereceu oportunidade de salvação. Não fez nenhum apelo ao arrependimento, porque pensava não haver mais escape para os ninivitas. Ele não pensou que, se Deus estivesse decidido a destruir a cidade de qualquer maneira, fosse qual fosse a reação do povo, não precisava ter enviado um profeta lá só para dizer isso. Deus simplesmente mandaria descer fogo do céu, como fez com Sodoma e Gomorra, e pronto! Se Ele mandou o profeta anunciar a destruição é porque desejava dar uma última oportunidade de arrependimento.
E nós sabemos o resultado: a cidade inteira se arrependeu. Como consequência, também “Deus Se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez” (Jn 3:10).
Outro exemplo de profecia não cumprida é a de que o rei Ezequias morreria em breve, vítima de sua doença. Ele voltou o rosto contra a parede, chorou muito, orou e então Deus mudou o que havia predito. Mandou o profeta Isaías de volta, para dizer ao rei que Deus ouvira sua oração, vira suas lágrimas, e que ele seria curado e viveria mais quinze anos (2Rs 20:1-6).
Estes são apenas alguns exemplos. Muitas promessas divinas são como um contrato entre Deus e o homem. Se o homem não cumpre sua parte, Deus fica desobrigado de cumprir a Sua. Vamos fazer o que nos compete, para que Ele cumpra Sua parte nas promessas feitas a nós, como indivíduos ou como igreja.
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